Química
Prof. Bruno Rafael Fernandes
A química está em toda parte É responsável pelo estudo dos fenômenos químicos e das propriedades da matéria. A química está muito ligada ao nosso dia a dia. Nos alimentos, medicamentos, construções, nas plantas, no vestuário, nos combustíveis. Tudo o que existe no universo é formado por química. No nosso organismo também há diversas transformações químicas. Logo, a química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
Afinal, o que é matéria?
Chamamos de matéria tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. A madeira, o ferro e o vidro são exemplos de matéria.
Os químicos separam os componentes dos materiais, estudam suas propriedades como cor, cheiro, dureza, forma, consistência, o que ocorrerá se o colocarmos em contato com outros materiais e para qual finalidade eles podem ser usados. Duas propriedades definem a matéria: Massa - quantidade de matéria de que é constituído um corpo. E volume – é a medida do espaço ocupado por um corpo.
Matéria
A matéria não pode ser criada, nem destruída, apenas transformada
Uma porção delimitada de matéria recebe o nome de corpo. Quando um corpo é usado como utensílio ou ferramenta pelo homem temos um objeto. Molécula é a menor porção de uma substância pura que conserva as propriedades e a composição da substância. Apesar de minúsculas as moléculas são constituídas por partículas ainda menores, denominadas átomos.
Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja sólida (como pedra), líquida (como a água da torneira) e em vapor, como a água invisível que sai do nariz durante a respiração. Não é fácil definir energia, é mais fácil perceber sua existência. Por isso, a matéria mais simples de descrever a energia é dizendo o que ela faz. As principais coisas que a energia faz são: * realizar trabalho - uma força capaz tanto de movimentar a matéria bruta ou como fazer a vida acontecer; * produzir calor - fazendo as coisas se derreteram, ficarem quentes, ferverem ou se evaporarem.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA A matéria pode ser encontrada em três estados físicos SÓLIDO
Possui forma e volume fixos
LÍQUIDO
GASOSO
Possui forma variável e
Possui forma e volume
volume fixo
variáveis
Dois fatores podem alterar o estado físico da matéria: Temperatura e pressão
Atração entre as partículas da matéria: Comportamento das partículas no ESTADO SÓLIDO: tem pouca liberdade de movimento
Comportamento das partículas no ESTADO LÍQUIDO: estão mais livres
Atração entre as partículas da matéria: Comportamento das partículas no
ESTADO GASOSO: deslocam-se livremente
Nos corpos sólidos: As partículas estão bem próximas umas das outras; Existe uma força de atração de grande intensidade entre elas; Elas tem movimentos apenas vibratórios; Ocupam, em geral, uma disposição regular, o que faz com que os sólidos apresentem uma estrutura bem organizada. Essas quatro características relacionadas determinam que os sólidos tenham FORMA e VOLUME bem definidos.
Nos corpos líquidos: As partículas ficam mais distantes umas das outras do que nos corpos sólidos; Entre elas existe uma força de atração de pequena intensidade;
Além da vibração, elas tem movimentos mais livres que nos corpos sólidos; Não ocupam disposição muito regular, já que o movimento é mais livre,o que faz com que os líquidos não apresentem uma estrutura muito organizada.
Essas quatro características relacionadas determinam que os líquidos
não tenham VOLUME bem definidos e FORMA variada.
Nos corpos em estado gasoso: As partículas estão bem afastadas umas das outras; Entre elas quase não existe uma força de atração; Além da vibração, elas tem movimentos bastante desorganizados e aleatórios; Não ocupam posição regular, já que o movimento é aleatório: isso faz com que os gases apresentem uma estrutura desorganizada.
Essas quatro características determinam que os gases não tenham FORMA nem VOLUME definidos.
VAPORIZAÇÃO
EVAPORAÇÃO (AÇÃO DA NATUREZA)
PASSAGEM ESPONTÂNEA E LENTA
EBULIÇÃO
PASSAGEM FORÇADA (FERVE E ATINGE 100ºC)
CALEFAÇÃO PASSAGEM BRUSCA E ULTRA RÁPIDA (INSTANTÂNEA)
PROPRIEDADES DA MATÉRIA As propriedades da matéria que podem ser observadas em um corpo podem ser classificadas em: Gerais e Específicas ( organolépticas e funcionais)
Propriedades Gerais da Matéria * São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito. Massa Divisibilidade
Inércia
Elasticidade
Impenetrabilidade Indestrutibilidade
Extensão
Compressibilidade
MASSA
Corresponde à quantidade de matéria que forma um corpo. Para medirmos a massa, utilizamos, como unidade de medida principal, o quilograma.
INÉRCIA Propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo.
ELASTICIDADE É a propriedade que um corpo tem de voltar a sua forma inicial, cessada a força a que estava submetido.
EXTENSÃO É a propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço, ou seja, toda matéria ocupa um lugar no espaço, o que corresponde ao seu volume.
DIVISIBILIDADE Propriedade que a matéria tem se reduzir-se em partículas extremamente pequenas.
IMPENETRABILIDADE É a propriedade que os corpos têm de não ocuparem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
COMPRESSIBILIDADE Propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida a determinada pressão.
INDESTRUTIBILIDADE É a propriedade que a matéria tem de não poder ser criada nem destruída, apenas transformada.
PROPRIEDADES ESPECÍFICAS São próprias para cada tipo de matéria, diferenciando-as umas das outras. Podem ser classificadas em organolépticas, físicas e químicas. As propriedades organolépticas podem ser percebidas pelos órgãos dos sentidos (olhos, nariz, língua). São elas: cor, brilho, odor e sabor. As propriedades físicas são: ponto de fusão e ponto de ebulição, solidificação, liquefação, calor específico, densidade absoluta, propriedades magnéticas, maleabilidade, ductibilidade, dureza e tenacidade.
Brilho: É a propriedade que faz com que os corpos reflitam a luz de modo diferente.
Dureza: É definida pela resistência que a superfície oferece quando riscada por outro material. A substância mais dura que se conhece é o diamante, usado para cortar e riscar materiais como o vidro.
Maleabilidade: Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não-maleáveis. Característica dos metais
Ductilidade: Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.
Tenacidade – é a resistência que os materiais oferecem ao choque mecânico, ou seja, ao impacto. Resiste ao forte impacto sem se quebrar.
Densidade: é também chamada de massa específica de uma substância, pela razão (d) entre a massa dessa substância e o volume por ela ocupado.
Magnetismo: Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas.: Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas.
Ponto de fusão: Temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido. Ponto de ebulição: Temperatura na qual uma substância passa do estado líquido para o gasoso.
Solubilidade: Quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido no solvente.