O 2

  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O 2 as PDF for free.

More details

  • Words: 833
  • Pages: 2
O 2.doc O 2 = Beit b B Benjamin Mandelbaum

.

O 1 é o ponto e o 2 é a linha que une dois pontos . ___ . . Pode ainda ser representado por 2 linhas que podem se cruzar, fazendo o X da questão ou como paralelas parearem para se encontrar no infinito. Podem ainda se unirem na quina de um ponto formando um ângulo, , que é sempre uma relação de dois termos mas que desse encontro evidencia-se um terceiro termo, dito resultante, que se manifesta de uma determinada forma. O ponto de vista é a vista de um ponto. Assim, toda relação é entre dois termos , mas é da sua interação propriamente dita, este entre os dois, que se dá a própria relação, numa tautologia cognoscitiva, que traduzem numa forma manifesta de um terceiro termo que, como veremos, se dará no 3 do triângulo, pois Biná compreende a sabedoria de Chochmáh. O número 21 é representado pela letra b B , Beit, que é letra dupla com som de b e de v , com ou sem ponto (daguesh) no seu interior. O sentido literal de beit, bait é casa, a sucá do deserto, seu sentido esotérico no Sefer Yetzirá é + sabedoria e -tolice. O 2 é relação binária de ausência – presença. É conflito, confronto que pede harmonia. A dualidade implica numa polaridade com 2 pólos : o positivo e o negativo, que criam duas qualidades, a da atividade e da passividade , conforme a relação entre êstes dois termos. Assim temos: ∗ Atividade + externo e - interno. Exteriorização manifesta da ação. É elétrico propulsivo. ∗ Passividade - externo e + interno . Interiorização latente da ação . É magnético atrator. A atividade e passividade , polaridade relacional mais presente no cotidiano refere-se aos dois gêneros da espécie, o masculino e o feminino2. Quando usamos o diagrama da Árvore da Vida a segunda sefirá de baixo para cima é Yesod fazendo-se assim uma correlação do 2 com o 9, de Chochmah com Yesod. Dois é Chochmah é sabedoria. Como diz o Talmud , sábio é quem aprende com todos , aprendamos com o número 2, com a polaridade, com o masculino e o feminino, com a letra Beit. Em Provérbios aprendemos que sábia é a mulher que estabelece sua morada. Adam Kadmon o homem primordial era macho-fêmea em sua santa morada sexual yesodiana. Só, era não bom. O 2 permitiu que a criação continuasse. É o primeiro único número primo par. Simboliza o eco, reflexo, reflexão, conflito que sugere escolha e equilíbrio. É a interação dos opostos em toda a Árvore da Vida resultante dessa oposição Chochmah e Binah. Envolve polaridades fluidas, tais como anabolismo e catabolismo (síntese e decomposição), aumento e diminuição, vida e morte, etc. Esses opostos não são estáticos. O crescimento e o desenvolvimento são constantes. Há um intercâmbio contínuo como na inspiração e expiração. Meditação sobre os gêneros:

.

1

Na canção pascal do Mi Yodea? , Quem sabe ? pergunta-se e responde-se pelos números o 1 Echad é lembrado na Unicidade Divina de Elokenu, o 2 Shnaim é cantado que são 2 as tábuas da Lei, Luhot Há Brit. Dela estraímos um tipo de correlação numerológica de duas colunas uma 1-2-3-4-5 correspondendo a 6-7-8-9-10 cria a correlação entre 2 e7. 2 A relação do casal em sua polaridade pode se manifestar de 3 modos: Complementação, quando o encaixe se dá entre as 2 metades na formação da unidade casal, Suplementação quando sai melhor do que a encomenda e Superação, quando o confronto-conflito, faz a revelação do obscuro de si e do outro, as diferenças atritam, polarmente correndo o risco do desgaste mas também produzindo centelhas de luz, aqui entra a arte de lapidar os diamantes. Ser polido é o polimento que se dá pelo atrito da complementariedade e suplementariedade.

a) Meditando sobre os aspectos positivos e negativos do próprio sexo: Um bando de homens sugere... Um bando de mulheres sugere... • Os homens meditam sobre os aspectos positivos e negativos da masculinidade dentro dele mesmo. • As mulheres meditam sobre os aspectos positivos e negativos da feminilidade dentro dela mesma. b) Sonhar que é uma borboleta que sonha que é você, que sonha que é uma borboleta, que sonha que é você ,que sonha que é urna borboleta, que sonha que é você que sonha que é uma borboleta que sonha que... e) Meditando sobre os aspectos positivos e negativos do outro sexo: • Os homens meditam sobre os aspectos positivos e negativos da feminidade dentro dele mesmo. • As mulheres meditam sobre os aspectos positivos e negativos da masculinidade dentro dela mesma. d) Retomando e reunindo os positivos e negativos da masculinidade e feminilidade dentro de cada um. e) Harmonizando os positivos masculinos e femininos, uma oitava acima.

Meditação:

∗ Como são os frutos da minha polaridade. Qual minha relação com o equilíbrio. ∗ Quais minhas qualidades negativas que não encaro. ∗ Quais minhas qualidades positivas que não encaro.

Related Documents

O 2
December 2019 7
O O O O
June 2020 54
2- Lletra O
May 2020 1
Estudo 2 - O Pecado
May 2020 11
O Neuronio 2
November 2019 0