Islã Aula.docx

  • Uploaded by: Chrystian Wilson Pereira
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Islã Aula.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 1,663
  • Pages: 4
O Islã e sua importância histórica no passado e no presente Desenvolvimento da aula

1 - (Com o professor - aula dialogada - anote as discussões da sala no seu caderno) O que você sabe sobre o Islã? O que é o Islamismo? Como são chamados os adeptos do Islã? Qual sua importância histórica no passado e no presente? Em que regiões do mundo esta religião está mais presente? Poderíamos dizer que acontece hoje uma "diáspora islâmica"? Você sabe o que faz uma pessoa ser considerada "muçulmana? Ser árabe é a mesma coisa que ser islâmico? O terrorismo é um pilar do Islã? O islamismo é uma força política e social, além de religiosa?

2 - (Em sala, use a intuição e a dedução para observar as imagens a seguir):

3 - (Leia o seguinte documento) Que tipo de fala é mostrada? Quem a proferiu, e em que momento?

Em 11 de setembro, os inimigos da liberdade cometeram um ato de guerra contra o nosso país. Os norte-americanos têm experiência com guerras - mas, nos últimos 136 anos, elas vêm acontecendo sempre em território estrangeiro, exceto por um domingo de 1941. Os norte-americano conhecem as baixas que as guerras causam, mas não no centro de uma grande cidade e em uma manhã pacífica. [...] Os norte-americano conhecem ataques de surpresa - mas nunca antes tendo como alvos milhares de civis. Tudo isso foi imposto a nós em um único dia - e a noite caiu sobre um mundo mudado, no qual a liberdade mesma está sob ataque. Os norte-americanos têm muitas questões, esta noite. Estão perguntando quem atacou o nosso país. As provas recolhidas apontam para uma coalizão de organizações terroristas frouxamente afiliadas conhecida como Al Qaeda. Trata-se dos mesmos assassinos indicados por atentados a bomba contra as embaixadas dos Estados Unidos no Quênia e na Tanzânia, e dos responsáveis pelo ataque ao destroier USS Cole. Os terroristas praticam uma forma radical de extremismo islâmico que foi rejeitada por estudiosos da religião islâmica e pela vasta maioria dos líderes religiosos muçulmanos - um movimento marginalizado que perverte os ensinamentos pacíficos do islamismo. As ordens dos terroristas são de que devem matar cristãos e judeus, matar todos os norte-americanos e não fazer distinções entre militares e civis, incluindo mulheres e crianças. [...] Este grupo e seu líder, um homem chamado Osama bin Laden, estão vinculados a muitas outras organizações em diferentes países, entre os quais a Jihad Islâmica, no Egito, e o Movimento Islâmico do Uzbequistão. Suas fileiras abarcam milhares de terroristas, em mais de 60 países. São recrutados em suas nações e territórios vizinhos, e levados a campos em lugares como o Afeganistão, nos quais são treinados nas táticas do terrorismo. Mais tarde, são enviados de volta aos seus lares ou para países de todo o mundo nos quais se ocultam a fim de planejar o mal e a destruição.

4 - (Analisar um acontecimento contemporâneo) Duas versões diferentes sobre um fato. Inserir o debate sobre o conceito de FUNDAMENTALISMO.

6 - (Prestar atenção à narrativa sobre surgimento do Islamismo - anotar principais informações no caderno)

A Península Arábica. A influência do judaísmo e do cristianismo. A atuação-chave de Maomé. A fuga para Medina. A unificação árabe sobre o domínio islâmico. A grande expansão. As Cruzadas com o Ocidente.

7 - (Aspectos culturais) O que há de comum nestas palavras? açougue, açúcar, alambique, alcateia, alcaparra, alface, aldeia, alfaiate, alfândega, almôndega, álgebra, algema, algarismo, alforria, algodão, almofada, almanaque, armazém, arroz, arroba, almoxarifado, auge, azeite, azeitona, azul, azulejo, esmeralda, enxaqueca, elixir, fulano, garrafa, girafa, jaca, javali, laranja, limão, nora, prisão, papagaio, talco, salada, tambor, xadrez, xarope, xaveco, xerife, xeque-mate.

8 - Informação relevante: O islamismo será a religião com o maior crescimento mundial nas próximas quatro décadas e, se a atual tendência se mantiver, se aproximará muito do cristianismo em número de fiéis em 2050. A informação foi revelada pelo Centro Pew em um novo estudo publicado sobre as projeções para o crescimento das populações religiosas nas próximas quatro décadas. O relatório intitulado “O futuro das religiões do mundo: População e Projeções de Crescimento 2010-2050” constatou que em 2050 o número de cristãos irá girar em torno de 2,9 bilhões de pessoas, enquanto os muçulmanos, com um aumento percentual muito maior, chegarão a 2,8 bilhões. Atualmente existem 1,6 bilhão de muçulmanos em todo o planeta, enquanto os cristãos somam 2,17 bilhões de seguidores. Segundo estas projeções, o islamismo será praticado então por 29,7% da população mundial, enquanto o cristianismo será a religião de 31,4%. O destaque no crescimento ficou para a Europa, onde o número de fiéis muçulmanos chegará a 10% da população.

1Foi nesse terreno predominantemente desértico que, na primeira quadra do século VII, se constituiu (...) a religião (...), que num espaço de tempo relativamente exíguo, e, na quadra seguinte, os conversos saíram para fazer a sua entrada decisiva no palco da história universal, construindo um dos mais poderosos impérios da face da Terra e ampliando de maneira considerável o número de adeptos da nova fé. (Mamede Jarouche) Assinale a alternativa correta - o texto acima faz menção a uma religião surgida na Idade Média: a) que abriga a crença na existência de vários deuses, todos eles personificações dos astros (sobretudo o Sol) e de fenômenos da natureza (como o raio e o trovão).

Jihad é um termo árabe que significa "luta", "esforço" ou "empenho" do fiel muçulmano em concretizar sua fé. A sua interpretação dá margem a inúmeras ações. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma área comum impregnada pela cultura greco-romana." José Ortega y Gasset (1883-1955).

01. A jihad justificaria, para todos os islâmicos, as guerras santas travadas contra nãomuçulmanos mundo afora, servindo como ideal universal que embasa o terrorismo fundamentalista.

O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval,

02. Acontecimentos como o Onze de Setembro de 2001 nos EUA são comumente associados a grupos que têm como fundamentos uma interpretação radical do significado da jihad. 04. Podemos considerar jihad, guerra santa e terrorismo fundamentalista como sinônimos.

b) cuja denominação indica um de seus mais importantes princípios, ou seja, a submissão do fiel à vontade de Alá, “único Deus”.

08. Muitos dos conflitos religiosos deflagrados no mundo atual têm sua origem na Idade Média, período em que surgiu o islamismo e o cristianismo se difundiu.

c) que possui entre seus dogmas a absoluta tolerância em relação a povos de religiões diversas.

16. O terrorismo é inerente ao islamismo: podemos considerá-lo como um dos cinco pilares da fé muçulmana.

d) cujos fiéis devem praticar a antropofagia ritual, considerada fonte de virilidade e bravura guerreira.

32. A interpretação radical, militarista e violenta do Islã de certos setores contemporâneos pode ser considerado também uma resposta aos conflitos com as potências ocidentais e aos séculos de exploração imperialista em áreas como o Oriente Médio.

e) que suprimiu completamente a crença em profetas (“os anunciadores da vontade de Deus”) e em anjos (“os protetores dos homens”), e não possui texto sagrado.

4 - Pode se dizer que Maomé: 2 - (UFLA) "Cinco vezes ao dia para tudo no país. Até a globalização. São os momentos dedicados a Alá. O muçulmano ajoelha-se e reza." ("Próxima Viagem", ago. 2000, pág. 70) "Miséria e falta de democracia, aliadas ao nacionalismo, fazem o caldo no qual nasce o radicalismo islâmico - uma minoria na religião." (Veja, 19-09-2001) Nos trechos acima, pode-se perceber as "duas faces" do islã. Todas as alternativas abaixo expressam um aspecto do radicalismo islâmico (responsável por atos terroristas), exceto: a) Os movimentos radicais islâmicos entendem os textos sagrados e os dogmas religiosos como única orientação para a organização da sociedade. b) O fundamentalismo, como movimento, não é exclusividade do mundo muçulmano, ocorrendo em outras religiões, inclusive no judaísmo e no cristianismo. Ele apenas ocorre atualmente de forma mais intensa entre adeptos do Islã. c) Se o "radicalismo islâmico", exemplificado em um dos textos acima, é uma "minoria na religião", é também insignificante como movimento social e político. d) A existência de grupos fundamentalistas atualmente é que determina a origem de alguns conflitos culturais, étnicos, religiosos e políticos ao redor do mundo. e) Uma das características do fundamentalismo islâmico, por exemplo, está na organização da sociedade regida pelo Alcorão. 3-

a) Usou seus conhecimentos sobre outras religiões para criar uma nova religião para seu povo. b) Fundou o islamismo, eliminando qualquer semelhança da nova religião com o cristianismo. c) Defendia a adoração às imagens como uma forma de se chegar à salvação. d) Aliou-se aos sacerdotes de seu povo para criar uma nova e mais justa religião. e) Era um homem comum, que sabia muito pouco sobre as outras religiões existentes no mundo.

5 - Qual das alternativas abaixo não é um dos pilares do islamismo? a) Declaração de fé em Alá. b) Oração diária. c) A peregrinação à Meca. d) A prática do jejum religioso. e) O culto às imagens de Maomé 6 - A religião muçulmana, na sua expansão: a) Inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se em assembleia proporcional. b) Pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a adoração de vários deuses. c) Retirava sua orientação dos textos considerados sagrados, contidos no Corão. d) Reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas. e) Tinha como seu mais importante centro espiritual a cidade de Bagdá. 7 - "A Idade Média européia é inseparável da civilização islâmica já que consiste precisamente na convivência, ao mesmo

a) formou-se uma civilização complementar à islâmica, pois ambas tiveram um mesmo ponto de partida. b) originou-se uma civilização menos complexa que a islâmica devido à predominância da cultura germânica. c) desenvolveu-se uma civilização que se beneficiou tanto da herança greco-romana quanto da islâmica. d) cristalizou-se uma civilização marcada pela flexibilidade religiosa e tolerância cultural. e) criou-se uma civilização sem dinamismo, em virtude de sua dependência do Império Bizantino e do Islã. 8 - Que críticas sociais fazem as duas charges abaixo?

Related Documents

Isl-book
June 2020 2
Isl Book
June 2020 9
Isl 4.docx
October 2019 12
Lecture For Isl
October 2019 27
Jadwal Isl 2009-2010
June 2020 1
Isl 3.docx
November 2019 8

More Documents from "Juing Aji"