Escola Bíblica De Obreiros - Pb. Robespierre Machado

  • Uploaded by: Robespierre Machado
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Escola Bíblica De Obreiros - Pb. Robespierre Machado as PDF for free.

More details

  • Words: 1,014
  • Pages: 3
Escola Bíblica de Obreiros Outono 2009

Igreja Batista Jirhé Valença/BA

“em tudo te dá por exemplo” Tt 2.7

O Senhor Deus, O Eterno, deu à sua igreja obreiros. Homens e mulheres vocacionados e capacitados pelo Espírito Santo para ministrarem na edificação e consolação da igreja como também no evangelismo ( Ef 4:11,12 ). Obreiro é a pessoa divinamente escolhida ( At 13:2 ) para servir à Deus na igreja. Requer-se do obreiro fidelidade, compromisso e ética no desempenho da sua função ( I Cor 4:1,2 ). AS CARTAS PASTORAIS Paulo, o apóstolo, preocupado com o bom desempenho ministerial dos seus cooperadores escreveu três cartas, I e II Timóteo e Tito, que, embora endereçadas inicialmente, a estes dois obreiros, foram, por orientação do Espírito Santo, preservadas para as igrejas de todas as épocas ( Rm 15:4 ) e para os obreiros de todas as gerações ( II Tm 2:2 ). Os principais conceitos doutrinais contidos nessas cartas e insistentemente repetidos pelo apóstolo, à Timóteo e Tito, são:

1) Aprendizado contínuo ( I Tm 4:13 ) 2) Ensino permanente ( Tt 2:1 ) 3) Organização e administração ( Tt 1:5 ) O cuidado de Paulo com a igreja levou-o ao contínuo treinamento dos novos vocacionados visando a continuidade do serviço do ministério nas gerações futuras com o mesmo padrão dos seus dias ( II Tm 1: 13 ). O obreiro deverá ser um homem dos livros. O homem de Deus, chamado para o ministério do evangelho, deverá por toda a sua vida dedicar-se ao estudo da palavra na mesma proporção em que exerce o ministério, isto é, não poderá descuidar-se do aprendizado bíblico espiritual. OBREIRO APROVADO Afinal o que vem a ser um obreiro aprovado. Como todas as coisas relacionadas ao Reino de Deus, a resposta será encontrada na própria Bíblia ( II Tm 2:15 ). Aqui, de forma clara e objetiva o assunto nos é ensinado. Examinemos cada palavra, cada frase, extraindo todas as lições que o Espírito Santo quer nos ensinar.

1) 2) 3) 4) 5)

Apresentar ( Disposição; Vontade para realizar; Prontidão ) Aprovado ( Sem erros; perfeito; de valor ) Integro ( Relacionado ao caráter; Honesto; Que se pode confiar ) Hábil ( Talento para realizar; Capacidade; Instruído ) Conhecimento ( da Palavra de Deus, suas doutrinas e ensinamentos )

O objetivo do homem de Deus é prosseguir para o alvo, para o prêmio da soberana vocação, procurando a perfeição, tendo-a como meta para a sua vida ministerial e pessoal ( Fp 3:1214 ). CONHECIMENTO Conhecer as Escrituras em profundidade e estudá-la sempre com zelo e dedicação é de importância fundamental na vida do obreiro. Para alcançar vitórias e exercer um ministério com maturidade, o estudo da palavra e a oração combinados com o jejuns e consagrações, ajudarão em muito o obreiro, não importando o nível de experiência ou tempo de ministério. O salmista numa importante e sublime declaração sobre o estudo permanente da palavra, afirmou possuir mais entendimento que os seus professores ( Sl 119: 99,100 ), porque meditava na palavra. EXERCENDO O MINISTÉRIO O obreiro de Deus vive sobre constantes pressões. Os cuidados pessoais com a família, a condução da igreja, as pelejas espirituais. É da sua alçada suprir o rebanho do Senhor com pastos verdejantes e águas límpidas da palavra de Deus.

Todas estas atividades podem em algum momento, produzir pressões que o imobilizem espiritualmente, se descuidar da palavra e da oração, não estabelecendo as prioridades do seu ministério ( At 6: 2-4 ). Examinemos detidamente alguns textos e suas particularidades, aplicando-as à nossa vida e ministério hoje.

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8)

Fidelidade ( I Tm 6: 20a ) Reavivar o Dom ( II Tm 1: 6 ) Fortificar-se na fé ( II Tm 2: 1 ) Abster-se dos negócios desta vida ( II Tm 2: 4 ) Sobriedade ( II Tm 4:5a ) Paciência ( II Tm 4:5b ) Diligência ( Tt 1: 5; II Tm 4:21 ) Companheirismo ( Tt 3:12; II Tm 4:9,11,13 )

Ao obreiro do Senhor cumpre ainda, no exercício do seu ministério, a manifestação na sua vida de qualidades essenciais e relacionadas à sua vocação. Vejamos:

1) Doutrinador ( I Tm 4:6 ) 2) Cuidadoso ( I Tm 4:16 ) 3) Vigilante ( I Tm 5:19,22 ) 4) Moderado ( I Tm 6:8,9 ) 5) Persistente ( I Tm 6:12 ) 6) Observar o padrão que aprendeu ( II Tm 1:13 ) 7) Treinar vocacionados ( II Tm 2: 2 ) 8) Pregador e exortador ( II Tm 4:2 ) 9) Apegado à palavra ( Tt 1: 9 ) 10) De palavras sãs ( Tt 2:1 ) 11) Criterioso ( Tt 2: 6 ) 12) Padrão dos fiéis ( Tt 2: 7 ) PADRÃO DOS FIÉIS O maior desafio da vida e ministério de todo homem de Deus é sem dúvida alguma se padrão para os fiéis. O dever de todo obreiro é tornar-se um modelo que confiadamente possa seguido ( Fp 3:17 ). Completar a carreira realizando todo propósito de Deus em nossa vida e ministério é o alvo maior a ser perseguido ( II Tm 4:7,8 ). CONCLUINDO Todos nós, membros e obreiros da igreja, que antes de serem obreiros são membros, compareceremos perante o tribunal de Cristo ( I Co 3:6-15; II Co 5:10). Jesus, cabeça e Senhor da igreja, anda no meio dos candeeiros, que são as igrejas, e as governa. ( Ap 1:20 ). Não podemos esquecer: o Reino de Deus é Teocrático, isto é, Deus governa diretamente constituindo homens que tenham o coração na obra ( Pv 27: 23; At 20: 28 ) e ouvidos atentos à voz do Espírito Santo ( At 13:2; Ap 2:7,11,17,29; 3:6,13,22 ) para o exercício do ministério. ____________________________________________________

Robespierre Machado presbítero, capelão , palestrante para obreiros, jovens, família/casais, professor de história da igreja, missiologia, evangelismo e EBD, radialista. E-Mail: [email protected] Blog: http://cartasdocaminho.blogspot.com RECOMENDAÇÕES AO OBREIRO, A SUA LEITURA DIÁRIA Josué 1.8 Jeremias cap. 23; Ezequiel cap. 34 I e II Timóteo; Tito; Neemias 8.1-8 Isaías 40.11; Números 11.12b João 21.15-17; At os 20.18-35; I Pedro 5. 1-4

Related Documents


More Documents from "ragusaka"

April 2020 4
June 2020 5
June 2020 1
April 2020 1
April 2020 1