Reprodutor Masculino

  • Uploaded by: marcio
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Reprodutor Masculino as PDF for free.

More details

  • Words: 595
  • Pages: 27
ANATOMIA DO SISTEMA GENITAL MASCULINO

Tio Márcio Christian

1. ÓRGÃOS GENITAIS MASCULINOS Divisão: Órgãos espermáticos: Testículos.

Vias espermáticas: Epidídimo; Ducto deferente; Ducto ejaculatório; Uretra.

Glândulas Anexas: vesículas seminais, próstata e glândulas bulbo-uretrais.

2.1 Testículos 2 órgãos (direito e esquerdo) Situado no escroto; Forma ovóide; Presença do epidídimo; Esquerdo está em geral num nível inferior ao direito Órgão produtor de gametas (gônada) É revestido por uma membrana fibrosa: Túnica Albugínea A túnica albugínea envia para o interior do testículo, septos conhecidos como septos dos testículos, os quais subdividem-nos em lóbulos.

2.1 Testículos Os ápices destes lóbulos em forma de cunha convergem e formam o mediastino do testículo, que é uma massa de tecido fibroso contínuo com a túnica albugínea. Nos lóbulos dos testículos encontramos grande quantidade de finos longos e sinuosos ductos, de calibre quase capilar, que são denominados túbulos seminíferos contorcidos. À medida que estes túbulos se aproximam do ápices dos lóbulos, tornam-se retilíneos e passam a ser denominados de túbulos seminíferos retos. E nesses túbulos seminíferos contorcidos que se formam os espermatozóides (espermatogênese).

ESPERMATOÊNESE 

Epitélio estratificado complexo  

Células Espermatogênicas Espermatogônias 



Células DIPLÓIDES, MITÓTICA

Espermatócitos 

Espermatócitos primários, secundários 



Primeira divisão MEIÓTICA, HAPLÓIDES

Espermátides HAPLÓIDES  ESPERMIOGÊNESE se transformam em 



Espermatozóides

Peça intermediária

Cabeça, com núcleo com 23 cromossomos, acrossoma entra em contato com a membrana celular, contém enzimas como neuraminidase, hialuronidase, fosfatase ácida e acrosina. Reação acrossômica → espermatozóide e ovócito A cauda é responsável pela maior parte do comprimento

2.2 Epidídimo Localizado na borda posterior do testículo; Continua como ducto deferente; armazena os espermatozóides até a ejaculação; Estrutura em forma de C; Divisão: cabeça, corpo e cauda

2.3 Escroto Bolsa músculo-cutânea; Situada atrás do pênis e abaixo da sínfise púbica; Presença: Testículos; Epidídimo; 1ª porção dos ductos deferentes.

Separados pelo septo do escroto: Superficialmente: linha rugosa mediana.

BOLSA ESCROTOAL Ao testículos devem ficar em uma temperatura inferior a do corpo para que se possa processar a espermatogênese

2.4 Ducto deferente Tubo fino e par; Cordão uniforme, liso e duro; Identificável na palpação; É continuação da cauda do epidídimo; ducto deferente esquerdo é mais longo

2.5 Vesícula seminal 2 glândulas; Situadas na parte póstero-inferior da bexiga; A secreção faz parte do líquido seminal; Apresenta ducto excretor que une-se ao ducto deferente → ducto ejaculatório.

2.6 Glândulas Bulbo-Uretrais são pares e do tamanho aproximadamente de um grão de ervilha. São duas formações arredondadas, pequenas, situadas nas proximidades da parte membranosa da uretra. Seus ductos desembocam na uretra esponjosa (peniana ou cavernosa) e sua secreção é mucosa, que fará parte da constituição do semem.

2.7 Ducto ejaculatório É um fino tubo, par, que penetra pela face posterior da próstata . Em quase todo seu trajeto está situado na próstata e vai desembocar na parte prostática da uretra. Ducto ejaculatório: ducto deferente + ducto da vesícula seminal.

2.8 Próstata É um órgão pélvico e ímpar Situado inferiormente à bexiga; Glândula: líquido prostático; Sua secreção é lançada na porção prostática da uretra através dos ductos prostáticos.

2.9 Pênis Divisão: Raiz (porção fixa); Corpo (parte livre);

Órgão erétil e copulador; Normalmente flácido; Torna-se ereto pelo ↑ do volume de sangue.

2.9 Pênis 3 cilindros de tecido erétil: 2 corpos cavernosos; 1 corpo esponjoso. O corpo esponjoso apresenta duas dilatações, uma anterior (glande do pênis) e a outra posterior (bulbo do pênis). Glande → óstio externo da uretra. A glande está recoberta por uma dupla camada de pele, o prepúcio. O frênulo do prepúcio é uma prega mediana e inferior.

Até a próxima!!!

ESSA É A PIOR AULA DO MUNDO !!!

Related Documents

Reprodutor Masculino
June 2020 17
Sistema Reprodutor
November 2019 7
Sistema Reprodutor
June 2020 8
Sistema Reprodutor
June 2020 7
Touro Reprodutor
May 2020 13

More Documents from "Jean Santos"