Posicionamento

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Posicionamento as PDF for free.

More details

  • Words: 540
  • Pages: 3
Posicionamento O posicionamento ou approach é a forma como o seu produto, marca ou serviço deve ser visto pelo consumidor. É a imagem ou perfil que você deseja que ele tenha e que portanto deverá ser comunicado ao consumidor. O posicionamento serve para diferenciar este produto, marca ou serviço que você anuncia dos principais concorrentes que com ele competem no mercado. O posicionamento corresponde à mensagem que deve ser transmitida na sua mensagem. O famoso O Que Dizer sobre o produto ou serviço. Geralmente é feito em comum acordo entre a agência e o cliente. A forma como essa mensagem será transmitida ou o Como Dizer fica a critério da agência. É ela quem vai encontrar a melhor maneira, a mais criativa de transmitir essa mensagem. O posicionamento ajuda às empresas a escolherem que atributos ou benefícios do produto a ser anunciado deverão ser enfatizados e quais deverão ser deixados de lado pela criação. E serve também para identificar as vantagens competitivas que este produto tem em relação aos seus concorrentes e que podem ajudar a retardar o crescimento da concorrência. Dois dos maiores autores sobre a Teoria do Posicionamento, Al Ries e Jack Trout, argumentam que, na maioria das vezes, os produtos já têm uma posição bem definida na mente do consumidor. E, se você deseja mudar esse posicionamento, é preciso simplificar a mensagem da melhor maneira possível, tornando-a agradável e memorável.

Ries e Trout argumentam que o importante é chegar primeiro e não dar oportunidades ao seu concorrente de tocar a mente do consumidor.

Para o consumidor IBM significa computador, Ford significa automóvel, GE significa lâmpadas e Bayer significa produtos farmacêuticos de qualidade. Estas empresas souberam trabalhar bem a sua comunicação e conseguiram se posicionar na mente do consumidor como empresas líderes de mercado. A abordagem básica do posicionamento não é fazer alguma coisa nova e diferente, mas sim manipular o que já existe na mente humana, realinhando as conexões existentes pois, como alerta a psicologia, a mente humana não tem lugar para o novo e diferente. A não ser que este novo e diferente se relacione com o antigo. Para a teoria do posicionamento, o importante é dar uma personalidade `a sua marca, destacando-a das demais existentes no mercado e na mente do consumidor. E o papel da propaganda é exatamente este: diferenciar um determinado produto, posicionando-o na mente do consumidor e fazendo com que ele o distingua dos demais produtos oferecidos pela concorrência. A teoria do posicionamento serve então para ajudar a propaganda a transformar o consumidor esporádico de um determinado produto em consumidor habitual e frequente desse mesmo produto. Para alguns críticos a teoria do posicionamento reduz drasticamente o valor da criatividade no processo da comunicação. Será mesmo ?

Como ela ajuda na definição do QUE COMUNICAR, do QUANDO COMUNICAR e do ONDE COMUNICAR, se omitindo a

respeito do COMO COMUNICAR, acreditamos que esta tarefa continue nas mãos da criação. E é aí certamente que reside a importância de uma criação livre e independente no processo da comunicação. O Posicionamento, para nós, é na verdade um poderoso aliado da criação no processo persuasivo do consumidor. Um aliado que pode ajudar a alavancar as vendas do nosso cliente e melhorar a imagem da marca que anuciamos.

Related Documents