Pmbok Plano De Gerenciamento De Projeto.pdf

  • Uploaded by: Kyouma Hououin
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Pmbok Plano De Gerenciamento De Projeto.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 916
  • Pages: 3
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

Entradas As entradas se referem aos dados necessários pra desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Essas entradas são divididas em 4 grupos: 1. Termo de abertura de projeto: O documento necessário para se iniciar o projeto, já explicado anteriormente no livro. 2. Saídas de outros processos: Se refere a dados oriundos de outros processos que podem impactar no gerenciamento deste processo, incluindo planos auxiliares e linhas de base de outros processos. 3. Fatores ambientais da empresa: Qualquer fator externo que tenha impacto sobre o projeto. Inclui questões legais, organizacionais, conhecimentos dos envolvidos, infraestrutura, sustentabilidade, cultura, etc. 4. Ativos de processos organizacionais: Envolve dados disponíveis de processos anteriores, procedimentos, políticas, normas e padrões que devem ser seguidos para realizar o projeto.

Ferramentas e Técnicas As ferramentas e técnicas usadas no plano de gerenciamento do projeto podem ser divididas da seguinte forma: 1. Opinião Especializada: Se refere aos conhecimentos e habilidades necessárias para indivíduos com conhecimentos ou treinamento especializados que precisarão determinar vários detalhes para o gerenciamento do projeto. Entre esses detalhes se encontram detalhes técnicos, questões legais, ferramentas e técnicas utilizadas,

recursos e habilidades necessários, além de ser capaz de se adaptar e saber quais atividades priorizar para cumprir os requisitos de qualidade e tempo de execução do projeto. 2. Coleta de dados: Se refere as técnicas utilizadas para coletar os dados necessários para gerenciar o planejamento do projeto, entre essas técnicas se destacam as seguintes (sendo que podem ser aplicadas outras além destas):  Brainstorming: Também chamada de tempestade de ideias, é uma ótima técnica para coletar uma variedade de ideias e soluções para a abordagem do projeto. Participantes envolvem os membros da equipe, mas também pode envolver especialistas e partes interessadas no assunto. Também usado para obter uma lista abrangente de riscos e fontes de riscos geral do projeto.  Lista de Verificação: Uma lista de ações, pontos e ações a serem considerados. Ajuda o gerente do projeto a se orientar no desenvolvimento do plano ou confirmar que todas as informações necessárias foram incluídas. Normalmente são baseadas em informações históricas e usadas como lembretes.  Grupos de discussão: Reúne partes interessadas e especialistas para discutir a abordagem e integração de diferentes componentes no plano de gerenciamento do projeto. Usados para compreender as expectativas e atitudes dos interessados no resultado final.  Entrevistas: Uma forma de obter informações específicas conversando diretamente com as partes interessadas no projeto. Normalmente são conduzidas individualmente, e também podem ser usadas para se obter informações confidenciais.

3. Habilidades Interpessoais e de Equipe: Habilidades necessárias das equipes responsáveis pelo desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, entre elas se destacam as seguintes:  Gerenciamento de conflitos: Os conflitos geralmente se originam de recursos escassos, prioridades de cronograma e estilos de trabalho pessoais. Cabe ao gerente definir normas, regras básicas e práticas que reduzam a quantidade de conflitos. Mas visto que estes são inevitáveis, é necessário ter habilidades para lidar com os conflitos de forma adequada para que não interfiram na qualidade do projeto e no tempo de execução.  Facilitação: Visa orientar o grupo de forma eficaz para uma conclusão bemsucedida. Deve garantir uma participação efetiva dos envolvidos, que alcancem uma compreensão mútua, a consideração de todas as contribuições, o aceitamento pleno de conclusões e resultados de acordo com o processo de decisão do projeto, e que acordos e ações alcançados sejam tratados de forma adequada.  Gerenciamento de Reuniões: Capacidade de adotar medidas para garantir eficiência e eficácias das reuniões. Os passos a serem seguidos são a preparação e distribuição da pauta, garantir que o horário de início e término sejam cumpridos, que os participantes apropriados sejam convidados e compareçam, permanecer

no tema, administrar problemas, expectativas e conflitos durante a reunião, e registrar todas ações e responsáveis por sua conclusão.

4. Reuniões: Usadas para se estabelecer objetivos do projeto, obter o comprometimento da equipe e explicar papeis e responsabilidades de cada parte interessada. Usadas para se discutir abordagem, como o trabalho será executado e estabelecer formas de monitoramento e controle do projeto. O início pode ser diferente de acordo com as características do projeto:  Projetos de pequeno porte têm planejamento e execução realizados pela mesma equipe e o início ocorre logo após a iniciação no grupo de processos de gerenciamento, pois a equipe está envolvida no planejamento.  Em projetos de grande porte uma equipe do gerenciamento de projeto costuma fazer a maior parte do planejamento, sendo o restante da equipe incorporada apenas no início do desenvolvimento/implementação. A reunião de início ocorre, portanto, com os processos no grupo de processos de execução.  Projetos de múltiplas fases normalmente incluem uma reunião de início no começo de cada fase.

Saídas 1. Plano de Gerenciamento do Projeto: É o documento que descreve como o projeto será executado, monitorado e controlado, e encerrado. Incorpora planos de gerenciamento auxiliares, linhas de base e outras informações necessárias de acordo com as necessidades do projeto. Os principais componentes incluídos são:  Planos de Gerenciamento auxiliares: Se refere a planos específicos para determinadas etapas ou áreas do projeto, como questões financeiras, legais, técnicas e de relacionamento entre as partes interessadas e equipe do projeto.  Linhas de base: Se refere aos dados técnicos aprovados para a execução do projeto. As principais envolvem o escopo, cronograma e custos.  Componentes adicionais: Se trata de componentes gerados pelo próprio projeto em execução e envolve solicitações de mudanças, medições de desempenho, as fases de desenvolvimento, revisões de gerenciamento, registros de informações, etc.

Related Documents


More Documents from "Daniel"