Navegadores Da Web

  • Uploaded by: Li s
  • 0
  • 0
  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Navegadores Da Web as PDF for free.

More details

  • Words: 864
  • Pages: 8
Navegadores da Web CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DEPARTAMENTO DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO COORDENAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Disciplina: Computação Aplicada II Professor: Emilson Aluna: Lisandra Spata Turma: 2 AED

O que são Navegadores da Web? •



Navegadores da Web, também conhecidos pelos termos ingleses web browser ou browser, são programas de computador que possibilitam a leitura de documentos virtuais da Internet, páginas HTML, pelos seus usuários. Como o Navegador da Web é uma aplicação de software, ele ajuda a interagir com textos, imagens e outras informações que são localizadas em Web Sites em World Wide Web ou qualquer rede de área local.

Navegadores mais utilizados atualmente •Mozilla • •

Internet Explorer É o browser mais utilizado no mercado, atingindo mais de 90% dos usuários, em função da Microsoft já inserir o software no pacote Windows. Curiosamente, hoje o Internet Explorer é o navegador que menos atende aos padrões recomendados. Devido à sua grande audiência, a dupla Internet Explorer/Outlook Express é uma grande porta para os vírus que se aproveitam das falhas de segurança encontradas nesses programas como é o caso do Fortnight, Cavalo de Tróia que está invadindo muitas máquinas que usam o navegador. Tem a vantagem de abrir mais rápido devido a essa interação com o Windows.

•Após a liberação do código fonte do Netscape (ainda na versão 4), iniciou-se o projeto Mozilla, que no futuro daria suporte a novos browsers. O Mozilla apresenta um sistema que permite que as páginas sejam visualizadas conforme o download de arquivos pelo browser vai e não após tudo ser carregado. Também possui gerenciador de downloads, cookies, pop-ups, senhas e dados digitados em formulário.

Opera Consideravelmente rápido para carregar as páginas e não tão pesado quanto o Netscape. Possui recurso de navegação por abas - novas páginas são abertas na mesma janela do Opera, não havendo necessidade de abrir outras instâncias do browser. Admite mouse gestures que são atalhos chamados através de um movimento de mouse, como a atualização e o fechamento de uma janela. Possui teclas de atalho para os principais sites de busca.

Netscape A partir da versão 6, o Netscape passou a utilizar o formato do Mozilla, ou seja, por dentro eles são o mesmo browser e compartilham praticamente dos mesmos recursos, porém o Netscape traz no programa de instalação alguns outros softwares, como o Winamp, o Real Player e o Plugin Java, o que torna o instalador muito pesado aproximadamente 32 Mb, sendo que muitas vezes os usuários já têm esses softwares ou não têm interesse em instalá-los.

Safari É um navegador desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3 (Panther). Apresenta uma interface simples, característica dos produtos da Apple. Suas funções são básicas: abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS, modo privado que evita o monitoramento da navegação por terceiros, etc. • •

Google Chrome É um navegador de código-fonte aberto desenvolvido pelo Google que usa o motor WebKit para abrir as páginas. O nome é derivado a partir da interface gráfica da moldura, ou "cromo", de navegadores web. A primeira versão, beta, para o Microsoft Windows foi lançada em 2 de setembro de 2008 em 43 idiomas, hoje está disponível em 50.

Guerra dos Browsers •

• •

Ocorreu no período 1995 e 1999 qual a empresa Netscape, produtora do software browser de mesmo nome, perde a sua liderança absoluta no mercado de softwares dessa categoria para a empresa Microsoft, produtora do software de mesma função chamado Internet Explorer. A Guerra dos Browsers teve grande importância na área de informática, pois resultou numa reversão total no uso de um software para outro, além de gerar projetos como o Mozilla e o Opera. Hoje em dia, uma nova Guerra dos Browsers vem surgindo com o Navegador Firefox, do projeto Mozzila, com o número de usuários crescendo a cada dia; além deste ser apontado como o maior causador da perda de mercado pelo navegador Internet Explorer.

Segurança nos Navegadores da Web •



Por muito tempo o Firefox não era monitorado ou alterado pelos cavalos de troia, especialmente os criados no Brasil. Navegar com o Firefox em sites bancários era seguro. Mas isso tem mudado junto com o crescimento da popularidade do navegador. Hoje há pragas que modificam as configurações de rede tanto do Firefox como do Internet Explorer para roubar as senhas por meio de redirecionamentos, por exemplo, e a própria janela do Firefox é monitorada pelo acesso aos sites de internet banking.

Campanha: Atualize o seu navegador •



Versões antigas e desatualizadas de navegadores têm problemas de segurança e não acompanham os novos padrões de desenvolvimento para a Internet. O Atualize seu navegador faz parte de um movimento internacional para eliminar os navegadores obsoletos do mercado. Navegadores antigos como o Internet Explorer 6 (lançado em 2001) não exibem sites dentro dos padrões web, são repletos de bugs, não oferecem as funcionalidades dos browsers atuais como navegação por abas ou gerenciador de downloads e estão submetidos a sérios problemas de segurança como vírus e malware. Além de comprometem a qualidade da exibição de sites e limitarem a criação de desenvolvedores.

Related Documents


More Documents from "ktrn!"

Navegadores Da Web
July 2020 10
Navegadores Da Web
July 2020 15
Myspace
July 2020 13
Navegadores Da Web
July 2020 9
Maakanan Luar.docx
April 2020 37
Short Movie 3.docx
May 2020 37