Noções Básicas de Uso de uma Câmera Digital
Para melhor ilustrarmos, digamos que você queira tirar uma foto e enviá-la através de um e-mail para um amigo. Para fazer isso, você precisa que a imagem esteja representada por uma linguagem reconhecida pela maioria dos computadores, ou seja, ela deverá estar representada por bits ou bytes. Essencialmente, uma imagem digital é apenas uma longa tira de 1seg ou mais segs que representam todos os pontinhos coloridos – também chamados pixels – e que coletivamente resultam na imagem. Para que a imagem seja colocada nesta forma, você tem duas opções:
•
Você pode tirar uma foto usando uma câmera convencional, processar o filme quimicamente em qualquer estabelecimento que faça revelações de filme, imprimir em papel fotográfico e depois usar um scanner digital para digitalizar a imagem (este grava o teste padrão da luz com uma série de valores do pixel). ou
•
Você pode usar uma câmera digital para tirar a foto, depois conectá-la por via de um cabo (geralmente este cabo é um acessório fornecido) ao computador, salvando a imagem (esta já estará no formato necessário para tal ação) em um arquivo qualquer e finalmente anexando-a em seu email.
De um modo geral, isto é tudo que acontece em uma câmera digital. Assim como em uma câmera convencional, a câmera digital tem uma série de lentes que focam a luz para criar uma imagem de uma cena. Mas ao invés de focar essa luz em um pedaço de filme, a luz é focada em um dispositivo semicondutor que grava a luz eletronicamente. Um computador então transforma essa informação eletrônica em dados digitais. Todo o divertimento e as interessantes características de câmeras digitais são resultados diretos desse processo.
Para saber mais sobre cameras digitais, clique aqui!