Marcus

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Marcus as PDF for free.

More details

  • Words: 1,037
  • Pages: 3
Marcus TV A TV Colosso foi um programa infantil de televisão, que substituiu o Xou da Xuxa, exibido entre 1993 e 1997 na Rede Globo de Televisão. Foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho). Rockgol (antigamente conhecido Rock & Gol, trocadilho com Rock n' roll) é um campeonato de futebol disputado por músicos, exibido pela MTV Brasil anualmente, desde 1995.

Castelo Rá-Tim-Bum é um programa infantil de televisão brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura, e pela Rede Pública de Televisão. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997. Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum. Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros. É exibido pela TV Cultura, de segunda a sexta-feira, às 13h30 e às 18h15. A TV Brasil também passa o programa de segunda-feira a domingo, às 13h30min. Na TV Rá Tim Bum todo dia às 9h15, 12h30 e 3h15 e fim de semana às 20h20

INTRODUÇÃO Década de 1990 A disputa pela audiência entre as grandes redes de televisão acirrou-se a partir de 1990. Ainda que tenha mantido a liderança nos índices durante a maior parte da década, a Rede Globo enfrentou a concorrência da Rede Manchete e do SBT. Em momentos pontuais, a Rede Manchete chegou a liderar a audiência nas maiores praças, com programas como a novela "Pantanal" e o jornalístico "Documento Especial". Já o SBT apresentava na sua grade telenovelas produzidas no México e programas de apelo popular como o humorístico "A Praça É Nossa", o jornalístico "Aqui Agora" e o programa de auditório "Domingo Legal". Com início das operações da TVA, em 1991, surgiram as primeiras emissoras de TV por assinatura no Brasil. O setor de TV por assinatura, dominado pelos grupos Abril e Globo, apresentou crescimento tímido em seus primeiros quinze anos. O aquecimento da economia a partir da implantação do Plano Real, em 1994, provocou uma mudança no perfil do telespectador da TV aberta no Brasil. As camadas populares passaram a ter mais facilidade para adquirir aparelhos de televisão, o que teve reflexo na programação das emissoras de TV aberta. Passaram a predominar, na grade de programação das grandes redes de televisão, programas de conteúdo erótico, sensacionalista e de apologia à violência. A banalização do conteúdo televisivo passou a ser alvo de críticas de intelectuais, educadores e autoridades públicas brasileiras. Após sucessivas crises financeiras, a Rede Manchete fechou suas portas em 1999. Em seu lugar, entrou a RedeTV!. Nesse período (entre as décadas de 1990 e 2000) houve o

advento das redes em UHF, como a MTV Brasil. A TV Cultura e a TV Record passaram a transmitir em rede. Em 1994, entra no ar a Rede Mulher e, em 1995, a Rede Vida.

Diversão eletrônica •

Videogames se aperfeiçoam, com Sega e Nintendo brigando pelo mercado no começo da década, e a entrada da Sony com o PlayStation em 1995.



Jogos para computadores acompanham a popularização dos PCs, como Doom e Civilization.



Inicia-se a febre Pokémon, que contagia crianças do mundo todo.



no fim da década há mais gráficos 3D.



Os arcades/fliperamas começam a decair.



O Tamagochi vira moda no fim da década.

Televisão •

Aumenta o número de programas centrados na faixa dos 20 a 30 anos, como E.R. (Plantâo Médico 1994-2009), Beverly Hills 90210 (Barrados no Baile 1990-2000), Melrose Place (1992-1999), Party of Five (O Quinteto, 1994-2000), Ally McBeal (1997-2002), Buffy the Vampire Slayer (Buffy, a Caçadora de Vampiros, 1997-2003) Friends (1994-2004), e Seinfeld (1989-1998).



Animê se populariza com Cavaleiros do Zodíaco,Sailor Moon, Pokémon, Dragon Ball Z, e Cowboy Bebop.



A animação para televisão se revitaliza, de personagens novos (Animaniacs, Tiny Toon), clássicos (Garfield e Amigos), super-heróis(começando com Batman e Homem Aranha em 1991) e adaptações de personagens de videogame como Sonic e Mario.



Power Rangers, Tartarugas Ninja e Barney popularizam-se entre as crianças.



A MTV começa a sair de videoclipes e começa shows originais como The Real World (que começaria a febre do Reality show). A MTV Brasil faz o mesmo, com programas diversos como o campeonato de futebol Rockgol.



Mais desenhos adultos são feitos, como Os Simpsons (1989-), Ren & Stimpy (1991-1995), Beavis and Butt-Head (1993-1997), South Park (1997-), King of the Hill (1997-2006), e Family Guy (1999-2002, 2005-presente).



O "mundo-cão" se espalha na televisão brasileira, com o jornal Aqui Agora e Ratinho.



Humorísticos se renovam com Casseta & Planeta e Sai de Baixo.



A TV Cultura se torna "padrão de qualidade" com programas como Roda-Viva e Castelo Rá-Tim-Bum.



Sem dúvida o ponto alto marcante foi a febre da TV Manchete no Brasil, com sua programação que fazia grande sucesso com o público jovem, principalmente.



A TV Globo lança o jornal humorístico Doris para Maiores, embrião do hoje consolidado Casseta e Planeta.



Com o fim da censura no final da década anterior, as telenovelas passam a abordar temas mais sérios com maior freqüência, como a homossexualidade (em A Próxima Vítima (1995) e Torre de Babel (1998)), a reforma agrária (O Rei do

Gado (1996)), entre muitos outros, que são discutidos com mais naturalidade e melhor aceitos pela sociedade no geral. •

As telenovelas mexicanas ganham destaque com a trama de maior sucesso no Brasil, A Usurpadora, novela que conta a história de duas irmãs que cresceram separadas e se reencontram em um banheiro de um restaurante.

Linha Direta foi um programa da Rede Globo, exibido nas noites de quinta-feira entre 1999 e 2008. O programa dedicava-se a apresentar crimes que aconteceram pelo Brasil e cujos autores estariam foragidos da justiça. Era apresentado primeiramente pelo jornalista Marcelo Rezende, e com a saída deste da emissora, passou para o comando de Domingos Meirelles. •

Uma primeira versão do programa já havia sido produzida em 1990, com a apresentação de Hélio Costa. Nesta versão, diferente da atual, eram reconstituídos crimes famosos, como o "Caso Pedrinho", com atores desconhecidos.

Related Documents

Marcus
April 2020 25
Marcus Le.docx
December 2019 17
Bar Marcus
April 2020 15
Marcus, Rn Scribd
November 2019 14