Aula 01 Biossegurança_.pdf

  • Uploaded by: Thay Fesana
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aula 01 Biossegurança_.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 1,439
  • Pages: 51
MKT-MDL-02 Versão 00

BIOSSEGURANÇA Profª Amanda Souza Engª– Msc e Dout . em Genética na UFRPE e UFPE E-mail: [email protected]

MKT-MDL-02 Versão 00

Biossegurança

Por que estudar Biossegurança na sua área?

MKT-MDL-02 Versão 00

Biossegurança

MKT-MDL-02 Versão 00

Biossegurança

• Profissional em Saúde  expostos a riscos nos seus

locais de trabalho, por isso, seguir sempre as ações propostas pela Biossegurança!

• Riscos  podem afetar tanto a saúde do profissional

quanto do paciente e causar danos ao meio ambiente.

Biossegurança  As situações que expõem o trabalhador aos riscos à saúde inspiraram diversos estudos no campo da Saúde do Trabalhador  IDENTIFICAÇÃO e PREVENÇÃO desses RISCOS

Químicos

Físicos

Acidentes

Biológicos

Ergonômicos

vivenciados pelo trabalhador durante a prática de suas atividades

Biossegurança

700 mil registros/ano

7 perdem a vida por dia 2.500 óbitos/ano OIT, 2017 e http://areasst.com/acidentes-detrabalho-no-brasil/

Biossegurança

Apesar de alarmantes, esses índices ainda não apresentam de fato a dimensão do problema Muitos AT não são registrados

Subnotificações Trabalhadores informais

CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)

Acidentes de Trabalho

auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio acidente

Acidentes de Trabalho

As atividades com mais notificações?

Acidentes de Trabalho

https://g1.globo.com/economia/noticia/acidentes-de-trabalho-custaram-r-26-bi-a-previdencia-

Acidentes em Serviços da Saúde

Atividade de atendimento hospitalar apresenta, ao longo dos anos 1999 e 2007, uma tendência de

crescimento no número de acidentes, totalizando 217.165 registros de acidentes ao longo deste período BRASIL, 2007

Acidentes em Serviços da Saúde

O risco biológico é o que se apresenta com maior intensidade entre os profissionais que prestam assistência à saúde.

Bakke, H. A. et al. Acidentes de trabalho ... hospital universitário. Prod. v. 20, n. 4, p. 669-676, 2010

Acidentes em Serviços da Saúde • Nesta pesquisa, os acidentes que envolveram material biológico (material

pérfuro-cortante e fluídos corporais) corresponderam a 76% das ocorrências neste hospital. • Material

cortante

pérfuro-

ocasionou mais da metade dos acidentes de trabalho entre os profissionais de saúde do hospital estudado.

Acidentes em Serviços da Saúde Muitas doenças contagiosas se propagam através do sangue e outros fluidos corporais, portanto é importante tomar precauções para prevenir exposição desnecessária a eles.

Fluidos corporais incluem urina, fezes, sangue, saliva, leite materno, secreções nasais, secreções oculares e secreções de ferimentos ou de lenço de papel utilizado para limpar quaisquer secreções.

A Biossegurança é uma ciência interdisciplinar cujo objetivo é proteger tanto o trabalhador como o objeto de trabalho dos riscos inerentes à atividade do profissional.

Entenda como objeto de trabalho o paciente, o material de pesquisa, os animais e plantas tratados e o meio ambiente.

BIOSSEGURANÇA - Conceito

bio

segurança

Biossegurança

Biossegurança (Segundo o Dicionário Aurélio): conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os eventuais problemas suscitados por pesquisas biológicas e/ou por suas aplicações.

BIOSSEGURANÇA - Conceito

Biossegurança - uma Abordagem Multidisciplinar (1996), Teixeira e Valle: conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços. Esses riscos podem comprometer a saúde humana, dos animais, das plantas e do meio ambiente

Legislação de Biossegurança

No Brasil, a Legislação de Biossegurança (Lei nº 8.974/95), estabelece as normas de segurança e mecanismos de fiscalização do uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte dos OGMs

e seus derivados.

Legislação de Biossegurança

Apesar da grande incidência de doenças ocupacionais em profissionais de saúde, engloba apenas a tecnologia de engenharia genética, estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

Agentes químicos: corrosivos, inflamáveis, tóxicos, mutagênicos, cancerígenos

Agentes biológicos: agentes patogênicos em amostras contaminadas.

Biossegurança, uma ciência que... [...] surgiu para controlar e diminuir os riscos quando se praticam diferentes tecnologias, tanto aquelas desenvolvidas em laboratórios, ambulatórios como as que envolvem o meio ambiente. Também aparece em: indústrias, hospitais, clínicas, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc.

Riscos x perigo

História da biossegurança 1960 e 1970: • Especialmente nos anos 1960 e 1970, o desenvolvimento da BIOSSEGURANÇA foi estimulado pela ação da indústria, que, visando normas de segurança do trabalho, começou a aplicar procedimentos de biossegurança como estratégia de minimização de riscos.

História da biossegurança 1960 e 1970:

Práticas específicas, como atenção ao ambiente de trabalho e à minimização dos riscos biológicos no ambiente ocupacional, foram consolidadas nesse período. De acordo com a OMS(WHO, 1993) a atenção voltava-se para as “práticas preventivas para o trabalho em contenção a nível laboratorial, com agentes patogênicos para o homem”.

Já na década de 1980, a própria OMS incorporou a essa definição os chamados riscos periféricos presentes em ambientes laboratoriais que trabalhavam com agentes patogênicos para o homem, como os riscos químicos, físicos, ergonômicos e de acidentes.

História da biossegurança

Essas ações foram essenciais para diminuição de acidentes ocupacionais, que sempre estiveram relacionados às atividades econômicas, passando a oferecer uma maior segurança ao trabalhador.

História da biossegurança

1990: Consolidação Pôde ser observado um avanço, e a Biossegurança incorporou os princípios que permeiam o desenvolvimento da engenharia genética e os organismos transgênicos. Assim, essa década veio consolidar o que foi iniciado já nos anos 1970, quando começou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade.

A Lei n° 11.105/2005, conhecida como Lei da Biossegurança.

Legislação da Biossegurança Em relação à conceituação legal, a biossegurança se pauta em princípios estabelecidos pela legislação para as práticas relacionadas aos organismos geneticamente modificados e questões relativas a pesquisas científicas com células-tronco embrionárias, cujas ações devem ser estabelecidas de acordo com a Lei de Biossegurança (Lei n.11.105, de 24 de março de 2005), regulamentada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), integrada por profissionais de diversos ministérios e indústrias biotecnológicas, formando uma equipe interdisciplinar.

Legislação da Biossegurança

Foco dessa Lei: O foco dessa lei são os RISCOS relativos às técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados, mas, segundo Costa, na prática, a BIOSSEGURANÇA “é percebida como uma disciplina muito mais focada na saúde do trabalhador e prevenção de acidentes, ou seja, muito mais voltada à segurança ocupacional frente aos riscos tradicionais, do que aos riscos envolvidos na tecnologia dos transgênicos”.

Norma Regulamentadora

Biossegurança x Normas Regulamentadoras As medidas de Biossegurança envolvem diferentes riscos e podem prevenir danos ergonômicos, químicos e biológicos, por exemplo. Pense na seguinte situação: um trabalhador precisa executar suas tarefas em áreas com possibilidade de contaminação por produtos químicos ou bactérias. Ao pensar em Biossegurança, o empregador precisa recorrer ao setor de Segurança do Trabalho e às Normas Regulamentadoras (NRs) para evitar qualquer acidente ou dano ao profissional.

Norma Regulamentadora

As Normas Regulamentadoras – NR tratam-se do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Norma Regulamentadora – NR32

Norma Regulamentadora 4 (NR 4) A Norma Regulamentadora 4 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) classifica os Serviços médicohospitalares como organizações que apresentam GRAU DE RISCO 3 e são considerados como insalubres, expondo pacientes e profissionais a riscos variados.

Norma Regulamentadora 4 (NR 4)  Ambiente onde há concentração de pessoas portadoras de várias doenças infectocontagiosas;  Realizam procedimentos que apresentam riscos de acidentes e doenças para os trabalhadores de saúde;  Utilizam formas de tratamento que incluem desde equipamentos de alta tecnologia a técnicas rudimentares de assistência, com a aplicação de agentes físicos e químicos com fins terapêuticos.

Qual o objetivo principal de identificar e avaliar os riscos?

Prevenção de agravos à saúde do trabalhador e do meio ambiente.

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho De acordo com a legislação trabalhista brasileira, Decreto 83.080, de 24/01/79, Art. 221, ACIDENTE DE TRABALHO é “aquele que decorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”

Acidente de Trabalho Classificação -Acidentes típicos: aqueles decorrentes da característica da atividade profissional realizada pelo indivíduo que provocam lesões imediatas;

-Doenças profissionais ou do trabalho: que são inerentes a determinados ramos de atividades; aqueles ocasionados por qualquer tipo de doença profissional ligada a determinado ramo de atividade. -Acidente de trajeto: ocorrem durante o percurso entre a residência e o local de trabalho são aqueles sofridos fora do local e do horário de trabalho.

Acidente de Trabalho Associados à: -fatalidade humana, danos materiais, paradas na produção, danos à imagem da empresa, efeitos psicológicos na equipe e perda de produtividade!

Acidentes em Laboratórios

https://zonaderisco.blogspot.com.br/2010/11/explosao-em-laboratorio-de-quimica-da.html

Acidentes em Laboratórios

Se você fosse confrontado com uma situação dessas no local de trabalho você saberia o que fazer/orientar/comunicar?

Preparação é a chave! Coordenar, administrar e planejar

Related Documents

Aula 01
November 2019 29
Aula 01
June 2020 14
Aula 01
December 2019 20
Aula 01
June 2020 22
Aula 01
April 2020 16
01 Primeira Aula
November 2019 22

More Documents from ""

April 2020 2
43816467.pdf
April 2020 1
April 2020 2
April 2020 6