Pag23

  • Uploaded by: Jornal As Noticias
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Pag23 as PDF for free.

More details

  • Words: 965
  • Pages: 1
23

3 Abril 2009

COMUNIDADES Eurodeputada da CDU critica governo A eurodeputada da CDU Ilda Figueiredo criticou o Governo por falta de acompanhamento aos trabalhadores emigrantes. “O governo não está a fazer o acompanhamento dos trabalhadores emigrantes em toda a área social”, acusou a eurodeputada e cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, em Paris. “Desemprego, desvalorização dos salários e reformas” foram outros dos temas focados por Ilda Figueiredo na reunião que visou também a mobilização dos emigrantes para o recenseamento e para o voto nas próximas eleições europeias.

CCP “satisfeito” O presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), Fernando Gomes, mostrou-se “satisfeito” com o recuo do PS na proposta de alteração à Lei Eleitoral. “Estamos satisfeitos. Foi um acto de sensatez. Como foi apresentada (a proposta) não estava adequada”, disse Gomes.

Nicolas Bento foi posto em liberdade Nicolas Bento (Nico), o português que cumpria pena em Inglaterra pela morte da namorada polaca foi posto em liberdade. Ouvido por videoconferência num tribunal de Londres, o juiz considerou que Nicolas tem condições para aguardar a repetição do julgamento em liberdade. A mãe e o irmão foram buscá-lo à prisão e vão levá-lo para Petersborough, onde vai ficar até começar o novo julgamento, em Julho. Condenado pelo tribunal de Luton a prisão perpétua em 2007, Nico viu o Supremo Tribunal anular o julgamento no passado dia 26 de Fevereiro.

CÂMARA DISPONIBILIZA 500 MIL LIBRAS

A 11 DE ABRIL

Arranca o Centro Comunitário Português em Lambeth

Dia das mulheres moçambicanas

A câmara de Lambeth disponibilizou a uma comissão de instalação, liderada pelo conselheiro António Cunha, uma verba de meio milhão de libras para a criação de um Centro Comunitário Português, que se pretende apoiar a comunidade no ensino de inglês, português e na requalificação profissional a desempregados. Numa reunião, à porta fechada, com a presença do embaixador de Portugal, António Santana Carlos e o líder político da edilidade, Steve Reed, foi apresentado o projecto que se pretende a funcionar nos próximos 18 meses e anunciado, segundo a LUSA, a verba de 540 mil libras a disponibilizar, assim que encontradas as instalações para albergar o centro. Fontes junto à comissão instaladora, admitem que o uso deste centro poderá ser alargado a todos as comunidades de língua portuguesa, mas não confirma notícias vindas a lume esta

ANA’S MINIMERCADO PATROCINA FUTEBOL EM KINGS LYNN

semana, que o mesmo será utilizado pela vasta comunidade latino-americana. Apesar de encabeçado por António Cunha, este centro já tem um responsável indicado. Trata-se de Luís Ventura, um português que já encabeçou vários projectos ligados à câmara de Lambeth. Segundo a LUSA, António Cunha afirma que uma das prioridades é o ensino de inglês aos emigrantes portugueses, uma barreira em termos de integração social e profissional, e o ensino e promoção da Língua Portuguesa. O centro será, sobretudo, um núcleo de informação e aconselhamento sobre serviços como segurança social, saúde, educação ou habitação. Mas António Cunha quer que o centro possa também ajudar pequenos ou médios empresários a iniciarem uma actividade ou a encontrarem um espaço para se instalar. Os promotores procuram um espaço que

possua ainda uma sala polivalente que sirva de ginásio e salão de festas e permita abrir no futuro um centro de dia para idosos e um infantário. Este é um projecto datado de 2005 e que só foi possível depois da vitória do partido trabalhista, que Steve Reed representa na Câmara de Lambeth. Recentemente, em Thetford, a câmara de Breckland, liderada pelos conservadores, e a polícia local boicotaram um projecto semelhante não lhe permitindo operar, de uma forma discriminatória e arbitrária. O Centro liderado pelo The European Challenge era totalmente financiado pela própria comunidade portuguesa na área. Ainda que na possibilidade de recorrer legalmente contra a decisão, o TEC resolveu abandonar o projecto, face aos astronómicos custos legais para o fazer.

Da Casa de Moçambique recebemos uma convocatória convidando todos os compatriotas interessados em estar presentes nos ensaios de dança “do nosso País e Passagem de modelos para serem apresentados na festa do dia 11 de Abril alusiva ao dia das Mulheres Mocambicanas”. A participação é limitada, por isso contacte o mais cedo possível a organização para os seguintes números: 07957495818 (Madalena), 07852439991 (Alcina), 07501981252 (Nelson) e 07946766587 (Stelio).

Discovery Royals perto da dobradinha O mini-mercado e café Ana´s, em Kings Lynn, subsidia a equipa portuguesa de futebol, Dicovery Royals, que se apresta para conquistar a Taça e o campeonato da região em futebol. Constituída por portugueses, esta equipa disputa também o campeonato de equipas mais jovens e será alvo de uma reportagem na próxima edição. Entretanto, o popular mini-mercado Ana’s sofreu uma remodelação e acrescentou à sua o f e r ta u m C y b e r C a f é , h á m u i t o u m a necessidade para muitos portugueses ali residentes. O proprietário Filipe Saraiva, natural da Figueira da Foz, casado e pai de uma filha de tenra idade, emigrou para o Reino Unido há

12 anos e meio, adquirindo o Ana’s há mais de d o i s a n o s . O e s ta b e l e c i m e n t o q u e s e chamava Kikis, foi transformado numa mercearia e café, onde se servem bolos, sanduíches e refeições rápidas. Frequentado por muitos locais e portugueses, Filipe explica que, apesar das dificuldades do momento, a “casa tem atingido os objectivos”. Com licença de álcool, o Ana’s, no fim de semana, torna-se um bar onde muitos portugueses confraternizam na companhia da velha “imperial” e petiscos, num ambiente que os transpõe, do imaginário, até Portugal. A loja possui parque de estacionamento e situa-se na Lynn Road, com entrada por trás do parque de estacionamento do Tesco e do Aldi. PUB.

Related Documents

Pag23
December 2019 8
Pag23
April 2020 2

More Documents from "Jornal As Noticias"

Pag
May 2020 2
Pag03
April 2020 5
Pag
May 2020 3
Pag
May 2020 10
Pag
April 2020 11
Pag
May 2020 7