Universidade Anhembi Morumbi DESIGN E MOBILIDADE: CÁSSIO VASCONCELLOS
METRÓPOLE OCULTA: UMA VISÃO NOTURNA DA CIDADE ALAN DIONE BASILIO ARTHUR WILLIANS CAMILO DA SILVA DANIEL VERONESE SILVA DA COSTA FILIPE VALENTE DO COUTO PAULA PAULO HENRIQUE HOLANDA ORTEGA THIAGO SANTOS DA COSTA
Design Digital MA 2
Coordenadores: MARTHA CARRER CRUZ GABRIEL DRAUSIO VICENTE CAMARNADO JUNIOR
São Paulo 2008/2
CONCEITO DA ANIMAÇÃO Do mesmo modo que Cássio Vasconcellos apresenta fantasia e ilusão, estes princípios foram utilizados. Em ambas as animações os conceitos de ilusão e surrealismo estão presentes, assim como aspectos da cidade durante a noite. Animação para web Descobrir um novo foco cria uma nova perspectiva. As mudanças que ocorrem com o personagem são as mudanças que acontecem com a cidade. Só podemos perceber alterações em um todo se nos modificarmos. A metamorfose no personagem o faz conhecer a cidade que até então estava oculta. A metrópole transforma-se constantemente e é impossível conhecer todos os seus aspectos. Animação de celular A percepção que temos do que nos cerca muitas vezes é bem superficial. Detalhes significantes podem passar desapercebidos. A mudança de foco e de perspectiva entra em cena, nesta animação, para nos mostrar que não podemos adquirir todo o conhecimento sobre algo com um simples olhar. A metamorfose no cenário, bem como nos seus elementos, é constante deixando-nos em dúvida se realmente conseguimos ver os objetos como eles são e não como algo meramente compositivo.
LEVANTAMENTO ICONOGRÁFICO
ANIMAÇÃO PARA CELULAR A animação a ser desenvolvida tem como base os trabalhos fotográficos de Cássio Vasconcellos, apropriando-se de algumas técnicas utilizadas por ele para manter um aspecto obscuro e misterioso da metrópole, que é o cenário. Abaixo, alguns aspectos que inserimos na animação baseados nas obras de Cássio: - Cores da Composição Os trabalhos fotográficos de Cássio Vasconcellos têm em si um forte elemento expressivo: a cor. Escolhendo propositadamente um objeto (ou ser) simbólico, colocando-o em primeiro plano e colorindo-o com luz artificial, Cássio adiciona um aspecto de mistério e fascinação proporcionando uma situação surrealista. Em certas cenas da animação este efeito é aplicado para provocar estranheza.
Foto: Marginal Pinheiros
- Angulação Incomum - Luz e Sombra Uma mistura interessante que dá uma qualidade sombria à imagem é o grande contraste de planos, de composição, completamente às escura e sendo somente revelados por uma aura luminosa localizada em outro plano na composição. Tal contraste de planos é utilizado na animação, o que dá riqueza visual. Foto: Av. Juscelino Kubitscheck Cássio apresenta também perspectivas dramáticas, o que transforma uma paisagem urbana, e muitas vezes desagradável, dentro de sua composição, em algo misterioso, curioso. Na animação são utilizados ângulos para a visão do personagem principal, o que causa certa estranheza no espectador por ser diferente do ângulo de visão humana.
Foto: Marginal Pinheiros
- Movimento Outro elemento usado por Cássio é a utilização de “rastros” do movimento de objetos. Uma forma diferente de ver a cidade “funcionando” utilizando a linguagem de luz e sombra da série. Na animação utiliza-se com efeito visual dramático.
Foto: Avenida 9 de Julho
PALETA DE CORES (CELULAR E WEB)
Foram utilizadas um total de cinco cores tiradas da série “Noturnos”, de Cássio. Assim como na animação para web, a cidade apresenta tons de cinza e preto para ressaltar o lado sombrio e misterioso da metrópole. As cores mais saturadas aparecem para indicar ações que acontecem com o cenário e o personagem. Além disso, as cores frias (como o branco e o azul) são usadas para indicar ambientes soturnos e melancólicos, que mutam-se aos poucos em cores quentes para representar a idéia central das animações, que é a metamorfose urbana.
STORYBOARD ANIMAÇÃO DE CELULAR
Cena 1. Inicialmente é mostrado um emaranhado de texturas. Abruptamente uma parte da textura é mostrada e evidenciada.
Cena 2. Ocorre uma ampliação dessa parte e é mostrado parte de um prédio, com uma coruja ao fundo, pousada sobre uma barra de ferro pouco definida.
Cena 3. A barra de ferro onde a coruja está pousada é focada e eis que evidencia-se o que tratava-se de um poste emitindo luz pro chão.
ANIMAÇÃO DE CELULAR
Cena 4. A luminária do poste é virada para fora do quadro, em direção ao leitor, emitindo luz. Som de movimento do poste, como de uma porta com dobradiças enferrujadas sendo aberta, com som de coruja voado ao fundo.
Cena 5. O poste foca sua luz sobre um edifício que está no centro do quadro. Do lado do prédio fica bem claro que existe uma lata de lixo.
Cena 6. Da lata de lixo surge um gato correndo furtivamente em direção ao primeiro plano. O poste se foca em um prédio ao lado esquerdo do anterior. Som de gato miando desesperadamente.
ANIMAÇÃO DE CELULAR
Cena 7. O poste foca sua luz no mesmo ponto onde antes estava o primeiro prédio e descobrimos que no mesmo local existe agora uma árvore.
Cena 8. A árvore sendo iluminada é mostrada cada vez mais de perto, e, com um movimento de câmera, chegamos mais perto da sua copa e galhos.
Cena 9. Esses mesmos fios vão formando a composição de textura inicial (Cena 1).
STORYBOARD ANIMAÇÃO DE WEB
Cena 1. É mostrada a avenida de uma metrópole movimentada ao pôr do Sol, com várias pessoas passando nas calçadas. A avenida está no centro do quadro e em perspectiva, em direção ao horizonte, num ângulo reto.
Cena 2. O Sol se põe, as últimas pessoas da rua estão indo embora.
Cena 3. Na avenida, em primeiro plano, é mostrado um personagem somente. Os prédios começam a tomar feições humanas.
ANIMAÇÃO DE WEB
Cena 4. Ao lado do personagem horrorizado, frente aos prédios mutantes, um prédio com feição fantasmagórica e grandes dentes afiados surge pra lhe assustar.
Cena 5. O prédio pega o personagem e o engole.
Cena 6. Dentro do prédio, o personagem passa por um transe e vai se transformando lentamente numa barata.
ANIMAÇÃO DE WEB
Cena 7. O personagem já transformado aparece dentro de um esgoto. O esgoto corre atrás dele; a luz que sai da tampa o atrai.
Cena 8. A barata voa para a rua pela tampa do esgoto.
Cena 9. A câmera foca na barata sobrevoando a cidade.
ANIMAÇÃO DE WEB
Cena 10. A cidade é mostrada de cima.
Cena 11. A barata sobrevoa a cidade.
Cena 12. Ângulos não vistos antes são revelados.
ANIMAÇÃO DE WEB
Cena 13. Algo chama a atenção da barata e ela pousa na base de uma árvore.
Cena 14. Começa a subir até seu topo.
Cena 15. Ela alcança a parte de cima.
ANIMAÇÃO DE WEB
Cena 16. Do alto da árvore uma ponte chama a sua atenção.
Cena 17. Ela começa a voar em direção à ponte.
Cena 18. Começa também a observar as colunas de sustentação.
ANIMAÇÃO DE WEB
Cena 19. Pousa na coluna de sustentação de cabeça para baixo.
Cena 20. Sua visão se distorce. O personagem acorda na rua como humano novamente, ao nascer do sol.
Processos e Linguagens Tecnológicas Utilizadas - Photoshop CS3 - Illustrator CS3 - Flash (Cs3 e Actionscript) - Corel Draw X3 - Acrobat Reader