GUIA DE APRENDIZAGEM- 2019 PROFESSOR: Rosana Coutinho Zehenter
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 6º ano A e B
1º SEMESTRE
1- JUSTIFICATIVA DO CONTEÚDO DO SEMESTRE: - Os conteúdo do Primeiro Semestre haverá alterações e novas orientações de acordo com o novo Currículo Paulista da BNCC . A Pré-história sempre foi um tema bastante instigante para nós, pois o Homem vem buscando conhecimentos científicos para varias respostas sobre a nossa origem portanto se faz necessário refletir a respeito do surgimento do homem na Terra. É fundamental compreender os Sistemas Sociais e Culturais de notação de Tempo ao Longo da História. As Linguagens das Fontes históricas e desenvolver a capacidade de argumentação, expressão oral e escrita. MONITORAMENTO 2 - OBJETIVOS:
Diagnosticar por meio de instrumento das Sequencia Didáticas, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata. Fazer com que o aluno compreenda a formação e construção da sociedade por meio dos sistemas sociais de notação do tempo ao longo da História Ressaltar as diferentes linguagens das fontes históricas, a vida na Pré-história e a escrita.
3- TEMÁTICA- CONTEÚDOS
4 - HABILIDADES
1º Bimestre Temática 0 1 – Introdução ao estudo de História - O tempo e a História – O Trabalho do Historiador página 18 a 32
AAP- A Avaliação da Aprendizagem em Processo visa proporcionar intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do estudante no mesmo semestre letivo.
Instrumentos para medir o tempo
- Conhecer o conceito "Pré-história" e sua diferenciação de "História". - Destacar o uso da cronologia e as divisões e marcos históricos utilizados na contagem do tempo (idade, século, antes de Cristo/depois de Cristo). - Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade,
Sistemas sociais e culturais de notação de tempo; passado, presente e futuro.
CUMPRIDO
NÃO CUMPRIDO
1
Possibilitar desenvolver a criatividade e conhecer as diferentes culturas.
Conhecer linguagens das fontes históricas: documentos escritos, mapas, imagens e entrevistas necessidade de diferentes povos, ao longo da história, marcarem o tempo considerando os ritmos da natureza.
estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade. Temática - As linguagens das fontes históricas – As origens do ser humano- O Neolítico e a Revolução Agrícola- páginas 33 a 48- Documentos escritos, mapas, imagens entrevistas, vestígios, fontes históricas , documentos, PaleolíticoNeolítico- Revolução agrícola,surgimento do comercio e das cidades.
-Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada. --reconhecer acontecimentos no tempo tendo como referência a anterioridade e a posteridade - reconhecer diferentes formas de marcação de tempo.
Conhecer e comparar estimular os alunos a participar do processo de produção e aquisição do conhecimento histórico. Interagir com seu dia a dia e avaliar as influências históricas sociais e culturais que condicionam as formas de convivência coletiva.
Temática – O povoamento da America e a escrita
Levar o aluno à conhecer as transformações e mudanças temporais encaminhar reflexões sobre os diversos materiais que a humanidade utilizou para
Temática - Os suportes e os instrumentos da escrita. Os -mais - Selecionar, organizar, relacionar e antigos habitantes do Brasilinterpretar dados de um texto. pagina 682- - Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas
O surgimento do comércio e das cidades página 51-58 0 Povoamento da América - A origem do comercio, A vida nas cidades, descoberta do uso dos metais, nascimento do Estado e da escrita.
-Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados de um texto. -Compreender a importância da cidade para o estabelecimento e a organização das instituições sociais ao longo da história.
2
fazer seus escritos e que são chamados de suportes da escrita.
Temática -Mesopotâmia, China,3e Índia- Página – 68 a 74História da escrita e seus diferentes suportes ao longo do 4tempo. O Povoamento da America Povos ameríndios, nomadismo, os mais antigos habitantes do Brasil.
construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão da importância do Rio Nilo para o Egito Antigo. Há 25 séculos, afirmava-se que o “Egito é uma dádiva do Nilo”, para registrar o fato de que, se não fossem as cheias nessa região desértica, não haveria áreas férteis.
2º bimestre 1. - Relacionar informações, representadas Temática Mesopotâmia, China, em diferentes formas. 2. e Índia- 78-84 A vida na 3. - Reconhecer conteúdos disponíveis em Mesopotâmia. situações concretas para construir argumentação consistente. Terra entre rios 56- - Desenvolver o espírito investigativo e a Os sumérios, autonomia ao buscar dados e Babilônia. informações.
Compreender e analisar algumas penalidades previstas no Código de Hamurábi, avaliando-as a partir de valores sociais e princípios de justiça da época.
Temática A antiga civilização chinesa – página 88 As margens do Rio Amarelo, A China Imperial , atividades econômicas, a escrita ideográfica.
- Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados de um texto. - Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas
-Reconhecer a importância do patrimônio étnico- culturais para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais. Reconhecer a importância do trabalho humano, a partir de registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos histórico-sociais.
3
Compreender e analisar a importância do continente africano para as pesquisas arqueológicas relativas a diversos períodos da história da humanidade.
Temática – Mesopotâmia, China, e Índia- pagina 78 -84 A antiga Civilização indiana A Cultura harapense, A Índia e o período védico , o exercito de terracota
- Envolver o domínio de diversas linguagens e a compreensão de diferentes fenômenos históricos e as Civilizações islâmicas. - Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento Histórico. Identificar as características e os conceitos relacionados às várias temporalidades históricas.
Refletir sobre aspectos essenciais do processo de formação cultural, política, econômico estimular a pesquisa sobre as heranças Culturais chinesas em diferentes fontes.
Temática-. O Egito e os Reinos da Núbia Página 88-112 Heranças culturais da China; e trocas culturais em diferentes épocas. A Religião e a escrita no Egito
- Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição. -Identificar as principais contribuições das culturas antigas –
5 - TEMAS TRANSVERSAIS: Cidadania e Diversidade , Tempo e espaço, Pluralidade Cultural. 6 - ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS 6.1 - ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS 6.2 - ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS Leitura de revistas, jornais, e livros - Pesquisas, Seminários, Dramatização, Leitura paradidáticos, uso de dicionários, pesquisas . compartilhada, Resolução de exercícios.
7 - VALORES TRABALHADOS DA DISCIPLINA:
6.3 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES Pesquisas. Lista de Exercícios, Leitura Livros paradidáticos,Filmes
8 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4
- Cooperatividade e solidariedade, aprendendo, no dia a dia, a conviver com o outro, respeitando as diferenças. - Cidadania, e criatividade.
9 - REFERÊNCIAS : PARA O ALUNO: Secretaria da Educação (SP), 2 sites de pesquisas, livro didático e paradidáticos, enciclopédias. Projeto Araribá, Editora Moderna por Maria Raquel Apolinário. PARA O PROFESSOR: Secretaria da Educação (SP), 2 sites de pesquisas, livro didático e paradidáticos, enciclopédias. Projeto Araribá, Editora Moderna por Maria Raquel Apolinário.
5