Palestra Alcoolismo

  • Uploaded by: Pablo Santos Lira
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Palestra Alcoolismo as PDF for free.

More details

  • Words: 641
  • Pages: 27
Medicina Preventiva

Um mal desnecessário

Medicina Preventiva

Causar prazer ou satisfação; agradar, aprazer, com prazer Sensação ou sentimento agradável, harmonioso, que atende a uma inclinação vital; alegria, contentamento, satisfação, deleite: Caminhar na praia é um prazer; prazer ao ver o por do sol. Disposição cortês, afável, agrado. Distração, divertimento, diversão Fonte dicionário Aurério 2001

Medicina Preventiva

Todas as relações humanas envolvem emoções e sentimentos. Para entendermos bem essa questão do relacionamento do ser humano, é necessário analisarmos a sua relação com a realidade. E por onde começa o contato da pessoa com a realidade? Começa pela senso-percepção; nossos cinco sentidos e termina, em sua última essência, nos sentimentos espirituais.

Medicina Preventiva

O QUE É A DEPENDÊNCIA QUÍMICA? É o consumo de álcool (experimental, esporádico ou episódico), abuso ou uso nocivo associado a algum prejuízo (quer em termos biológicos, psicológicos ou sociais), sendo o último estágio a falta de controle sobre este consumo.

SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA

Medicina Preventiva

Segundo a Classificação Internacional de Doenças, CID 10 (Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento), trata-se de um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância alcança prioridades a um indivíduo maiores do ele próprio supunha ter.

Medicina Preventiva

DIAGNÓSTICO • FORTE DESEJO OU SENSO DE COMPULSÃO • DIFICULDADES EM CONTROLAR O COMPORTAMENTO • ESTADO DE ABSTINÊNCIA FISIOLÓGICO QUANDO O USO DA SUBSTÂNCIA CESSOU OU FOI REDUZIDO • EVIDÊNCIA DE TOLERÂNCIA, DOSES CRESCENTES SÃO REQUERIDAS PARA ALCANCE DOS EFEITOS ANTES PRODUZIDOS POR DOSES MENORES

Medicina Preventiva

DIAGNÓSTICO • ABANDONO PROGRESSIVO DE PRAZERES OU INTERESSES ALTERNATIVOS EM FAVOR DO USO DA SUBSTÂNCIA PSICOATIVA • AUMENTO DA QUANTIDADE DE TEMPO NECESSÁRIO PARA OBTER OU TOMAR A SUBSTÂNCIA OU PARA SE RECUPERAR DE SEUS EFEITOS • PERSISTÊNCIA NO USO DA SUBSTÂNCIA COMPROMETIMENTO DO FUNCIONAMENTO COGNITIVO RELACIONADO À DROGA

Medicina Preventiva

O DEPENDENTE, PORTANTO, É ALGUÉM QUE

DESENVOLVE UM COMPORTAMENTO QUE EM GRANDE PARTE NÃO CONSEGUE CONTROLAR. MAS NÃO HÁ UMA FÓRMULA PARA SE SABER QUEM, ENTRE OS USUÁRIOS DE DROGAS, VAI SE TORNAR DEPENDENTE. O TERRENO É DE POSSIBILIDADE, DE RISCOS, DE SITUAÇÕES RELATIVAS.

Medicina Preventiva

“Eu para quando eu quiser....posso me livrar do álcool a qualquer momento....” “Sou incompreendido, as pessoas têm inveja de mim” “Todos me perseguem” “Só uma cervejinha, só uma caipirinha, só uma pinguinha”. (frases mais usadas, mas que são simplesmente frases, a realidade é bem diferente).

Medicina Preventiva

Quais seus efeitos?

Os primeiros efeitos ocorrem no cérebro, o qual vai se deteriorando, comprometendo a percepção, coordenação e função motora e a perda de memória. Progressivamente destrói o coração, fígado e pâncreas. Aumenta o risco de câncer e com o tempo o alcoólatra se torna vulnerável às infecções.

Medicina Preventiva SOFRIMENTO O abuso de bebidas alcoólicas causa sofrimento não só para a pessoa, mas principalmente para sua família e seus amigos. O dependente com o passar do tempo e intensidade da doença, perde o emprego, torna-se excluído da sociedade e entra por um caminho sem volta, é nessa hora que ajudar é preciso e o indivíduo tem que estar disposto a receber esta ajuda e principalmente à curar-se da doença.

Medicina Preventiva

OUTRAS DROGAS • Álcool + outras drogas: 1- Depressoras 2- Estimulantes 3- Perturbadoras Aceleram a dependência e seus malefícios.

Medicina Preventiva

Fatores que Favorecem a Dependência

O tipo de produto, a personalidade do usuário e o momento sócio-cultural e econômico

Medicina Preventiva

CONSUMO • Motivações pessoais: Persistência de sentimento de vazio Insatisfação Desprazer Mal estar

TRATAMENTO • Reformulação Pessoal Familiar Psico-social • Internações • Medicamentoso • Grupos de auto-ajuda

Medicina Preventiva

Medicina Preventiva

Questionamentos Como a comunidade vivencia o problema do uso do álcool ? Quais as alternativas de abordagem do problema ? Qual o papel do álcool e tabaco e da automedicação ?

O IMPORTANTE É....

Medicina Preventiva

Valorizar qualidade de vida e descobrir meios de buscar a auto-realização, satisfação e adequação à vida

Related Documents

Palestra Alcoolismo
April 2020 5
Alcoolismo
April 2020 11
Alcoolismo
April 2020 11
Alcoolismo
November 2019 9
Alcoolismo
November 2019 18
Alcoolismo
May 2020 9

More Documents from ""

May 2020 13
April 2020 12
April 2020 18
April 2020 16
April 2020 1