23
3 Abril 2009
COMUNIDADES Eurodeputada da CDU critica governo A eurodeputada da CDU Ilda Figueiredo criticou o Governo por falta de acompanhamento aos trabalhadores emigrantes. “O governo não está a fazer o acompanhamento dos trabalhadores emigrantes em toda a área social”, acusou a eurodeputada e cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, em Paris. “Desemprego, desvalorização dos salários e reformas” foram outros dos temas focados por Ilda Figueiredo na reunião que visou também a mobilização dos emigrantes para o recenseamento e para o voto nas próximas eleições europeias.
CCP “satisfeito” O presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), Fernando Gomes, mostrou-se “satisfeito” com o recuo do PS na proposta de alteração à Lei Eleitoral. “Estamos satisfeitos. Foi um acto de sensatez. Como foi apresentada (a proposta) não estava adequada”, disse Gomes.
Nicolas Bento foi posto em liberdade Nicolas Bento (Nico), o português que cumpria pena em Inglaterra pela morte da namorada polaca foi posto em liberdade. Ouvido por videoconferência num tribunal de Londres, o juiz considerou que Nicolas tem condições para aguardar a repetição do julgamento em liberdade. A mãe e o irmão foram buscá-lo à prisão e vão levá-lo para Petersborough, onde vai ficar até começar o novo julgamento, em Julho. Condenado pelo tribunal de Luton a prisão perpétua em 2007, Nico viu o Supremo Tribunal anular o julgamento no passado dia 26 de Fevereiro.
CÂMARA DISPONIBILIZA 500 MIL LIBRAS
A 11 DE ABRIL
Arranca o Centro Comunitário Português em Lambeth
Dia das mulheres moçambicanas
A câmara de Lambeth disponibilizou a uma comissão de instalação, liderada pelo conselheiro António Cunha, uma verba de meio milhão de libras para a criação de um Centro Comunitário Português, que se pretende apoiar a comunidade no ensino de inglês, português e na requalificação profissional a desempregados. Numa reunião, à porta fechada, com a presença do embaixador de Portugal, António Santana Carlos e o líder político da edilidade, Steve Reed, foi apresentado o projecto que se pretende a funcionar nos próximos 18 meses e anunciado, segundo a LUSA, a verba de 540 mil libras a disponibilizar, assim que encontradas as instalações para albergar o centro. Fontes junto à comissão instaladora, admitem que o uso deste centro poderá ser alargado a todos as comunidades de língua portuguesa, mas não confirma notícias vindas a lume esta
ANA’S MINIMERCADO PATROCINA FUTEBOL EM KINGS LYNN
semana, que o mesmo será utilizado pela vasta comunidade latino-americana. Apesar de encabeçado por António Cunha, este centro já tem um responsável indicado. Trata-se de Luís Ventura, um português que já encabeçou vários projectos ligados à câmara de Lambeth. Segundo a LUSA, António Cunha afirma que uma das prioridades é o ensino de inglês aos emigrantes portugueses, uma barreira em termos de integração social e profissional, e o ensino e promoção da Língua Portuguesa. O centro será, sobretudo, um núcleo de informação e aconselhamento sobre serviços como segurança social, saúde, educação ou habitação. Mas António Cunha quer que o centro possa também ajudar pequenos ou médios empresários a iniciarem uma actividade ou a encontrarem um espaço para se instalar. Os promotores procuram um espaço que
possua ainda uma sala polivalente que sirva de ginásio e salão de festas e permita abrir no futuro um centro de dia para idosos e um infantário. Este é um projecto datado de 2005 e que só foi possível depois da vitória do partido trabalhista, que Steve Reed representa na Câmara de Lambeth. Recentemente, em Thetford, a câmara de Breckland, liderada pelos conservadores, e a polícia local boicotaram um projecto semelhante não lhe permitindo operar, de uma forma discriminatória e arbitrária. O Centro liderado pelo The European Challenge era totalmente financiado pela própria comunidade portuguesa na área. Ainda que na possibilidade de recorrer legalmente contra a decisão, o TEC resolveu abandonar o projecto, face aos astronómicos custos legais para o fazer.
Da Casa de Moçambique recebemos uma convocatória convidando todos os compatriotas interessados em estar presentes nos ensaios de dança “do nosso País e Passagem de modelos para serem apresentados na festa do dia 11 de Abril alusiva ao dia das Mulheres Mocambicanas”. A participação é limitada, por isso contacte o mais cedo possível a organização para os seguintes números: 07957495818 (Madalena), 07852439991 (Alcina), 07501981252 (Nelson) e 07946766587 (Stelio).
Discovery Royals perto da dobradinha O mini-mercado e café Ana´s, em Kings Lynn, subsidia a equipa portuguesa de futebol, Dicovery Royals, que se apresta para conquistar a Taça e o campeonato da região em futebol. Constituída por portugueses, esta equipa disputa também o campeonato de equipas mais jovens e será alvo de uma reportagem na próxima edição. Entretanto, o popular mini-mercado Ana’s sofreu uma remodelação e acrescentou à sua o f e r ta u m C y b e r C a f é , h á m u i t o u m a necessidade para muitos portugueses ali residentes. O proprietário Filipe Saraiva, natural da Figueira da Foz, casado e pai de uma filha de tenra idade, emigrou para o Reino Unido há
12 anos e meio, adquirindo o Ana’s há mais de d o i s a n o s . O e s ta b e l e c i m e n t o q u e s e chamava Kikis, foi transformado numa mercearia e café, onde se servem bolos, sanduíches e refeições rápidas. Frequentado por muitos locais e portugueses, Filipe explica que, apesar das dificuldades do momento, a “casa tem atingido os objectivos”. Com licença de álcool, o Ana’s, no fim de semana, torna-se um bar onde muitos portugueses confraternizam na companhia da velha “imperial” e petiscos, num ambiente que os transpõe, do imaginário, até Portugal. A loja possui parque de estacionamento e situa-se na Lynn Road, com entrada por trás do parque de estacionamento do Tesco e do Aldi. PUB.