Normas Monografias - 2008

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Normas Monografias - 2008 as PDF for free.

More details

  • Words: 5,265
  • Pages: 33
Norma para Monografias 2008.1

APRESENTAÇÃO Para a conclusão do MBA o aluno regularmente matriculado, com documentação em ordem, tendo cursado todas a disciplinas, deverá elaborar e apresentar a monografia. Este documento tem por finalidade padronizar e orientar a elaboração e a apresentação das monografias produzidas pelos alunos da CBS. Leia-o atentamente. Recomenda-se que antes de sua entrega, a monografia seja submetida a uma cuidadosa revisão de português.

2

1 O que é uma monografia? A monografia deve abordar um objeto delimitado em tema específico de determinada área do conhecimento e do aprendizado adquirido nas disciplinas do curso. A monografia, além de ser o estudo escrito, sistemático, sobre um tema específico, é também fruto de trabalho de pesquisa científica. A monografia não é um trabalho artístico! É um trabalho acadêmico de conclusão de curso que, em se tratando da pós-graduação MBA Executivo do CEDEPE, será a demonstração do resultado do conhecimento obtido e das habilidades práticas desenvolvidas e vivenciadas a partir do que foi ministrado em sala de aula ao decorrer dos módulos. A monografia deve apresentar uma lógica interna; deve expor idéias obedecendo a uma coerência entre os tópicos abordados e, no interior destes, a um encadeamento lógico de idéias. A monografia deve ser um todo sistêmico cujos capítulos são unidades relacionadas pela razão do trabalho.

3

2 Considerações importantes sobre a norma a) Os professores e a secretaria do CEDEPE serão responsáveis pelo controle e observância desta norma nos trabalhos de avaliação de cada módulo e nas versões definitivas das monografias, que se destinam as bibliotecas e bancos de dados eletrônicos. b) O CEDEPE disponibilizará aos usuários o modelo de formatação de texto (escopo da monografia) que facilitará a aplicação dos padrões de apresentação adotados. c) Esta versão vigorará a partir de março de 2008, e serão revistas e aperfeiçoadas, sendo submetidas a revisões periódicas a critério do CEDEPE. d) Confidencialidade: Se o trabalho for confidencial, o aluno deve escrever a palavra “confidencial” na capa logo após o título do trabalho. e) Número de vias: e.1) 04 vias em capa dura (modelo na página 12) deverá ser entregue somente após a aprovação da monografia pelo orientador. Após a aprovação da monografia o aluno deve solicitar o número de classificação da sua monografia e terá o prazo máximo de 20 dias para fazer as correções conforme ressalvas feitas no item e.1, providenciar e entregar as 04 vias em capa dura mais uma via em CD com a etiqueta de identificação.

4

3 Elementos da monografia Obs.: O modelo padrão encontra-se detalhado a partir da página 10

3.1 Elementos pré-textuais

3.1.1 Capa (ver página 12) Na capa ficarão dispostos o nome da instituição com definição do curso e sua área de concentração (especialização), além do autor, título/subtítulo e data.

3.1.2

Lombada (ver página 13)

Os elementos da lombada (dorso), e sua posição, são descritos no escopo da monografia , supondo a face do volume voltada para cima. Estando o espaço longitudinal da lombada dividido em dois segmentos por barras de 3mm (cor dourada, o superior e o inferior a 5cm da respectiva borda), ter-se-á: a) No segmento do meio, o título da monografia (fonte 20) e o subtítulo (fonte 18) centrado e escrito horizontalmente, da esquerda para a direita, sendo, portanto, lidos de cima para baixo quando o volume estiver de pé; b) No superior, nome do autor (fonte 18) escrito no mesmo sentido do título; c) No inferior, a palavra Pós-Graduação, seguida do ano de publicação (fonte 18). d) Também deve ser inserido o número de classificação. Este número deve ser solicitado pelo aluno, junto à secretaria, após a aprovação da monografia pelo seu orientador.

3.1.3

Folha de rosto (ver página 13) A folha de rosto reúne em seu anverso todos os elementos importantes para a

identificação do trabalho. O verso da folha de rosto deve conter a ficha catalográfica.

3.1.4

Páginas iniciais optativas (ver páginas 15 a 17) Dedicatória(s), agradecimento(s) e epígrafe, se assim o desejar o autor, devem ficar em

páginas separadas, e antes do Resumo. Ao contrário do(s) agradecimento(s), a dedicatória e a epígrafe não têm título; aquela no canto superior direito e esta no canto inferior direito da respectiva página.

5

3.1.5

Resumo, abstract e palavras-chave (ver página 18) O resumo deve ter entre 10 e 15 linhas em um único parágrafo. Logo abaixo do

resumo (dois espaços, após) devem ser inseridas as palavras-chave. O título (“Resumo”) é centralizado, no alto da página, em negrito, corpo 18. O resumo consiste na apresentação clara e concisa dos pontos relevantes do trabalho, de maneira a permitir ao leitor saber da conveniência ou não da sua leitura na íntegra. É redigido pelo autor, antecedendo a introdução. Quanto ao estilo, o resumo deve ser composto por uma seqüência de frases completas e não por uma enumeração de tópicos; a primeira frase deverá ser significativa, explicando o tema principal do documento. Na redação dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Após o resumo, separado por dois espaços, deve-se constar palavras-chaves relativas aos assuntos da monografia. Na folha seguinte deve constar o ABSTRACT, o resumo em inglês.

3.1.6

Lista única de figuras, tabelas, gráficos e quadros (ver página 19) Entende-se por figuras: desenhos, diagramas, gráficos, fotografias, mapas, plantas e

outros assemelhados. A tabela é caracterizada como qualquer estrutura gráfica não discursiva, geralmente definida por linhas horizontais e verticais em cujas intersecções se dispõem números, como seu elemento informativo central. Já na estrutura gráfica dos quadros, o seu elementos central são as palavras. Relacionam-se as figuras, listas e quadros por seus títulos e por uma referência de um número correspondendo à numeração seqüenciada de cada figura, tabela ou quadro em toda a monografia. Por ex., um diagrama, a quinta figura de uma dissertação seria referida como “Figura 5 – Diagrama da seqüência de passos ...”. No corpo de texto, os elementos de identificação de uma figura, tabela ou quadro, acima especificados, são dispostos logo após ele próprio. Todas as figuras utilizadas no trabalho devem estar citadas e referenciadas no texto.

3.1.7

Sumário (ver página 20) Mostra toda a estrutura de seções, com seus títulos e subtítulos, a partir dos elementos

textuais até o último dos pós-textuais, todos alinhados à esquerda e sem recuos, em corpo 12 e espaço 1,5, na seqüência e hierarquia corretas, acompanhados dos respectivos números de página (inserir tabulação 16 cm entre o nome e a página). O título (“Sumário”) é centralizado,

6

no alto da página, em negrito, corpo 18. Havendo mais de um volume, o sumário abrange todos e é apresentado integralmente em cada volume.

3.2 Elementos textuais (corpo de texto)

3.2.1

Introdução (ver página 21)

3.2.2

Fundamentação Teórica (ver página 23)

3.2.3

Metodologia (ver página 24)

3.2.4

Análise dos Resultados (ver página 25)

3.2.5

Conclusão (ver página 26)

3.3 Elementos pós-textuais 3.3.1 Referências Bibliográficas(ver página 27) Imediatamente após o texto principal, é indispensável a lista de referências bibliográficas e documentais em geral, inclusive em meios eletrônicos, baseada na norma ABNT NBR 6023:2002. Só se relacionam as fontes efetivamente citadas ou de alguma forma referidas no texto. A lista tem como título, não numerado: Referências Bibliográficas, centralizado no alto da página, em negrito, tipo 18. Leia atentamente o documento Como Fazer Referências Bibliográficas.

3.3.2 Apêndice(s), se houver (ver página 30) Constitui-se como apêndice a documentação produzida pelo autor e referida, mas não apresentada integralmente, no corpo do trabalho, agora juntada, no que couber, ao seu final, de forma sistematizada. Os apêndices são identificados pela palavra: Apêndice, seguida de letras maiúsculas consecutivas (em vez de numeração), de travessão e título, tudo em negrito, tipo 18. São apêndices mais comuns: a) Lista de Entrevistas, com nome do entrevistado, sua qualificação pertinente ao tema da entrevista, local e data; b) Instrumentos de coleta de dados.

3.3.3

Anexos (ver página 31)

7

Constitui-se como anexo qualquer documento não produzido pelo autor, mas por ele usado e referido em seu trabalho, e cuja presença a este, em apenso, é julgada conveniente para fins de eventual exame pelo leitor. Os anexos são identificados pela palavra: Anexo, seguida de letras maiúsculas consecutivas (em vez de numeração), de travessão e título, tudo em negrito, tipo 18.

4 Apresentação Gráfica São características-padrão que implicam na extensão da monografia:

a) Número máximo de páginas de elementos textuais (corpo principal, item 3.2): 50 páginas; b) Tamanho e gramatura do papel: 210 mm X 297 mm (tamanho A4), 75g/m²; c) Margens: superior 3,0 cm; inferior 2,0 cm; esquerda 3,0 cm; direita 2,0 cm; d) Tipo de fonte: Times New Roman; e) Corpo da letra. no texto em geral: corpo 12; em capítulos e subcapítulos: corpo 18 f) Espacejamento básico entre as linhas, espaço1,5 entre linhas, com exceção dos títulos, subtítulos, quadros e citações , que deverão ter dois espaços. g) Numeração de páginas. é feita no canto superior direito, em seqüência única e ininterrupta a partir da capa, porém só apresentada a partir da página seguinte ao Sumário. h) Numeração das figuras, tabelas e quadros: posição centralizada da numeração e título; posição centralizada da indicação da fonte em negrito, abaixo da tabela i) Numeração e formatação dos capítulos e subcapítulos. •

A numeração é única ao longo de toda a monografia, sendo os capítulos, iniciados

obrigatoriamente em uma nova página. •

Não se usa o vocábulo “capítulo”, mas apenas o número e o título.



Os apêndices e anexos não são numerados, mas referenciados por letras maiúsculas

(Apêndice A, Apêndice B, etc.). •

Apenas a primeira palavra de um título é iniciada com maiúsculas, sendo as demais

palavras grafadas como em texto normal. j) Formatação geral dos parágrafos: os parágrafos de texto ordinário são alinhados (“justificados”) à direita e à esquerda, excetuada sua primeira linha que tem recuo de 1,25 cm da margem esquerda.

8

k) Uso de cores. Usa-se unicamente a cor preta, exceto em figuras, se desejado, e papel branco. l) Destaques na formatação. Sublinhado : usado para destaques desejados pelo autor em palavras do texto; O itálico é usado para palavras (ou trechos) em língua estrangeira, em geral. m)

9

Tipos de citações: • Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado, entre aspas. Indicar o sobrenome do autor, o ano e a página. Exemplos: Citação de um autor: (MORAES, 2004, p. 35) Citação de dois autores: (MORAES; MORENO, 2004, p. 85) Citação de três autores: (MORAES; MORENO; MAGALHÃES, 2004, p. 47) Citação de mais de três autores: (MORAES e outros 2004. p. 85) • Citação indireta: É um texto redigido com base em idéias de outro autor. OBS: Exigi-se que seja utilizada apenas a citação direta em toda monografia. Exemplos: Citação de um autor: BARRAS (1979, p. 37) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido. Com dois autores: Segundo ARRUDA e CARDOSO (2003, p. 28) o termo stakeholder poderia ser traduzido como sendo o depositário de uma aposta, alguém que tem interesse em que o jogo vá para frente, em qualquer hipótese, algo que sempre resulte em ganho. • Citação da citação: É a menção a um trecho de um documento ao qual não se teve acesso ao original, apenas através do trabalho de outro autor. Deve-se utilizar o mínimo possível, pois pode ocorrer falsa interpretação e incorreções. Indicar o autor da citação, seguido da expressão “citado por”, o nome do autor consultado, o ano da obra consultada e a página se for citação direta. Exemplos: "O homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser” (OORTEGA Y GASSET, citado por SALVADOR, 1977, p.58). Segundo SILVA citado por ABREU (1999, p. 56) diz ser [...]. FREEMAN citado por ARRUDA e CARDOSO (2003, p. 91) define como stakeholders: todo grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela empresa ao realizar seus objetivos. Os interessados na identificação com a organização parecem formar uma corrente de caráter mais subjetivista, preocupada com a inter-relação de aspectos pessoais e sociais da construção da identidade (HATCH e SCHULTZ citados por BAUER, 2003, p. 102).

10

OBS: As citações diretas com mais de cinco linhas devem ser inseridas em outro parágrafo com tipo tamanho 10 e com recuo de 4 cm. Exemplo: Para Schein, citado por Cavedon (2002, p. 07): A cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos, que determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e interna. Tendo funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, esses pressupostos são ensinados aos demais membros como sendo a forma correta de se perceber, de se pensar e sentir em relação a esses problemas.

Formatação na lista de referências. A lista de referências, ao final do texto, adotará, o negrito, seja qual for o idioma. As referências são dispostas em ordem alfabética, não numeradas.

11

Elementos da monografia

12

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial de Pernambuco Curso de Pós-Graduação em Administração Especialização em Gestão... Fonte 14 - Negrito

(Nome do aluno)

Fonte 18 - Negrito

(Título e Subtítulo da Monografia) Texto centralizado, posicionado no meio da metade da capa (fonte 20 - negrito). Não pode ser em caixa alta.

Jaboatão, (ano)

Fonte 16 - negrito

13

Modelo da capa Dura

Fonte 14

Título e subtítulo

Título (fonte 14) e Subtítulo (fonte 12). Não pode deixar em caixa alta

da Monografia

Traço Dourado (3pt)

Borda externa da capa dura, deve passar do papel A-4 5 mm

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial de Pernambuco Curso de Pós-Graduação em Administração Especialização em...

Fonte 16

Autor

Título/Subtítulo da Monografia

Texto centralizado, posicionado no meio da metade da capa (fonte 20).

Jaboatão, (ano)

Espaço 5cm

MBA Ano No. De classificação

Fonte 12

Fonte 16

2,5 cm (espaço reservado para etiqueta da biblioteca)

14

(Nome do autor, Fulano de Tal)

Fonte 18

(Título/Subtítulo da monografia)

Fonte 14

Fonte 20 negrito

Monografia apresentada como requisito complementar para obtenção do título de especialista em Administração, área de concentração em Gestão ...), do Programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial de Pernambuco.

Orientador(a): Professor Fulano(a) de Tal, Titulação.

Jaboatão, (ano)

Fonte 16 - negrito

(a)

15

Dedicatória Esta página é opcional e o autor tem a liberdade de localização da dedicatória, desde que respeitadas as margens propostas neste documento. Recomenda-se que as breves palavras da dedicatória estejam localizadas no final da página, alinhadas à margem direita. Fica também a critério do autor a colocação da palavra " DEDICATÓRIA " no alto da página.

16

“Não é dos seus recursos e nas suas idéias que se me dapara a sua grandeza, senão unicamente nos seus atos e na sua vida”. Herman Hesse

17

Agradecimentos Agradecimentos são menções que o autor faz as pessoas ou instituições das quais eventualmente recebeu apoio e que concorreram de maneira relevante para o desenvolvimento do trabalho. É opcional e deverão estar dispostos em apenas uma página.

18

Resumo Consiste na apresentação clara e concisa dos pontos relevantes do trabalho, de maneira a permitir ao leitor saber da conveniência ou não da sua leitura na íntegra. É redigido pelo autor, antecedendo a introdução. Quanto ao estilo, o resumo deve ser composto por uma seqüência de frases completas e não por uma enumeração de tópicos; a primeira frase deverá ser significativa, explicando o tema principal do documento. Após o resumo deve-se constar palavras-chaves separadas com ponto final e, com dois espaços separando-a do resumo, relativas aos assuntos do trabalho. Ex.: Palavras-chave: Estrutura Organizacional. Cultura Organizacional. Análise Organizacional. Na elaboração do resumo, deve-se: a) apresentar o resumo precedendo o texto, e escrito na mesma língua deste; b) redigir com frases completas e não com seqüências de títulos; c) empregar termos geralmente aceitos e não apenas de uso particular; d) evitar o uso de citações bibliográficas; e) ressaltar os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho; f) mencionar os nomes geográficos (município, estado e país) ou a circunscrição (região, distrito, condado), quando necessário; g) Inserir uma folha, em seguida, com a tradução do resumo para o idioma inglês (ABSTRACT)

19

Lista única de figuras, tabelas, gráficos e quadros Figura 1 - Estrutura do monografia ............................................................................................. 21 Quadro 1 - Descrição dos entrevistados...................................................................................... 24 Quadro 2 - Cruzamento dos dados ............................................................................................ 25

20

Sumário Lista Única de Figuras, Tabelas, Gráficos e Quadros Resumo Abstract 1 Introdução ................................................................................................................................. 21 1.1 Objetivo ................................................................................................................................. 21 1.2 Cenário .................................................................................................................................. 22 2

Fundamentação Teórica ......................................................................................................... 23

3

Metodologia ........................................................................................................................... 24

4

Análise dos Resultados .......................................................................................................... 25

5 Conclusão ................................................................................................................................. 26 5.1 Sugestões para melhoria da empresa ..................................................................................... 26 Referências Bibliográficas Apêndice A - Perfil dos Entrevistados Anexo A - Organograma da Empresa

21

1

Introdução A introdução tem como objetivo principal prender a atenção do autor despertando seu

interesse em continuar com a leitura. É importante salientar assim, que os três elementos fundamentais que vendem a qualidade da monografia numa primeira instância são: o título que deve ser atrativo, a resumo que deve mostrar de forma sucinta toda idéia abordada no decorrer da monografia e a introdução que funciona como um escopo da monografia, seria um sumário mais detalhado. A introdução se caracteriza em apresentar o assunto como um todo, a contextualização do tema ou problema. É o elemento explicativo do aluno para o leitor, por isso deverá se atentar em informar o objetivo do trabalho, o cenário e o contexto em que o estudo foi desenvolvido em linhas gerais. Deve-se dividir esta parte em subcapítulos. Nesta parte do trabalho o aluno deve informar, de forma geral, como desenvolveu o trabalho, quais são os capítulos, suas divisões e o conteúdo de cada divisão. Deverá apresentar a "estrutura do trabalho" de monografia, por Capítulos (sugere-se um parágrafo por Capítulo), descrevendo sucintamente os assuntos que serão abordados em cada Capítulo. Lembre-se que o trabalho deve ser prático, aplicado no cenário de sua realidade executiva. Na correção o professor irá avaliar dois elementos: a assimilação do conhecimento teórico ensinado e o uso do conhecimento adquirido e aplicado na melhoria do cenário executivo em que você atua. No trabalho, o autor, deve demonstrar a habilidade de usar os conhecimentos adquiridos no módulo para melhorar sua capacidade de “ler e agir” sobre o cenário em que atua.

1.1 Objetivo Informar, de forma sucinta, o objetivo e a finalidade do trabalho. No capítulo “Conclusão” o aluno deve retomar este objetivo demonstrando sua resolução. O professor verificará se na conclusão o aluno conseguiu atingir o objetivo proposto. O objetivo deverá ser redigido com o verbo no infinitivo indicando o que se pretende com o referido trabalho. Pesquisar um tema de gestão, visando analisar um cenário e concluir sugerindo melhorias para o cenário. Ex.: Pesquisar sobre gestão da cultura organizacional visando analisar a empresa “x” e sugerir melhorias a serem implementadas.

22

1.2 Cenário Informar, de forma detalhada, o cenário, o contexto em que o trabalho foi desenvolvido, o roteiro e ordem que foi utilizada na sua execução. É aqui que se insere o histórico da empresa ou do departamento utilizado como cenário para a elaboração do trabalho (caracterização do objeto de pesquisa). Indicar o contexto de mercado em que o trabalho foi desenvolvido. Este sub-capítulo, se necessário, pode ser dividido em mais partes.

OBJETIVO

HISTÓRICO

INTRODUÇÃO CENÁRIO

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CONTEXTO MERCADOLÓGICO

METODOLOGIA

ANÁLISE DOS RESULTADOS

CONCLUSÃO

SUGESTÕES DE MELHORIAS

Figura 1 – Estrutura da monografia

23

2 Fundamentação Teórica Este Capítulo apresenta uma descrição profunda e detalhada do problema que se pretende resolver, bem como os fatores e ambiente associados, um levantamento bibliográfico e os conceitos e modelos utilizados pelo aluno. Este capítulo é a revisão de literatura, a justificativa, o marco teórico, enfim, a fundamentação teórica pesquisada e adotada pelo aluno. É neste capítulo que os conceitos teóricos são utilizados. Recomenda-se a inserção de citações no texto que demonstrem as leituras e os conceitos nos quais o aluno fundamenta a sua opinião e o seu trabalho. Deve-se fazer referências a trabalhos, artigos, livros, leituras publicados sobre o tema trabalhado. As citações devem obedecer ao padrão autor-data informando o sobrenome do autor do documento consultado, em letra maiúscula, ano e página; exemplo: (MORAES, 2004, p. 37). Todo documento fonte de citações deve ser inserido na referência bibliográfica. Citações e referências devem ser baseadas nas normas ABNT NBR´s 6023,2000; 10520, 2002 e 14724, 2002. Deve-se fazer uso apenas de citações diretas, se houver dúvidas de como fazer citações o aluno deve ir à biblioteca do CEDEPE e pesquisar o livro Normas Para Apresentação de Trabalhos Científicos que se encontra referenciado neste documento ou estudar o documento Como Fazer Referências que se encontra disponibilizado no portal da comunidade virtual. O uso de palavras ou expressões em itálico é reservado àquelas de origem estrangeira, sendo dispensável o uso de negrito em qualquer ocasião. O Capítulo termina com um texto de fechamento, procurando ressaltar os aspectos mais relevantes a cerca do tema descrito anteriormente, bem como fazendo uma breve introdução ao que será visto no Capítulo seguinte (no máximo em uma página). Toda vez que for necessária a inserção no texto de uma figura, tabela, gráfico ou quadro, os mesmos deverão, obrigatoriamente, serem citados em parágrafos imediatamente anteriores, e sempre dentro do mesmo subitem.

24

3 Metodologia Informar o método, o material e o instrumento utilizados para o desenvolvimento do trabalho. Informar o tipo de pesquisa utilizado: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário, uma cópia do questionário utilizado, informar como foram colhidos e processados os dados, bem como o resultado obtido. Deve-se informar, a hipótese utilizada e descrever a população e/ou a amostra pesquisada, os procedimentos de coletas de dados, as técnicas utilizadas para cruzamento dos dados e o resultado obtido. Nesta parte, o aluno deve informar somente o método utilizado e não os resultados. A análise dos resultados vem na seqüência do trabalho. Neste Capítulo procura-se apresentar as técnicas, metodologias e outras ferramentas que serão utilizadas na resolução do problema descrito no Capítulo 2 (fundamentação teórica). Da mesma forma que anteriormente, deve-se encerar o Capítulo por meio de um texto conclusivo do que foi abordado, ressaltando os principais pontos e introduzindo ao próximo Capítulo.

Número de ocupantes

Cargo

01

Gerente Financeiro

02

Supervisor da Logística

01

Gerente de Informática

01

Assessor da Diretoria Quadro 1 – Descrição dos entrevistados

25

4 Análise dos Resultados Informar, de forma descritiva, os resultados obtidos, sem interpretações pessoais. Apresentar os dados cruzando as variáveis teóricas citadas no Capítulo 2, fundamentação teórica, conforme demonstra o quadro 2, cruzamento dos dados. Discutir os resultados demonstrando relações de causa e efeito, mostrar e relacionar as variáveis teóricas com os dados coletados, observar e ressaltar os dados mais expressivos e exceções. Lembre-se que este capítulo é apenas descritivo e você não deve emitir sua opinião. A análise final com seu comentário, sua opinião e sugestões vêm na seqüência do trabalho no capítulo seguinte.

Variáveis Teóricas

Observação no Cenário

Canal de Comunicação Registro formal do contado Monitoramento da solução Resposta rápida Quadro 2 – Cruzamento das variáveis

26

5 Conclusão O autor deverá colocar as conclusões que considerar mais importantes do trabalho realizado. Apresentar se os objetivos iniciais foram alcançados; avaliar se os resultados obtidos foram satisfatórios; os pontos fortes e fracos do trabalho; novos conhecimentos adquiridos pela aplicação prática, entre outros. Ressalte a utilidade e a contribuição da aplicação do trabalho.

5.1 Sugestão para Melhorias na Organização O autor deverá ainda apresentar sugestões de melhoria para sua empresa provenientes dos resultados do seu trabalho. Dê sugestões para melhorar a prática observada e analisada neste trabalho com noções de “o que”, “como”, “quem”, “quando”, “onde” e “quanto” (custo) para a implementação das melhorias sugeridas. O aluno de um MBA Executivo deve se dedicar com atenção nos capítulos 4 e 5, que contribuem para o desenvolvimento de competências em analisar contextos de gestão e o pragmatismo das soluções a serem implementadas.

27

Referências Bibliográficas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.

CRUZ, A. DA C.; PEROTA, M. L. L. R.; MENDES, M. T. R. Elaboração de referências (NBR 6023/2002). Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2002.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Recife: Edições Bagaço, 2003.

RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência para nos estudos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

UNIVERSIDADE

FEDERAL

DO

PARANÁ.

Biblioteca

Central.

Normas

para

apresentação de trabalhos. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2000. v. 2: Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos.

ALGUNS EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a) Elementos essenciais: são os indispensáveis à identificação de um documento, variando conforme o suporte documental. Ex: Livro com um autor: SCHAFF, Adam. História e verdade. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. DAFT, R. L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002 Documento oficial sem autoria específica: PARÁ, Tribunal de Contas dos Municípios. Roteiro prático de orientação aos municípios. Belém: Edições CEJUP, 1993. Documento em arquivo:

28

BENTO, R. F.; CASTILHO, A. M. Estudo da eficiência e segurança da gatifloxacina oral em pacientes com sinusite bacteriana aguda. Arquivos da Fundação Otorrinolaringologia, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 144-149, jul./set. 2001. b) Publicações Periódicas (revistas): REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA. Educação e alimentação pré-escolar. São Paulo: Fiocruz, v. 15, dez. 1981. Suplemento. VEJA. A crônica do achamento. São Paulo: Abril, v. 33, n. 17, -out. 2000. Número especial. PESQUISA POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS. Mão-de-obra e previdência. Rio de Janeiro: IBGE, v. 7, 1983. Artigo e/ou matéria de periódico (revista): a ordem dos elementos essenciais compõe-se de: autor(es) do artigo se houver, título do artigo ou matéria, título do periódico, local de publicação, nº do volume, ano, fascículo ou número, páginas inicial e final do artigo ou matéria, dia (se houver), mês (ou equivalente) e ano (do fascículo, suplemento ou número especial).

- Com indicação de autoria: MAIA, Katlin Darlen. Odontologia para bebês. Revista Fluminense de Saúde Coletiva, Niterói, n. 4, p. 17-22, set. 1998.

- Sem indicação de autoria: MAU hálito. Revista da APDC, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 57, jan./fev. 1999; v. 53, n.2, p. 157, mar./abr. 1999. HEPATITE. Revista Balança Jurídica, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 11-15, jan./mar. 2000. Artigo e/ou matéria de jornal: a ordem dos elementos a obedecer é: autor(es) do artigo (se houver), título do artigo ou matéria, título do jornal, local de publicação,data (dia, mês e ano), nº ou título do caderno, seção, suplemento, páginas do artigo referenciado. Quando não houver seção ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data. - Com indicação de autoria: LEONI, Ricardo. Novos métodos de gestão para garantir resultados. O Globo, Rio de Janeiro, 6 ago. 2000. Boa Chance, p. 3. SOUZA, Fernando. MDK é candidato a jogo do ano. Zero Hora, Porto Alegre, 6 ago. 1997. Informática, p. 16. - Sem indicação de autoria:

29

BALANÇO anual 1997. Gazeta Mercantil, São Paulo, n. 21, 1997. Suplemento. DALLARI diz que governo intervirá em plano de saúde. A Gazeta, Vitória, p. 9, c. 1, 18 jun. 1994. c) Documentos Eletrônicos: MÜLLER, Suzana Pinheiro Machado. A pesquisa na formação do bibliotecário. (1999). Disponível em: http://biblioteconomia.cjb.net. Acesso em: 9 ago. 2000. MANUAL de redação e estilo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, [1997?]. Disponível em : http://www1.estado.com.br/reac/manual.html. Acesso em 19 maio 1998. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Núcleo de Processamento de Dados. Cursos oferecidos: julho/outubro 2000. Vitória, [2000?]. Disponível em: http://www.npd.ufes.br/cursos/default.html. Acesso em: 30 jun. 2000. JORNAL DO CFO, Rio de Janeiro, ano 6, n. 20, dez. 1997/ jan. 1998. Disponível em: http://www.cfo.org.br. Acesso em: 20 jul. 2000. FIGUEIREDO, Carlos. A linguagem racista no futebol brasileiro. Trabalho apresentado no IV Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: http://www.geocities.com/athens/stux/9231/racismo.html. Acesso em: 14 abr. 2000. SQUIER, C. A. [Entrevista disponibilizada em 3 de setembro de 1999, na Internet]. 1999. Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos/squier-entrevista.html. Acesso em: 18 ago. 2002. GUIMARÃES, Rachel Cristina Melo. ISA.EXE: sistema de gerenciamento para seleção e aquisição de material bibliográfico. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Biblioteca Central, 1995. 2 disquetes 5 1/4 pol. Equipamento mínimo: PC 386 ou mais avançado; Access/Visual Basic. LIMA, Adelaide. Curso de normalização [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por [email protected] em 16 abr. 2001. MIRANDA, Orlando. Tio Patinhas e os mitos da comunicação. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 4, verão 1995.1 CD-ROM. THEREAFTER, In: HOUAISS, Antonio; CARDIM, Ismael (Ed.) Dicionário Webster’s O Globo: português-inglês, inglês-português. Rio de Janeiro: Lexikon Informática, 1998. 1 CDROM. Leia atentamente o documento Como Fazer Referências Bibliográficas.

30

Apêndice A – Ficha de dados pessoais Identificação

Estado Civil

Idade

Atividade Principal (profissão)

Formação

31

Anexo A – Organograma da Empresa

32

FLUXOGRAMA da Monografia:   

  MÓDULO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA II Objetivo: Elaborar o projeto de monografia, para aprovação. Atenção! Este módulo é diferente dos outros.  Requisitos obrigatórios para cursar este módulo:  1.

Ser graduado (os alunos ouvintes não participam deste módulo nem da monografia); 

2.

Os módulos dos cursos devem estar todos concluídos, inclusive com todos os trabalhos entregues; 

3.

Todos os alunos devem estar pontualmente no início da aula, ficando impossibilitados de participar os 

alunos que não cumprirem com esta orientação.  4.

Toda a documentação deve estar, previamente, entregue e atualizada na secretaria; 

5.

Se  o  projeto  for  aprovado  nas  aulas  de  Metodologia  Científica  II,  o  aluno  será  encaminhado  para  as 

sessões de orientação;  6.

Caso  o  projeto  não  seja  aprovado,  o  aluno  deve  fazer  os  ajustes  orientados  pelo  professor  de 

Metodologia Científica II, antes do término do módulo, ou matricular‐se, , em outra turma para concluir seu  MBA;  7.

O Professor envia os projetos aprovados para a Secretaria Acadêmica encaminhá‐los, imediatamente, ao 

professor orientador;

  SESSÕES DE ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA ‐ 03 (TRÊS) 

8. 9.

O professor de Metodologia Científica II agenda com os alunos o horário das sessões;  O  professor  de  Metodologia  Científica  II  entrega  formulário  à  secretaria  informando  temas  e  aprovações para controle interno; 

10.      O  aluno  ou  grupo  deve  trazer  2  vias  impressas  da  versão  da  monografia  em  todas  as  sessões  de  orientação;  11.   Havendo necessidade de orientação extra, a secretaria marca esta sessão com o professor, mediante o  devido recolhimento prévio da taxa e requerimento preenchido pelo aluno ou grupo;  12.  Qualquer orientação fora das três programadas pela secretaria, remete à convocação extra do professor  orientador, caracterizando‐se como sessão extra. 

33

  APROVAÇÃO FORMAL E NÚMERO DA LOMBADA  14.

O  professor‐orientador  envia  aprovação  das  monografias  à  secretaria  e  a  autorização  para  a  liberação dos números das lombadas, formalmente, através de formulário interno; 

15.

Somente após a aprovação formal pelo professor, a secretaria libera para o aluno o n° da lombada;  ENTREGA DAS 04 (QUATRO) VIAS ENCADERNADAS e 01 VIA EM CD 

16.

Em  até  30  dias  após  a  liberação  do  n.  da  lombada,  os  alunos  devem  entregar  na  secretaria,  04  (Quatro) vias encadernadas em capa dura e uma via em CD, em PDF e com etiqueta. Neste dia, todo  o  grupo  deve  passar  na  secretaria  para  preenchimento  de  documentos.  Não  é  necessário  que  venham todos no mesmo horário, mas todos terão que comparecer; 

17.    Após a entrega das monografias, o orientador tem um prazo de 30 dias para formar a banca, atribuir a  nota e informá‐la à secretaria;  18.

A secretaria tem até 30 dias, após o recebimento da nota, para registrá‐la e informa‐la aos alunos.  Após o registro da nota, a instituição tem até um ano para providenciar e disponibilizar o certificado  de conclusão do MBA Executivo, mediante preenchimento de requerimento e recolhimento prévio  da taxa vigente, comprovado pelo aluno. 

 

“A mente humana que se alarga, jamais retorna à sua antiga dimensão.” Recomendamos a prática da Educação Continuada, sempre ampliando seus conhecimentos e suas competências. Desejamos sucesso na sua carreira e no seu projeto de vida. Parabéns!

Related Documents

Normas Monografias - 2008
October 2019 6
Normalizacao Monografias
August 2019 14
Monografias Casos
June 2020 3
Normas Apa 2008
November 2019 12
El Teatro Monografias
June 2020 7