Projeto Neide Final.docx

  • Uploaded by: Jhersyka Cleve
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Projeto Neide Final.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 1,097
  • Pages: 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Docente: Profª. Drª Maria Neide Sobral Discentes: Jhersyka da Rosa Cleve, Priscila Fernanda S. de Barros.

TÍTULO

MEU NOME

INTRODUÇÃO Este projeto originou-se através da disciplina de Alfabetização do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, tendo como objetivo desenvolver habilidades de leitura e escrita nos alunos. Ao propormos o presente projeto, entendemos que podemos contribuir de forma significativa para a aprendizagem na leitura e escrita das crianças. A alfabetização possui papel significativo, ultrapassando a escola e a universidade, pois trata-se de uma questão social primordial. Sabe-se que a nossa sociedade letrada atual, possui situações de leitura e de escrita corriqueiras, cotidianas, que requerem dos indivíduos habilidades leitoras. Nesse sentido, a alfabetização possui papel significativo, ultrapassando a escola e a universidade, pois trata-se de uma questão social primordial. Conforme salienta Cagliari (2009, p. 148): A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma. [...] Tudo que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver [...]

Posto isso, esse projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir da música . A música está presente na vida das pessoas de diversas formas, sendo uma forma de expressão artística em todos os campos. Segundo, Nogueira (2003, p.01) a música é entendida como experiência que: [...] acompanha os seres humanos em praticamente todos os momentos de sua trajetória neste planeta. E, particularmente nos tempos atuais, deve ser vista como umas das mais importantes formas de comunicação [...]. A experiência musical não pode ser ignorada, mas sim compreendida, analisada e transformadas criticamente.

A música está presente na vida das crianças muito antes do processo de alfabetização, essa relação, vem desde o ventre da mãe. Por esse motivo, compreendemos a importância da música e seus benefícios para a educação. Dessa forma, trabalhar a música na escola contribui no desenvolvimento dos alunos, torna o processo de alfabetização

prazeroso e rompe com atividades mecânicas que nada contribui para os alunos. Priorizamos desenvolver atividades reflexivas relacionadas ao conhecimento da história do próprio nome e significado do sobrenome, compreendemos que o processo de alfabetização não deve ser pautado na memorização de letras, mas a partir da realidade do aluno. Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor. Assim sendo, é necessário incentivar os alunos durante esse processo. Nesse sentido, compreendemos que as crianças chegam à escola com muitos conhecimentos sobre a língua escrita, porém a escola desconhece os conhecimentos prévios dos alunos. O aluno é encarado como ser incapaz e a alfabetização acaba sendo um processo no qual o professor apenas transmite o seu conhecimento. Deste modo, este projeto visa motivar os alunos a ler e a escrever, não como algo econômico, com aquele velho ditado “aprender a ler e escrever para ser alguém na vida”, queremos romper com esse pensamento e mostrar que através da leitura e escrita será aberto um mundo de experiências incríveis, os tornando senhores dos próprios destinos. Portanto, através deste projeto queremos aprender junto com os alunos, utilizaremos a música para romper com a maneira mecânica de ensinar, tendo como foco o interesse dos educandos. OBJETIVOS

GERAL:  Desenvolver habilidades de leitura e escrita ESPECÍFICOS:  Compreender a importância do nome e sobrenome através da música “A canoa virou- Palavra Cantada”;  Reconhecer as letras do seu nome e sobrenome:  Ler o nome dos colegas através da confecção do cartaz com nome;  Contar a história e o significado do seu nome.

METODOLOGIA

Iniciaremos o projeto com a apresentação da música- vídeo “A canoa virou” da palavra cantada, fazendo com que os alunos escutem a mesma e cantem junto. Ao mesmo tempo será entregue a cada criança a música impressa para que possa ser colada no caderno. Letra da música: A Canoa Virou Palavra Cantada A canoa virou, quem deixou ela virar? Foi por causa da/do ... (nome do aluno ou aluna), Que não soube remar. (bis) Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar. Eu tirava a/o ... (nome do aluno ou aluna) Lá do fundo do mar... (2X) Em seguida faremos uma leitura coletiva, fazendo os questionamentos: do que se trata a música? Quais nomes dos colegas foram cantados? A partir disso será feita uma socialização entre os alunos com uma roda de conversa, convidando cada aluno a se apresentar dizendo seu nome e sobrenome e quem escolheu? Se tem algum significado? De acordo com as respostas será questionado sobre a importância, onde o nome está registrado e qual a função social desse documento? Feito isso a sala será dividida em pequenos grupos, para que seja realizada a confecção dos seus nomes em fichas que serão expostas em um cartaz com o auxílio do alfabeto móvel. Onde serão utilizadas fichas de papel, cola e lápis de cor. Apresentaremos o cartaz pronto e faremos a mediação de questões sobre: Qual o maior e o menor nome? Quais nomes iniciam com a mesma letra? E quantas letras cada nome possui? Realizaremos uma atividade de caça nome do colega, essa atividade ajudará os alunos a nomear, reconhecer e reescrever os nomes. Será usado folha com a atividade e lápis. Será feita a leitura de uma rima, na qual registrei a história do meu nome. Rima: Meu nome A história do meu nome rapidinho eu vou contar, Preste muita atenção que feliz eu vou ficar. Quando eu era pequena, meu nome papai foi colocar Chamou-me “Cartolina Ostra” e mamãe começou a falar - Cartolina é muito feio e você não vai botar. O meu tio vendo a história, resolveu logo ajudar:

-Essa menina é muito linda e Priscila vai se chamar! Se houver tempo, realizaremos o bingo alfabético em momentos variados para maior fixação do que foi estudado.

ACOMPANHAMENTO E O processo avaliativo terá como base a participação dos alunos nas AVALIAÇÃO atividades propostas. REFERÊNCIAS CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 11. Ed. São Paulo: Scipione, 2009. FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. FERREIRO, Emília. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996. 144p. NOGUEIRA, M.A. A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião Anual da Anped, 2004. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2008.

Related Documents

Projeto
June 2020 33
Projeto
October 2019 59
Projeto
December 2019 48
Projeto
June 2020 18
Projeto
May 2020 28

More Documents from ""