Goals: - Falar sobre /descrever a sua rotina diária e a dos outros - Discutir o que se é e não se é capaz de fazer
Topic: Daily habits and routine
Standards1 O2: Reconhecer / Identificar palavras ou expressões L1: Identificar e seleccionar ideias presentes num texto L6: Usar o texto para elaboração de um texto paralelo E5: Escrever frases curtas de informação factual F1: Usar convenções de rotina em situações de comunicação 1
Em Portugal não se trabalha por standards; apenas por competências. Assim sendo, os standards aqui indicados (e com os quais trabalho) foram definidos a partir do que o programa oficial denomina de estratégias de operacionalização. As letras O , L, E e F correspondem, respectivamente, às competências Ouvir, Ler, Escrever e Falar.
Preparation: transition from | entry point - Vocabulário específico sobre a daily routine. - Simple Present (afirmativa, interrogativa e negativa) – consolidação - Wh- questions – consolidação - Verbo modal CAN / CAN’T
Materials: -
Fichas de trabalho Quadro interactivo Computador Projector multimédia
O professor faz algumas perguntas aos alunos sobre a sua rotina diária: - What time do you get up? - What time do you go to bed? - Do you watch TV everyday? …
Ste
ps
Warm-up: generating interest Os alunos observam imagens sobre a rotina diária de um cão (Spot) e procuram ordená-las – primeiro individualmente (nas fichas de trabalho respectivas), e depois em grupo (no quadro interactivo), discutindo as suas opções. Seguidamente, ouvem o texto para confirmar as suas decisões.
Development: - Os alunos lêem o texto “Mike’s Daily Routine” e respondem, por escrito, a questões sobre o mesmo. Após correcção (um aluno lê cada pergunta e outro responde), os alunos realizam o segundo exercício, completando as frases sobre o texto e, por fim, identificam as três principais refeições do dia. - Os alunos associam as actividades diárias a imagens. Seguidamente, fazem um exercício lúdico de listening, identificando as actividades que ouvem. - Seguidamente, os alunos completam uma carta, tendo por base determinadas imagens (actividade realizada individualmente e correcção feita em grupo) e escrevem um pequeno texto sobre a sua rotina diária. - Os alunos revêem o Simple Present, realizando para o efeito exercícios estruturais – cujo duplo objectivo é o de consolidar a estrutura frásica da lingual inglesa. Após a correcção deste exercício, os alunos voltam aos textos que produziram sobre a sua rotina diária e conferem a sua correcção formal. Só depois é que, colectivamente, se produzirá um texto-modelo conjunto. - Em pares, os alunos praticam a oralidade fazendo perguntas uns aos outros e respondendo sobre o que conseguem ou não fazer. Depois, realizam, individualmente, o exercício subsequente (completar frases de acordo com a informação constante no quadro). A correcção é feita em grupo. - Finalmente, cada aluno escreve cinco frases sobre o que consegue ou não fazer, utilizando para o efeito o vocabulário aprendido durante a unidade. A correcção é feita em grupo. Evaluation: student performance Os alunos realizaram todas as actividades propostas, tendo manifestado, uma vez mais, dificuldade nas actividades estruturais – nomeadamente sobre o Simple Present. Teacher’s reflection on results: Apesar da sua idade (13-15 anos), os alunos ainda esperam que a aprendizagem envolva sempre uma forte componente lúdica. Assim, todas as actividades que requeiram mais concentração e esforço – como os exercícios gramaticais – são à partida rejeitadas, por serem consideradas muito difíceis. Há, pois, que trabalhar mais esta vertente afectiva.
Expansion: lesson improvement A implementação da unidade e o desenvolvimento das actividades decorreram conforme o previsto, não se sugerindo quaisquer melhorias na sua planificação. No entanto, o desempenho dos alunos aponta para a necessidade de uma maior consolidação das aprendizagens realizadas.