MKT-MDL-02 Versão 00
BIOSSEGURANÇA Profª Amanda Souza Engª– Msc e Dout . em Genética na UFRPE e UFPE E-mail:
[email protected]
MKT-MDL-02 Versão 00
Biossegurança
Por que estudar Biossegurança na sua área?
MKT-MDL-02 Versão 00
Biossegurança
MKT-MDL-02 Versão 00
Biossegurança
• Profissional em Saúde expostos a riscos nos seus
locais de trabalho, por isso, seguir sempre as ações propostas pela Biossegurança!
• Riscos podem afetar tanto a saúde do profissional
quanto do paciente e causar danos ao meio ambiente.
Biossegurança As situações que expõem o trabalhador aos riscos à saúde inspiraram diversos estudos no campo da Saúde do Trabalhador IDENTIFICAÇÃO e PREVENÇÃO desses RISCOS
Químicos
Físicos
Acidentes
Biológicos
Ergonômicos
vivenciados pelo trabalhador durante a prática de suas atividades
Biossegurança
700 mil registros/ano
7 perdem a vida por dia 2.500 óbitos/ano OIT, 2017 e http://areasst.com/acidentes-detrabalho-no-brasil/
Biossegurança
Apesar de alarmantes, esses índices ainda não apresentam de fato a dimensão do problema Muitos AT não são registrados
Subnotificações Trabalhadores informais
CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)
Acidentes de Trabalho
auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio acidente
Acidentes de Trabalho
As atividades com mais notificações?
Acidentes de Trabalho
https://g1.globo.com/economia/noticia/acidentes-de-trabalho-custaram-r-26-bi-a-previdencia-
Acidentes em Serviços da Saúde
Atividade de atendimento hospitalar apresenta, ao longo dos anos 1999 e 2007, uma tendência de
crescimento no número de acidentes, totalizando 217.165 registros de acidentes ao longo deste período BRASIL, 2007
Acidentes em Serviços da Saúde
O risco biológico é o que se apresenta com maior intensidade entre os profissionais que prestam assistência à saúde.
Bakke, H. A. et al. Acidentes de trabalho ... hospital universitário. Prod. v. 20, n. 4, p. 669-676, 2010
Acidentes em Serviços da Saúde • Nesta pesquisa, os acidentes que envolveram material biológico (material
pérfuro-cortante e fluídos corporais) corresponderam a 76% das ocorrências neste hospital. • Material
cortante
pérfuro-
ocasionou mais da metade dos acidentes de trabalho entre os profissionais de saúde do hospital estudado.
Acidentes em Serviços da Saúde Muitas doenças contagiosas se propagam através do sangue e outros fluidos corporais, portanto é importante tomar precauções para prevenir exposição desnecessária a eles.
Fluidos corporais incluem urina, fezes, sangue, saliva, leite materno, secreções nasais, secreções oculares e secreções de ferimentos ou de lenço de papel utilizado para limpar quaisquer secreções.
A Biossegurança é uma ciência interdisciplinar cujo objetivo é proteger tanto o trabalhador como o objeto de trabalho dos riscos inerentes à atividade do profissional.
Entenda como objeto de trabalho o paciente, o material de pesquisa, os animais e plantas tratados e o meio ambiente.
BIOSSEGURANÇA - Conceito
bio
segurança
Biossegurança
Biossegurança (Segundo o Dicionário Aurélio): conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os eventuais problemas suscitados por pesquisas biológicas e/ou por suas aplicações.
BIOSSEGURANÇA - Conceito
Biossegurança - uma Abordagem Multidisciplinar (1996), Teixeira e Valle: conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços. Esses riscos podem comprometer a saúde humana, dos animais, das plantas e do meio ambiente
Legislação de Biossegurança
No Brasil, a Legislação de Biossegurança (Lei nº 8.974/95), estabelece as normas de segurança e mecanismos de fiscalização do uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte dos OGMs
e seus derivados.
Legislação de Biossegurança
Apesar da grande incidência de doenças ocupacionais em profissionais de saúde, engloba apenas a tecnologia de engenharia genética, estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).
Agentes químicos: corrosivos, inflamáveis, tóxicos, mutagênicos, cancerígenos
Agentes biológicos: agentes patogênicos em amostras contaminadas.
Biossegurança, uma ciência que... [...] surgiu para controlar e diminuir os riscos quando se praticam diferentes tecnologias, tanto aquelas desenvolvidas em laboratórios, ambulatórios como as que envolvem o meio ambiente. Também aparece em: indústrias, hospitais, clínicas, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc.
Riscos x perigo
História da biossegurança 1960 e 1970: • Especialmente nos anos 1960 e 1970, o desenvolvimento da BIOSSEGURANÇA foi estimulado pela ação da indústria, que, visando normas de segurança do trabalho, começou a aplicar procedimentos de biossegurança como estratégia de minimização de riscos.
História da biossegurança 1960 e 1970:
Práticas específicas, como atenção ao ambiente de trabalho e à minimização dos riscos biológicos no ambiente ocupacional, foram consolidadas nesse período. De acordo com a OMS(WHO, 1993) a atenção voltava-se para as “práticas preventivas para o trabalho em contenção a nível laboratorial, com agentes patogênicos para o homem”.
Já na década de 1980, a própria OMS incorporou a essa definição os chamados riscos periféricos presentes em ambientes laboratoriais que trabalhavam com agentes patogênicos para o homem, como os riscos químicos, físicos, ergonômicos e de acidentes.
História da biossegurança
Essas ações foram essenciais para diminuição de acidentes ocupacionais, que sempre estiveram relacionados às atividades econômicas, passando a oferecer uma maior segurança ao trabalhador.
História da biossegurança
1990: Consolidação Pôde ser observado um avanço, e a Biossegurança incorporou os princípios que permeiam o desenvolvimento da engenharia genética e os organismos transgênicos. Assim, essa década veio consolidar o que foi iniciado já nos anos 1970, quando começou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade.
A Lei n° 11.105/2005, conhecida como Lei da Biossegurança.
Legislação da Biossegurança Em relação à conceituação legal, a biossegurança se pauta em princípios estabelecidos pela legislação para as práticas relacionadas aos organismos geneticamente modificados e questões relativas a pesquisas científicas com células-tronco embrionárias, cujas ações devem ser estabelecidas de acordo com a Lei de Biossegurança (Lei n.11.105, de 24 de março de 2005), regulamentada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), integrada por profissionais de diversos ministérios e indústrias biotecnológicas, formando uma equipe interdisciplinar.
Legislação da Biossegurança
Foco dessa Lei: O foco dessa lei são os RISCOS relativos às técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados, mas, segundo Costa, na prática, a BIOSSEGURANÇA “é percebida como uma disciplina muito mais focada na saúde do trabalhador e prevenção de acidentes, ou seja, muito mais voltada à segurança ocupacional frente aos riscos tradicionais, do que aos riscos envolvidos na tecnologia dos transgênicos”.
Norma Regulamentadora
Biossegurança x Normas Regulamentadoras As medidas de Biossegurança envolvem diferentes riscos e podem prevenir danos ergonômicos, químicos e biológicos, por exemplo. Pense na seguinte situação: um trabalhador precisa executar suas tarefas em áreas com possibilidade de contaminação por produtos químicos ou bactérias. Ao pensar em Biossegurança, o empregador precisa recorrer ao setor de Segurança do Trabalho e às Normas Regulamentadoras (NRs) para evitar qualquer acidente ou dano ao profissional.
Norma Regulamentadora
As Normas Regulamentadoras – NR tratam-se do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Norma Regulamentadora – NR32
Norma Regulamentadora 4 (NR 4) A Norma Regulamentadora 4 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) classifica os Serviços médicohospitalares como organizações que apresentam GRAU DE RISCO 3 e são considerados como insalubres, expondo pacientes e profissionais a riscos variados.
Norma Regulamentadora 4 (NR 4) Ambiente onde há concentração de pessoas portadoras de várias doenças infectocontagiosas; Realizam procedimentos que apresentam riscos de acidentes e doenças para os trabalhadores de saúde; Utilizam formas de tratamento que incluem desde equipamentos de alta tecnologia a técnicas rudimentares de assistência, com a aplicação de agentes físicos e químicos com fins terapêuticos.
Qual o objetivo principal de identificar e avaliar os riscos?
Prevenção de agravos à saúde do trabalhador e do meio ambiente.
Acidente de Trabalho
Acidente de Trabalho De acordo com a legislação trabalhista brasileira, Decreto 83.080, de 24/01/79, Art. 221, ACIDENTE DE TRABALHO é “aquele que decorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”
Acidente de Trabalho Classificação -Acidentes típicos: aqueles decorrentes da característica da atividade profissional realizada pelo indivíduo que provocam lesões imediatas;
-Doenças profissionais ou do trabalho: que são inerentes a determinados ramos de atividades; aqueles ocasionados por qualquer tipo de doença profissional ligada a determinado ramo de atividade. -Acidente de trajeto: ocorrem durante o percurso entre a residência e o local de trabalho são aqueles sofridos fora do local e do horário de trabalho.
Acidente de Trabalho Associados à: -fatalidade humana, danos materiais, paradas na produção, danos à imagem da empresa, efeitos psicológicos na equipe e perda de produtividade!
Acidentes em Laboratórios
https://zonaderisco.blogspot.com.br/2010/11/explosao-em-laboratorio-de-quimica-da.html
Acidentes em Laboratórios
Se você fosse confrontado com uma situação dessas no local de trabalho você saberia o que fazer/orientar/comunicar?
Preparação é a chave! Coordenar, administrar e planejar