ESCOLA – Externato São Miguel de Arcanjo ALUNO – Inês Fernandes Marques Visita de Estudo realizada no âmbito da disciplina de Educação Visual LOCAL DE VISITA – Museu do Azulejo de Lisboa DATA DA VISITA – 19/01/2017 DATA DE RELATÓRIO – 28/01/2017
1. Sumário Saída do Colégio de camioneta, Chegada ao Museu; Ida ao atelier do Museu onde pintámos azulejo; Visita ao museu, audição da história do azulejo; Visita à capela; Ver o painel de azulejos do terramoto de Lisboa de 1755. Visita à loja das recordações Volta para o Externato São Miguel de Arcanjo.
2. Introdução Objetivos da visita de estudo – No Museu do azulejo vimos azulejos de vários países e diferentes épocas da nossa história. Com a explicação da guia ficámos a conhecer melhor: A História do azulejo; Como são feitos os azulejos; As diferentes formas e técnicas de pintar os azulejos Algumas técnicas usadas para conservar os azulejos
3. Desenvolvimento Na nossa visita vimos quatros espaços fantásticos: Atelier – Sala onde os visitantes aprendem como se pode pintar azulejos.
Museu – Haviam muitos azulejos de várias épocas e vários países.
Capela – A capela de Santo António é forrada por dois grandes painéis de azulejos e talha dourada.
Painel de Lisboa antes do terramoto de 1755
Ficámos a saber que para se fazer um azulejo, usa-se barro branco e areia numa forma, a qual vai ao forno e depois fica a secar. Com pó de vidro e água batidos, é dado o banho de vidro nos azulejos, seca novamente e fica pronto.
Também podem ser feitos azulejos coloridos. Para isso, usa-se o pó de vidro com a cor que se quer. Depois podem-se pintar os azulejos. Nós pintámos azulejos muito bonitos. Ficámos também a saber que os sec. XVII e XVIII foram os seculos dos padrões e da repetição dos azulejos. Usou-se a técnica dos Árabes.
4. O que mais gostei Pintar um azulejo. Foi o momento de dar largas à imaginação e tornar-me numa pequena artista. 5. O que menos gostei Tivemos pouco tempo para visitar o museu. Gostava de ter visto mais salas. Já pedi aos meus pais para voltar ao museu. 6. Conclusão
Gostei muito de visitar o Museu Nacional do Azulejo, porque admirei diversas pinturas feitas nos azulejos e conheci vários espaços. Fiquei a conhecer melhor a história do azulejo, como se fazem e como se pintam. Esta visita de estudo foi muito importante para enriquecer os meus conhecimentos.
7. Conclusão
Gostei muito de visitar o museu dos coches e o museu de arte antiga.