Achado arqueológico em Coruche leva à publicação do livro “História da Fundição Sineira em Portugal”
Sai a público em Coruche, Coimbra, Lisboa e Porto uma obra singular no panorama nacional sob o título “História da Fundição Sineira em Portugal”, da autoria de Luís Sebastian. A Câmara Municipal de Coruche, através do seu Museu Municipal, deu corpo a uma publicação decorrente de um feliz acaso proporcionado por uma escavação de emergência no decurso de uma obra particular, que trouxe à luz do dia uma das peças arqueológicas mais significativas no acervo patrimonial do Concelho de Coruche, o sino medieval da Igreja de São Pedro. Impulsionada pelo singular achado arqueológico deste sino, de 1287, o mais antigo conhecido para o território nacional e mundialmente único no seu contexto de abandono, a edição desta obra pelo Museu Municipal de Coruche integra um esforço alargado de divulgação desta importante descoberta. Não se resumindo a este achado, o estudo da fundição sineira em Portugal tem assim pela primeira vez uma obra que lhe é totalmente dedicada. Contando com a contribuição de investigadores de distintas áreas científicas, é o produto de seis anos de investigação, reunindo numa só obra a perspectiva histórica, etnográfica e arqueológica de um mesmo tema. Não descurando os costumes e tradições em torno do sino, tão enraizados na cultura popular portuguesa, junta ao seu carácter inédito a disponibilização, pela primeira vez em Portugal, do registo sonoro do toque sineiro manual, cuja tradição e memória se encontra em rápida extinção pela crescente automatização dos campanários portugueses. O inesperado valor estético encontrado nos campanários e últimas fundições sineiras em laboração em Portugal encontra-se ainda reflectido no envolvimento de diversos ilustradores que, da fotografia ao desenho, tentam captar do pormenor à ambiência geral que caracterizam esta actividade milenar, com tanto de único como de desconhecido.
Ficha técnica: Título: História da fundição sineira em Portugal Subtítulo: Do sino medieval da Igreja de São Pedro de Coruche à actualidade Autor: Luís Sebastian Luís Sebastian, nascido em 1973 em Lisboa, licencia-se em Arqueologia pela Universidade de Coimbra em 1996. Tendo publicado os seus primeiros trabalhos ainda estudante na área da Pré-História, tem-se na última década dedicado sobretudo à investigação nas áreas de Arqueologia Medieval e Moderna, no âmbito da intervenção arqueológica no Mosteiro de S. João de Tarouca, versando temas como arquitectura, cerâmica, alimentação, paisagem e metalurgia. Contando com mais de seis dezenas de participações em publicações e encontros científicos em Portugal e no estrangeiro, divide a sua
actividade na Direcção Regional de Cultura do Norte com o ensino na área da ilustração científica, encontrando-se desde 2007 a completar o curso de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa.
Edição: Município de Coruche / Museu Municipal de Coruche O Museu Municipal de Coruche, inaugurado em Agosto de 2001, integra a Rede Portuguesa de Museus, tendo sido galardoado com o Prémio APOM, no triénio 2003-2005, para o Melhor Museu Português. Tem neste momento aberto ao público: A exposição de longa duração: O Homem e o Trabalho—A Magia da Mão (com design do Atelier Henrique Cayatte) As exposições temporárias: S. Pedro—Entre o Céu e a Terra (com design de Nerve - Atelier de Design) Varandas, mostra fotográfica proveniente do Fundo Fotocine, no espaço da cafetaria do museu Margarida Ribeiro – Professora e Investigadora, no Centro de Documentação Margarida Ribeiro António Ribeiro Telles. 25 Anos de Alternativa, no antigo edifício dos CTT, edifício fronteiro ao Museu Municipal.
Patrocínio: Fundação Calouste Gulbenkian Mecenato: Fundição de Sinos Carlos & Luís Jerónimo Lda. (Braga) Apoio: IGESPAR, Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Ministério da Cultura) Colaborador: Paulo Ferreira da Costa (antropólogo, Instituto de Gestão dos Museus e da Conservação) Contribuição: Ana Sampaio e Castro (Arqueóloga) Cristina Calais (Arqueóloga, Museu Municipal de Coruche) Rui Jorge Cordeiro Silva (Engenheiro Metalúrgico, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) Elin Figueiredo (Técnica Superior de Restauro e Conservação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) Sara Fragoso (Técnica Superior de Restauro e Conservação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) Fotografia: Pedro Martins; António Cabeço Ilustração: Paulo Longo, Hugo Pereira; José Luís Madeira; António Bacalhau; Luísa Batalha Formato: 24 X 17 cm N.º de páginas: 326 N.º de imagens 284 Preço de venda ao público: 20€ CD interactivo: Grafismo e programação: Pedro Martins Conteúdo: Compatível com leitura DVD e PC Disponibilização integral em grande formato de todas as figuras constantes da versão impressa “Slide show” de 60 fotografias da responsabilidade do fotógrafo Pedro Martins Registo sonoro dos toques sineiros manuais tradicionais da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas (Tarouca, Viseu) Texto descritivo e de contextualização histórica Fundo sonoro original Tema introdutório original Cantares populares de Salzedas (Tarouca, Viseu) Lançamentos: Coruche, dia 4 de Outubro, no Auditório do Museu Municipal, às 17.00h Coimbra, dia 24 de Outubro, no Auditório da Livraria da Coimbra Editora, às 17.30h Porto, dia 8 de Novembro, no Clube Literário, às 21.30h Lisboa, dia 22 de Novembro, no Museu da Música, às 21.30h