O Samba Da Minha Terra - Anteprojeto2

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Samba Da Minha Terra - Anteprojeto2 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,873
  • Pages: 8
O SAMBA DO GRINGO

Um documentário de Marcelo Lopes, Simone Evan e Daniela Pinheiro Rio de Janeiro, Junho de 2008

Sinopse: Em uma excursão pela Europa, cinco jovens cineastas brasileiros saem em busca de aspectos de sua própria cultura musical no estrangeiro. De posse de uma gama de informações e pesquisas feitas ainda no Brasil, a equipe visita os principais eventos de música popular, onde a música brasileira é tocada, em países como Alemanha, França, Itália, Holanda, Inglaterra, etc; em busca da peculiaridade encontrada na reprodução dessa música por estrangeiros. Através de entrevistas com estudiosos do assunto, músicos, produtores musicais, dançarinos, figurinistas, aderecistas, o documentário passeia pelo pensamento, manifestações, clima e sentimento provocados quando um som tradicionalmente brasileiro invade a cena. Surgem questões tais como a fraca diferenciação dos vários ritmos brasileiros – “Afinal, o que é entendido como música brasileira?” – a profundidade de conhecimento da cultura, dança, indumentária e temperamento que a música brasileira exige. Utilizando uma linguagem diversificada, o documentário, além das entrevistas, fará uso de arquivos, animações, imagens das apresentações musicais e do making of, abordando o tema de maneira informativa, bem humorada e despojada.

1) APRESENTAÇÃO: “O SAMBA DA MINHA TERRA”, um documentário de longa-metragem, gravado no formato digital e rodado na Europa durante o ano de 2009, fala sobre a paixão e a performance de estilos musicais brasileiros por músicos não-brasileiros. A linha narrativa deste filme será dada pela apresentação dos diversos estilos musicais brasileiros, encontrados em países europeus, e pela cobertura dos principais festivais, carnavais, festas e eventos onde vários grupos musicais, tais como escolas de samba, grupos de maracatu, forró, etc, vão se apresentar. Tais eventos servem como uma oportunidade de expressão cultural por parte de imigrantes de diversas origens – brasileiros, caribenhos, surinamenses, entre outros – e também permitem uma interação da cultura européia com a cultura destes povos. Nascem daí, novos produtos culturais, fundindo influências e estilos. Além disso, serão gravadas sequências em locais de referência à cultura brasileira, com imagens de arquivo, entrevistas de artistas, personalidades do meio e de pessoas do público presentes em tais apresentações e performances individuais.

2) OBJETIVOS: a) Objetivo Específico: Este anteprojeto tem como objetivo a apresentação a possíveis parceiros e integrantes de equipe de produção. E, a partir daí, será feita a redação completa do projeto de documentário de longa-metragem, adaptando-se aos diversos editais de apoio e patrocínio. b) Objetivos Gerais: - Promover a cultura brasileira no exterior, através da divulgação da crescente atividade de artistas estrangeiros e dos demais aficionados pela música brasileira; - Registrar casos da interação cultural entre o Brasil e os países europeus, bem como a ação de agentes culturais envolvidos com a cultura brasileira nestes países; - Levar ao conhecimento do público brasileiro a performance da música brasileira por artistas estrangeiros e estimular a interatividade entre artistas de diferentes nações; - Produzir um documentário com a participação e/ou parceria de artistas, técnicos e produtoras de outros países; - Registrar as diversas versões e novas roupagens que a música brasileira pode adquirir ao ser executada por artistas não-brasileiros, que inevitavelmente injetam suas próprias influências rítmicas e estéticas em suas performances. Acreditamos que tal atividade é interessante por si só e também como forma de o brasileiro analisar sua própria expressão musical.

- Apresentar, explicar e esclarecer, principalmente ao público não-brasileiro, as diferenças existentes entre os diversos estilos musicais abordados no documentário.

3) JUSTIFICATIVA: - Este filme promove a interação de diferentes culturas, revelando semelhanças, coincidências e inovações estéticas devido às inevitáveis influências que as culturas locais exercem. Escolhemos a música brasileira como objeto de investigação desse processo, principalmente por sua natureza heterogênea, já que a maioria dos estilos musicais brasileiros possui influências de diversos povos (incluindo os europeus) em sua gênese histórica. - A escolha da Europa como palco de investigação deste processo possui razões práticas e políticas: Sabe-se que o Brasil foi um país colonizado por portugueses, com a participação dos holandeses, franceses, espanhóis e ingleses nesse processo histórico; sem falar na posterior chegada de grandes levas de imigrantes italianos e alemães nos séculos XIX. Além disso, na Europa, temos uma maior facilidade de locomoção entre países com culturas nitidamente diferentes, sem ter que percorrer grandes distâncias. - Na contramão de atritos de ordem diplomática o documentário "O SAMBA DA MINHA TERRA” mostra que a relação entre o povo brasileiro e os povos locais pode ser amigável, principalmente, no âmbito artístico-cultural. Este filme visa registrar a boa receptividade, e o efeito que a música brasileira causa na vida cotidiana das pessoas desses países. - Num mundo em constante globalização cultural, observamos um grande fluxo cultural dos países desenvolvidos (no caso brasileiro, principalmente EUA e Inglaterra) em direção aos menos desenvolvidos. Este filme revela um fenômeno raramente percebido, especialmente pelo povo brasileiro: o contra-fluxo cultural, a presença da música brasileira no cenário musical de outros países e a crescente aceitação que estes estilos musicais possuem; - A observação do processo e a forma como o artista estrangeiro percebe, executa e lida com estes estilos tão tradicionais na cultura brasileira é, também, uma referência e uma forma de realizar uma auto-crítica muito construtiva e benéfica à performance de artistas brasileiros; - Geralmente, quando se fala em música brasileira no exterior, o que se apresenta é a performance de músicos brasileiros cantando em português. Este documentário possui um enfoque diferenciado ao destacar a atuação de pessoas de outras nacionalidades na performance da música brasileira, se possível cantando na língua local. - Observamos que, nas últimas décadas, surgiram muitos grupos musicais, escolas de samba, instituições, entusiastas da cultura brasileira, cuja expressão mais marcante é a música. Este filme é uma oportunidade de reunir todos estes elementos em uma só obra

e mostrar ao mundo não só a música brasileira como a apaixonada atividade destes agentes culturais.

4) ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: A realização deste filme se divide nas seguintes etapas: a) PRÉ-PRODUÇÃO: I) Parceria(s) de Produção: Consideramos importante para a realização deste documentário, a formação de parceria(s) com produtora(s) cinematográfica(s) européia(s), que contará(ão) com a participação nos lucros de distribuição, em troca de colaboração na arrecadação de recursos para a produção, no processo de produção e pós-produção e no processo de distribuição. II) Pesquisa (atividade já em execução): É necessária uma intensa pesquisa na busca de elementos e questões interessantes ao tema deste documentário. Este processo deverá ser acompanhado por um pesquisador antropólogo que, dentre outras colaborações teóricas, será responsável por redigir o texto de narração do filme. Neste processo, serão desenvolvidas duas planilhas: Uma planilha de conteúdo, onde constarão os nomes dos grupos ou músicos, da pessoa representante (contato direto, produtor, fundador, etc), seu(s) estilo(s) musical(ais), localidade, contatos digitais (site, e-mail, blog, etc), telefones e anotações extras (contendo quaisquer informações e questões que possam ser úteis à direção). E uma planilha de produção, contendo as mesmas informações relacionadas acima, sendo que as anotações extras informarão detalhes úteis à equipe de produção, tais como possibilidades de apoio e/ou parceria, condições físicas e climáticas dos locais de gravação, datas de eventos, endereços de possíveis locações, recursos técnicos necessários, contatos de colaboradores e apoiadores do projeto, etc. Tais planilhas também serão úteis à redação do projeto dedicado aos patrocinadores, apoiadores e adaptação aos editais existentes. III) Formação de Equipe Técnica: Acreditamos que a equipe técnica deste documentário será formada por elementos fixos e elementos adicionais, figuras locais selecionadas no processo de pesquisa e indicados pela(s) produtora(s) parceira(s) e que possam contribuir como assistentes e técnicos em atividades necessárias em algumas locações. A equipe fixa se dividirá nas seguintes funções: Produção, Direção Geral, Direção de Fotografia e Técnico de Som.

Sendo assim, estimamos que a equipe técnica será formada, em sua composição mais completa, de acordo com dois tipos básicos de locação: Eventos e de Entrevista, organizadas segundo a tabela abaixo:

Quantidade 1 1 1 2 3 3 1 2 2 1 1

Quantidade 1 1 1 1 1 1 1 1 1

EQUIPE DE EVENTOS Função Diretor Geral Assistente de Direção Produtor de Locação Assistentes de Produção Operadores de Câmera Assistentes de Câmera Captador de Áudio Assistentes de Captação de Áudio Assistentes de Iluminação Motorista (nativo) Tradutor EQUIPE DE ENTREVISTAS Função Diretor Geral Assistente de Direção Produtor de Locação Assistente de Produção Operador de Câmera (Diretor de Fotografia) Captador de Áudio Assistente de Iluminação Motorista (nativo) Tradutor

Algumas funções poderão ser cortadas, adicionadas ou somadas em uma única pessoa de acordo com a necessidade. Dependendo do país, também será necessário a presença de mais de um tradutor para inglês ou português. IV) Captação de Recursos: Considera-se como possíveis apoiadores e patrocinadores instituições de diversas naturezas, tais como empresas, fundações, universidades, produtoras, embaixadas, consulados, centros culturais, etc. Somente após definida as parcerias de produção e finalizada a pesquisa de conteúdo é que podemos definir um orçamento final para este documentário e, assim, redigir um projeto direcionado a tais instituições bem como os editais aos quais esse projeto possa se inscrever. Consideramos a possibilidade de estender as gravações ao ano posterior, caso encontremos problemas em coincidir o processo de captação e liberação de recursos financeiros para a produção à agenda dos eventos interessantes ao documentário.

b) PRODUÇÃO: Esta etapa do projeto será definida após fixada as parcerias de produção e finalizada a pesquisa de conteúdo. A figura do produtor será crucial na organização do roteiro de viagem, nos agendamentos de entrevistas, montagem e credenciamento da equipe técnica para os diversos eventos, alimentação, transporte, hospedagem, seguro dos equipamentos, gerenciamento de liberação de imagem por parte dos entrevistados, etc. E, ficará a cargo da equipe de direção, a organização e captura digital do material anteriormente captado. c) PÓS-PRODUÇÃO: Nesta etapa, acompanhada pelo diretor geral, serão realizadas as seguintes atividades: decupagem, edição de vídeo, edição de áudio, redação do texto de narração, gravação de narração e animação. Tal animação será utilizada para ilustrar uma breve apresentação histórica e estética dos estilos musicais a partir do primeiro momento que estes aparecerem no filme. O processo de decupagem deverá ser realizado pela equipe de direção e pesquisa. A partir daí, inicia-se a redação dos textos de narração e a seleção do que será usado como texto escrito e texto gravado. No processo de edição de som realizar-se-á a equalização e mixagem do som captado, trilha sonora (legalmente liberada ou composta para o filme) e sonoplastia (da animação) e, finalmente, a masterização. No processo de edição de vídeo, realizar-se-á a montagem final do filme, unindo cenas captadas, imagens de arquivo, animações e ficha técnica. A equipe de pós-produção (editores, animadores, narrador, etc) será definida após o fechamento das parcerias. d) DISTIBUIÇÃO: Este processo deverá ser executado, em acordo legal com a(s) produtora(s) parceira(s) e os produtores associados Marcelo Lopes, Daniela Pinheiro e Simone Evan, em um projeto a parte. Objetiva-se a exibição em salas de cinema, canais de TV, mostras e festivais brasileiros e estrangeiros.

5) ORÇAMENTO: Este tópico será calculado após o fechamento das parcerias.

6) CRONOGRAMA: ATIVIDADE

PERÍODO

Junho de 2008 a Abril de 2009 Maio de 2009 a Setembro de 2009 Outubro de 2009 a Março de 2010

PRÉ-PRODUÇÃO PRODUÇÃO PÓS-PRODUÇÃO LANÇAMENTO e DISTRIBUIÇÃO

A partir de Abril de 2010

Obs.: Este cronograma é uma previsão geral.

Produtores Associados:

Marcelo Lopes

Simone Evan

Daniela Pinheiro

Redação do Anteprojeto: Daniela Pinheiro e Marcelo Lopes

Related Documents