UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA – DCV
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DOROTHY FERNANDES ÉRICA SANTOS JACQUELINE
MELANOMA
Fisiopatologia É um tipo de câncer que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, o melanoma é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.
Metástase Capacidade do câncer de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes.
Locais onde ocorre melanoma Na pele(mais comum) Na coróide Esôfago, vagina e outros órgãos.
Etiologia a sensibilidade ao sol a pele clara a exposição excessiva ao sol a história prévia de câncer de pele, história familiar de melanoma, nevo congênito (pinta escura), xeroderma pigmentoso (doença congênita que se caracteriza pela intolerância total da pele ao sol, com queimaduras externas, lesões crônicas e tumores múltiplos) nevo displásico (lesões escuras da pele com alterações celulares pré-cancerosas).
Etiologia Nevo congênito Xeroderma pigmentoso Nevo displásico
QUADRO CLINICO
Lesão escura Alteração da cor original Ulceração Sangramento Sintomas como coceira Dor Inflamação
Assimetria
Bordas irregulares
Coloração variada
Diâmetro
Diagnóstico • A coloração pode variar do castanho-claro passando por vários matizes chegando até à cor negra • O crescimento ou alteração da forma é progressivo e se faz no sentido horizontal(. Na fase inicial, a lesão é plana, não elevada. Esta fase pode durar muito tempo, até anos, sem que o tumor dê metástases) ou vertical(as células infiltram tanto a epiderme acima, causando sua ulceração, como a derme mais profunda, atingindo vasos linfáticos e sanguíneos).
Diagnóstico • Na vigência de lesão suspeita, realiza-se a biópsia. Esta deve ser profunda o suficiente baseada nos níveis de Clark e Breslow. • Níveis de Breslow: espessura vertical da lesão em milímetros da camada granulosa ao ponto de maior profundidade. • Níveis de Clark: da invasão do tumor nas diferentes camadas da pele que vão de I a V.
Tratamento
• A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. • A estratégia de tratamento para a doença avançada deve ter então como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Prevenção • Como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma pode ser prevenido evitando-se a exposição ao Sol no horário das 10h às 16h • Uso de filtros solares com fator de proteção 15 ou mais até nos horários indicados para banho de Sol.