UNIP – IPESU NOME DO CURSO
TITULO DO TRABALHO
NOME COMPLETO DO ALUNO(S)
RECIFE 2008
NOME COMPLETO DO ALUNO(S)
TITULO DO TRABALHO
Trabalho apresentado à Professora Ianara Teixeira como requisito parcial para avaliação da disciplina de....
RECIFE 2008
INTRODUÇÃO Essa é a parte inicial do texto, onde deve constar a delimitação do assunto tratado. EXEMPLO: A questão ambiental tem tornado-se cada vez mais espinhosa para a comunidade mundial, pois os conhecimentos da população como um todo sobre o tema, são mínimos e o interesse dos sistemas educacionais e dos meios de comunicação em massa ainda é inexpressivo, bem como a falta de interesse geral dos órgãos públicos, das empresas, grandes responsáveis pela maioria dos impactos ambientais negativos, é evidente. A conscientização de uma relação equilibrada do homem com a natureza deve ser urgente, é preciso uma alfabetização ecológica do mundo, a fim de um futuro sustentável. Acreditamos que a educação ambiental, meio pelo qual os indivíduos constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, seja um caminho para o desenvolvimento sustentável.
DESENVOLVIMENTO É a principal parte do texto, onde deve constar a exposição detalhada do assunto tratado, fazendo uma contextualização, cuja estruturação divide-se em títulos ou subtítulos, segundo a vontade de cada autor (a). Observação: não se deve colocar o nome DESENVOLVIMENTO, e sim os títulos relacionados ao tema que serão abordados no desenvolvimento. EXEMPLO:
1. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS Atualmente a educação ambiental nas empresas brasileiras e multinacionais tem encontrado expressão, nas exigências legais referente ao meio ambiente, tanto as Leis
nacionais como as mundiais que estão em vigor, têm fundamentado empresas em seus processos internos e em suas responsabilidades, despertando uma nova consciência, formando novos conceitos frente ao tema ambiental, onde ser uma empresa ecológica é uma decisão politicamente correta, mas também, uma estratégia empresarial próativa e sustentável uma vez que, colocar em risco ou provocar danos ao meio ambiente passa a ficar oneroso para as empresas.
2. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE É preciso somar forças a fim de gerar uma sociedade sustentável global com respeito a natureza e conscientizar todos os indivíduos de que os recursos naturais são finitos e necessitam ser utilizados de forma sustentável. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da terra é um dever sagrado. A devastação ambiental se dá dentro das comunidades através dos padrões de produção e consumo. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos eqüitativamente aumentando assim o fosso entre ricos e pobres bem como a injustiça, a pobreza, a ignorância, os conflitos violentos, e o crescimento desordenado da população levam o mundo a uma situação perigosa. O capitalismo exarceba as diferenças dentro da sociedade e o capitalismo desenfreado torna tudo efêmero e descartável, não apenas com os objetos materiais, mas até com as relações interpessoais, a relação do homem com a natureza, parece sem vínculo, sem limites, existindo apenas um desejo permanente para o consumo. A humanidade caminha fascinada por futilidades que levam a um deserto degradado de valores e compromisso com o que é realmente importante. Neste contexto, a educação ambiental entra como forma de criação de valores e atitudes para o meio ambiente, buscando a construção de relações sociais, econômicas e culturais capazes de respeitar e incorporar as diferenças de raça, cultura ou classe social, gerando na sociedade mudanças na qualidade de vida e maior consciência na conduta pessoal e a harmonia entre seres humanos e entre as outras formas de vida.
CONSIDERAÇÕES FINAIS É a parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões do estudo realizado (pesquisas). EXEMPLO: Diante do que foi pesquisado, pode-se observar que os princípios da educação ambiental estão atrelados ao desenvolvimento sustentável tornando sem sentido falar de um assunto sem inserir o outro. O progresso do desenvolvimento tecnológico, os desmatamentos florestais, as extrações minerais, os desvios do curso da água, a manipulação genética, a monocultura, a emissão de calor e de gases poluentes na atmosfera são algumas intervenções do homem na natureza, que podem ocasionar problemas e impactos negativos em nível local ou global e em tempo imediato ou em longo prazo. O respeito pela natureza requer manejo adequado e uso dentro dos limites de renovação natural, onde a utilização do ecossistema deve ser planejada considerando os conhecimentos ambientais, econômicos, tecnológicos e sociais de forma que estes estejam na direção do equilíbrio no presente e no futuro da humanidade. Acreditamos que a educação ambiental, meio pelo qual os indivíduos constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, seja um caminho para o desenvolvimento sustentável.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS É todo material bibliográfico pesquisado e citado no interior do texto dos trabalhos acadêmicos e deve seguir a formatação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). EXEMPLO: ACSELRAD, Henri . A duração das cidades sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro: editora DP&A, 2001. MEDAUAR, Odete. Coletânea de legislação de direito ambiental, constituição federal. 4 ed., São Paulo: editora Revista dos tribunais, 2005.