PLANO DE CURSO
Nome da Escola: Instituto Samuel Grahan Nome do Professor: Alessandra, André Muryllo, Carolina, Eduardo, Dayane, Jéssica, Lanna, Lorena e Reydner. Endereço da Escola: Rua Riachuelo, 1330
Bairro: Centro
Disciplina: Educação Física Série: Variada ou múltipla Número de Alunos: ± 14 Faixa etária: 09 a 10 anos Ano letivo: 2009 Período de duração do plano: 09 de setembro de 2009 a 20 de novembro de 2009 Turma: Mista Turno: Vespertino Carga horária semanal: ± 60 minutos Número total de aulas: ± 22 aulas.
Objetivo Geral: Oportunizar o domínio dos fundamentos básicos do esporte handebol, para dar sentido e significado ao jogo enquanto espaço aberto de ação e decisão onde sejam respeitadas idéias e interesses coletivos, podendo flexibilizar criticamente as regras da modalidade praticada, propiciando o desenvolvimento de relações equilibradas e construtivas, respeitando as características físicas peculiares de cada um, procurando solucionar os problemas, incentivando a participação das atividades de forma equilibrada, permitindo assim, o aperfeiçoamento e enriquecimento das competências corporais, conhecendo, organizando e interferindo no mesmo espaço de forma autônoma.
Objetivos Específicos:
- Oportunizar a participação dos alunos em atividades físicas fundamentadas nas atividades do handebol promovendo assim a auto-superação individual e coletiva, promovendo o desenvolvimento motor (lateralidade, melhora do equilíbrio, coordenação global, aprimoramento da idéia de tempo e espaço, noção de corpo), cognitivo (favorecimento da percepção, raciocínio, atenção e formulação de estratégias) e afetivo-social (postura social, socialização, perseverança, respeito e determinação). - Propiciar o desenvolvimento das principais qualidades motrizes: rapidez, força, flexibilidade e resistência. - Oportunizar o desenvolvimento dos fundamentos básicos e capacidades físicas específicas do handebol. - Conhecer e explorar de forma flexível ao processo as possibilidades técnicas e táticas do handebol. - Promover coletivamente com o grupo a interação e a socialização pela prática do esporte, handebol. Conteúdo: 3º bimestre •
Empunhadura (± 02 aulas)
•
Regras (± 02 aulas)
•
Passe (± 04 aulas)
4º bimestre •
Drible (± 04 aulas)
•
Arremesso (± 05 aulas)
•
Bloqueio e cortina (± 03 aulas)
•
Sistemas de Jogo (± 02 aulas)
Procedimentos didáticos / desenvolvimento metodológico: As aulas serão expositivas, enfatizando a teoria e a prática, com a perspectiva da ação reflexão. As aulas serão participativas, dinâmicas e flexíveis, essa flexibilidade se faz presente à medida que pode ser mudado o procedimento pré-estabelecido, dependendo da ação dos sujeitos envolvidos. Atentaremos durante as aulas com a compreensão dos interesses, necessidades e possibilidades dos alunos individualmente e em grupos. Procuraremos interagir com todo o processo decorrente nas aulas utilizando de linguagem simples para a melhor compreensão dos alunos. O processo de domínios das ações motrizes durante o ensino do basquete, irá se distinguir em diferentes etapas: - Aprendizagem da ação motriz - Repetição - Comprovação do que foi aprendido Juntamente com estas etapas gerais, realizaremos no jogo desportivo o ensino de diferentes fundamentos técnicos de acordo com a seqüência: - Conhecimento geral do fundamento técnico - Aprendizado do fundamento técnico em condições simples - Aprendizagem do fundamento técnico em condições aproximadas de jogo - Fixação do procedimento técnico em condições aproximadas de jogo. Nas aulas promovidas aos alunos do Colégio Estadual José Manuel Vilela é atribuída toda a metodologia da disciplina Fundamentos de basquete que nos é passada no curso de Educação Física como acadêmicos, para os respectivos alunos. Ao final do trabalho na escola que compreende nas aulas de fundamentos básicos de basquete, os alunos das respectivas escolas participarão de um torneio pedagógico de basquete mirim que contemplará todo o processo, acontecendo no dia 23 de novembro de 2009 no Ginásio Municipal Vilelão, promovido pelos acadêmicos da FEF/CAJ/UFG.
Recursos materiais: Arcos Bolas de handebol Cones Giz Material alternativo Avaliação: A avaliação será contínua, acompanhando todo o processo de ensinoaprendizagem. Levantaremos informações a respeito da adequação dos objetos, da seleção das atividades, dos resultados das estratégias utilizadas, dentre outros fatores componentes do processo. Lavaremos em conta para nossa avaliação o desenvolvimento em sua totalidade do aluno, respeitando a limitação individual dos mesmos.
Referências Bibliográficas: BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal do esporte. ª ed. São Paulo: Ícone, 2007. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL. Handebol: Regras oficiais de handebol. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola – Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. SANTOS, Rogério dos. Handebol 1000 exercícios. 4º edição. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. SCARPATO, Marta (Org). Educação Física: Como planejar as aulas na Educação Básica. São Paulo: Avercamp, 2007. TENROLER, Carlos. Handebol: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.