Embora consciente, não valoriza ou reconhece relevância na implementação/ desenvolvimento da dimensão.
I
be sa
Recorrendo aos meios necessários, é capaz de analisar, compreender, modelizar e testar aspectos formais e conteudais.
rd
is
ci
pl
in
ar
É capaz de se exprimir fluente e correctamente de modo a atingir o seu propósito comunicativo, adequando a complexidade (e velocidade) linguística à audiência.
ác id be rd sa
É capaz de identificar e analisar os constrangimentos situacionais que condicionam a consecução das finalidades do programa, p. ex., condições institucionais, manual adoptado, conhecimento e atitudes dos alunos, etc., de modo a assegurar uma decisão informada.
tic
o
De modo a implementá-los criticamente, compreende as exigências do programa que implementa: -Objectivos dos vários ciclos - Objectivos de ano
ional
Revela conhecimento sobre metodologias e teorias de aprendizagem (da língua), que utiliza criticamente.
ento nvolv im
É capaz de lidar com as exigências quotidianas dos vários papéis profissionais, mantendo o nível necessário de qualidade mediante uma preparação atempada.
dese
Enquanto membro de vários grupos (núcleo, departamento, escola) é capaz de participar activa e produtivamente, mostrando vontade de tomar as medidas necessárias para facilitar a consecução dos objectivos do grupo, procurando e/ou oferecendo ajuda quando necessário.
p es s
oal e
profis s
Como líder é capaz de gerir/ participar na gestão de um grupo (criar e manter a identidade e finalidade do grupo, através da criação e manutenção de uma atmosfera produtiva, onde todos os membros se sentem apoiados, valorizados, motivados e à--vontade) nos vários níveis: turma, núcleo, departamento, escola.
É capaz de promover o seu desenvolvi-mento profissional.
pl an ifi c
É capaz de planificar uma unidade de aulas, a médio prazo, adequadas à consecução dos objectivos definidos, permitindo a aprendizagem gradual e sistemática, desenvolvimento e avaliação (diagnóstica, formativa, sumativa) das competências visadas.
aç ão
É capaz de identificar, seleccionar e/ou definir objectivos de aprendizagem relevantes e adequados, a longo prazo, integrados numa estratégia consistente e informada, de modo a maximizar a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos dentro e fora da sala de aula, p. ex., atender a necessidades especiais, ou privilegiar determinados domínios da aprendizagem, promovendo e incrementando a participação e autonomia dos alunos.
É capaz de planificar aulas, a curto prazo, com o detalhe suficiente de modo a atingir plenamente os objectivos da aula, nomeadamente pela sua qualidade (relevância, adequação e rigor) e pela qualidade dos procedimentos pedagógicos (adequação às finalidades e objectivos e aos constrangimentos situacionais identificados).
ex ec
É capaz de implementar o plano de acção, identificando e lidando com os constrangimentos situacionais de modo a atingir plenamente os resultados pretendidos, nomeadamente pela implementação de um ritmo adequado, monitorizando a acção e indo ao encontro das necessidades dos alunos.
uç
ão
É capaz de seleccionar, produzir e/ou adaptar actividades e materiais adequados à consecução dos objectivos definidos.
É capaz de avaliar as aprendizagens dos alunos em todas as áreas relevantes, garantindo a sua validade e fiabilidade através do recurso a critérios relevantes e adequados. É capaz de mobilizar os vários intervenientes da situação de ensino/ aprendizagem na análise dos resultados, de modo a promover o desenvolvimento crítico das várias partes envolvidas, permitindo decisões futuras mais informadas.
ret av ref al i roa l ex aç ivid cç ão ão ad e
É capaz de reflectir sobre e decidir de modo informado acerca da consecução dos objectivos definidos, identificando causas de insucesso e delinear abordagens alternativas de combate às mesmas. É receptivo/a, interessado/a e motivado/a para procurar opiniões de terceiros sobre os aspectos relevantes.
r
III
É capaz de seguir minimamente as explicações/ descrições da implementação da dimensão e implementar acriticamente abordagens convencionais.
É suficientemente capaz de estabelecer objectivos a atingir na dimensão, mas necessita frequentemente de apoio de terceiros para os atingir. Procura de forma activa ‘feedback’ informativo, sobre o qual age de modo a melhorar o seu desempenho.
IV a V VI
O mesmo que em V. É produtor de inovação, questionando paradigmas aceites, propondo visões novas/ alternativas da dimensão e desenvolvendo novos modos de a trabalhar.
IV b Consecução confiante dos objectivos estabelecidos para a dimensão. É genericamente capaz de se auto-avaliar e agir tendo em vista a melhoria.É motivado e capaz de ajudar outros a desenvolver competência na dimensão.
Com níveis de sucesso frequentemente elevados, revela autonomia na dimensão, embora, por vezes, possa ter necessidade de consultar terceiros sobre determinados aspectos. Revela uma cultura de partilha activa.É genericamente capaz de se autoavaliar e agir tendo em vista a melhoria.
Com níveis de sucesso satisfatórios revela autonomia na dimensão, embora, por vezes, possa ter necessidade de consultar terceiros sobre determinados aspectos. É genericamente capaz de se auto-avaliar e agir tendo em vista a melhoria.
II
I Embora consciente, não valoriza ou reconhece relevância na implementação/ desenvolvimento da dimensão.
II É capaz de seguir minimamente as explicações/ descrições da implementação da dimensão e implementar acriticamente abordagens convencionais.
III É suficientemente capaz de estabelecer objectivos a atingir na dimensão, mas necessita frequentemente de apoio de terceiros para os atingir. Procura de forma activa ‘feedback’ informativo, sobre o qual age de modo a melhorar o seu desempenho.
IV a Com níveis de sucesso satisfatórios revela autonomia na dimensão, embora, por vezes, possa ter necessidade de consultar terceiros sobre determinados aspectos. É genericamente capaz de se auto-avaliar e agir tendo em vista a melhoria.
IV b Com níveis de sucesso frequentemente elevados, revela autonomia na dimensão, embora, por vezes, possa ter necessidade de consultar terceiros sobre determinados aspectos. Revela uma cultura de partilha activa.É genericamente capaz de se auto-avaliar e agir tendo em vista a melhoria.
V Consecução confiante dos objectivos estabelecidos para a dimensão. É genericamente capaz de se auto-avaliar e agir tendo em vista a melhoria.É motivado e capaz de ajudar outros a desenvolver competência na dimensão.
VI O mesmo que em V. É produtor de inovação, questionando paradigmas aceites, propondo visões novas/ alternativas da dimensão e desenvolvendo novos modos de a trabalhar.