Relatorio Fisica

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Relatorio Fisica as PDF for free.

More details

  • Words: 933
  • Pages: 5
Relatório FQ [Escrever o subtítulo do documento] Relatório da aula experimental realizada no dia 3 de Março de 2009, no laboratório de Física, pelos seguintes alunos: Mariana, Melanie, João Brito e Natasha Âmbito da disciplina de Físico-química Professor: Alfredo Rui Andrade

♣ OBJECTIVOS: ♣ Analisar transferências e transformações de energia em sistemas; ♣

Relacionar o poder de absorção de radiação com a natureza das superfícies;

♣ Reconhecer que a radiação incidente num corpo pode ser parcialmente absorvida, reflectida ou transmitida; ♣ Relacionar as taxas de emissão e absorção da radiação por um corpo com a diferença entre a sua temperatura e a do meio ambiente que a rodeia.

♣ INTRODUÇÃO TEÓRICA: ♣ Energia: De um modo geral, a energia pode ser definida como capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho. Esta pode ser melhor entendida do que definida. ♣ Corpo negro: A radiação emitida por uma superfície ideal (superfície capaz de absorver - e também emitir - radiação de todos os comprimentos de onda) designa-se por radiação do corpo negro, e à superfície ideal chama-se corpo negro. ♣ Temperatura: A Temperatura é um parâmetro físico (uma função de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa às noções de frio e calor, bem como às transferências de energia térmica, mas que se poderia definir, mais exactamente, sob um ponto de vista microscópico, como a medida da energia cinética associada ao movimento (vibração) aleatório das partículas que compõem o um dado sistema físico. ♣ Energia Térmica: Energia térmica é uma forma de energia que está associada à temperatura de um corpo sólido, microscópicos estão em constante movimento, vibração ou rotação, de forma que possuem energia cinética. A energia térmica de um corpo macroscópico corresponde à energia cinética de seus constituintes microscópicos. ♣ Calor: O calor (simbolizado por Q) é a forma de inserir energia térmica entre dois corpos que se vale da diferença de temperaturas existente entre eles. Não é correcto afirmar que

um corpo tem mais calor que outro; o calor é uma forma de transferir energia de um sistema para outro, sem transporte de massa, e que não corresponde à execução de um trabalho mecânico. ♣ Cubo de Leslie: Cubo que possui 4 faces com características diferentes e que de pode usar em experiencias laboratoriais para verificar, por exemplo, a lei de StefanBoltzman.



MATERIAL & ESQUEMA DE MONTAGEM:  Material:

Esquema de

montagem: 

1 Cubo de Leslie;



1 Sensor de temperatura ou termómetro;



1 Lâmpada de 100 W e instalação respectiva;



Cronómetro.

♣ REGISTOS DE OBSERVAÇÕES:

Temperatura em função do Tempo Gráfico:

T E M P E R A T U R A

50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0

Branca

Superfíci es:

NegraBaça NegraEspelhada Metálica

TEMPO:

♣ Com esta aula experimental observamos: 

A temperatura interna do sistema em que a luz estava a incidir sobre a face branca era mais baixa.



A temperatura do sistema com a face preta espelhada que estava a ser exposta à luz (fonte de energia), é mais alta do que as restantes. Foi o sistema que absorveu mais energia e reflectiu pouca energia.



No sistema em que a face preta e baça foi exposta à fonte de energia, a temperatura é média. Ou seja, entre a temperatura do sistema com a face metálica e preta espelhada expostas à luz, a temperatura do sistema em questão esteve entre os dois sistemas referidos anteriormente.



No sistema com a face metálica exposta à fonte de energia, a temperatura subiu bruscamente, ultrapassando, no gráfico, as outras superfícies.

♣ DISCUSSÃO DE RESULTADOS: Depois de fazermos gráficos conseguimos verificar, que a superfície preta baça tem uma maior capacidade de absorção de energia, e uma fraca capacidade de reflectir a energia recebida, de modo que aumenta a sua energia interna, pois a

fonte de energia, ao transmitir a energia pela forma de calor, a temperatura aumenta o que faz as partículas aumentarem a sua agitação e desta forma a sua energia interna. Na face branca, a temperatura não aumentou tanto, como aconteceu com as outras faces. A face, sendo da cor branca, reflectiu quase toda a energia recebida, não absorvendo muita para si. Portanto a energia interna do sistema não aumentou significativamente. Na face negra espelhada, a temperatura aumentou um pouco mas não tanto como a face negra baça, pois as superfícies espelhadas reflectem mais energia do que as faces baças, embora sejam ambas negras, as suas características, se são lisas espelhadas, ou rugosas e baças, intervêm também na quantidade de energia que elas reflectem e absorvem. Na face de metal foi onde se notou uma maior subida de temperatura, porque a energia foi, na sua maioria, absorvida e não reflectida. Contribuindo assim para um aumento da energia interna neste sistema.

♣ CONCLUSÕES: Com esta experiência podemos concluir que a superfície branca possui uma cor que não absorve muita energia, mas sim reflecte grande parte da que recebe. Em relação às outras faces é a que absorve menos, é por isso que em locais onde o sol atinge a superfície da terra durante uma grande parte do dia, e é forte, as casas são pintadas de branco, para que a energia seja reflectida e mantenha a casa a uma temperatura amena. As restantes faces absorvem bastante energia, e por isso a sua energia aumentou. Podemos dizer que a face metálica é a que possui uma maior capacidade de absorção de energia, pois foi ela que teve atingiu uma temperatura mais elevada.

♣ BIBLIOGRAFIA:



Livro: manual. Física 10ºano, plátano editora (Ver + Física).

Related Documents

Relatorio Fisica
June 2020 3
Relatorio De Fisica 2
June 2020 3
Relatorio
June 2020 14
Relatorio
June 2020 10
Relatorio
October 2019 28
Relatorio
June 2020 18