Residencia Unirio.pdf

  • Uploaded by: Dri Gomes
  • 0
  • 0
  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Residencia Unirio.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 6,044
  • Pages: 17
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE GUINLE

Residência Multiprofissional em Saúde 2012

PROGRAMA

Enfermagem

Atenção: Marque na sua Folha de Resposta o número de questões apresentadas, sequencialmente, neste Caderno de Perguntas.

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

1) Chamamos de Sistema Único de Saúde (SUS) ao conjunto de a) políticas públicas de saúde, prestadas a todos os brasileiros, por meio da integralidade dos recursos da área da saúde e das ações do Poder Público. b) fatores que determinam a saúde da população, Vigilância Epidemiológica, Farmacêutica, Nutricional, Ambiental e Tecnológica, garantindo-as. c) Sistemas que funciona de forma única e centralizada para a prestação da Assistência à saúde da população, garantindo também a gratuidade. d) metas para saúde estabelecidas pelo Estado, em caráter permanente e eventual, que determina a saúde de todos os brasileiros, assim como de vigilância sanitária. e) ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.

2) Em relação à Gestão Financeira do Sistema Único de Saúde (SUS), são critérios no estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios;

a) Desempenho técnico, econômico e financeiro no período anterior. b) Aprovação do Conselho Técnico e Administrativo do Sistema Único de Saúde e cronograma de desempenho. c) Identificação com divulgação dos fatores condicionantes e determinantes de Saúde. d) Assistência às pessoas por intermédio de ações de proteção, promoção e atenção em Saúde e cronograma financeiro. e) Cronograma de desembolso e de financeiro proposto.

3) São DIRETRIZES do Sistema Único de Saúde (SUS): a) Centralização dos Serviços de Saúde, Participação da Comunidade, Regionalização e Integralidade dos serviços prestados. b) Ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, Centralização político-administrativa com direção única em cada esfera de governo e Integralidade dos Serviços. c) Descentralização político administrativa com direção única em cada esfera do governo, Integralidade das ações à saúde e à Participação da Comunidade. d) Sistema Integrado de Atenção à Saúde, Centralização dos Serviços Básicos de Saúde e Política de Integração e Participação da Comunidade. e) Centralização político-administrativa e dos serviços básicos de saúde.

4) O Conselho de Saúde é composto por a) b) c) d) e)

representantes do Governo, profissionais de saúde, órgãos estudantis e clientes. representantes do Estado, profissionais de saúde e educação, estudantes e usuários. representantes do Governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. representantes do governo e do Congresso, representantes da comunidade e usuários. representantes de classe, estudantes de nível superior, pacientes e profissionais.

5) São Princípios Norteadores da Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS, EXCETO: a) b) c) d)

Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão. Estímulo a processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos. Utilização da informação, da comunicação, da educação permanente e dos espaços da gestão. Atuação em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS. e) Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, evitando a transdisciplinaridade e a grupalidade.

Enfermagem

(1)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

TEXTO 1 OS DESAFIOS DO SUS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

Em um país marcado por profundas desigualdades sociais, a promoção da equidade constitui-se em desafio de primeira grandeza, a ser assumido pelas políticas públicas. No campo da Saúde, isso implica o enfrentamento das vulnerabilidades e iniquidades que atingem segmentos específicos, tais como mulheres, idosos, crianças, população negra, grupos de orientação sexual – GLBT –, populações do campo e da floresta e em situação de rua. Significa também avançar na consolidação dos princípios da transversalidade e da intersetorialidade, indispensáveis para reverter as tendências à fragmentação da ação do Estado, tanto no interior do setor Saúde quanto na sua interface com os demais setores. É impreterível, ainda, avançar no processo de qualificação da atenção integral disponibilizada pelas unidades de saúde do SUS, de forma a oferecer ao conjunto da população serviços de saúde de boa qualidade e ações de prevenção e promoção da saúde. Isso tende a fortalecer o setor público e enfraquecer os espaços em que a saúde é vista como mercadoria. Por sua vez, é necessário comprometer o setor suplementar com a promoção da saúde, e não somente com a assistência. Assim, é necessário ampliar a provisão ao sistema de insumos e equipamentos, garantindo a sua manutenção eficiente, aprimorar a articulação dos diferentes níveis de atenção, aperfeiçoar a gestão solidária entre as três esferas de gestão e qualificar a participação popular nos conselhos de saúde. A implementação desses princípios e linhas de ação, entre outros, converge para a ampliação e consolidação das conquistas de saúde da população brasileira. Em um sentido mais profundo, serve para tornar mais próximo o verdadeiro horizonte da Reforma Sanitária e do SUS: um projeto civilizatório em que a saúde, em vez de mercadoria ao alcance de poucos, se constitui – ao lado da educação, moradia, trabalho, segurança, lazer, ambiente natural e social saudável, e outras conquistas que conformam uma vida propriamente humana – em direito de todos.

TEMPORÃO, José Gomes. Caminhos do direito à saúde no Brasil. Série B. Textos Básicos de Saúde. Brasília: Editora MS, 2007. p. 17-18. Disponível em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Caminhos_do_Direitos_em_Saude_no_Brasil.pdf. Acesso em 30 de setembro de 2011.

TEXTO 2 PNEUMOTÓRAX 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. Tosse, tosse, tosse. Mandou chamar o médico: - Diga trinta e três. - Trinta e três... trinta e três... trinta e três... - Respire. ............................................................................................. - O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado. - Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax? - Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

[BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. p. 28.]

Enfermagem

(2)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

TEXTO 3 PROGNÓSTICO

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/16983/1/Trabalhando-Tirinhas-na-Sala-de-Aula/pagina1.html

6) No TEXTO 1, o combate às profundas desigualdades sociais que marcam nosso país é considerado como o elemento norteador das políticas públicas.

Especificamente no campo da Saúde, de acordo com o texto, combater as desigualdades implica a) atender, prioritariamente, os grupos sociais mais vulneráveis; valorizar ações públicas que objetivem enfrentar a fragmentação, envolvendo outros ministérios; e alargar a perspectiva de assistência, priorizando as ações de prevenção e promoção da saúde, que devem ser suplementadas pelo SUS. b) enfrentar as injustiças que se abatem sobre segmentos específicos; valorizar ações públicas que objetivem enfrentar a fragmentação, envolvendo outros ministérios; e alargar a perspectiva de assistência, priorizando as ações de prevenção e promoção da saúde, que devem ser suplementadas pelo SUS. c) atender, prioritariamente, os grupos sociais mais vulneráveis; consolidar as ações públicas que se desenvolvam por meio da articulação entre diferentes setores; e alargar a perspectiva de assistência, priorizando as ações de prevenção e promoção da saúde, que devem ser suplementadas pelo SUS. d) atender, prioritariamente, os grupos sociais mais vulneráveis; valorizar ações públicas que objetivem enfrentar a fragmentação, envolvendo outros ministérios; e oferecer, no SUS, assistência de qualidade, além de ações de prevenção e promoção da saúde, com as quais o setor privado também deve ser envolvido. e) enfrentar as injustiças que se abatem sobre segmentos específicos; consolidar as ações públicas que se desenvolvam por meio da articulação entre diferentes setores; e oferecer, no SUS, assistência de qualidade, além de ações de prevenção e promoção da saúde, com as quais o setor privado também deve ser envolvido.

Enfermagem

(3)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

7)

Enfermagem

É impreterível, ainda, avançar no processo de qualificação da atenção integral disponibilizada pelas unidades de saúde do SUS. (TEXTO 1)

No fragmento acima, retirado do TEXTO 1, o termo grifado significa que avançar no processo de qualificação da atenção integral disponibilizada pelas unidades de saúde do SUS não deve ser a) b) c) d) e)

relegado a segundo plano. considerado como preferencial. deixado no passado. pretendido como escolha. tomado como pretensioso.

8) Na escritura de um texto, para assegurar sua fluência, estabelecendo as relações lógicas que existem entre as ideias, usam-se procedimentos que garantam a coesão. No TEXTO 1, são marcadores de coesão sequencial: a) b) c) d) e)

9)

assim (linha 16); isso (linha 3); tanto (...) quanto (linha 9). isso (linha 3); tanto (...) quanto (linha 9); ainda (linha 10). tanto (...) quanto (linha 9); ainda (linha 10); por sua vez (linha 14). ainda (linha 10); por sua vez (linha 14); assim (linha 16). por sua vez (linha 14); assim (linha 16); isso (linha 3). Assim, é necessário ampliar a provisão ao sistema de insumos e equipamentos, garantindo a sua manutenção eficiente, aprimorar a articulação dos diferentes níveis de atenção, aperfeiçoar a gestão solidária entre as três esferas de gestão e qualificar a participação popular nos conselhos de saúde. (TEXTO 1)

De acordo com o norma culta da Língua, a pontuação do fragmento acima, retirado do Texto 1, mantém-se correta em: a) Assim, é necessário: ampliar a provisão ao sistema de insumos e equipamentos – garantindo a sua manutenção eficiente –, aprimorar a articulação dos diferentes níveis de atenção, aperfeiçoar a gestão solidária, entre as três esferas de gestão; e qualificar a participação popular, nos conselhos de saúde. b) Assim, é necessário: ampliar a provisão ao sistema de insumos e equipamentos – garantindo a sua manutenção eficiente – aprimorar a articulação dos diferentes níveis de atenção, aperfeiçoar a gestão solidária entre as três esferas de gestão, e qualificar a participação popular, nos conselhos de saúde. c) Assim, é necessário ampliar a provisão ao sistema de insumos e equipamentos – garantindo a sua manutenção eficiente; aprimorar a articulação dos diferentes níveis de atenção; aperfeiçoar a gestão solidária entre as três esferas de gestão; e qualificar a participação popular nos conselhos de saúde. d) Assim, é necessário, ampliar a provisão ao sistema de insumos e equipamentos, garantindo a sua manutenção eficiente; aprimorar a articulação dos diferentes níveis de atenção; aperfeiçoar a gestão solidária entre as três esferas de gestão e qualificar a participação popular nos conselhos de saúde. e) Assim, é necessário ampliar a provisão ao sistema de insumos e equipamentos, garantindo a sua manutenção eficiente –, aprimorar a articulação dos diferentes níveis de atenção; aperfeiçoar a gestão solidária, entre as três esferas de gestão, e qualificar a participação popular nos conselhos de saúde.

10) No TEXTO 2, a função do verso 8 é demarcar a) b) c) d) e)

o tempo decorrido entre o início do exame e o diagnóstico. o lapso de tempo entre a primeira consulta e o retorno do paciente. a repetição das perguntas que marcavam o exame dos pulmões. o tempo que o paciente despendeu, fazendo exames. a dificuldade do médico em fazer o diagnóstico.

Enfermagem

(4)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

11)

Enfermagem

- Eu vou morrer, doutor? - Bom, um dia todo mundo vai morrer.

(TEXTO 3)

Os textos 2 e 3 apresentam situações análogas, resolvidas, entretanto, de forma diferente em um e outro caso. Os versos do TEXTO 2 que correspondem ao fragmento acima destacado, do Texto 3, são: a) b) c) d) e)

12)

4 e 9. 10 e 11. 1 e 3. 5 e 8. 2 e 7. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. (TEXTO 2, 2, verso 2) 2) (TEXTO verso

O verso em destaque apresenta uma tristeza serena e profunda, advinda da impossibilidade de viver a vida em plenitude. Tal tristeza está marcada, sintaticamente, pela ausência do seguinte termo obrigatório da oração: a) b) c) d) e)

13)

Sujeito. Predicado. Objeto direto. Predicativo do objeto direto. Predicativo do sujeito. Tosse,Tosse, tosse,tosse, tosse.tosse. o médico. MandouMandou chamarchamar o médico. (TEXTO 2, versos (TEXTO 2, versos 3 e 4)3 e 4)

Os dois versos destacados apresentam dois períodos, que guardam relação semântica entre si, embora tal relação não esteja gramaticalmente explícita. Preservando o sentido original, essa relação pode ser explicitada, como descrito entre parênteses, de duas maneiras distintas, que são: a) Se continuasse a tossir tanto, mandaria chamar o médico. (CONDIÇÃO) OU Continuou a tossir demais, embora tivesse mandado chamar o médico. (CONSEQUÊNCIA) b) Continuou a tossir demais, embora tivesse mandado chamar o médico. (CONCESSÃO) OU Tossiu tanto que mandou chamar o médico. (CAUSA) c) Como tossiu demais, mandou chamar o médico. (CONDIÇÃO) OU Enquanto tossia, mandou chamar o médico. (CONFORMIDADE) d) Enquanto tossia, mandou chamar o médico. (CONCESSÃO) OU Se continuasse a tossir tanto, mandaria chamar o médico. (CONFORMIDADE) e) Tossiu tanto que mandou chamar o médico. (CONSEQUÊNCIA) OU Como tossiu demais, mandou chamar o médico. (CAUSA)

Enfermagem

(5)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

14) No TEXTO 3, o humor emerge de um problema de interlocução. No cerne desse problema está a compreensão inadequada de duas locuções: a) b) c) d) e)

15)

uma pronominal e outra adverbial. uma adjetiva e outra conjuntiva. uma conjuntiva e outra prepositiva. uma prepositiva e outra pronominal. uma adverbial e outra adjetiva. Por sua vez, é necessário comprometer o setor suplementar com a promoção da saúde. (TEXTO 1)

Partindo do fragmento acima, a alteração sintático-semântica que respeita a norma padrão da Língua se verifica em: a) b) c) d) e)

É necessário a promoção da saúde e o comprometimento do setor suplementar. São necessários o comprometimento do setor suplementar e a promoção da saúde. É necessária promoção da saúde e comprometimento do setor suplementar. São necessárias a promoção da saúde e o comprometimento do setor suplementar. É necessário comprometimento do setor suplementar e a promoção da saúde.

16) De acordo com a resolução COFEN n0. 311/2007: “Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem”, coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(V) É responsabilidade e dever exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade. (V) É proibido promover e ser conivente com a injúria, calúnia e difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas. (V) É proibido administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem se certificar da possibilidade de riscos. (F) É dever se recusar a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência. (F) É proibido prestar informações escritas e verbais, completas e fidedignas, necessárias para assegurar a continuidade da assistência. A sequência correta é a) b) c) d) e)

V, V, V, F e F. V, V, V, F e V. F, V, V, F e F. F, V, F, V e V. V, V, V, V e V.

17) Segundo a Resolução de COFEN nº 293/2004, “Dimensionamento do pessoal de Enfermagem”, os indicadores de qualidade que permitem a avaliação da assistência de enfermagem são, EXCETO a) b) c) d) e)

Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE. Taxa de Ocorrências de Incidentes (iatrogenias). Anotações de Enfermagem quanto à frequência e qualidade. Existência de normas e padrões da assistência de enfermagem. Valor percentual que se destina à cobertura das taxas de absenteísmo.

Enfermagem

(6)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

18) Como integrante da equipe de saúde, o Enfermeiro pode assumir as seguintes funções: I) Prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral. II) Prescrição de medicamentos estabelecidos em Programas de Saúde Pública e em rotina aprovada pela instituição de Saúde. III) Controle do trabalho de parto e execução do parto com distocia. IV) Participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde. Estão corretas a) b) c) d) e)

I, II e III, somente. I e II, somente. I, II e IV, somente. II e IV, somente. I e IV, somente.

19)

O processo de gerenciamento de recursos materiais, administração de recursos materiais ou suprimentos constituem a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização de saúde, cujas atividades principais são: a) b) c) d) e)

Padronização, classificação, especificação, previsão e controle. Padronização, compra, recepção, armazenamento e distribuição. Padronização, compra, controle de qualidade, armazenamento e distribuição. Programação, compra, controle de qualidade, recepção e distribuição. Programação, armazenamento, classificação e distribuição.

20) A Resolução COFEN n0. 358/2009 dispõe sobre a “Sistematização da Assistência de Enfermagem”. Sobre esta Resolução é CORRETO afirmar que

a) a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Processo de Enfermagem devem ser implementados em ambientes públicos, apenas. b) a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Processo de Enfermagem devem ser implementados em ambientes privados, apenas. c) compete ao COFEN, apenas, promover as condições para o cumprimento desta Resolução. d) coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de Enfermagem são as etapas que compõem o Processo de Enfermagem. e) coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação e prognóstico de enfermagem são as etapas que compõem o Processo de Enfermagem.

21) No Climatério, inevitavelmente, a mulher apresenta I) Hipertensão arterial e Diabetes Mellitus. II) Ausência de ciclos menstruais e obesidade. III) Doenças cardiovasculares e neoplasias. IV) Interrupções dos ciclos menstruais e doenças auto-imunes. É correto afirmar que a) b) c) d) e)

I e II estão corretas. I e III estão corretas. II e IV estão corretas. III e IV estão corretas. I, II, III e IV estão incorretas.

Enfermagem

(7)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

22) De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença considerada como a “Epidemia Silenciosa do Século”, decorrente do aumento da expectativa de vida das populações; é a) b) c) d) e)

Depressão. Diabetes Mellitus. Osteoporose. Hipertensão Arterial Sistêmica. Demência.

23) Até a década de 1950, a Enfermagem era, principalmente, derivada das teorias sociais, biológicas e

médicas. Com exceção do trabalho de Florence Nightingale, em 1850, a Teoria de Enfermagem teve seu início com a publicação do livro de uma grande teórica, que descreveu o processo interpessoal entre o enfermeiro e o paciente. A partir deste marco, em 1952, inúmeros teóricos emergiram, procurando proporcionar uma estrutura conceitual independente para o ensino e a prática de Enfermagem. A enfermeira/teórica que propiciou essa “revolução” foi a) b) c) d) e)

Hildegard Peplau. Virginia Henderson. Dorthea E. Orem. Joyce Travelbee. Betty Newman.

24) A técnica do curativo independente do tipo de ferida, cirúrgica ou não cirúrgica, deve obedecer seguinte sequência:

à

a) Iniciar pelas incisões abertas não infectadas, depois as limpas, as infectadas e, por último, as colostomias e fístulas em geral. b) Iniciar pelas incisões limpas, depois as abertas não infectadas, as infectadas e, por último, as fístulas e as colostomias. c) Iniciar pelas colostomias e fístulas em geral, para que não possam contaminar o restante da ferida. d) Iniciar pelas feridas infectadas, depois pelas feridas abertas, as limpas e, por último, as colostomias e fístulas. e) Iniciar pelas colostomias e fístulas em geral, desde que não haja contaminação.

25) Considerando os diversos exames e procedimentos terapêuticos, correlacione corretamente a posição em que deve ser posicionado o cliente: 1- Posição de Sims 2- Posição Ginecológica 3- Litotomia 4- Genupeitoral 5- Trendelenburg 6- Posição ereta

(2) Exame e tratamento retal e vaginal (4) Exames vaginais e retais além de exercícios pós-parto (1) Exames vaginais, retais, clister e lavagem intestinal (5) Cirurgias da região pélvica, estado de choque e tromboflebite (3) Cirurgias ou exames de períneo, reto, vagina e bexiga (6) Exame neurológico

A sequência CORRETA é a) b) c) d) e)

2, 1, 4, 3, 5 e 6. 1, 6, 2, 4, 3, e 5. 2, 1, 3, 5, 6 e 4. 2, 4, 1, 5, 3 e 6. 6, 4, 2, 3, 5 e 1.

Enfermagem

(8)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

26) As vacinas Hepatite B, Tetravalente (DTP+Hib), Febre Amarela e Meningocócica são: a) b) c) d) e)

Recombinante, Atenuada, Atenuada, Conjugada. Recombinante, Conjugada, Atenuada, Conjugada. Recombinante, Atenuada, Conjugada, Atenuada. Conjugada, Conjugada, Recombinante, Conjugada. Conjugada, Atenuada, Recombinante, Atenuada.

27) De acordo com o “Estatuto do Idoso” (Lei nº10.741, de Outubro de 2003) em seu Capítulo VI, “Da profissionalização e do Trabalho”, marque Verdadeiro (V) ou Falso(F):

I) O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas,intelectuais e psíquicas. II) Para que o idoso possa exercer atividade profissional, é necessário que sejam avaliadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas. III) Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive em concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo exigir. IV) O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de menor idade. a) b) c) d) e)

28)

As afirmativas I e II são falsas e as III e IV são verdadeiras. As afirmativas I, III e IV são falsas e a II é verdadeira. As afirmativas II e IV são falsas e as I e III são verdadeiras. A afirmativa II é falsa e as I, III e IV são verdadeiras. As afirmativas I e IV são falsas e as II e III são verdadeiras. Conforme Calendário Básico de Vacinação todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) O intervalo mínimo entre as doses da vacina oral contra a Poliomielite é de 30 dias. b) O intervalo mínimo entre a terceira dose de DTP (tríplice bacteriana) e o reforço (quarta dose) é de seis meses. c) A única vacina de rotina das gestantes é contra o Tétano, geralmente combinada com a vacinação contra difteria. d) A dupla do tipo adulto (dT) contra Difteria e Tétano deve ser aplicada 1 ano depois da última dose da tríplice. e) A criança que chegar aos 12 meses sem a vacina contra o Sarampo deve receber, a partir dessa idade, preferencialmente a Tríplice viral (SCR).

29)

No exame físico de um recém-nascido normal, foi encontrada uma frequência respiratória entre 30 a 60 incursões/minuto e um ritmo respiratório irregular. Diante desses parâmetros pode-se dizer que a) b) c) d)

o recém-nascido está com taquipnéia e uma complacência pulmonar diminuída. o recém-nascido precisa de vigilância rigorosa, pois está entrando em uma Insuficiência Respiratória. o recém-nascido está compensando uma baixa de PaO2 e uma complacência pulmonar diminuída. o recém-nascido está com uma frequência respiratória normal e que o ritmo respiratório não é absolutamente regular no período neonatal. e) o recém-nascido precisa de vigilância rigorosa, pois pode não vencer a rigidez pulmonar.

Enfermagem

(9)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

30)

Em relação aos períodos ou etapas do desenvolvimento da criança, “no período neonatal”, é NORMAL no recém- nascido: I) Ser passivo e sem vontade, dormindo grande parte do tempo. II) Manter braços e pernas fletidos tanto na posição supina como PRONA. III) Ter percepções visuais e alguma discriminação olfativa. IV) Perceber alguns sabores, tendo preferência pelo doce. Estão corretas a) b) c) d) e)

I, II e III, apenas. IV, apenas. I, II, III e IV. I, II, apenas. II, III e IV, apenas.

31) Em relação ao Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso, sabe-se que a vacinação para FEBRE AMARELA deve ocorrer a) IDADE 20 a 59 anos 60 anos e mais b) IDADE 20 a 59 anos 60 anos e mais c) IDADE 20 a 59 anos 60 anos e mais d) IDADE 20 a 59 anos 60 anos e mais e) IDADE 20 a 59 anos 60 anos e mais

Antes da viagem para área de Dose de reforço risco 10 dias 10 anos 10 dias 05 anos Antes da viagem para área de Dose de reforço risco 30 dias 05 anos 30 dias 10 anos Antes da viagem para área de Dose de reforço risco 10 dias A cada 10 anos, após a data da última dose 10 dias A cada 10 anos, após a data da última dose Antes da viagem para área de Dose de reforço risco 20 dias A cada 05 anos, após a data da última dose 20 dias A cada 05 anos, após a data da última dose

Antes da viagem para área de Dose de reforço risco 30 dias A cada 10 anos, após a data da última dose 30 dias A cada 10 anos, após a data da última dose

Enfermagem

(10)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

32)

Considerando a classificação diagnóstica da Hipertensão Arterial de maiores de 18 anos, analise as assertivas A pressão arterial em um indivíduo que não esteja em uso de anti-hipertensivo e sem co-morbidades associadas é considerada “normal”, quando PAS (Pressão Arterial Sistólica) for < 130mmHg e PAD (Pressão Arterial Diastólica) for < 85mmHg. II) Admite-se como pressão arterial “ideal”, quando PAS (Pressão Arterial Sistólica) for < 120 mmHg e PAD (Pressão Arterial Diastólica) for < 85mmHg, condição em que o indivíduo apresenta menor risco cardiovascular. III) Quando for encontrada PAS (Pressão Arterial Sistólica) = ou > 140 mmHg e PAD (Pressão Arterial Diastólica) = ou > 90mmHg, em um indivíduo adulto, em, pelo menos, 2 aferições realizadas no mesmo momento, já podemos dizer que ele apresenta HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica). IV) Quando forem encontrados níveis de PAS (Pressão Arterial Sistólica) entre 130 a 139 mmHg e PAD (Pressão Arterial Diastólica) entre 85 a 89 mmHg, podemos dizer que estes níveis são considerados limítrofes. I)

Estão corretas a) b) c) d) e)

33)

I, III e IV, somente. II e III, somente. I e IV, somente. I e III, somente. I, II, III e IV. Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8069/1990), leia as sentenças:

Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre doze e vinte e um anos de idade. II) Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes, ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. III) O estatuto da criança e do adolescente garantem assistência jurídica integral e gratuita através de defensor público ou advogado. IV) Os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente devem ser, obrigatoriamente, comunicados ao conselho tutelar. I)

Estão CORRETAS as afirmativas: a) b) c) d) e)

I, II, III e lV. II e III, apenas. II e lV, apenas. III e lV, apenas. II, III e lV, apenas.

34)

Um recém-nascido, com transtorno respiratório e uma história de parto prematuro, indica que podemos estar lidando com a síndrome de a) b) c) d) e)

Angústia Respiratória. Hipertensão Pulmonar. Sofrimento Respiratório. Membrana Hialina. Choque Séptico.

Enfermagem

(11)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

35) Complete as lacunas com uma das alternativas A região indicada para aplicação de injeções intramusculares em recém-nascidos é o músculo _____________________________. A agulha deverá ser injetada num ângulo de __________ em relação à pele. O volume a ser administrado varia com o peso do paciente, sendo recomendados os seguintes critérios: menor de 1000g, o volume para cada área de aplicação não deverá exceder ________ ml; para maiores de 1000g, não deverá exceder _________ ml. O texto é completado corretamente em a) b) c) d) e)

Vasto lateral da coxa / 90º / 0,25 ml / 0,5 ml Deltóide / 45º / 0,5 ml / 1,0 ml Grande glúteo / 90º / 0,25 ml / 0,5 ml Vasto lateral da coxa / 45º / 0,25 ml / 0,5 ml Grande glúteo / 90º / 0,5 ml / 1,0 ml

36) Os agentes etiológicos Haemophilus ducreyi, Candida albicans, Neisseria gonorrhoeae, Chlamydea

trachomatis e Treponema pallidum, são responsáveis pelas seguintes Doenças Sexualmente Transmissíveis (D.S.T.) a) b) c) d) e)

Cancro Mole, Candidíase, Gonorreia, Sífilis e Linfogranuloma Venéreo. Cancro Mole, Candidíase, Gonorreia, Linfogranuloma Venéreo, Sífilis. Sífilis, Candidíase, Gonorréia, Cancro Mole, Linfogranuloma Venéreo. Sífilis, Candidíase, Gonorréia, Linfogranuloma Venéreo, Cancro Mole. Cancro Mole, Candidíase, Sífilis, Gonorréia, Linfogranuloma Venéreo.

37) A capacitação do graduando de enfermagem e do próprio Enfermeiro, dentro das instituições de saúde, para a implementação da Assistência de Enfermagem deve contemplar o conhecimento das seguintes disciplinas: a) b) c) d) e)

Teorias de Enfermagem e do Processo de Enfermagem, apenas. Ética e Bioética, Semiologia e Semiotécnica e do Processo de Enfermagem. Ética e Bioética, Teorias de Enfermagem e do Processo de Enfermagem. Semiologia e Semiotécnica, Teorias de Enfermagem e do Processo de Enfermagem. Teorias de Enfermagem e do Processo de Enfermagem e Ética.

38) O uso de Escalas de Avaliação do paciente grave é muito comum dentro da Unidade de Terapia

Intensiva (UTI). A escala que corresponde à avaliação do nível de SEDAÇÃO do paciente crítico é conhecida como a) b) c) d) e)

Escala de Glasgow. Escala de Ramsay. Escala de Braden. Escala de Maddox. Escala de Faces.

39) A NR 32 regulamenta a “Segurança e Saúde no Trabalho em Serviço de Saúde”. Com base nessa norma regulamentadora, é INCORRETO afirmar que

a) em toda ocorrência de acidente, envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho- CAT. b) os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição em numero suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição. c) os trabalhadores devem comunicar imediatamente todo acidente ou incidente com possível exposição a agentes biológicos, ao responsável pelo local de trabalho e, quando houver, ao serviço de segurança e saúde do trabalhado e a CIPA. d) todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete, toalha e lixeira comum. e) com relação aos quimioterápicos antineoplásicos, é vedado iniciar qualquer atividade na falta de EPI, dar continuidade às atividades de manipulação, quando ocorrer qualquer interrupção do funcionamento da cabine de segurança biológica. Enfermagem

(12)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

40) Sabendo que as mãos são as principais vias de transmissão de Infecção Hospitalar na equipe de saúde, é INCORRETO afirmar que

a) o sabão comum, não degermante, auxilia na ação mecânica da lavagem das mãos, remove sujidade e flora transitória. b) a flora transitória compreende microorganismos que podem ser facilmente removidos por água e sabão. c) ensaboar as mãos friccionando-as, por aproximadamente 30 segundos, faz parte do protocolo de lavagem simples das mãos. d) a equipe hospitalar, ao iniciar suas atividades em áreas críticas, deve retirar os adornos (anéis, pulseiras, relógios), lavando as mãos em seguida. e) o suporte de toalha de papel deve ser limpo conforme a rotina de limpeza e desinfecção de equipamentos.

41) Segundo o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (RSSS), é CORRETO afirmar que

a) faz parte das etapas de manejo do RSSS caracterizar os resíduos gerados sem classificar os resíduos, segundo legislação vigente. b) acompanhar as fases do manejo, realizadas fora do estabelecimento de saúde (coleta e transporte externo), é de responsabilidade do estabelecimento gerador. c) os resíduos são divididos em quatro (04) grupos: grupo A (risco biológico), grupo B (risco químico), grupo C (rejeitos radioativos), grupo D (resíduo comum). d) os materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes fazem parte do grupo A (risco biológico). e) as estratégias de Tratamento do RSSS devem levar em conta a redução na fonte de resíduos gerados e aumento do desperdício de matérias primas.

42)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), tanto isquêmico quanto hemorrágico, pode deixar sequelas irreversíveis, ou não, nos pacientes. Uma delas é a APRAXIA, que se caracteriza por a) incapacidade de se expressar ou de compreender a linguagem. b) não reconhecimento de objetos familiares percebidos pelos sentidos. c) alteração na capacidade de coordenação dos movimentos vista frequentemente como uma marcha cambaleante ou um desequilíbrio postural. d) incapacidade de executar atos motores intencionais aprendidos anteriormente de forma voluntária. e) defeitos da articulação devido a causas neurológicas.

43) O enfermeiro deve ficar atento às complicações que podem ocorrer ao paciente que foi submetido a

uma Angioplastia Coronariana Transluminal Percutânea. Assinale a complicação que NÃO é causada por este procedimento: a) b) c) d) e)

Hemorragia subracnoide. Sangramento ou hematoma. Pulso distal ao sítio de inserção da bainha perdido ou fraco, pseudo-aneurisma e fístula arteriovenosa. Sangramento retroperitoneal. Insuficiência renal aguda.

44) Considerando-se que nos cursos de graduação a atenção dada à área de urgência e emergência ainda

é bastante insuficiente, destaca-se como perfil do enfermeiro e suas respectivas competências/atribuições para atuar em Atendimento Pré-Hospitalar Móvel na área de urgência: a) Profissional de nível superior titular de diploma de Enfermeiro, devidamente registrado no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). b) Experiência profissional prévia em serviço de saúde, voltado ao atendimento de urgências e emergências. c) Todas as afirmativas estão corretas. d) Prestar assistência de enfermagem a gestante, a parturiente e ao recém-nato. e) Supervisionar e avaliar as ações de enfermagem da equipe no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel.

Enfermagem

(13)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

45) O Balanço Hídrico é um dos cuidados de enfermagem de fundamental importância, principalmente, no período de pós-operatório imediato de grandes cirurgias, porque

I) pode nos indicar condições cardiovasculares tanto no que se refere ao volume plasmático quanto às condições da atividade contrátil do músculo cardíaco. II) pode nos permitir a avaliação da capacidade de filtração glomerular, indicando também a capacidade de depuração renal. III) pode nos indicar que o cliente está retendo líquido (balanço “positivo”), que pode ter a causa numa volemia reduzida ou em problemas renais relacionados à diminuição da capacidade de filtração do plasma. IV) pode nos indicar que o cliente está com perda excessiva de líquidos, que podem ser causado por sangramentos, vômitos, diarréia ou drenagem de fístulas (balanço “negativo”). É correto afirmar que a) b) c) d) e)

apenas, as alternativas I e III estão corretas. as alternativas I, II, III e IV estão corretas. apenas, as alternativas I e IV estão corretas. apenas, as alternativas I, II e IV estão corretas. apenas, as alternativas II, III e IV estão corretas.

46)

Na assistência de enfermagem ao cliente acometido de fratura exposta, devem-se realizar vários cuidados, EXCETO: a) b) c) d) e)

Manter as fixações das ataduras bem apertadas para garantir que o osso fique em repouso. Manter o cliente em uma superfície rígida, nos casos de suspeita de fratura da coluna vertebral. Cobrir o local com curativo estéril para evitar penetração do microorganismo. Imobilizar a região antes de movimentar o cliente. Irrigar o local com soro fisiológico.

47) A RDC no. 7, de 24 de fevereiro de 2010 dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva. Em relação ao número de enfermeiros assistenciais, esta resolução preconiza, NO MÍNIMO, 01 (um) para cada a) b) c) d) e)

48)

05 (cinco) leitos. 07 (sete) leitos. 08 (oito) leitos. 10 (dez) leitos. 12 (doze) leitos.

São complicações RESPECTIVAMENTE:

gastrointestinais,

mecânicas

e

metabólicas

da

terapia

nutricional,

a) Gastrointestinal: náuseas e vômitos; Mecânica: hiperglicemia; Nutricional: desidratação e azotemia. b) Gastrointestinal: desidratação e azotemia; Mecânica: irritação nasofaíngea; Nutricional: constipação. c) Gastrointestinal: diarreia; Mecânica: pneumonia por broncoaspiração; Nutricional: hiperglicemia. d) Gastrointestinal: obstrução da sonda; Mecânica: distensão abdominal; Nutricional: hiperglicemia. e) Gastrointestinal: síndrome do esvaziamento gástrico; Mecânica: deslocamento da sonda; Nutricional: irritação nasofaríngea. Enfermagem

(14)

Prova Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Enfermagem

49)

Na sequência de procedimentos de Suporte Básico de Vida, as diretrizes da American Hearth Association (AHA) de 2010 para RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e ACE (Atendimento Cardiovascular de Emergência) alteraram a sequência de procedimentos de A-B-C (A=vias aéreas; B=respiração; C=compressões torácicas) para a) b) c) d) e)

C-A-B-D (C = compressões torácicas; A = vias aéreas; B = respiração; D = desfibrilação). C-A-B (C = compressões torácicas; A = vias aéreas; B = respiração). D-A-B-C (D = desfibrilação; A = vias aéreas; B = respiração; C = compressões torácicas). A-B-C (A = vias aéreas; B = respiração; C = compressões torácicas). C-B-A (C = compressões torácicas; B = respiração; A = vias aéreas).

50)

As diretrizes da American Hearth Association (AHA) de 2010 para RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e ACE (Atendimento Cardiovascular de Emergência) enfatizam mais uma vez a necessidade de uma RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) de alta qualidade, incluindo frequência de compressão mínima de a) b) c) d) e)

100/minuto. 80/minuto 70/minuto. 60/minuto. 50/minuto.

Enfermagem

(15)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE GUINLE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO- PROGRAD COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E ACESSO – COSEA Residência Multiprofissional em Saúde 2012

Related Documents


More Documents from ""

Residencia Unirio.pdf
July 2020 7
December 2019 0
December 2019 0
Dora.docx
June 2020 0