INTRODUÇÃO Uma pilha realiza um processo espontâneo onde a energia química se transforma em energia elétrica. As pilhas tem várias camadinhas com diferentes tipos de materiais e soluções, as quais fazem o fenômeno das reações de oxidorredução, quando essas reações ocorrem é gerado uma diferença de potencial. Os metais que tem maior tendência a doarem elétrons são chamados de ânodo, já os metais que apresentam uma maior tendência a ganharem elétrons são chamados de cátodo. Quando os elétrons migram do ânodo para o cátodo é gerado uma corrente elétrica, aqual faz com que um equipamento possa funcionar.
MATERIAIS Para fazermos uma pilha ou uma bateria iremos precisarde alguns materiais: • Batata • Lâmpada LED • Cobre
• Zinco • Jacarézinho • Fio elétrico
MONTAGEM Para montarmos nossa pilha temos de seguir esseroteiro: 1 – Faça dois pequenos cortes na casca da batata, uma em cada extremidade e coloque em cada uma delas as placas de cobre e zinco, sem que essas se encostem.
Engenharia Química Câmpus Francisco Beltrão
2 – Conecte uma garrinha de um fio a placa de cobre e a lâmpada led, depois conecte uma garrinha a placa de zinco a lâmpada led. 3 – Observe a lâmpada LED ficar toda iluminada.
EXPLICAÇÃO A batata possui íons de OH- livres em todo seu corpo, fazendo com que este seja uma solução eletrolítica. Como a batata é um eletrólito. A placa de zinco irá se oxidar (perde elétrons) devido a este apresentar um maior potencial de oxidação, já a placa de cobre irá reduzir (ganha eletrons) por apresentar maior potencialde redução. 2+
−
Zn → Zn + 2e 2+ − Cu + 2e → Cu 𝟐+
𝐙𝐧 + 𝐂𝐮
→ 𝐙𝐧
𝟐+
+ 𝐂𝐮
Basicamente a placa de zinco é nosso polo negativo (doador de elétrons) e a placa de cobre é o polo positivo (recebedor de elétrons). Devido a toda essa troca de elétrons é gerado energia elétrica suficiente para ligar a lâmpada LED.