Graduação em História Professor: Roberto Moll Email:
[email protected] Semestre: 2019-1
SÍNTESE DO TEXTO1 Estudante: Igor Oliveira de Souza Referência do texto: LIMONCIC, Flávio. “As relações de trabalho nos Estados Unidos antes do New Deal” In:______. Os Inventores do New Deal: Estado e sindicatos no combate à Grande Depressão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 41-90. 1. Qual é o objeto do texto? Como o título do capítulo sugere, o objeto de estudo de Limoncic neste trecho do livro são as relações de trabalho nos EUA nas décadas finais do século XIX e início dos XX. No capítulo ele irá tratar principalmente das relações entre Estado, Justiça e as corporações e o trabalhador e sua organização em torno dos sindicatos. 2. Qual é o argumento principal do texto? Creio que o argumento principal do capítulo gira em torno do papel que os sindicatos e os intelectuais tiveram no desenvolvimento de uma visão progressista sobre a economia-política dos EUA no século XX a partir da substituição de palavras de ordem marxistas por palavras de ordem que remontavam os conceitos de liberdade dos pais fundadores da América (LIMONCIC, 2009, p.49). Neste caso, as reinvindicações dos sindicatos e dos trabalhadores parecem não buscar um rompimento completo do capitalismo, mas sim, ao lado das produções intelectuais, buscavam designar novos papeis para o Estado nas relações de trabalho como uma instituição reguladora (2009, p.88). 3. Quais são os elementos utilizados (argumentos secundários) pelo (a) autor(a) para sustentar seu argumento principal? Segundo Limoncic (2009, p.54), “... o excepcional na experiência histórica dos Estados Unidos (...) face às europeias, parece não ter sido a natureza conservadora de seu movimento operário, mas as instituições estatais americanas, assim como a forma como o Estado e os sindicatos interagiram.” Assim, o século XX foi o período em que o poder judiciário teria iniciado a desarticulação do 1
Substitua as suas respostas pelas instruções em cada questão. Essa atividade não deverá ultrapassar três páginas.
1
Graduação em História Professor: Roberto Moll Email:
[email protected] Semestre: 2019-1
movimento operário e alguns, como a AFL, assumiriam uma posição mais moderada. Limoncic demonstra como então os conflitos gerados entre o poder judiciário e os movimentos sindicais proporcionaram, ao lado das desigualdades e má distribuição de renda, uma mudança no pensamento político-econômico criticando o pensamento liberal clássico e a “cultura legal vitoriana” (2009, p.75).
4. De que forma o texto está estruturado? O texto é dividido em subcapítulos que guia mais ou menos a linha de pensamento do autor: primeiro ele analisa a historiografia sobre o período e sobre as relações de trabalho detalhando bem a mudança nos estudos na década de 60; em um segundo momento ele trata propriamente das relações de trabalho e dos sindicatos com o poder judiciário norte-americano; por último, um subcapítulo trata da formação do pensamento progressista, criticas a estrutura política liberal clássica e o papel do estado como mediador das relações de trabalho. Respectivamente os subcapítulos são: A Nova história Americana do Trabalho; O Poder Judiciário e o Movimento Sindical no Século XIX; O Movimento Progressista e os Sindicatos. 5. O(a) autor(a) cita obras de outros(as) autores(as) (fontes secundárias) no texto? Qual é a função dessas obras no texto? As obras estão referenciadas? As obras de outros autores, isto é, as fontes secundárias, são citadas em notas de rodapé apenas, possuem a referência completa e o objetivo de corroborarem com o que o autor expõe no texto. Dessa forma o autor dá uma base científica a suas informações citando trabalhos que se debruçaram sobre dos quais este consultou previamente à escrita. 6. O(a) autor(a) cita fontes primárias no decorrer do texto? Se sim, quais? Se não, por quê? Limoncic cita fontes primárias ao longo do texto, principalmente fazendo o uso de citações diretas de importantes lideranças sindicais e de autores progressistas que escreveram ao longo dos finais do XIX ao início dos XX. Alguns exemplos são Hebert Croly (Intelectual progressista) e Eugene Debs (fundador do PSA), William Haywood (principal liderança do IWW) entre outros. Outra fonte citada são atos judiciais contra os sindicatos e programas partidários (um exemplo é do próprio PSA). 7. Escreva um pequeno parágrafo (no mínimo, 10 linhas) resumindo o texto. 2
Graduação em História Professor: Roberto Moll Email:
[email protected] Semestre: 2019-1
Limoncic perpassa pela a história das relações entre os sindicatos, as grandes corporações e o estado norte americano através de suas instituições judiciárias demonstrando algumas mudanças nestas relações. O autor destaca o desenvolvimento das organizações de trabalhadores no século XIX e as mudanças e alterações em seus programas com o início da intensa repressão do poder judiciário norte americano no século XX, sindicatos estes que incorporavam os valores republicanos da independência em seus programas. As reinvindicações operárias viam os conceitos de liberdade americanas como contrastantes com o capitalismo caótico das ultimas décadas do XIX e, em muitos casos assumiam uma posição diferente do anticapitalismo europeu. No século XX, em virtude de desigualdades e concentração de renda tanto o Estado quanto intelectuais, ao lado dos sindicatos, começaram a articular uma mudança na política desenvolvendo um novo papel para o governo como mediador das relações de trabalho. 8. Elabore uma questão sobre o texto para discussão em sala. Uma questão que tive durante a leitura é se Limoncic não acaba se tornando um excepcionalista com seu texto no trecho em que diz “... o excepcional na experiência histórica dos Estados Unidos (...) face às europeias, parece não ter sido a natureza conservadora de seu movimento operário, mas as instituições estatais americanas, assim como a forma como o Estado e os sindicatos interagiram.” (2009, p. 54). No ultimo subcapítulo o autor trata o desenvolvimento do pensamento progressista também como uma excepcionalidade norte-americana, o que é contrário ao que Bender demonstra (2011). Outra dúvida que ficou na minha cabeça é se para Limoncic a AFL era conservadora.
9. Como você avalia o texto? O texto é interessante e não possui um linguajar difícil, ainda assim achei vaga as intenções do autor e sua argumentação durante o capítulo, tampouco consegui identificar argumentações explicitas durante o texto o que foi ainda mais difícil sem uma noção de sua argumentação principal. O texto dialoga bastante com leituras anteriores sobre o progressismo nos EUA de Thomas Bender (2011).
3