O Filho Da Viuva De Naim

  • August 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Filho Da Viuva De Naim as PDF for free.

More details

  • Words: 1,206
  • Pages: 4
 2001, Tony Silveira

O FILHO DA VIUVA DE NAIM.doc

O FILHO DA VIUVA DE NAIM LUCAS 7 11* ¶ E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; 12* E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. 13* E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. 14* E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. 15* E entregou-o a sua mãe. 16* E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. INTRODUÇÃO: Por três vezes nos Evangelhos observamos o Senhor Ressuscitando mortos: 1. A Filha de Jairo 2. Lázaro 3. O Filho da Viuva de Naim Nesta ocasião Jesus estava entrando na cidade com uma grande multidão que o acompanhava e no sentido contrário estava vindo uma outra multidão em cortejo fúnebre. Estas duas multidões eram distintas. 1. Os que andavam com Jesus estavam felizes porque o Senhor estava transformando vidas, Salvando, libertando, curando. Esta mulidão estava feliz e satisfeita. 2. A segunda multidão estava em pranto pois íam enterrar o morto. Uns estão no Caminho da Glória, outros estão a caminho da sepultura. Uma multidão também nos nossos dias está caminhando em vitória com Jesus, mas outra multidão está caminhando para o cemitério. Não foi a procissão dos mortos que foi a caminho de Jesus, mas Jesus que tudo sabe preparou este encontro no esterior da cidade de Naim.

1

 2001, Tony Silveira

O FILHO DA VIUVA DE NAIM.doc

Vamos analizar um pouco acerca destas multidões, Houve 3 Procissões: 1. A PROCISSÃO DA MORTE – Da vúva 12* E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. Enquanto Jesus se aproximava daquela cidade com a multidão dos que o seguiam aconteceu um encontro com a MORTE. A MORTE É inevitável. Novos e velhos morrem. Homens e mulheres, brancos e pretos, ricos e pobres. A morte acontece a todos e com todos. A morte é quase sempre inesperada. Hebreus 9:27 27* E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, 28* Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Este funeral estava revisto de alguns aspectos bem tristes: a. Esta mulher era viúva b. Estava sepultando o seu unico filho c. Uma viuva naquele tempo estava dependente do sutento, da ajuda e da protecção por parte dos seus filhos, ela ficou desamparada. d. O funeral de um jovem custa mais a suportar. Todos temos em nós uma certa ideia de invencibilidade e evitamos sempre pensar na nossa morte ou daqueles que nos são queridos. 2. A PROCISSÃO DA VIDA Não foi uma coincidência o facto de Jesus passar no mesmo lugar. O Mestre quis não apenas mostrar áquelas multidões que Ele tem poder sobre a morte. 13* E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

2

 2001, Tony Silveira

O FILHO DA VIUVA DE NAIM.doc

Aquela multidão que estava com Jesus sabia que ele podia fazer milagres e estava em grande alegria. Contudo eles pensavam que havia remédio para a morte, mas glória a Deus que Jesus tem poder mesmo sobre a morte! Quando andamos com Jesus as circunstâncias podem mudar completamente quando menos esperamos. Jesus não estava muito preocupado com a multidão, mas Ele se preocupou com esta mulher viúva e movido de amor Jesus disse: “Não chores!” Talvez se apenas a fosse consolar, ele diria: “As minhas condolências!...ou mesmo poderia dizer: “Sabes mulher...a vida é mesmo assim...todos temos que morrer um dia...” Contudo Jesus disse “Não chores!” pois ele quis preparar esta mulher para receber um Milagre. 14* E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. 15* E entregou-o a sua mãe. Jesus parou aquele funeral e falou a sua Palavra áquele morto e ele ressuscitou. Algumas pessoas pensam que os mortos podem ouvir e é comum nos funerais a família falar para o morto. Os mortos não podem mais ouvir pois eles já não estão no corpo. Também nunca vi nenhum morto responder...mas este morto ouviu e saiu da sepultura porque Jesus tem poder sobre a morte. 3. A PROCISSÃO DA VITÓRIA Depois deste grande milagre uma terceira Procissão aconteceu. Aquela multidão já não seguiu mais para o Cemitério, mas converteu-se do seu caminho e seguiu Jesus. Em que multidão estás tu? Mateus 16:26 26* Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

3

 2001, Tony Silveira

O FILHO DA VIUVA DE NAIM.doc

Podemos ser indiferentes á Palavra de Deus e perder assim a oportunidade de seguir em vitória! Nesta passagem encontramos dois filhos: 1. O primeiro, o filho da viuva estava morto 2. O segundo, o filho de Deus está vivo para sempre! Será que estás no caminho dos que caminham sem Cristo ou já te converteste do teu caminho? Jesus quer dar-te a oportunidade de trocares de multidão! Lucas 9:59 59* E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. 60* Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Este homem estava na multidão daqueles que não entendem que a chamada de Jesus para nós é anunciar o Reino de Deus. Ele queria o seu conforto mas Jesus tem um plano mais elevado. Para trocares de multidão tens que ser capaz de mudar de vida e de levar outros a efectuarem igualmente mudanças de fundo. Este homem não tinha aínda o pai morto, mas estava valorizando mais a sua família do que a possibilidade de aprender de Jesus. Devemos dar valor áquilo que Jesus Cristo fez na nossa vida e anunciar o Reino de Deus! CONCLUSÃO “Estava lendo uma estatística em que cerca de 150 a 200 pessoas fazem todos os anos um transplante de coração. Cerca de 25% não conseguirão encontrar um coração e irão morrer de doença durante o período de espera. Graças a Deus por aqueles que conseguem viver. As famílias sempre ficam agradecidas aos médicos e existe também a compreensão de que alguém teve que morrer para que o paciente sobreviva. Assim foi também connosco: Cristo teve que morrer para recebermos a Vida Eterna. Receba essa dádiva da Vida que Jesus lhe deu e permita que hoje mesmo lhe seja feito um transplante de coração. Deus vai tirar o coração de pedra e dar-lhe uma nova Vida e um novo coração onde Deus pode habitar pelo seu Espírito.” Tony Silveira

4

Related Documents

O Filho Da Viuva De Naim
August 2019 17
O Filho
November 2019 21
Viuva
October 2019 4
O Preco De Um Filho
May 2020 5
Jesus, O Filho De Deus
November 2019 21
O Filho Preferido
November 2019 17