Infecções Sexualmente Transmissíveis

  • Uploaded by: soniaalopesdm
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Infecções Sexualmente Transmissíveis as PDF for free.

More details

  • Words: 779
  • Pages: 12
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

INTRODUÇÃO Entendem-se por infecções sexualmente transmissíveis

as

doenças provocadas por bactérias, fungos e vírus e que se transmitem por contacto sexual íntimo, quando um dos parceiros se encontra infectado. Existem várias destas doenças, também conhecidas por doenças venéreas, sendo de salientar a Sífilis, o Herpes genital, a Hepatite B, a SIDA, a Candídiase e a Gonorreia.

 

SIDA O QUE É? A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” (as pessoas chamam-se seropositivas), ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa. Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro. A SIDA ainda não tem cura, sendo mesmo mortal.

SINTOMAS Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Estes pacientes não associam este mal-estar com a SIDA, pensam que se trata de um forte resfriado ou esgotamento. Se o inchaço dura 3 meses, quase podemos estar seguros que essa pessoa é portadora do vírus

PREVENÇÃO Como é óbvio, a única prevenção é não ter relações sexuais com portadores do vírus da SIDA. Como isto é impossível de se saber, na maioria dos casos - por vezes, nem o próprio portador sabe que a tem - a única prevenção possível é utilizar sempre o preservativo.

SÍFILIS

O QUE É? Esta doença é provocada pela bactéria Treponema Pallidum , que apesar de ser contagiosa e perigosa, é curável se for tratada a tempo. A Sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. O seu maior perigo é alcançar o sistema nervoso e o coração, o que pode levar à morte. A bactéria da sífilis, para sobreviver ,precisa de um ambiente quente e húmido.

SINTOMAS Inicia-se 3 semanas após o contágio, no local da infecção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma úlcera indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas de mal-estar, fadiga, dores de cabeça e nos ossos. Até esta altura a doença é muito contagiosa, mas curável.

FORMAS DE CONTÁGIO Quase exclusivamente por contacto sexual. Um simples beijo em qualquer zona que tenha uma pequena ferida, é arriscado. Não há contágio através dos sanitários, toalhas e outros objectos.

PREVENÇÃO O preservativo é muito eficaz e a mulher pode aplicar irrigações vaginais com líquidos desinfectantes suaves. Fazer análises antes do casamento e durante a gravidez.

HEPATITE B

  

O QUE É? É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado, sendo o sangue o principal meio de transmissão e depois a saliva. Se não for tratada, pode provocar a morte. O vírus sobrevive durante bastante tempo e resiste a alguns desinfectantes.

SINTOMAS A princípio é parecido com a gripe, sintomas de náuseas, vómitos, diarreias, cansaço, falta de apetite, surgimento de icterícia, alteração da cor das fezes e da urina

FORMAS DE CONTÁGIO Transmissão ao feto pela mãe, através do sémen e secreções vaginais, suor, lágrimas e saliva.

PREVENÇÃO É possível prevenir esta doença através da vacinação

CONCLUSÃO Como se pode constatar pelo estudo realizado , existem várias DST perigosas (e estas são apenas as mais conhecidas), portanto o perigo é muito. Devemos assim reflectir sobre que tipo de atitude devemos adoptar em relação às DST. O preservativo é o único método contraceptivo que pode realmente impedir a passagem e a infecção de uma DST durante as relações sexuais. Só a SIDA matou 20 milhões de pessoas nos últimos 20 anos. Calcula-se que 45 milhões estejam infectadas e que mais de 3 milhões morrem agora todos os anos devido a esta doença. Também a hepatite B regista a cada ano 300 000 novos casos e 4000 mortes só nos EUA.

As DST são um mal que aflige a humanidade há séculos mas estão agora a tornar-se numa das maiores pragas do século XX e XXI e devem ser levadas muito a sério: a diferença entre um seropositivo e um seronegativo pode estar muitas vezes numa simples decisão sensata de sexo seguro. Essa decisão terá reflexo na vida dessa pessoa durante vários anos, fazendo a diferença entre uma pessoa saudável com mais 40 ou 50 anos de vida pela frente ou entre uma pessoa adoentada com 10 ou 15 anos de vida decadente física e psicologicamente para o seropositivo. Deixamos, então aqui o nosso apelo_ pratiquem sexo seguro _ evitem ao máximo o contágio. Esse pode ser um passo decisivo na vossa vida e fará toda a diferença.

Related Documents


More Documents from ""

May 2020 8
May 2020 8
Chipre
June 2020 9
Eslovenia Slv
June 2020 4
Malta
June 2020 18
Irlanda
June 2020 12