Lódão bastardo
Plátano
(Celtis australia)
(Platanus sp)
Árvores com folhas lanceoladas, com um vértice agudo arredondadas na base. Flores solitárias, axilares, com pedúnculos longos. Os frutos são carnudos e indeiscentes, com uma semente incluída num endocarpo lenhoso e coriáceo (caroço). Catalpa (Catalpa bignoidse) Árvore de folha caduca com cerca de 20 metros de altura, com copa largamente abobada. Ritidoma castanho – acinzentado – mate, geralmente liso com pequenas placas, ou por vezes finamente fissurado. Raminhos robustos, glabros, cinzento – acastanhados. Folhas opostas ou em vertícilos largamente ovadas. Fruto: uma cápsula cilíndrica pendente. Hibisco-da-síria, (Hibiscus syriacus) É um arbusto lenhoso, com muitas fibras, que pode chegar aos 3 metros de altura, originário da China e partes da Ásia. Pode ser usado com sucesso na arborização urbana, tanto pela ornamentabilidade como pelo forte aroma exalado nas noites quentes. Folhas: além do recorte típico malváceo são ovaladas e verde-escuras. Flores: são simples ou dobradas, exalam forte aroma nas noites de calor.
ICI Odivelas
São árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura. Possuem folhas lobadas semelhantes às do bordo, que ficam avermelhadas no Outono antes de caírem no inverno, mas diferenciam-se dos bordos pelas flores reunidas em inflorescências globosas em contraste com os amentos presentes nos bordos, e também pela ausência de resina nos plátanos, entre outras diferenças estruturais menores. Grevília (Grevillea robusta)
A folha é perene, muito recortada, verde escuro na página superior e verdeacinzentado na página inferior. A flor da grevília é também muito interessante, de cor amarelo-alaranjado, em cachos verticais, que surgem em Maio/Junho e tornam esta árvore inconfundível. Choupo (Populus nigra) Árvore caducifólica com mais de 20 m de altura, tronco direito, grosso, com casca lisa e acinzentada, que com o passar dos anos fica gretada longitudinalmente. Copa ampla. Folhas triangulares, com bordo serrilhado. Fruto dentro de cápsula com sementes envolvidas numa espécie de algodão branco que ajuda a dispersão pelo vento.
Elaborado pelas Professoras da Escola E.B.2,3 Castanheiros-Caneças: Helena Serôdio e Marta Nogueira (2009)
Nome: __________________ Ano: ___ Turma: ___ N.º: ___
Eis o mapa do trajecto que deves percorrer e procura as plantas descritas no interior; assinala correcta e perceptivelmente no mapa as suas localizações. Diverte-te a pesquisar!!
As árvores são para preservar!
Laranjeira (Citrus x sinensis)
A laranjeira é a maior de todas as árvores cítricas, medindo em geral de 2 a 9 m de altura. Seu tronco é recto, de cor acinzentada. A copa é densa; e os galhos, simétricos. As folhas da laranjeira são verde-escuras, lisas e brilhantes. As flores, brancas e cerosas, possuem apenas cinco pétalas.
Limoeiro (Citrus x limon)
Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violetas, em cacho.
Cipreste (Cupressus sp.) Coníferas arbóreas ou arbustivas, sempre-verdes, com folhas simples, opostas ou verticiladas, escamiformes ou aciculares, podendo coexistir ambos tipos, providas às vezes de uma glândula dorsal. Cones maduros lenhosos ou carnosos, de maturação anual ou bienal, com as escamas providas às vezes de um apêndice dorsal. Brácteas e escamas totalmente ou quase totalmente concrescentes numa peça única, albergando de 1 a 20 óvulos. Sementes aladas ou ápteras. Bordo-comum (Acer campestre)
Árvore geralmente pequena com copa abobada e tronco sinuoso. Ritidoma cinzento com fissuras alaranjadas. Ramos algo pendentes, mas recurvados para cima nas extremidades, raminhos castanhos e cobertos por pêlos finos. Folhas 5-lobadas verdes escuras. Floração: Abril – Maio. A sua folhagem fica com uma bela cor amarela no Outono.
Figueira (Ficus sp.)
Tipuana
Ameixoeira-dos-jardins
(Tipuana tipu) Árvore até 20 m de altura, com tronco pronunciado, casca cinzento-escura, fissurada; copa densa a grande. Grandes folhas impari-penadas até 25 cm de comprimento. Folíolos oblongos, verde-escuros, 3-5cm de comprimento. Flores cor de laranjaamareladas em cachos terminais. Fruto alado. Tem espinhos. Ginko
(Prunus cerasifera pissardii)
É uma árvore de folha caduca, de copa arredondada, de tamanho pequeno/médio, podendo atingir os 8 metros de altura; é de crescimento rápido e pode viver até aos 80 anos. Suporta bem a difícil vida urbana, em particular a poluição, doenças e secas, oferecendo-nos uma extraordinária floração branca-rosada (entre finais de Janeiro e Março) e uma distintiva cor de folhas vermelhoacastanhada (que aparecem depois da floração). Nespereira (Eriobotrya japonica)
Originária do sudeste da China, é também chamada de ameixa-amarela. Árvore pequena, As figueiras são normalmente com uma coroa circular e um tronco curto, árvores, embora algumas pode crescer até 10 m de altura, mas é espécies não cresçam muito e geralmente menor, com cerca de 3 a 4 m. As permaneçam como arbustos, folhas são alternadas, simples, de 10 a 25 cm, outras são trepadeiras ou ainda A Ginkgo biloba, éuma das árvores verde-escuras, de textura rígida e com a borda rasteiras. Em todos os casos são mais antigas que se tem notícia, serrilhada. Diferente das demais árvores plantas lenhosas, muitas com com registos fósseis datando de frutíferas, as flores aparecem no caule de forma irregular ou mais de 250 milhões de anos atrás. Outono/início do Inverno e os frutos escultural, com raízes Charles Darwin referiu-se à Ginkgo amadurecem no final do Inverno/início da adventícias e superficiais. As biloba como "fóssil vivo" e Primavera. As flores têm cerca de 2 cm de folhas são alternas, providas de ilustrações da época dos diâmetro, são brancas, com cinco pétalas, látex. É muito rústica e muito dinossauros frequentemente produzidas em cachos com três a pouco exigente em solos, incluem árvores de Ginkgo biloba. dez flores. Os frutos vegetando em todo o tipo, São árvores caducas, perdem todas da nespereira são mesmo nos pedregosos e pouco as folhas no Inverno e atingem uma ovais, com 3 a 5 cm, profundos. altura de 20-35 m. com uma casca aveludada e macia Jacarandá-mimoso de cor amarelo-alaranjada, (Jacaranda mimosifolia) às vezes rosada. O jacarandá-mimoso é uma árvore ornamental, de porte médio, que atinge cerca de 15 metros. De copa rala, essa árvore perde todas as folhas no Inverno e floresce de forma abundante e magnífica no verão. Sua propagação é fácil, feita através de sementes contidas no seu fruto, verdadeiras cápsulas de madeira, com formato semelhante a conchas. Cada Concha, quando madura, abre-se liberando centenas de sementes aéreas. O jacarandá-mimoso é amplamente usado em arborização urbana, sendo sua floração de uma beleza exemplar. É uma árvore decídua a semi-decídua, de floração muito exuberante. (Ginkgo biloba)