Química: Prof. Bruno Rafael Fernandes

  • Uploaded by: Bruno Raffael
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Química: Prof. Bruno Rafael Fernandes as PDF for free.

More details

  • Words: 1,165
  • Pages: 31
Química

Prof. Bruno Rafael Fernandes

A química está em toda parte É responsável pelo estudo dos fenômenos químicos e das propriedades da matéria. A química está muito ligada ao nosso dia a dia. Nos alimentos, medicamentos, construções, nas plantas, no vestuário, nos combustíveis. Tudo o que existe no universo é formado por química. No nosso organismo também há diversas transformações químicas. Logo, a química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

Afinal, o que é matéria?

Chamamos de matéria tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. A madeira, o ferro e o vidro são exemplos de matéria.

Os químicos separam os componentes dos materiais, estudam suas propriedades como cor, cheiro, dureza, forma, consistência, o que ocorrerá se o colocarmos em contato com outros materiais e para qual finalidade eles podem ser usados. Duas propriedades definem a matéria: Massa - quantidade de matéria de que é constituído um corpo. E volume – é a medida do espaço ocupado por um corpo.

Matéria

A matéria não pode ser criada, nem destruída, apenas transformada

Uma porção delimitada de matéria recebe o nome de corpo. Quando um corpo é usado como utensílio ou ferramenta pelo homem temos um objeto. Molécula é a menor porção de uma substância pura que conserva as propriedades e a composição da substância. Apesar de minúsculas as moléculas são constituídas por partículas ainda menores, denominadas átomos.

Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja sólida (como pedra), líquida (como a água da torneira) e em vapor, como a água invisível que sai do nariz durante a respiração. Não é fácil definir energia, é mais fácil perceber sua existência. Por isso, a matéria mais simples de descrever a energia é dizendo o que ela faz. As principais coisas que a energia faz são: * realizar trabalho - uma força capaz tanto de movimentar a matéria bruta ou como fazer a vida acontecer; * produzir calor - fazendo as coisas se derreteram, ficarem quentes, ferverem ou se evaporarem.

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA A matéria pode ser encontrada em três estados físicos SÓLIDO

Possui forma e volume fixos

LÍQUIDO

GASOSO

Possui forma variável e

Possui forma e volume

volume fixo

variáveis

Dois fatores podem alterar o estado físico da matéria: Temperatura e pressão

Atração entre as partículas da matéria: Comportamento das partículas no ESTADO SÓLIDO: tem pouca liberdade de movimento

Comportamento das partículas no ESTADO LÍQUIDO: estão mais livres

Atração entre as partículas da matéria: Comportamento das partículas no

ESTADO GASOSO: deslocam-se livremente

Nos corpos sólidos: As partículas estão bem próximas umas das outras; Existe uma força de atração de grande intensidade entre elas; Elas tem movimentos apenas vibratórios; Ocupam, em geral, uma disposição regular, o que faz com que os sólidos apresentem uma estrutura bem organizada. Essas quatro características relacionadas determinam que os sólidos tenham FORMA e VOLUME bem definidos.

Nos corpos líquidos: As partículas ficam mais distantes umas das outras do que nos corpos sólidos; Entre elas existe uma força de atração de pequena intensidade;

Além da vibração, elas tem movimentos mais livres que nos corpos sólidos; Não ocupam disposição muito regular, já que o movimento é mais livre,o que faz com que os líquidos não apresentem uma estrutura muito organizada.

Essas quatro características relacionadas determinam que os líquidos

não tenham VOLUME bem definidos e FORMA variada.

Nos corpos em estado gasoso: As partículas estão bem afastadas umas das outras; Entre elas quase não existe uma força de atração; Além da vibração, elas tem movimentos bastante desorganizados e aleatórios; Não ocupam posição regular, já que o movimento é aleatório: isso faz com que os gases apresentem uma estrutura desorganizada.

Essas quatro características determinam que os gases não tenham FORMA nem VOLUME definidos.

VAPORIZAÇÃO 

EVAPORAÇÃO (AÇÃO DA NATUREZA)

PASSAGEM ESPONTÂNEA E LENTA



EBULIÇÃO

PASSAGEM FORÇADA (FERVE E ATINGE 100ºC)



CALEFAÇÃO PASSAGEM BRUSCA E ULTRA RÁPIDA (INSTANTÂNEA)

PROPRIEDADES DA MATÉRIA As propriedades da matéria que podem ser observadas em um corpo podem ser classificadas em: Gerais e Específicas ( organolépticas e funcionais)

Propriedades Gerais da Matéria * São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito. Massa Divisibilidade

Inércia

Elasticidade

Impenetrabilidade Indestrutibilidade

Extensão

Compressibilidade

MASSA

Corresponde à quantidade de matéria que forma um corpo. Para medirmos a massa, utilizamos, como unidade de medida principal, o quilograma.

INÉRCIA Propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo.

ELASTICIDADE É a propriedade que um corpo tem de voltar a sua forma inicial, cessada a força a que estava submetido.

EXTENSÃO É a propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço, ou seja, toda matéria ocupa um lugar no espaço, o que corresponde ao seu volume.

DIVISIBILIDADE Propriedade que a matéria tem se reduzir-se em partículas extremamente pequenas.

IMPENETRABILIDADE É a propriedade que os corpos têm de não ocuparem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

COMPRESSIBILIDADE Propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida a determinada pressão.

INDESTRUTIBILIDADE É a propriedade que a matéria tem de não poder ser criada nem destruída, apenas transformada.

PROPRIEDADES ESPECÍFICAS São próprias para cada tipo de matéria, diferenciando-as umas das outras. Podem ser classificadas em organolépticas, físicas e químicas. As propriedades organolépticas podem ser percebidas pelos órgãos dos sentidos (olhos, nariz, língua). São elas: cor, brilho, odor e sabor. As propriedades físicas são: ponto de fusão e ponto de ebulição, solidificação, liquefação, calor específico, densidade absoluta, propriedades magnéticas, maleabilidade, ductibilidade, dureza e tenacidade.

Brilho: É a propriedade que faz com que os corpos reflitam a luz de modo diferente.

Dureza: É definida pela resistência que a superfície oferece quando riscada por outro material. A substância mais dura que se conhece é o diamante, usado para cortar e riscar materiais como o vidro.

Maleabilidade: Propriedade que permite à matéria ser moldada. Existem materiais maleáveis e não-maleáveis. Característica dos metais

Ductilidade: Propriedade que permite transformar materiais em fios. Um exemplo é o cobre, usado em forma de fios em instalações elétricas e o ferro na fabricação de arames.

Tenacidade – é a resistência que os materiais oferecem ao choque mecânico, ou seja, ao impacto. Resiste ao forte impacto sem se quebrar.

Densidade: é também chamada de massa específica de uma substância, pela razão (d) entre a massa dessa substância e o volume por ela ocupado.

Magnetismo: Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas.: Algumas substâncias têm a propriedade de serem atraídas por ímãs, são as substâncias magnéticas.

Ponto de fusão: Temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido. Ponto de ebulição: Temperatura na qual uma substância passa do estado líquido para o gasoso.

Solubilidade: Quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido no solvente.

Related Documents

Qumica 1
June 2020 26
Filipa Fernandes
May 2020 14
Rafael
November 2019 47
Rafael
May 2020 41
Rafael
December 2019 57
Qumica Organica
May 2020 32

More Documents from "euaa_9201"

June 2020 1
Lecture4.pdf
April 2020 9
Lecture3.pdf
April 2020 6
How_to_referee.pdf
April 2020 5
May 2020 17