Modelo Para Trabalhos

  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Modelo Para Trabalhos as PDF for free.

More details

  • Words: 831
  • Pages: 6
UNIP – IPESU NOME DO CURSO

TITULO DO TRABALHO

NOME COMPLETO DO ALUNO(S)

RECIFE 2008

NOME COMPLETO DO ALUNO(S)

TITULO DO TRABALHO

Trabalho apresentado à Professora Ianara Teixeira como requisito parcial para avaliação da disciplina de....

RECIFE 2008

INTRODUÇÃO Essa é a parte inicial do texto, onde deve constar a delimitação do assunto tratado. EXEMPLO: A questão ambiental tem tornado-se cada vez mais espinhosa para a comunidade mundial, pois os conhecimentos da população como um todo sobre o tema, são mínimos e o interesse dos sistemas educacionais e dos meios de comunicação em massa ainda é inexpressivo, bem como a falta de interesse geral dos órgãos públicos, das empresas, grandes responsáveis pela maioria dos impactos ambientais negativos, é evidente. A conscientização de uma relação equilibrada do homem com a natureza deve ser urgente, é preciso uma alfabetização ecológica do mundo, a fim de um futuro sustentável. Acreditamos que a educação ambiental, meio pelo qual os indivíduos constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, seja um caminho para o desenvolvimento sustentável.

DESENVOLVIMENTO É a principal parte do texto, onde deve constar a exposição detalhada do assunto tratado, fazendo uma contextualização, cuja estruturação divide-se em títulos ou subtítulos, segundo a vontade de cada autor (a). Observação: não se deve colocar o nome DESENVOLVIMENTO, e sim os títulos relacionados ao tema que serão abordados no desenvolvimento. EXEMPLO:

1. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS Atualmente a educação ambiental nas empresas brasileiras e multinacionais tem encontrado expressão, nas exigências legais referente ao meio ambiente, tanto as Leis

nacionais como as mundiais que estão em vigor, têm fundamentado empresas em seus processos internos e em suas responsabilidades, despertando uma nova consciência, formando novos conceitos frente ao tema ambiental, onde ser uma empresa ecológica é uma decisão politicamente correta, mas também, uma estratégia empresarial próativa e sustentável uma vez que, colocar em risco ou provocar danos ao meio ambiente passa a ficar oneroso para as empresas.

2. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE É preciso somar forças a fim de gerar uma sociedade sustentável global com respeito a natureza e conscientizar todos os indivíduos de que os recursos naturais são finitos e necessitam ser utilizados de forma sustentável. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da terra é um dever sagrado. A devastação ambiental se dá dentro das comunidades através dos padrões de produção e consumo. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos eqüitativamente aumentando assim o fosso entre ricos e pobres bem como a injustiça, a pobreza, a ignorância, os conflitos violentos, e o crescimento desordenado da população levam o mundo a uma situação perigosa. O capitalismo exarceba as diferenças dentro da sociedade e o capitalismo desenfreado torna tudo efêmero e descartável, não apenas com os objetos materiais, mas até com as relações interpessoais, a relação do homem com a natureza, parece sem vínculo, sem limites, existindo apenas um desejo permanente para o consumo. A humanidade caminha fascinada por futilidades que levam a um deserto degradado de valores e compromisso com o que é realmente importante. Neste contexto, a educação ambiental entra como forma de criação de valores e atitudes para o meio ambiente, buscando a construção de relações sociais, econômicas e culturais capazes de respeitar e incorporar as diferenças de raça, cultura ou classe social, gerando na sociedade mudanças na qualidade de vida e maior consciência na conduta pessoal e a harmonia entre seres humanos e entre as outras formas de vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS É a parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões do estudo realizado (pesquisas). EXEMPLO: Diante do que foi pesquisado, pode-se observar que os princípios da educação ambiental estão atrelados ao desenvolvimento sustentável tornando sem sentido falar de um assunto sem inserir o outro. O progresso do desenvolvimento tecnológico, os desmatamentos florestais, as extrações minerais, os desvios do curso da água, a manipulação genética, a monocultura, a emissão de calor e de gases poluentes na atmosfera são algumas intervenções do homem na natureza, que podem ocasionar problemas e impactos negativos em nível local ou global e em tempo imediato ou em longo prazo. O respeito pela natureza requer manejo adequado e uso dentro dos limites de renovação natural, onde a utilização do ecossistema deve ser planejada considerando os conhecimentos ambientais, econômicos, tecnológicos e sociais de forma que estes estejam na direção do equilíbrio no presente e no futuro da humanidade. Acreditamos que a educação ambiental, meio pelo qual os indivíduos constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, seja um caminho para o desenvolvimento sustentável.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS É todo material bibliográfico pesquisado e citado no interior do texto dos trabalhos acadêmicos e deve seguir a formatação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). EXEMPLO: ACSELRAD, Henri . A duração das cidades sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro: editora DP&A, 2001. MEDAUAR, Odete. Coletânea de legislação de direito ambiental, constituição federal. 4 ed., São Paulo: editora Revista dos tribunais, 2005.

Related Documents

Modelo Para Trabalhos
December 2019 17
Trabalhos
October 2019 41
Trabalhos
June 2020 26
Trabalhos
May 2020 31