Disciplina Literatura Infantil 12/03 Portfólio Thaís Borella Drª Renata Junqueira de Souza
Rotina Leitura do Livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”
(Mem Fox; JulieVivas) Discussão dos textos: 1- Portfólio: Conceito e Construção; 2- Possibilidades e Limites do Uso do Portfólio no Trabalho Pedagógico no Ensino Superior.
O que é um Portfólio? É um instrumento que reflete a trajetória de um saber
construído; É processual e constante; Pessoal; Exige planejamento, fundamentação teórica e preparo de alunos e professores; Pode ser utilizado como instrumento de avaliação formativa e proporciona o diálogo entre professor aluno professor.
Portfólio de Aprendizagem “No
Portfólio de aprendizagem, orientados por um professor, os alunos registram sua reflexão sobre o seu processo de construção de aprendizagem. Cada tipo de registro no Portfólio de Aprendizagem aprofunda e amplia o conhecimento dos discentes em relação ao seu desenvolvimento e formação e amplia o conhecimento do professor com relação ao aprendizado do aluno.”
O Portfólio se faz essencial também para o professor, pois: É possível verificar se no decorrer do trabalho pedagógico
foram obtidos ou não resultados satisfatórios de aprendizagem ; Para identificar mudanças necessárias na prática docente; Para a reorientação dos percursos e instrumentos quanto a aprendizagem do educando.
O uso do Portfólio só é possível a partir de uma concepção de educação que: Considera os saberes dos
alunos; Entende a aprendizagem como processual; Compreende o processo educativo como histórico e social; Entende a necessidade do outro na construção do saber.
E de uma concepção de avaliação que: Não é pragmática;
Considera o percurso e não somente o fim; Procura dialogar e estabelecer uma relação de
ensino/aprendizagem entre educador/educando; Propõe uma auto-análise do aprendiz em relação ao seu aprendizado e ao conteúdo aprendido; Propõe uma análise da didática utilizada pelo educador e dá elementos para a melhoria dos recursos utilizados.
Quais elementos devem conter em um Portfólio?
Introdução
– Quem sou eu? O que faço? Porque faço? (Memorial) O que já conheço sobre o tema?
Quais minhas expectativas em relação aos conteúdos que
serão abordados?
O que abordar em cada aula da disciplina: Quais as minhas ideias sobre o tema?
O que já conheço? O que aprendi de novo? Como essa aprendizagem “mexe” (transforma) com as minhas ideias? Como essas novas ideias contribuem para a minha formação? Como essas ideias alteram/influem na minha prática? Como avalio meu processo de aprendizagem? Como avalio a relação de ensino/aprendizagem?
No meu portfólio teria... Ler devia ser proibido , por Guiomar de Grammont.