Os2

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Os2 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,704
  • Pages: 7
IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

OS/2 _______________________

Operating System/2

Daphne Duberger L. Teodoro. Gabriel Amorim Fracasse. Gabriel de Melo. Lucas da Silva Rua. Luis Barbosa.

Introdução:

Desde o início da era de computadores pessoais (PC), a Microsoft e a IBM vinham trabalhando juntas no desenvolvimento do MS-DOS e outros programas para a plataforma PC. Mas, em 1990, a IBM e a Microsoft se desentenderam e cada uma ficou com uma parte do trabalho feito e tentaram tomar a liderança do mercado de sistemas operacionais. O OS/2 da IBM era tecnicamente superior ao Windows 95, mas foi o sistema das janelas quem levou a melhor, porque era mais fácil de usar e contava com a familiaridade dos usuários com o Windows 3.1, enquanto a IBM caía numa combinação de falta de investimento, falta de apoio aos desenvolvedores e falta de marketing. No começo, o OS/2 era incompatível com os softwares desenvolvidos para o Windows, o que era um grande empecilho, já que o Windows era muito mais popular entre os desenvolvedores. Depois de muita negociação, a IBM conseguiu um acordo com a Microsoft, que permitia que o OS/2 executasse o Windows 3.11 dentro de uma máquina virtual, oferecendo compatibilidade com seus programas. Entretanto, o tiro acabou saindo pela culatra, pois desestimulou ainda mais o desenvolvimento de aplicativos nativos para o OS/2, fazendo com que ele acabasse concorrendo (em desvantagem) com o Windows em seu próprio território. Rodar programas Windows dentro do OS/2 era muito mais problemático e o desempenho era inferior, fazendo com que mais e mais usuários preferissem usar o Windows diretamente. Embora esteja oficialmente morto, o OS/2 ainda é utilizado por algumas empresas e alguns grupos de entusiastas. Em 2005 a Serenity Systems comprou os direitos sobre o sistema, dando origem ao eComStation, que nada mais é do que a versão 4.52, que é adotada como sistema comercial. O OS/2 é um sistema operacional multiusuário, que permite acesso simultâneo de múltiplos usuários ao computador; e multitarefa, que é a característica dos sistemas operativos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente; feito pela IBM e Microsoft. Executa Aplicativos OS/2, DOS e Windows, proporcionando tanto uma interface gráfica, conhecida como Workplace Shell, quanto uma linha de comando semelhante à do DOS.

Desenvolvimento: História: OS/2 e Windows eram um único sistema nos anos 80 (mas com versões distintas) feitas simultaneamente pela IBM e Microsoft. Por uma decisão de Bill Gates a Microsoft resolveu abandonar o projeto OS/2 em 1990 e dedicar-se ao Windows. Os sistemas passaram então a competir pelo mercado corporativo e doméstico nos anos 90. O sistema da IBM sempre foi considerado melhor tecnicamente, pois conseguia rodar programas Windows dentro do OS/2, mas era problemático e o desempenho era inferior, fazendo com que mais e mais usuários preferissem usar o Windows diretamente. Mas o mesmo não podia ser feito no Windows. O OS/2 também foi o primeiro dos dois a implementar TCP/IP (um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede), ter uma versão em 32 bits (processadores de 32 bits) e máquina Java(um tipo de programação novo na época, que era mais potente que o anterior). Em 2005 a Serenity Systems comprou os direitos sobre o sistema, dando origem à versão 4.52, ou eComStation, que hoje ainda é adotada como sistema comercial, principalmente por instituições financeiras, como o Banco do Brasil.

Interface Gráfica: A área de trabalho do OS/2 se chama Workplace Shell. A Workplace Shell foi a primeira interface gráfica totalmente orientada a objetos do mercado, que permite uma consistência de objetos inclusive ao longo da rede. Menus e janelas compõem a interface que agrupa os programas por pastas e categorias como nas interfaces modernas. A partir de quando foi lançada a segunda versão do OS/2, em 1992, ele passou a explorar a tecnologia de orientação a objeto. Dentro de seu Desktop, o uso do recurso “drag-and-drop” é possível em todos os pontos da tela, qualquer ação sobre o ícone reflete no objeto. Portanto se um ícone é arrastado para

impressora ele é impresso, se arrastado para o triturador ele é triturado, se arrastado para fax ele é enviado, etc. Os ícones “sombra” também foram usados no OS/2, com um desempenho melhor do que os ícones do Windows. Se o objeto original for movido de pasta, o ícone sombra está ligado a ele, sem perder caminho como os atalhos do Windows, eles se mantêm mesmo que sejam movidos entre diretórios, discos locais ou até mesmo máquinas em rede, caso o original seja apagado todas as suas sombras são automaticamente apagadas com ele.

Sistema de Arquivos: OS/2 suporta o sistema de arquivos FAT (usado no DOS e Windows), a Super FAT e o HPFS, o sistema desenvolvido pela IBM e Microsoft (onde originou o NTFS), que explora melhor o disco rígido de grande porte. O HPFS, completamente 32bits, é muito superior a FAT (originalmente de 16bits, e posteriormente com 32bits virtuais na VFat). Apresenta suporte nativo a nomes de arquivos de até 254 caracteres, espaços entre caracteres em letras maiúsculas ou minúsculas e estende o suporte a nomes longos para a FAT16 através do uso de arquivos de sistema.

Memória: No OS/2, toda a memória é acessada usando-se um endereço de 32bits. Esse endereço de 32bits permite até 4 GB de endereçamento direto. Existem dois esquemas para acessar a memória do computador: o plano (usado no OS/2) e o segmentado (usado no DOS e Windows 3.11). No modelo de memória plano, a memória está totalmente disponível ao processador e pode ser acessada diretamente; os endereços são seqüenciais de 0 a 2³²-1 (4 GB).No modelo de memória segmentado, a memória total é dividida em segmentos de 64KB. Um aspecto importante nessa diferença no modo de gerenciar memória é que no OS/2 o limite de 640KB é inexistente.

Capacidade Multitarefa:

O OS/2 é um sistema multitarefa preemptivo, ou seja, capaz de processar diversos programas ao mesmo tempo. Ele foi desenvolvido desde seu início para ser um sistema preemptivo e essa é uma das suas grandes vantagens. O sistema preemptivo divide o processador e a RAM da máquina entre os programas de modo que todos fiquem com o suficiente. Diferente do modelo cooperativo de multitarefa, os recursos são totalmente administrados pelo sistema operacional, não podendo ser afetados pelos aplicativos. O OS/2 roda aplicativos de 16 bits em áreas isoladas na memória, protegendo assim cada um independentemente da falha dos outros programas.

Confiabilidade: O OS/2 é um sistema extremamente confiável, por diversos motivos, muito mais seguro que a maioria das versões do Windows. No que diz respeito aos arquivos, o HPFS tem um ótimo sistema de tratamento de erros, com hotfixies e a fragmentação do disco é mínima, o que também diminui a probabilidade de erro no disco.Além disso, ele é um sistema realmente preemptivo, e quando um programa tenta invadir a área de memória de outro ele é imediatamente fechado, o que impede que o sistema todo tranque por causa de um aplicativo.Os arquivos vitais do sistema ficam em uma área reservada na memória que pode ser acessada mesmo que todos os outros programas tranquem. E o OS/2 é um sistema quase totalmente desenhado em 32bits, e uma das causas da instabilidade no Windows 95 é a mistura de programas 32 bits com programas 16 bits.

Versões: A primeira versão do OS/2 (que ainda não se chamava OS/2) surgiu por volta de 1986 para suprir as necessidades do 286, embora o lançamento do sistema estivesse muito próximo ao lançamento do 386. Em 1988 o OS/2 1.1 foi lançado, já com interface gráfica e suporte para unidades de disco maiores do que 32 MB. Em 1989, a IBM e a Microsoft lançaram o OS/2 1.2, com um novo sistema de arquivos, o HPFS (Sistema de Arquivos de Alta Performance). O HPFS leva uma grande vantagem sobre a FAT para lidar com discos e arquivos grandes. Outra adição importante ao sistema foi a linguagem de lote REXX, que é uma linguagem para

escrever programas simples sem compilação, porém muito mais potente que a programação em Bacht. Warp 4, última versão do OS/2 feita pela IBM trouxe uma série de inovações, como o suporte a voz, o Voice Type. Ao invés de teclado e mouse o usuário utiliza o sistema através do uso da voz. Embora alguns considerem a versão 4.5 como a verdadeira última, pois trouxe alterações que em outros sistemas denotariam uma nova versão. O sistema aceita comandos falados através de um microfone, pode-se abrir e fechar programas, ditar textos e até navegar na Internet via voz. Para funcionar de maneira satisfatória, é necessário que o micro esteja preparado com uma boa quantidade de memória, no mínimo 32 MB de RAM. Depois do inicio de 1993 chega o OS/2 2.1, com suporte a multimídia, PCMCIA e potentes controladores de vídeo. Em 1994 foi lançado o OS/2 ver. 3.0, versão abordada neste trabalho junto com a sua sucessora a versão 4.0 lançada em 1996.

Hardware: Configuração mínima: Processador 386 SX ou superior; 4MB de memória RAM; HD com 50 MB mais 10 para suporte a multimídia; Unidade de disquete 1.44; Vídeo VGA; Mouse. Configuração ideal: Processador 486 DX ou superior; 8MB de memória RAM; HD com 80 MB ou mais; Unidade de disquete 1.44; Vídeo VGA; Mouse.

Versões: OS/2 1.0 (1987) OS/2 1.10 SE (1988) OS/2 1.10 EE e OS/2 1.20 SE E EE (1989)

OS/2 1.20 SE E EE (1989) OS/2 1.30 (1991) OS/2 2.0 (1991-1992) OS/2 2.1 (1993) OS/2 for Windows (1993) OS/2 2.11 (1994) OS/2 2.11 SMP (1994) SE - Standard Edition EE - Extanded Edition OBSERVAÇÕES: As versões do OS/2 1.10, OS/2 1.20 e OS/2 1.30 são conhecidas como MS OS/2 ou Microsoft OS/2.

Conclusão Apesar de ser superior nas questões de desempenho em relação ao seu concorrente (o Windows 95), o OS/2 sofria uma grande desvantagem no aspecto de praticidade, pois o Windows 95 era muito mais fácil de usar. Mesmo que na época de lançamento ele seja considerado um ótimo sistema operacional, hoje ele já não possuiu nenhum diferencial. Devido à evolução da tecnologia, esse sistema operacional perdeu seu valor, e hoje em dia ele não é mais utilizado.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/OS/2 http://www.guiadohardware.net/termos/os-2 http://www.creativehost.com.br/suporte/glossario/o.htm http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/keniareis/dicionarioinfo006.as p http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiusuário http://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa http://pt.wikipedia.org/wiki/32_bit http://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP http://www.javafree.org/artigo/871498/Tutorial-Java-O-que-e-Java.html http://www.guiadohardware.net/termos/vfat http://www.conteudoglobal.com/informatica/sistemas_operacionais/in dex.asp?action=os2&nome=OS/2+Warp

Related Documents

Os2
November 2019 11
Os2
October 2019 4
Os2
May 2020 2
Os2 1p0 1 Boot.hex
May 2020 0
Os2 1p1 0 Boot.hex
May 2020 4
Os2 1p0 0 Boot.hex
May 2020 1