FUNÇÕES SINTÁTICAS FUNÇÕES SINTÁTICAS AO NÍVEL DA FRASE As funções sintáticas que têm lugar ao nível da frase são as seguintes: sujeito, predicado, modificador da frase e vocativo. Sujeito – função sintática desempenhada por um grupo nominal ou oração. O sujeito concorda com o verbo da frase e pode ser substituído por um pronome pessoal (eu, tu, ele, ela…). TIPOS DE SUJEITO
SUJEITO
Simples – constituído por um grupo nominal ou uma oração.
EX: Nevar é típico do inverno. Ela escreve bem. Quem viu o filme gostou.
Composto – constituído por dois ou mais grupos nominais ou orações coordenadas pela conjunção copulativa “e”.
EX: A Inês e o José são primos. Quem leu o livro e viu o filme ficou desiludido.
Nulo – não está expresso o sujeito, mas, pelo contexto, sabe-se quem pratica a ação.
- subentendido –não está expresso o sujeito, mas pelo contexto, sabe-se quem pratica a ação. EX: Adormeceram cedo. Procuro alguém para participar num concurso. - indeterminado - não se sabe quem pratica a ação. EX: Conta-se que era uma princesa. Dizem que os jornais são interessantes. Trabalha-se bem aqui. - expletivo – ocorre com verbos impessoais. EX: Parece que o exame correu mal. Choveu muito. Faz hoje cinco anos que te conheci. Há alunos muito empenhados.
É a função sintática desempenhada pelo grupo verbal. O predicado pode ser constituído, exclusivamente, pelo verbo ou verbo e pelos seus complementos e/ou modificadores. NOTA: O predicado é constituído pelo verbo e pelos constituintes dele dependentes:
PREDICADO . complemento direto; . complemento indireto; . complemento oblíquo; . predicativo do sujeito; . complemento agente da passiva. EX: O filho escreveu uma carta à mãe. Fiquei comovido com o teu gesto. A aluna não ganhou a bolsa, infelizmente.
VOCATIVO
O vocativo é a função sintática que identifica o interlocutor e que ocorre frequentemente em frases imperativas, exclamativas e interrogativas. Surge, geralmente, no início da frase, isolando-se dos restantes elementos pela vírgula.
EX: Maria, faz-me um favor. Já te disse, filho, para estudares! Vais amanhã ao cinema, Júlio? MODIFICADOR de frase
Modificador de frase: Função sintática desempenhada por elementos da frase (grupos adverbiais, preposicionais ou orações que enriquecem o sentido da frase) não exigidos por nenhum dos seus constituintes. São grupos móveis na frase e por isso mesmo podem ser eliminados sem alterar o seu sentido.
Ex: Felizmente, não perdi o autocarro. Cientificamente, o João é muito competente. Eu fiquei contente, quando tu chegaste a casa.
FUNÇÕES SINTÁTICAS INTERNAS DO GRUPO VERBAL As funções sintáticas que têm lugar no interior do grupo verbal são as seguintes: complemento (direto, indireto, oblíquo e agente da passiva). São elementos constituintes obrigatórios que fazem parte integrante do predicado. Complemento direto - função sintática desempenhada por um grupo nominal ou por uma oração selecionada pelo verbo e que podem ser substituídos pelos pronomes pessoais (-o; -a; -os, -as) ou pelo pronome demonstrativo (-o). COMPLEMENTOS(é o elemento que está diretamente ligado a um verbo transitivo direto) VERBAIS EX: Ontem vi um ET. Ele rasgou a carta. / Ele rasgou-a. A Maria confessou que se perdeu. / A Maria confessou-o. Complemento indireto – função sintática desempenhada por um grupo preposicional exigido pelo verbo e que pode ser substituído pelo pronome pessoal ( -lhe; -lhes). EX: O Pedro telefonou à mãe. / O Pedro telefonou-lhe. A Sofia deu uma prenda à prima. /A Sofia deu-lhe uma prenda. Complemento oblíquo – Função sintática desempenhada por um grupo preposicional ou por um grupo adverbial que não pode ser substituído pelos pronomes pessoais (lhe; -lhes/ -o; -a; -os, -as). (Trata-se de um grupo de palavras essencial ao verbo, pelo que não pode ser eliminada da frase). EX: O João vai à Madeira. / O João vai-lhe – (ERRADO) O João gosta de bolos. / O João gosta-lhes. – (ERRADO) A Joana vive em Coimbra. / A Joana vive-a. – (ERRADO)
Complemento agente da passiva- função sintática desempenhada por um grupo preposicional introduzido pela preposição (-por), numa frase passiva. O complemento agente da passiva corresponde ao sujeito numa frase ativa. EX: A maçã foi comida pelo João. (voz passiva) O João comeu uma maçã. (voz ativa).
Predicativo do sujeito – função sintática desempenhada por um grupo nominal, adjetival, adverbial ou preposicional selecionado por um verbo copulativo (ser, estar, ficar, continuar, permanecer e parecer). PREDICATIVO EX: O João é médico. As meninas ficaram felizes. Os alunos estão na sala de aula. A minha casa fica aqui. A boneca de papelão era dele.
Modificador do grupo verbal- Função sintática desempenhada por elementos da frase não exigidos pelo verbo. Trata-se de um grupo de palavras que não é essencial ao verbo para que este complete o seu sentido, pelo que pode ser omitido da frase. MODIFICADOR Os modificadores do grupo verbal podem ser grupos adverbiais, preposicionais e orações. Podem também ter valores de (modo, lugar, tempo…). EX: Joaquim rezou alto. (valor de modo); Ali brincava alegremente nos tempos de infância. (valor de modo); O João está em casa desde ontem. (valor temporal); A bailarina mexia diariamente os braços e as pernas. (valor temporal); A Maria gosta de estudar em casa. (valor de lugar); O rapaz sentou-se ali. (valor de lugar).