Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social DATAPREV-RS Escritório Estadual do Rio Grande do Sul – ESRS.P
Manual
Versão 1.2
Porto Alegre, Outubro/2004.
Agradecimentos 1
Agradeço a empresa Dataprev/RS – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, por esta oportunidade de aprender esta ferramenta e a desenvolver este manual. Espero que este atenda as necessidades básicas para você iniciar nesta ferramenta.
Do autor: Este documento segue a mesma política do Software Livre, ele poderá ser copiado, alterado desde que conserve os direitos do autor. Empresa: Dataprev/RS – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social Autor: Márcio Adriano Santos de Lemos - Técnico de Informática E-mail:
[email protected] Software utilizado: Sistema GNU/Linux versão do Kurumin 3.0, Scribus 1.2, OpenOffice.Org 1.1.1 (editor de texto) e Ksnapshot (programa para capturar tela).
Sites recomendados: http://www.scribus.org.uk/ http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1214 http://www.guiadohardware.net/ http://www.softwarelivre.org/
Índice
1 Agradecimentos ............................................................................................................ 2 2 Índice ............................................................................................................................. 3 3 Introdução .................................................................................................................... 4 3.1 O que é o Scribus? ................................................................................................ 4 3.2 Principais vantagens do Scribus em relação ao PageMaker 6.5 ....................... 4 3.3 Principais desvantagens do Scribus em relação ao PageMaker 6.5 ................. 4 4 Barra de ferramentas e funções do Scribus 1.2cvs ................................................... 5 Na barra inferior do Scribus encontramos as seguintes funções ........................... 5 5 Menu de atalho do frame ............................................................................................ 6 5.1 Menu de atalho do frame texto ............................................................................ 6 5.2 Menu de atalho do frame imagem ....................................................................... 6 6 Conhecendo as propriedades do frame ..................................................................... 7 6.1 Propriedade X,Y,Z ............................................................................................... 7 6.2 Propriedade Text .................................................................................................. 7 6.3 Propriedade Line .................................................................................................. 8 6.4 Propriedade Shape ............................................................................................... 8 6.5 Propriedade Image ............................................................................................... 9 6.6 Propriedade Colors .............................................................................................. 9 7 Formatando novo documento noScribus ................................................................. 10 8 Inserindo e formatando um texto no Scribus .......................................................... 11 8.1 Criando estilos de formatação de texto ............................................................. 11 e 12 9 Inserindo e formatando uma imagem ....................................................................... 13 10 11 12
Inserindo e formatando uma tabela ......................................................................... 14 e 15 Inserindo páginas ....................................................................................................... 15 Salvando em PDF ....................................................................................................... 15
3
Introdução
Em anos passados o Software Livre era visto como um projecto rústico, pobre de inteface gráfica, de ferramentas Windows similares no GNU/Linux e de difícil configuração, não apresentando uma amigábilidade com o usuário final. Mas hoje está visão está deixando de existir, pois podemos encontrar diversas ferramentas de código livre similares às que rodam em Windows com excelente qualidade e amigábilidade com o usuário e de fácil configuração. Isto deve-se ao empenho de milhares de usuários que contribuem para o aperfeiçoamento do Software Livre em todo o mundo, e desejam se libertar do monopólio de softwares proprietários. A principal vantagem do uso de Software Livre não está só no seu custo zero para adquirí-lo, mas também na sua segurança, pois sobre o código você terá toda a liberdade para alterar-lo ou aperfeiçoa-lo, criando assim, um produto personalizado para a sua empresa. 1.1 O que é o Scribus? O Scribus é uma ferramenta de código livre de editoração gráfica, é a opção GNU/Linux para o Adobe PageMaker, QuarkXPress e InDesign. Com ele podemos criar: jornais, revistas, documentos, desenhos e impressos em geral. Neste manual apresentaremos de uma forma básica, as principais funções e aplicações que podemos efetuar com esta ferramenta. 1.2 Principais
É uma ferramenta de código livre o seu custo para adquirí-lo passa a ser zero; Oferece uma interface gráfica mais clara e objetiva para o usuário; Apresenta mais recursos para manipulação e formatação de objetos como: espaçamento de palavras, inserção de imagens, textos, tabelas, etc... Salvamento automático definido pelo usuário.
1.3 Principais
vantagens do Scribus em relação ao PageMaker 6.5:
desvantagens do Scribus em relação ao PageMaker 6.5:
Os usuários do Windows que tenham pouca memória RAM, sentem certa diferença, quanto a manipulação e formatação de textos, pois o GNU/Linux exige uma quantia maior de memória não para o seu sistema mas para os programas que rodam nele; Nas primeiras configurações exigem um usuário mais avançado em GNU/Linux.
4. Barra de ferramentas e funções do Scribus 1.2
Confira as funções dos ícones na figura acima da esquerda para direita: 1. Criar um novo documento; 2. Abrir um documento existente; 3. Salvar o documento; 4. Fechar o documento; 5. Imprimir o documento; 6. Gerar documento com extensão .PDF; 7. Ponteiro do mouse; 8. Inserir um frame de texto; 9. Inserir um frame de imagem; 10. Inserir tabela; 11. Inserir shapes; 12. Inserir polígonos; 13. Inserir e desenhar linhas; 14. Rotacionar item; 15. Lupa; 16. Editar frame de texto; 17. Edita texto no editor; 18. Faz um link entre os frames,ou seja, faz com que o texto de um frame continue no outro; 19. Remove o link entre os frames; 20. Calcula a distância entre dois pontos; 21. Inserir campos PDF; 22. Inserir anotações PDF. 4.1 Na barra inferior do Scribus encontramos as seguintes funções: No primeiro campo você pode mexer na visualização do documento; Na sequência existe dois botôes, o primeiro diminui a visualização pela metade e o segundo multiplica por 2; Os demais botões são de navegação de páginas e escolha do background (cor de fundo) que você deseja utilizar.
5
5. Menu de atalho do frame O menu de atalho do frame texto é mostrado quando clicamos com o botão direito sobre o frame. Vejamos abaixo as suas principais funções:
5.1 Menu de atalho do frame texto
Info – mostra a quantidade de parágrafos, número de palavras e de caracteres no frame. Get Text – importa para o frame texto o conteúdo de um arquivo do tipo texto. Append Text – importa o contéudo de um arquivo do tipo texto e acrescenta ao texto existente no frame texto. Edit Text – abre o editor de texto do Scribus, para inserção de texto manualmente ou colando de um arquivo. Lock e Un-lock – bloqueia e desbloqueia a movimentação do frame na página. Lock object size – bloqueia o redimensionamento do frame. Send to Scrapbook – envia o frame selecionado para o Scrapbook, que guarda este frame para a sua reutilização. Group e Un-group – agrupa e desagrupa os frames. Level – movimenta um frame em relação a outro, para trás ou, para frente e um avanço para trás ou, para frente. Convert to – converte o frame de texto em frame de imagem, poligono ou em texto sem frame. Clear Contents – limpa o conteúdo do frame.
5.2 Menu de atalho do frame de imagem
Get Picture – importa uma imagem para o frame. Image Visible – oculta ou mostra a imagem. Update Picture – atualiza a imagem caso for modificada e salva novamente com o editor de imagem. Edit Picture – abre a imagem no editor de imagem para ser editada. Adjust Frame to Picture – ajusta o frame ao tamanho da imagem. Convert to – converte o frame de imagem em frame de texto ou em poligono.
6. Conhecendo as propriedades dos frames Confira agora a paleta de propriedades dos frames que pode ser acessada, clicando com o botão direito sobre o frame, escolhendo a opção SHOW PROPERTIES, ou pelo menu TOOLS/PROPERTIES.Os frames são os itens inseridos na página, como: frames de textos, imagens, poligonos etc...
6.1 Propriedade X,Y,Z:
Name – nome atribuido ao frame; Geometry – Nesta opções você pode posicionar, redimensionar e rotacionar o frame na página. Level – Move o frame nível acima, ou nível abaixo, para frente ou para trás. Ao lado na sequência – Inverte o frame na horizontal, bloqueia e desbloqueia o frame, bloqueia e desbloqueia o redimensionamento do frame, inverte a imagem na vertical e bloqueio e desbloqueio da impressão do frame. Text Flows Around Frame – Esta opção se marcada integra o frame junto ao texto, ou desmarcada fica flutuante sobre o texto. Use Bounding Box – Não fez mudança alguma quando marcado ou desmarcado.
6.2 Propriedade Text:
No primeiro item, está o tipo da fonte do texto no frame. Font Size – Tamanho da fonte; Width – Largura da fonte; Shade – Aplica a cor do texto no tom desejado; U – texto sublinhado; Xy – sobscrito; Xy – sobrescrito; K – small caps; O – texto tachado; 0 – texto em negrito; Я – texto invertido; Custom Spacing – Customização dos espaços: Kerning – Customização do espaço entre as letras. Line Spacing – Espaço entre linhas. Style – Estilo de formatação de texto. Language – Linguagem do frame.
7
6.3 Propriedade Line:
Basepoint – Não apresenta mudança alguma; Line Style – Escolha do tipo de linha. Line Width – Largura da linha. Edges – Tipos de volume do corpo da linha. Endings – Tipos de terminações de linha.
6.4 Propriedade Shape:
Shape – Escolha do formato do frame. Edit Shape – Edição no formato do frame. Round Corners – Arrendondamento interno e externo dos cantos do frame. Distance of Text – Distâncias do texto em relação ao frame. Columns – configura o número de colunas do frame. Gap – Espaçamento entre colunas. Top – Espaço do texto no topo do frame. Bottom - Espaço do texto na parte inferior do frame. Left – Espaço do texto na esquerda do frame. Right – Espaço do texto na direita do frame. Tabulators – Define a tabulação do texto.
6.5 Propriedade Image:
Free Scaling – Ajuste livre da posicão e tamanho do frame. Scale to Frame Size/Proportional – Ajuste proporcional do tamanho da imagem conforme redimensionamento do frame.
6.6 Propriedade Colors:
No icone em forma de lápis – Aplica cor na linha. No icone balde de tinta – Aplica cor no frame. Shade – Regula a tonalidade da cor. Na caixa de seleção – Escolha das cores com efeitos de gradientes.
9
7. Formatando novo documento no Scribus
No menu File, clique em New. Na janela New Document faça a sua configuração da página em: Page Size – Escolha o tamanho, a orientação ou personalização de sua página. Options/first page number – escolha o número de páginas. Options/Default Unit – tipo de medida utilizada pela página. Margin Guides – Configure as larguras das margens. Automatic Text/Frames/Column Guides – Escolha o número de colunas e o espaçamento entre elas.
8. Inserindo um texto no Scribus
Clique na área do frame de texto com o botão direito, que abrirá um menu de atalho; Clique na opção Edit Text, que abrirá a caixa de diálogo Story Editor; No campo Text insira o texto desejado, digitando ou colando de outro local; No Menu do campo Style, defina as formas de posicionamento do texto – esquerda, centralizado, direita, justificado, e justificado forçado; Clique no menu File/Save and Exit; O texto ficará com a formatação das colunas e espaçamento definidas inicialmente.
8.1 Criando estilos de formatação de texto
Para criar um formatação personalizada para o texto clique no menu Edit/Edit Styles/New;
11
Na figura abaixo mostra a formatação de um estilo.
Configure suas opções de formatação e clique OK, SAVE e OK novamente. No menu do campo Style vai sendo acrescentado os estilos criados.
Na figura abaixo mostra o editor de texto com o estilo criado já selecionado.
9. Inserindo e formatando uma imagem 1. Clique no icone INSERT PICTURE na barra de ferramenta. 2. Clique e arraste na diagonal na área da página para formar o frame de imagem. 3. Com o botão direito sobre o frame formado, abrirá um menu de atalho, escolha a opção GET PICTURE e selecione a sua imagem.
4. Clique com o botão direito sobre o frame de imagem e, no menu de atalho, escolha a opção SHOW PROPERTIES (Propriedades do frame). 5. Clique na propriedade image e marque a opção SCALE TO FRAME SIZE, com esta opção a imagem se redimensiona conforme a área do frame. 6. Clicando na opção PROPORTIONAL, a imagem se redimensiona proporcional ao seu tamanho e não a área do frame, tendo que ajustar o frame na mesma proporção da imagem. 7. Outra opção da propriedade image é a FREE SCALING, que permite posicionar e redimensionar a imagem dentro do frame.
13
10. Inserindo e formatando uma tabela 1. 2. 3. 4. 5.
Clique na barra de ferramentas no icone INSERT TABLE . Clique e arraste na página para formar o frame da tabela; Escolha o número de linhas e colunas da tabela; Clique com o botão direito sobre o frame e no menu de atalho, clique em SHOW PROPERTIES; Clique na célula e na barra de ferramenta no icone para o preenchimento da célula ou você pode preenchê-la pelo editor, clicando com o botão direito sobre a célula, no menu de atalho, EDIT TEXT; 6. Dê um duplo clique na célula para selecioná-la e na paleta de propriedades do frame faça a sua formatação. Na figura abaixo mostra uma tabela já formatada e agrupada e suas células com a mesma espessura.
*Obs.: As tabelas são formadas por conjuntos de frames de texto, que são as células da tabela. Por isso as células no Scribus são formatadas separadamente, não podendo a tabela ser selecionada e aplicada a formatação para todas as células. Para isso é necessário desagrupá-la. Para redimensionar estas células com espessuras diferentes é necessário desagrupar a tabela: Clique com o botão direito no frame tabela e no menu de atalho clique em UN-GROUP. Clique na célula a ser redimensionada e com o botão direito no menu de atalho clique em SHOW PROPERTIES. Na propriedade X,Y,Z/GEOMETRY você terá os valores de posicionamento X e Y e, dimensão WIDTH (largura) e HEIGTH (altura), além da rotação do frame.
Na figura abaixo mostra uma tabela desagrupada, com as células redimensionadas na sua altura.
11. Inserindo páginas
Na barra de ferramentas, clique no menu PAGE/INSERT; Na caixa de diálogo aberta escolha o número de páginas, e selecione em que posição será inserido a página, pode ser antes, depois da página ou no final das páginas; Na sequência no campo númerico escolha em qual página será referência para inserção.
12. Salvando em PDF
Na barra de ferramentas clique no ícone
abaixo: Nesta caixa de diálogo existem várias configurações, mas para criarmos um simples arquivo em PDF não é necessário fazer qualquer configuração, apenas clique em SAVE.
, que abrirá a caixa de diálogo mostrada na figura
15