Esquema Corporal; Orientação Espacio-temporal; • Capcidades Motoras; • Expressão Corporal; • Recriação; •
•
Nome:
Márcia Neves;
Ano/Curso:
2º Educação de Infância;
Discente:
Miguel Nascimento;
Disciplina:
Expressão Motora;
Escola Superior de Educação do Porto Dezembro de 2007
Esquema Corporal 1. Reconhecer as possibilidades cinestésicas do corpo, através do movimento que o afectam, como uma totalidade; 2. Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma das suas partes, por meio do movimento; 3. Realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo; 4. Definir a dominância lateral. Actividade 1, “Folha Brincalhona”: Espalha-se as crianças por um espaço amplo e da-se a cada uma delas uma folha A5 ou A4. Enquanto toca uma música divertida as crianças passeiam pelo espaço com a folha, quando a música pára o educador ou responsável diz uma parte do corpo (nariz, perna, etc) e o lado (esquerda ou direita). Depois de dizer isto a criança “cola” o papel no colega mais próximo conforme a ordem. Por exemplo, se o educador disser: perna esquerda, a criança tem de “colar” a folha de papel na perna esquerda do colega mais próximo. Actividade 2, “Minhoca” Formam duas filas com as crianças. À primeira criança de cada fila da-se um balão, ao sinal do educador ou responsável das crianças esta passa o balão por cima da cabeça para o colega que se encontra atrás e assim sucessivamente até chegar ao último. Ao chegar ao último da fila este vem a correr para a frente da fila e volta a passar o balão por cima da cabeça. A primeira fila a acabar, ganha o jogo. Pode-se aumentar o grau de dificuldade ao fim de cada etapa, além de passar por cima da cabeça, pode passar no meio das pernas, do lado esquerdo, do lado direito, entre outras.
Orientação Espacio-temporal 1. Orientar-se no espaço, descriminando localização, direcção e dimensão; 2. Movimentar-se descriminando diferentes momentos do tempo, o seu curso regular e o seu fracionamento; 3. Identificar e efectuar movimentos, descriminando as diferentes velocidades e trajectórias, no deslocamento do corpo e objectos. Actividade 1, “Branca de Neve e os Sete Anões” Formam-se duas filas em que cada uma tem sete elementos (anões) e uma Branca de Neve. Combinam sons para se orientarem, por exemplo, “pipi” para a esquerda. Os sete anões vendam os olhos e a Branca de Neve coloca-se longe deles. Ao sinal do educador ou responsável a Branca de Neve emite os sons combinados fazendo os seus sete anões chegarem o mais rápido possível à sua beira. Actividade 2, “Ida e Volta” As crianças formam três filas e tem como objectivo buscar uma peça de cada vez de um puzzle. O educador ou responsável quando apitam uma vez as crianças tem de dar saltos, duas vezes tem de correr de força e três tem de correr devagarinho. Depois de irem buscar a peça tem de voltar ao lugar e fazer o percurso d eforma igual. Por fim, quando tem as peças todas, montam o puzzle.
Capacidades Motoras 1. Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral; 2. Estruturar movimentos que requeiram coordenação selectiva, 3. Equilibrar-se em diferentes situações com e sem deslocamento, controlando e ajustando a sua postura; 4. Melhorar o desempenho na execução de actividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade; 5. Adquirir controlo progressivo dos movimentos que evidenciam graus de tensão muscular. Actividade 1, “Quadro de Pintura” Formam-se grupos, em que por cada grupo existe dois pintores. Depois de um tema lançado eles tem de fazer um quadro com os colegas, onde os colegas não se podem mexer. Por exemplo, se o tema for animais e eles formarem um jardim zoológico, os aniamis “pintados” são postos conforme os pintores. Estes tem de mover os colegas, colocar o baraço esticado ou não, entre outras coisas. Actividade 2, “Familia Guimarães” Todas as crianças sentam-se nas cadeiras de forma a formar um circulo. Uma delas fica no meio e irá contar uma história. Cada criança que está sentada faz parte da Familia Guimarães e é um elemento da mesma (mãe, pai, piriquito, jardineiro, entre outros). A partir desse momento a criança que está no meio começa a contar uma história sobre a familia. Cada vez que esta diga “Familia Guimarães” todos se tem de levantar, se disser “pai” este tem de se levantar. Enquanto isto ela tenta sentar-se no lugar daquele que se levantar. Se conseguir, o que perdeu o lugar começa a contar uma nova história e a criança que tomou o lugar assume o papel daquela que perdeu.
Expressão Corporal
1. Representar com movimentos corporais, elementos e objectos do meio circundante; 2. Reproduzir, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e de pessoas: 3. Movimentar-se adaptando-se a diferentes ritmos; 4. Expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com grupo; 5. Criar a sua própria sequência de movimentos, em actividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos; 6. Dramatizar através do movimento, factos, histórias e fantasias; 7. Conhecer e executar formas de expressões tradicionais do nosso povo e de outros povos. Actividade 1, “Profissões” A crianças fazem um circulo e uma de cada vez vai dizendo uma profissão e aquilo que se faz nessa profissão e todos tem de imitar. Por exemplo: “O padeiro faz pão” e todos imitam o padeiro a fazer o pão. Mas de alguma criança disser: “ o cantor faz um bolo” e alguém imitar perde e sai da roda. Actividade 2, “O meu dia” Uma criança oferece-se para dizer como foi o seu dia. Então começa, hoje de manhã o relógio despertou, eu levantei-me, coçei a perna, etc. Enquanto a criança descreve o seu dia todos as outras crianças imitam o dia do colega.
Recreação
1. Participar de jogos e brinquedos cantados, dramatizações e mímicas; 2. Cooperar nas actividades de grupo aceitando diversos papéis; 3. Utilizar, nos momentos de lazer, habilidades motoras adquiridas; 4. Desenvolver a habilidade de modificar jogos e actividades, para atender aos problemas surgidos em relação ao espaço, material e tempo disponíveis. Actividade 1, “O filme que eu vi” Depois de as crianças verem um filme, dividem-se em grupos e cada um recria a parte favorita do filme. Depois de reperesentarem os outros grupos tentam adivinhar. Actividade 2, “Mudar um jogo” A cada grupo de crianças, da-se um jogo tradicional e um problema. A partir desse momento eles tentam solucioná-lo. Por exemplo, a um grupo tem o jogo da “Macaca” mas não tem giz, como vão agora fazer o jogo?.