Ponto de Pivot do Dia Na década de 50, traders de chão de Chicago começaram a utilizar um método que se espalho rapidamente entre os traders. Não se sabe com certeza quem foi o real autor dessa técnica. A técnica consiste na observação de que os preços de um ativo durante o dia, ficam na maior parte dos pregões, oscilando em torno de um número especifico. W.D. Gann diria “vibrando” em torno daquele valor. A busca pelo preço a partir do qual o mercado ficará se deslocando no dia seguinte, ou na semana seguinte, ou até mesmo no mês seguinte é uma busca muito similar ao do Santo Graal para os traders. Se existe uma forma de encontrar esse ponto, esse preço,p rovavelmente ela está perto de ser ou talvez seja o ponto de pivot. A forma de calcular um ponto de pivot para o dia seguinte é a seguinte: Ponto de pivot = ( máxima + mínima + Fechamento do dia anterior )/3 Com essa formula podemos encontrar o ponto de pivot do dia seguinte. Esse preço será para o dia seguinte uma referencia de valores, servindo de suporte ou de resistência no dia seguinte. Observando a figura 1 temos: máxima, mínima e fechamento sendo somados e encontramos o ponto de pivot do dia seguinte em vermelho.
Nós vamos esperar que o dia seguinte os preços fiquem gravitando em volta desse valor. Observe o dia seguinte:
Agora fica mais interessante. Com as informações do dia anterior você pode projetar além do ponto de pivot, as resistências e os suportes prováveis do dia seguinte para as operações de Day trade. Assim sendo o primeiro suporte do dia de amanha será a máxima de hoje menos o ponto de pivot calculado para o dia seguinte. No exemplo: Máxima do dia 46,42 , fechamento = 46,42 e mínima = 44,84. Ponto de pivot (PP) do dia seguinte será = ( 46,42 + 46,42 + 44,84 ) / 3 Resultado = 45,89. O primeiro suporte do dia seguinte é dado por
PP - ( Máxima – PP ).
Dessa maneira
45,89 – ( 46,42 -45,89) .
Resultado
45,36.
O segundo suporte será dado por
PP - ( Máxima de ontem – Mínima de ontem).
No exemplo
45,89 - ( 46,42 – 44,84 )
Resultado
44,31.
Para encontrar a resistência do dia seguinte imediata. A formula é ( PP –Minima de ontem ) + PP . 46,94 é o resultado A segunda resistência é ( Máxima de ontem – Mínima de ontem ) + PP. = 47,87 resultado.
Alguns programas têm o calculo automático desses níveis para o day-trader.Veja como fica o gráfico intraday com esses níveis desenhados. Em amarelo o ponto de pivot. Em verde os suportes e em vermelho as resistências esperadas do dia.
Note como as linhas em verde são suportes bem interessantes ao ativo durante o seu movimento intradia. Perceba como as vermelhas travam os preços. Quando a amarela é furada de cima para baixo. O teste do primeiro suporte é muito freqüente. Quando é furada de baixo para cima o teste da primeira resistência fica provável. Enfim, estudem essa ferramenta e avaliem-na antes de começarem a utilizá-la. Eu em breve estarei descrevendo para vocês como estou usando o ponto de pivot para prazos maiores. Operações de swing trade e de position. Alexandre Wolwacz