Aulão Upe - Filosofia E Sociologia

  • Uploaded by: ribeiro2412
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aulão Upe - Filosofia E Sociologia as PDF for free.

More details

  • Words: 452
  • Pages: 12
Prof. Francisco Cavalcanti www.o-hermeneuta.blogspot.com

Os processos sociais são as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns com os outros, a forma pela qual os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais.

A cooperação é a forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntas para um mesmo fim. A cooperação pode ser: 1. Cooperação direta – Compreende as atividades que as pessoas realizam juntas. 2. Cooperação indireta – É aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente umas das outras.

 “É

a forma de interação que implica luta por objetivos escassos; essa interação é regulada por normas, pode ser direta ou indireta, pessoal ou impessoal, e tende a excluir o uso da força.”

Quando a competição assume características de elevada tensão social, sobrevém o conflito. Exemplos: Combates na Colômbia entre tropas do governo e guerrilheiros ou narcotraficantes; ocupações de fazendas pelo MST; conflitos entre israelenses e palestinos no Oriente Médio, etc.

Contraste entre competição e conflito Competição

Conflito

A competição pode tomar a forma de luta pela existência.

O conflito pode tomar a forma de rivalidade, disputa, revolta, revolução, litígio e guerra.

A competição pode se transformar em conflito. A competição pode ser consciente ou inconsciente.

O conflito é sempre consciente, ou seja, os adversários sabem que estão em conflito.

A competição é impessoal, e não envolve violência.

O conflito é pessoal, ou emocional, e geralmente implicar violência.

A competição é contínua.

O conflito não pode durar permanentemente com o mesmo nível de tensão.



O conflito pode levar ainda a outra forma extrema de violência: o terrorismo, resultado na maioria das vezes do extremismo político ou religioso (neste caso, chamado de fundamentalismo).



Enquanto todas as formas de conflito, inclusive as guerras, levam a uma solução, seja pelos processos de acomodação, seja pela assimilação, o mesmo não ocorre com o terrorismo. Incapaz de impor-se pela ação política ou pela força das idéias, ele procura destruir o adversário sem medir as consequências.

A acomodação é o processo social pelo qual o indivíduo ou o grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas. Trata-se, de uma solução superficial do conflito, pois este continua latente, isto é, pode voltar a se manifestar.





A assimilação é a solução definitiva e mais ou menos pacífica do conflito. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes.



A assimilação se dá por mecanismos de imitação, exigindo um certo tempo para se completar. É um processo longo e complexo.



O aspecto importante da assimilação é que ela implica uma transformação da personalidade; determinando uma nova forma de pensar, sentir e agir

Related Documents

Upe
May 2020 2
Resumo Upe
June 2020 2
O Que E Sociologia
December 2019 40
Sociologia
November 2019 38

More Documents from ""

April 2020 0
May 2020 0
June 2020 0
June 2020 0
Heraclito_parmenides
June 2020 2