DVD FLICK MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROGRAMA VERSÃO 1.3.0.7
CRIAÇÃO DO MANUAL: Oráculo BR.
SITE DO PROGRAMA: http://www.dvdflick.net/
O DVD FLICK é um programa “OPEN SOURCE”, para os que não estão familiarizados com o termo, significa que ele é um programa gratuito, com seu codigo-fonte aberto e acessível a qualquer pessoa, pode ainda ser editado, modificado, ampliado, tudo isso, claro, se você tiver o mínimo conhecimento da linguagem utilizada para escrever esse programa.
Trocando em miúdos, esse programa não é ilegal no sentido da sua utilização (pirataria), sendo permitido a você e a qualquer um baixá-lo e utilizá-lo, dentro dos termos da Lei, a seu bel prazer.
O objetivo deste manual é ajudá-lo na operação do programa, apresentando um curso básico e rápido, com o auxilio de telas e um passo-a-passo bem explicado. Ao final, você terá plenas condições de gravar seus DVD com seus arquivos de vídeo pessoais ou os baixados da internet.
ALERTA: Esse programa não se destina ao uso comercial, nem mesmo se destina à utilização profissional para criação de DVDs, ele possui recursos básico destinados à criação de DVD caseiros.
Bom proveito!!!
ORACULO BR
PRIMEIRA VISÃO – TELA PRINCIPAL
Ao abrir o programa você ira se deparar com uma tela igual a essa, ela é o inicio de tudo e onde você ira começar a criar o seu DVD. Conforme formos avançando, irei explicar os principais botões e suas funções, lembre-se que essa apostila ira lhe ensinar o básico para a criação do seu primeiro DVD com o DVD FLICK. NEM PROJECT / OPEN PROJECT / SAVE PROJECT: Básicos, servem para criar, abrir e salvar seus projetos, respectivamente. PROJECT SETTINGS: Serve para você configurar certas opções no programa, será mostrado mais à frente detalhadamente. MENU SETTINGS: Serve para você determinar se o seu DVD terá menus (principal, títulos, legendas, etc..), será também explicado mais à frente. CREATE DVD: Ele inicia a criação do seu DVD, complicado né!!! ☺ GUIDE / ABOUT / UPDATE: Esses 3 botões servem para você abrir um pequeno guia, em diversas línguas , e ir ao site do fabricante do software para checar atualizações e etc... PROJECT DESTINATION FOLDER: Nessa barra, na parte de baixo da janela, você ira dizer aonde o DVD Flick ira colocar os arquivos temporários para a geração do seu DVD, lembre-se que você tem que tem espaço para isso, em média 8 Gb (Gigabytes) de espaço, podendo chegar a 12 de você optar pela gravação em ISO (explicado mais abaixo em detalhes).
INICIANDO O PROJETO Vamos iniciar pelo inicio, affff que piadinha ruim, clique em PROJECT SETTINGS.
Nessa tela, do seu lado esquerdo acham-se varias opções, cada uma delas levando você a uma tela especifica onde você ira configurar o projeto do seu DVD. Em primeiro lugar vamos olhar a tela acima, GENERAL. TITLE: Insira aqui o titulo do seu projeto, esse nome é importante caso você escolha ter um menu no DVD por exemplo, esse nome será exibido no menu, então para todos os efeitos, preencha-o com alguma coisa que lembre o que o DVD será, como o nome do filme por exemplo. TARGET SIZE: Importante, aqui é que você ira configurar o tamanho da mídia onde ira criar o DVD, seu um DVD-R, um CD-R, ou DVD dupla face, enfim, varias opções, para os DVD tradicionais, escolha DVD 4.3 GB. CUSTOM SIZE: Essa opção não nos é útil no momento, mas basicamente serve pra você criar imagens ou DVD com tamanho especificado por você, fora dos padrões pré-configirados da opção acima. ENCODER PRIORITY: Nessa opção, você ira definir como você quer que o DVD FLICK haja quando estiver criando o seu DVD em relação ao uso do seu processador. Se você escolher normal ou acima de normal (above normal), ele ira tirar toda a potencia do seu processador para a tarefa de criação, mas isso tornará sua maquina mais, ou bem mais lenta para outras funções caso você a utilize durante o processo de criação do DVD, qualquer coisa abaixo de normal (below) ira utilizar menos o processador, visando deixar a maquina acessível ao usuário para ele continuar fazendo outras coisas simultaneamente. Enfim e em miúdos, se você for criar o DVD e nada mais deixe em NORMAL, caso precise utilizá-los durante o processo, encolha BELOW NORMAL. ESSA OPÇÃO PODE SER TROCADA A QUALQUER MOMENTO, MESMO COM O DVD JÁ SENDO CRIADO!!! THREAD COUNT / KEEP INTERMEDIATE – Deixe essas opções do jeito que estão. Básico, eu avisei!!!
Vamos olhar agora a opção VIDEO, clique lá. A tela ira muda para essa ai de cima. Vamos ao detalhes: TARGET FORMAT: Aqui você escolhe em que formato padrão seu DVD será codificado, os padrões são PAL-M, NTSC ou MIXED, vou resumir, hoje em dia todos os DVD aceitam os padrões PAL-M e NTSC (todos aqui no Brasil tá, se comprar na china o problema é seu!!!), então você pode deixar essa opção sempre em MIXED, o programa ira escolher automático qual o melhor sistema dependendo do arquivo de vídeo selecionado. ENCODING PROFILE: Aqui você escolhe como o programa ira codificar o vídeo, do VERY FAST ao BEST, quanto maior a opção, mais lento será a codificação, MAS, de melhor qualidade será também, sendo assim, se você quer ter um padrão mediano de qualidade e velocidade de processamento, fique com o NORMAL mesmo, mas experimente escolher também o FAST. Eu não aconselho ninguém a escolher o BEST, porque você vão querer usar o PC ainda nessa semana né. ☺ TARGET BITRATE: Vou ser amigão de vocês e simplificar, DEIXA SEMPRE COMO AUTO-FIT. CUSTOM: Mexe com o bitrate e não nos é útil no momento. Ai, aparece abaixo disso tudo um botão escrito ADVANCED, as configurações ali descritas são muito pouco úteis quando você ira criar um DVD de uma boa fonte de vídeo e som, mas existe uma opção ali que eu gostaria de comentar, apenas a titulo de curiosidade, vamos lá, clique em ADVANCED e uma nova tela ira abrir.
A opção é ADD OVERSCAN BORDERS, e o que seria essa opção, bem, talvez muitos de vocês não saibam disso mas em televisões bem antigas, 07 anos ou mais, uma parte da tela da TV era colocada dentro da “carcaça” da TV, fazendo assim com que parte da tela que meda 4:3 ficasse encoberta ou escondida, claro que nas televisões mais modernas isso não procede, agora as televisões possuem toda a sua área de imagem exposta, principalmente se sua TV possui Tela Plana ou é uma Slim (LCD ou Plasma). Essa opção, quando selecionada, adiciona uma faixa preta na parte de cima e de baixo do DVD para que toda a exibição do filme fique na parte visível da tela. Grande sacada heim!!! Só a titulo de curiosidade. Utilize-a se for o seu caso ou melhor, o caso da sua TV.
VOLUME MODIFICATION: Seleciona se você quer gravar o DVD com o volume no Maximo ou no percentual indicado. Deixe sempre em 100%. CHANNEL COUNT: Escolhe se o som será stereo, ou mono. Deixe sempre em AUTO. BITRATE: Escolha aqui quanto Kbit você quer que o programa utilize por cada segundo de som, traduzindo, DEIXA AUTO.
AFTER A TITLE HAS FINISHED PLAYING: Aqui você pode configurar sobre o que você deseja que o DVD faça assim que acabar de tocar o titulo selecionado por você. Ele deve, por exemplo, passar para o próximo titulo, deve voltar os menu principal, enfim, escolha o que melhor te satisfaz. LOOP TO FIST TITLE WHEN DONE PLAYING LAST: Aqui você escolhe se, após o DVD acabar de tocar o ultimo titulo dele, ele deve retornar ao primeiro titulo e tocá-lo novamente, eu sempre deixo essa opção desmarcada, para que repeat infinito, bobagem, desmarque essa opção e siga em frente. ALWAYS ENABLE FIST SUBTITLE: Essa opção é útil quando você esta fazendo um DVD que só possui 1 arquivo de legenda, marcando aqui, ao rodar o DVD, ele ira sempre ativar esse primeiro arquivo de legenda como padrão, eu sempre deixo isso marcado.
Essa tela é importante, aqui são configurados os detalhes da criação em si do seu DVD, da queima dele, a coisas aqui que precisam ser bem vistas: A primeira coisa que você precisa saber é que o DVD FLICK possui 2 formas de CRIAR seu DVD, a primeira é através da criação da imagem do DVD, na forma de um arquivo ISO, e a segunda na forma da queima direta do DVD-R colocado no seu gravado. Ai você se pergunta, mas pra que diabos eu quero uma imagem ISO se o programa queima o DVD direto?!?!? E a principio você está certo em pensar assim, eu também pensava assim, e vários outros antes de mim e depois de mim também... até a primeira perda da queima do DVD ... ai, nessa hora, quando ocorre um erro, seja ele qual for e você perde a queima do DVD, você começa a perceber que a opção ISO não é inútil, muito pelo contrario. Imagine o seguinte, você monta seu projeto, o vídeo do casamento da sua filha, são 02 horas de vídeo que quando processadas, dependendo da sua maquina, devem dar na faixa de 02 horas a 03 horas de processamento para a criação do DVD, ai na queima da problema e você perde a mídia, e terá que passar novamente por outras tantas horas para que o DVD FLICK reprocesse todo o projeto e queime a mídia novamente. Sim, aqui começam os pontos fracos do programa, para gravar um novo DVD você terá que reprocessar todo o projeto, A NÃO SER, e sempre tem um “a não ser”, que você tenha gerado uma imagem ISO, caso você opte por essa opção (diga-se de passagem, sempre gravo a ISO, pra evitar esse aborrecimento), o DVD Flick ira gravar o arquivo de imagem do projeto na pasta destino em vez de queimar o DVD direto, e com essa imagem, você pode mandar outro programa gravar seu DVD. VANTAGENS: Caso de erro na gravação do DVD, basta trocar a mídia e mandar gravar novamente, o tempo médio de gravação fica abaixo de 30 minutos. DESVANTAGEM: Aumento considerável de gasto de espaço no seu HD, pois o DVD Flick ficará com o projeto do DVD criado (4.7 GB) mais a ISO (outros 4.7 Gb) e por ai vai. Pense um pouco e opte pela melhor opção pra você, no meu caso, é sempre ISO.
Então, se você quer criar a ISO, escolha CREATE ISO IMAGE, caso você queira gravar o DVD direto, escolha a opção BURN PROJECT TO DISC. Caso você escolha a ISO, basta preencher o campo DVD LABEL com algo que lembre o nome do projeto, ou deixe como esta isso não afetará em nada. Caso escolha queimar o DVD, as outras opções irão se abrir para você, escolha a velocidade de gravação (lembre-se que quanto mais baixa, melhor para a compatibilidade com aparelhos mais velhos), DELETAR A ISO APÓS A QUEIMA, TESTAR O DVD APÓS A QUEIMA e por ultimo EJETAR O DVD APÓS A QUEIMA. Escolhidos esses detalhes básicos do programa, você pode pressionar ACCEPT e voltar para a tela principal, agora sim para começar a brincadeira de criar DVDs.
Na tela principal, novamente, olhe a no menu a sua direita e clique em ADD TITLE... Ao abrir a janela, escolha o arquivo de Vídeo que você deseja adicionar ao seu projeto, caso seja um filme legendado, certifique-se que a legenda esta junto do arquivo de vídeo e com o mesmo nome dele (regras básicas, você já sabe disso!!), no meu caso, e como exemplo, vou escolher o recente filme District 9. Ao fazer isso, uma tela aparecerá enquanto o programa analisa o vídeo selecionado...
Feito isso, sua tela ficará assim:
Repare na barra amarela a sua esquerda, ela indica a quantidade de espaço que você possui ainda para adicionar outros títulos ao seu projeto, caso de um filme em 2 partes, ou desenhos ou series com vários capítulos, esse espaço é padronizado pelo tipo de DVD que você escolheu gravar no GENERAL do PROJECT SETTINGS. Na área maior, o arquivo de vídeo que vai ser o seu DVD e a direita, o botão que você ira pressionar, EDIT TITLE... Pressione ele e vamos configurar nosso filme. Detalhe, se você quiser, pode adicionar logo os outros títulos e ir para a configuração dos filmes após isso.
Nessa tela, a sua direita, e de conformidade com o que foi já explicado na tela PROJECT SETTINGS, existe um menu, mas as opções mudaram um pouco, pois agora você ira configurar detalhes do titulo do DVD (o vídeo adicionado), portanto, tenha em mente que se você adicionou 10 vídeo no projeto (como uma serie de TV ou desenho, etc...), terá que fazer essa parte 10 vezes, 1 para cada vídeo (a partir de agora chamado de TITULO). As opções nesse menu são: GENERAL, CHAPTERS, VIDEO SOURCE, AUDIO TRACKS e por ultimo SUBTITLE TRACKS. TELA GENERAL NAME: Esse campo é importante se você estiver montando um DVD com vários vídeos, pois o nome posto aqui ira aparecer no menu TITLE, então coloque um nome direitinho, se for um episodio, coloque o numero do episodio (ex: Naruto – Episodio 110), para que o DVD fique com uma boa aparência no final né. TARGET ASPECT RATIO: Aqui você informa se o seu DVD será gravado em padrão Wildscreen 16:9, ou no padrão das TVs mais tradicionais do Brasil 4:3, eu sempre escolho 4:3, mas se sua TV é uma wildscreen, não duvide, deixe nessa opção. THUMBNAIL TIME INDEX: Quando você opta por colocar no seu projeto do DVD um Menu, e seu projeto de DVD consiste de vários episódios (ou títulos), essa opção se torna interessante, ela permite que seja criado um fotograma, de um momento do vídeo, que junto com nome, será exposto no menu de títulos do DVD, aconselho que você rode o vídeo primeiro e anote num papel o minuto e segundo da imagem que você quer capturar para servir de ícone do titulo no menu, veja que ao alterar esse dado, a imagem ira mudar e se adaptar ao tempo por você escolhido, se você não for usar o menu, pode deixar essa opção de qualquer jeito. COPY TIMESTAMPS: Deixa sempre desmarcado, nunca usei essa opção e não faz falta. TELA CHAPTERS
Nessa tela, você pode configurar o DVD Flick para criar um índice de capitulo, repare que não são TITULOS e sim capítulos, você pode deixa a criação de capítulos a cada x minutos na opção CREATE CHAPTERS EVERY, no menu o tempo mínimo de criação é 10 minutos, mas se você colocar 5, ele aceita, então, para episódios, que giram em media na faixa de 20 a 30 minutos, eu uso 5 como padrão, já para filmes com 2 horas ou mais, eu uso o padrão 10 minutos mesmo.
Você pode também escolher criar X capítulos fixos, por exemplo, 10 capítulos, independente do tempo, o DVD Flick ira fazer o calculo de quanto minutos terá cada capitulo baseado no tempo total do Titulo, para escolher essa opção, basta deixar marcada a caixa CREATE e selecionar na caixa de opções o numero fixo de capítulos a criar. E por ultimo, a opção CREATE CHAPTER ON EVERY VIDEO SOURCE, isso permite que se você adicionar no mesmo titulo vários vídeos, cada vídeo será um capitulo. O grande lance aqui é que você pode mandar que essas configurações sejam aplicadas a todos os títulos do projeto, economizando um tempo de edição, basta pressionar a tecla APPLY TO ALL TITLES. Ao finalizar, pressiona ACCEPT e essa parte estará pronta. TELA VIDEO SOURCES
Bem, aqui não existem muito mistérios a serem desvendados, basicamente é apenas para você dar um confere no vídeo que compõem o titulo, MAS, existe um porem, novamente digamos que você esteja montando um DVD de uma série, você baixou os episódios da Net e os tem no seu HD, e, esses episódios JÁ ESTÃO DEVIDAMENTE LEGENDADOS, ou seja, a legenda já esta inserida diretamente no vídeo, sem a necessidade do arquivo SRT adicional, pois bem, lembra-se que lá encima, eu disse que o sistema de criação de capítulos poderia criar 1 capitulo para cada vídeo adicionado no VIDEO SOURCE, é bem aqui, se os vídeos já estão legendados, você pode optar para, em vez de colocar cada vídeo como um titulo a parte mas sim, colocá-lo como um capitulo, bastando para isso adicioná-lo com o botão ADD, mas existem regras, os vídeos tem que ter sidos comprimidos com o mesmo codec, possuir tamanhos semelhantes e outras pequenas regrinhas, por isso, às vezes, será mais fácil ignorar essa opção e fazer o tradicional mesmo, pois essa parte já é mais, digamos, profissional. A opção PIXEL ASPECT RATIO serve pra você mudar o aspecto do vídeo do padrão escolhido no projeto, por exemplo, o padrão escolhido foi wildscreen (16:9), você pode mudar esse vídeo em particular para 4:3, eu sempre uso o DEFAULT, se você quiser testar, fique a vontade, mas não reclama se der errado. Nunca usei a opção INTERLACED, na verdade não sei para que serve, e como nunca me vez falta, deixo ela sempre desmarcada e tudo da certo, sendo assim, faça o mesmo!!!
AUDIO TRACKS
Aqui você pode colocar a trilha sonora do titulo, como padrão obvio, ele usa como fonte o próprio arquivo de vídeo, mas, se você tiver o mesmo filme, digamos, com o som em russo, ou em espanhol ou em português, e os vídeos forem IGUAIS, pode adicionar uma fonte adicional aqui ou apenas substituir a fonte padrão do vídeo, lembre-se que fontes adicionais de som serão mostradas no menu SOUND do DVD para você escolher a língua falada no vídeo. Por padrão eu deixo sempre somente a fonte original, e mudo a opção TRACK LANGUAGE para a língua falada no filme, geralmente inglês. SUBTITLE TRACKS
Aqui é onde você ira configurar a legenda do seu filme, você pode também adicionar legendas extra, em outras línguas como mostra na tela anterior, apenas certifique-se que a legenda foi feita para o vídeo utilizado e pronto, para fazê-lo, pressiona ADD e escolha o arquivo.
Pressiona agora EDIT, e vamos olhar a tela de edição de legendas. Vamos lá.
Vários detalhes a serem vistos nessa tela, vamos do começo: LANGUAGE: Determina a língua dessa legenda, normalmente o Português, escolha essa opção, e não se preocupe com o detalhe da opção ser PORTUGUESE PT, no final das contas o PT é ignorado e fica somente o PORTUGUESE mesmo, sem crise. TOP / BOTTOM / LEFT / RIGHT MARGIN: Controla a posição da legenda dentro da tela, note que ao mudar os números, o exemplo da legenda exposto na tela ira se adaptar as novas coordenadas, utilize o exemplo como guia e mude se achar necessário. FONT: Sem necessidade de muitas explicações, muda a fonte padrão da legenda. CHARACTER SET: Como nossa língua é baseada no latin, escolha sempre LATIN 1, caso você escolher RUSSO, já seria outra configuração e por ai vai. SIZE: Configura o tamanho da fonte, repare que conforme a legenda foi escrita e a fonte escolhida, isso influencia no ajuste dos textos na tela, por isso existe o botão AUTO-FIT do lado dela, ao escolher a fonte, pressiona AUTO-FIT, e o DVD Flick vai ajustar o tamanho maximo da fonte baseado na maior frase da legenda, eu aconselho a sempre diminuir 1 ou 2 números, tipo, se com o AUTO-FIT der 35, diminua para 33, para dar garantias de uma legenda bem exibida. O resto das configurações são padrões, você poderá até brincar com elas para ver o que acontece, por exemplo, na tela acima, eu uso TEXT COLOR branco e OUTLINE COLOR Azul com configuração de 2 pixels, que da esse efeito bonito na legenda mostrado na tela. Mas para nosso exemplo está bom assim, clique em ACCEPT e vamos sair daqui. Quando sair dessa tela, clique em ACCEPT de novo e volte para a tela principal do programa, esse titulo já esta configurado e pronto para queima.
MENU SETTING (ESCOLHA DE MENUS)
Bom voltamos à tela principal, agora chegou à hora de escolher se o seu DVD vai ter um menu ou não, o meu tem um menu criado por mim, essa etapa de criação é meio complexa pois exige que você faça um pequeno programa de um arquivo template, crie as imagens e etc... então eu vou pular isso e deixa somente as opções que vêm padrão no programa. Clique em MENU SETTINGS, e você ira para uma nova tela, como a acima mostrada, aqui a coisa é bem simples, existem 7 opções no seu menu, não existira a opção Nebulosas, pois essa é a minha criação e não vem padrão no programa. Basta escolher entre os 6 menus disponíveis ou deixar em NONE para que o DVD não tenha nenhum. Após escolher, você pode testar sua escolha pressionando o botão PREVIEW, o DVD Flick ira criar um exemplo do menu já com suas configurações de DVD e de titulo(s), basta testar a navegação e se achar que agradou, clique em ACCEPT, pronto, você está com seu DVD pronto pra iniciar o processamento e queima. Vamos lá então
Antes do inicio do processo, vamos nos atentar para a barra na parte de baixo do programa, ela diz aonde o sistema vai gravar os arquivos temporários do programa, incluindo as ISOs, então você pode deixar a opção padrão ou escolher outra pasta para a gravação destes arquivos. Feito isso, pressione CREATE DVD, você terá uma tela igual a essa:
Ao pressionar CREATE DVD, o DVD Flick começa a codificação dos arquivos, primeiro ele codifica o(s) vídeo(s), logo após isso ele codifica a(s) trilha(s) sonora(s), o passo seguinte é a combinação desses 2 elementos, numa 4 etapa, ele adiciona a(s) legenda(s) e por fim inclui os menus (caso você os tenha selecionado) e cria o set de arquivos o set de arquivos que serão queimados no DVD. Note que na tela anterior existem 3 áreas marcadas a cores que eu quero explicar. A primeira, em rosa, serve para que você minimize o programa para a bandeja do relógio do seu windows, tirando ela da sua barra de tarefas, muito útil em se tratando de um programa se ficará trabalhando algum tempo (horas na verdade) na criação do seu projeto. A outra, em vermelho, PROCESS PRIORITY, lembra-se que eu expliquei isso lá encima, sobre o uso do processador da maquina, e disse que isso poderia ser alterado a qualquer momento, mesmo na queima do DVD, pois é aqui que você controla isso, eu deixo sempre em Below Normal para poder usar o PC, ou Normal quando não vou usá-lo e o programa pode ter uma quantidade maior de processamento para o DVD. A terceira e ultima diz respeito ao que o programa fará quando terminar tudo, WHEN DONE... diz ao programa se ele deve rebotar a maquina, desligá-la, fechar somente o programa ou não fazer nada, a sua escolha... A partir daqui o programa trabalha sozinho, e nada mais é necessário ser dito, a não ser, que ao termino, e na pasta indicada por você, deverá encontrar diversos arquivos que foram usado na criação do DVD, se você optou por criar uma imagem ISO do DVD, é lá que ela estará gravada. Uma outra coisa que deve ser dita, quando da criação do seu segundo DVD ou outro numero qualquer, caso você não tenha limpado essa pasta, a pasta por você indicada, o programa ira mostrar uma tela de alerta, dizendo que existem arquivos na pasta temporária:
O programa pede a confirmação para que ele delete esse arquivos para criar um novo projeto, caso tenha certeza, basta confirmar, caso não tenha tirado sua ISO de lá ainda, diga NO e faça-o, para só depois criar um novo DVD. Sem isso que apresento, com essas dicas, espero ter ajudado a todos, vale ressaltar ainda que o DVD Flick apesar de ser um software gratuito não deve ser usado na pirataria de vídeo, pois isso é crime previsto no nosso Código Penal, use-o sabiamente e somente para seu divertimento caseiro. Criticas, sugestões, mande uma mensagem via fórum. Este manual pode ser reproduzido livremente e ser traduzido para outras línguas já com previa autorização do seu criador, no caso, eu mesmo, hehehehe!!!
BOM DIVERTIMENTO, BOAS QUEIMAS, NOS VEMOS NA NET!!
ORACULO BR