A Oratória.pdf

  • Uploaded by: Football Plus Brazil
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View A Oratória.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 551
  • Pages: 3
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG UNIDADE ITUIUTABA Disciplina: Português Jurídico / 1° período/ Noturno Docente: Dra Leila Maria Franco

1.LINGUAGEM COMO INTERAÇAO Quando interagimos por meio da linguagem - quando nos propomos a jogar o jogo – temos sempre objetivos, fins a serem atingidos; há relações que desejamos estabelecer; efeitos que pretendemos causar; comportamentos que queremos ver desencadeados, isto é, pretendemos atuar sobre o outro de determinada maneira; obter dele determinadas reações. É por isso que se pode afirmar que o uso da linguagem é essencialmente argumentativo. Ainda de acordo com Dik (1989), a interação social por meio da linguagem é uma forma de atividade cooperativa estruturada. É atividade estruturada porque é regida por normas, regras e convenções (Argumentos de Competência Linguística). É atividade cooperativa por necessitar de dois (ou mais) participantes a fim de atingir seus objetivos.

As expressões linguísticas são os instrumentos usados por esses participantes durante a interação verbal e são, também, entidades estruturadas, regidas por regras e princípios que determinam sua construção.

Na Tradição do Discurso clássico – Grécia: o domínio da expressão verbal ( Oratória).

A arte de dominar a palavra: a eloquência, a gramática e a retórica. O manejo hábil das estratégias argumentativas com a finalidade de lograr a persuasão dos auditórios (retores, tribunos, aqueles que iam às praças públicas, aos foros inflamar multidões, alterar pontos de vista, mudar conceitos pré-formados).

→Ong (1998.p. 17): Retórica (tecne rhetorike - a arte do discurso: o ato de falar em público ou ORATÓRIA



Os gestos do orador, o tom e as inflexões de sua voz são puramente oratórios. Figuras de estilo como a metáfora (a capacidade de fazer presente imagens e emoções; dar visibilidade emocional aos argumentos), a hipérbole, a antítese são oratórias também por contribuírem para agradar ou comover, além disso, são argumentativas por tornarem um argumento mais contundente. Elementos da Oratória:

O marcador conversacional - elemento que auxilia no desenvolvimento interacional da atividade em pauta - serve para designar não só elementos verbais, mas também prosódico não-linguísticos que desempenham uma função interacional qualquer no oral. Podem ser produzidos tanto pelo emissor (aquele que edita (legislador) ou aquele que o diz (juízes) como pelo receptor (a quem se dirige o Direito). Marcadores verbais - elementos como: claro, certo, quer dizer, eu creio, então, daí, aí, etc. Marcadores prosódicos - abrangem os contornos entonacionais (ascendente, descendente, constante; as pausas (silenciosas ou preenchidas); o tom de voz, o ritmo, a velocidade, os alongamentos de vogais. Marcadores não-linguísticos ou paralinguísticos, como por exemplo, o riso, o olhar, a gesticulação, exercem também função fundamental na interação face a face, na medida em que estabelecem, mantêm e regulam o contato entre os participantes no contexto jurídico. Recursos prosódicos ou suprassegmentais - como as pausas e o tom de voz, são de natureza linguística, mas não apresentam caráter verbal. Damião e Henriques (2015) - o jurista deve levar em conta não só a composição ou o conteúdo a ser desenvolvido, mas também os auxiliares da expressão oral: o timbre da voz, a altura da emissão vocal, a postura, o jogo rítmico do corpo, dos braços, da fisionomia, a entonação da frase, ou seja, traços paralinguísticos que caracterizam o ato oratório. Alertam, ainda, que “a comunicação do corpo é operador funcional de suma importância como mediadora de ‘leituras’ interpretativas” (p.222).

Related Documents

A A A A A A A
October 2019 96
A A A A A A A
December 2019 91
A A A A A A A
November 2019 64

More Documents from ""

June 2020 0
June 2020 0
Doc1.docx
May 2020 6
Market Timing Chart
December 2019 31