Material-original > Easter_2005

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Material-original > Easter_2005 as PDF for free.

More details

  • Words: 746
  • Pages: 2
A Páscoa A Páscoa, a festa mais remota da cristandade, inscreve-se no eterno retorno da vida após um tempo de desolação e luto. Reproduz um dos mais antigos rituais da humanidade, celebrando a passagem do Inverno para a Primavera, da natureza adormecida, para uma natureza de ressurreição. Fixada pelo Concílio de Niceia em 325 como celebração a realizar no primeiro Domingo a seguir à lua cheia depois do equinócio da Primavera, a 21 de Março, a Páscoa é a festa que marca todas as outras festividades cíclicas. OVOS DE PÁSCOA O ovo simboliza a passagem do Equinócio porque é o ovo que contém a criação, a fertilidade, a origem da vida. O ovo representa o ideograma do mundo em religiões muito antigas que acreditavam que de um ovo embrião surge o Mundo, a Terra, o Sol e a Lua. Em toda a parte o Domingo de Páscoa é o dia privilegiado para a troca de ovos. A oferta de ovos coloridos às crianças só surge no Séc. XV na Alsácia, e daí espalha-se por toda a Europa.

No séc. XVI inicia-se o fabrico de ovos de chocolate especialmente direccionado para as crianças. Ainda nos dias de hoje, não podem faltar os ovos no folar, bolo de Páscoa por excelência!

Páscoa

COELHO DE PÁSCOA O protagonismo do coelho como portador dos ovos no ritual pascal tem por origem o culto a Easter, deusa da Primavera, cujo atributo é a lebre, animal que a tradição confundiu com o coelho. AMÊNDOAS DE PÁSCOA As amêndoas francesas são a guloseima da Páscoa em Portugal. Servem de presente de troca entre familiares e amigos. Até à Idade Média era costume comeremse amêndoas cobertas com mel, especialidade bastante apreciada entre gregos e romanos. Com a cultura da cana do açúcar pelos portugueses, as amêndoas passaram a ser cobertas com açúcar. Em Portugal tornaram-se bastante populares, não só durante o período de Páscoa, mas em outros acontecimentos especiais, como casamentos e baptizados.

Centro de Hemodiálise da Sta Casa da Misericórdia de Vila Verde, Dr.ª Cátia Borges, Nutricionista

Porque a Páscoa é um dia de convívio em família nós queremos que festeje esta época da melhor maneira com os seus entes queridos. Este folheto contém um exemplo de um plano alimentar adequado à sua situação clínica e a esta época festiva. Todos os alimentos aqui descritos devem ser rigorosamente pesados e convenientemente preparados. Este exemplo só deve ser utilizado no Domingo de Páscoa, depois deverá retomar o seu plano alimentar habitual. Nota: Os vegetais descritos e a batata devem ser preparados da seguinte forma: lavados, descascados (se necessário), cortados em pedaços pequenos e colocados a demolhar em taças com bastante água durante PELO MENOS 24 HORAS. Durante esse período, a água deve ser mudada várias vezes. A primeira água de cozedura, depois de ferver 10-20 minutos, deve ser deitada fora, acabando de cozer noutra água. Não deverá utilizar nem aproveitar essa água para cozer alimentos pois tem uma elevada quantidade de potássio. Se é diabético não se esqueça que não deve comer produtos açúcarados. Pode comer apenas a quantidade indicada de pão-de-ló, não deve comer as amêndoas.

Dia de Páscoa-Cabrito Pequeno-Almoço: - 1 chávena de chá, de saquetas, muito claro, ou de cevada, de saco, de fazer em cafeteira, sem açúcar, pode utilizar o adoçante, - 1 pão de trigo ou 6 bolachas Maria

Jantar: - 100g de fêvera de porco (peso em crú), - 70g de arroz ou massa(peso em crú), - 25g de alface (peso em crú), - 50g de cenoura (peso em crú), - 50g de cebola (peso em crú), - 7 colheres de chá rasas de azeite.

Meio-da-manhã: - 3 bolachas Maria ou 2 Cream-craker.

Meio pão de trigo

Almoço: Prato:- 180g de cabrito (peso em crú), - 70g de arroz (peso em crú), - 25g de alface (peso em crú), - 50g de cenoura (peso em crú), - 50g de cebola (peso em crú), - 7 colheres de chá rasas de azeite.

Sobremesa:- Salada de fruta: -30g de maçã (1/4 de maçã), -30g de pêra (1/4 de pêra), -40g de ananás (1/2 fatia fina), -30g de pêssego (1/4 de pêssego), -½ cálice de vinho do porto.

120 ml de vinho verde branco ou espumante,

Ceia: -3 bolachas Maria ou 2 Cream-craker.

Sobremesa: -100g de pão-de-ló, Informação Nutricional: Energia: 2460 kcal Proteínas: 100g Gordura: 95g Hidratos de Carbono: 310g Potássio: 2260 mg Fósforo: 1340 mg

Meio-da-tarde: - 1 pão de trigo ou 8 bolachas de água e sal.

Boa Páscoa!