ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JÚLIO MARTINS Ficha Informativa com exercícios de aplicação Gramática - 7.º ano
Pronomes em adjacência verbal METAS CURRICULARES: G5- Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal, colocando corretamente os pronomes átonos em frases afirmativas e negativas. G6- Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal, colocando-o corretamente nas seguintes situações: em frases que contêm uma palavra negativa; em frases iniciadas por determinantes e advérbios interrogativos. G7- Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal: em frases afirmativas; em frases que contêm uma palavra negativa; em frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos; com verbos antecedidos de certos advérbios (bem, mal, ainda, já, sempre, só, talvez…).
Há pronomes pessoais que surgem sempre junto de um verbo: são os pronomes pessoais átonos. 1. Geralmente, estes pronomes colocam-se a seguir ao verbo, unidos a ele por um hífen: A Ana comprou-os.(complemento direto) A Ana comprou-lhe um livro. (complemento indireto) 2. Quando o pronome pessoal o, a, os, as está colocado depois do verbo, pode apresentar outras formas, dependendo da terminação da forma verbal:
Se a forma verbal termina em -r, -s ou -z, estas consoantes desaparecem e o pronome o, a, os, as assume as formas lo, la, los, las: Ele vai lê-los. (= ler + os) Nós vimo-lo. (=vimos + o)
Se a forma verbal termina em ditongo nasal (-am, -ão, -õe, -em), o pronome o, a, os, as assume as formas no, na, nos, nas: Eles leram-nos. Põe-no de pé. Mantém-na quente. 3. Em frases que contêm uma palavra negativa (não, ninguém, nenhum, nunca, jamais, nada…), o pronome pessoal coloca-se sempre antes da forma verbal. Ninguém alimentou o bichano. / Ninguém o alimentou. 4. Em frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos o pronome pessoal coloca-se sempre antes da forma verbal Porque telefonaste ao teu avô? / Porque lhe telefonaste? 5. Em frases em que o verbo é antecedido de certos advérbios (bem, mal, ainda, já, sempre, só, talvez, também, apenas…), o pronome pessoal coloca-se sempre antes da forma verbal Ele ouviu-a no Coliseu. / Ele mal a ouviu no Coliseu
Exercicios de Pronominalização A. As frases apresentadas integram vários pronomes de diversas subclasses. Identifica-os e regista-os. 1. Vendi a bicicleta velha e comprei esta. 2. A Catarina esqueceu-se do livro e eu emprestei-lhe o meu. 3. O Roberto vai trabalhar connosco. 4. Encontrámos a Raquel e convidámo-lo para a festa. Ela aceitou. 5. Como o carro dos pais da Adriana já está cheio, ela vai no nosso. 6. O nosso professor de Matemática é este. O vosso é aquele. 7. Vós entregais os livros aos colegas e eles distribuem-nos entre si. 8. Aqui está a minha casa. Aquela é da Carmen. 9. Nós bem avisámos a Milene e a Melissa, mas elas não fizeram caso. 10. O meu pai vai comigo a Lagoa, mas o do Eurico não pode ir. 11.Esta bicicleta está velha, mas a tua anda a cair! B. Faz a pronominalização das expressões sublinhadas: a) A mãe comprou um computador ao Sérgio. ____________________________________________________________________ b) A mãe comprou um computador ao Sérgio. ____________________________________________________________________ c) A mãe comprou um computador ao Sérgio. ____________________________________________________________________ C. Reescreve o texto que se segue, evitando as repetições através da utilização dos pronomes adequados: Quando vi o Joaquim pela primeira vez, o Joaquim usava um cabelo tão comprido que eu até pensei, quando vi o Joaquim de costas, que o Joaquim era uma rapariga! Agora, quando eu e o Joaquim pensamos na cena e na cara que eu fiz quando o Joaquim se virou, o Joaquim e eu rimos imenso. É claro que eu já disse ao Joaquim como o Joaquim fica melhor, desde que o barbeiro cortou o cabelo ao Joaquim.
2