Graduação em História Professor: Roberto Moll Email:
[email protected] Semestre: 2019-1
SÍNTESE DO TEXTO1 Estudante: Igor Oliveira de Souza Referência do texto: GERSTLE, Gary. “Partidos, dinero, corrupción” In:______. Libertad y Coacción: la paradoxa del Gobierno Estadunidense desde sua fundación hasta el presente. Ciudad del Mexico: Fondo de Cultura Econômica, 2017. 1. Qual é o objeto do texto? Gary Grestle tem como objeto de estudo em seu capítulo os partidos norte-americanos e, principalmente sua formação histórica entre os séculos XIX e início do século XX. Mais especificamente, o enfoque dado à análise da formação dos partidos políticos norte-americanos por Grestle gira em torno de uma questão prévia do autor que busca entender por quais razões estes partidos movimentavam grande quantidade de pessoas, dinheiro e constituíam um “quarto poder” dentro da política estadunidense. 2. Qual é o argumento principal do texto? O argumento central de Grestle é de que não é uma decadência moral política que produziu os episódios de corrupção dos partidos americanos, mas sim um problema estrutural com origens na constituição norte-americana que não versavam uma regulação dos trâmites eletivos (2017, p.193). Se as reformas subsequentes falharam em resolver o problema dos grandes partidos norte-americanos foi porque o sistema político já o estava totalmente dependente dele (GRESTLE, 2017, p.201 e 202). 3. Quais são os elementos utilizados (argumentos secundários) pelo (a) autor(a) para sustentar seu argumento principal? Grestle (2017, p.173 e 174) se apoia principalmente na análise de fontes, ele demonstra como os partidos políticos norte-americano arregimentava grande contingente de pessoas para satisfazer a característica quase que onipresente do espírito eleitoral norte-americano (sua fragmentação com cada municipalidade e estado decidindo quando ocorreriam). Basicamente era sempre tempo de eleição, segundo o autor. Para satisfazer essa grande mão-de-obra, chefes de partido 1
Substitua as suas respostas pelas instruções em cada questão. Essa atividade não deverá ultrapassar três páginas.
1
Graduação em História Professor: Roberto Moll Email:
[email protected] Semestre: 2019-1
precisavam encontrar formas engenhosas de adquirir receita: pagamento por afiliação ao partido, taxas por porcentagem de salário daqueles agraciados pelo partido com cargos públicos, associação com grandes corporações, uso de chantagens, subornos e corrupção em áreas estratégicas da burocracia estatal com parte do dinheiro revertido aos cofres dos partidos e etc. 4. De que forma o texto está estruturado? O texto não tem nenhuma divisão explícita no corpo do texto ( o autor não explica que divisões faria do texto, o que iria abordar primeiro ou depois). Por outro lado há uma divisão em dois tópicos quase que cronológicos, o primeiro data principalmente do período pré-reformista majoritariamente no século XIX e o segundo fala das reformas e seu fracasso já no século XX. As divisões permitem uma fluidez dos argumentos do autor muito boas, deixando o texto bem conciso. 5. O(a) autor(a) cita obras de outros(as) autores(as) (fontes secundárias) no texto? Qual é a função dessas obras no texto? As obras estão referenciadas? Há a citação de cientistas políticos, principalmente, mas suas obras não são referenciadas. Como uma fonte secundárias, os autores são citados como visões que ora complementam a de Grestle ou apontam uma explicação diferente. Alguns exemplos são: Steve Erie (ao citar sua ideia de Keynesianismo Primitivo dos partidos norte-americanos); James C. Scott (partidos americanos como oportunistas e adaptativos as situações); Louise Overacker e etc. 6. O(a) autor(a) cita fontes primárias no decorrer do texto? Se sim, quais? Se não, por quê? Grestle cita fontes primárias, trabalhando principalmente com personagens da época e suas testemunhas por exemplo os membros da Tammany Hall em Nova York, principalmente William M. Tweed. Testemunhas oculares dos ocorridos também aparecem como no caso de Moisei Ostrogosrki entre outros. 7. Escreva um pequeno parágrafo (no mínimo, 10 linhas) resumindo o texto. Grestle argumenta que o problema da corrupção e o envolvido do privado na vida pública dos partidos norte-americanos trata-se de um problema estrutural da constituição norte-americana que pouco versava sobre os tramites eletivos mais específicos. Somada a uma dinâmica de eleição fragmentada e descentralizada, os partidos políticos que surgiram para administrar tais eleições se viram diante de um esforço hercúleo de arrecadação de mão-de-obra que demandava, por conseguinte, da necessidade de grandes somas de dinheiro para pagar o contingente de trabalhadores para o partido.
2
Graduação em História Professor: Roberto Moll Email:
[email protected] Semestre: 2019-1
A associação dos partidos com o capital corporativo era uma das diversas e engenhosas saídas, onde as corporações ganhavam representantes políticos em troca de apoio financeiro. Por fim, uma tentativa de reforma ocorreu no século XX mas foi prontamente abandonada com poucos controles quanto ao financiamento eletivo, a razão, para o autor, estava no fato de que o sistema político norte-americano já estava dependente deste sistema. 8. Elabore uma questão sobre o texto para discussão em sala. Eu não compreendi uma coisa no texto em que parece que não fica tão detalhado, seria a partir desse processo que os partidos Democrata e o Republicana atingem sua hegemonia ou sua hegemonia é formada em um período anterior? 9. Como você avalia o texto? O texto foi uma leitura interessante que sanou muitas dúvidas que possuía sobre o sistema eleitoral norte-americano e seu bipartidarismo. É um texto de fácil entendimento e bem estruturado pelo autor, acredito ter conseguido extrair facilmente as argumentações que ele coloca sobre a formação dos partidos políticos e seu problema “estrutural”.
3