Livros perdidos O Cristão moderno no mundo acredita que a Bíblia é a palavra completa de Deus. Que tudo que Deus tem dado ao homem esta na Bíblia. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina que há muitos livros retirados da Bíblia em séculos que tem tornado perdido ao homem moderno.
Muitas pessoas não acreditam que isto é possível por ser um livro sagrado para ser perdido, muito menos a cerca de 40 ou mais. Ainda, a própria Bíblia cita destes livros perdidos como, entretanto eles foram uma fonte oficial de conhecimento. Em soma que, nos estamos perdendo duas cartas de Paulo o qual ele faz referencia a isto, mas que nos não temos. Uma lógica é: Não poderia ser possível que há mais cartas desaparecidas? A evidência contida nos Pergaminhos do Mar Morto e nos textos de Nag Hammadi mostra que havia poucos livros do Velho Testamento que os Judeus antigos usavam que nos não temos hoje em nossa Bíblia.
Para muitos Cristãos modernos, é duro para eles compreenderem como os Judeus, os quais eram fortes em acreditar na palavra de Deus, poderia ter perdido seus livros sagrados. No entanto, não é difícil de entender. Se nos olharmos para história das nações Israelitas como detalhada na Bíblia, nos podemos facilmente ver que as pessoas escolhidas do Senhor tinham muito mais gerações de infidelidade que fidelidade ao Senhor.
Começando com o primeiro rei deles, Saul, nos descobrimos que ele tornou-se cheio de orgulho e finalmente fez muitas coisas contraria do modo de Deus. David é considerado pelos Judeus para ser um de seus melhores reis, e a maioria parte ele permaneceu em fé aos modos de Deus (com exceção da esposa de Uria, a Hitite) Salomão, começou seu reinado como integro seguidor de Deus, mas no fim de sua vida ele virou o seu coração aos ídolos. Depois da morte de Salomão, a nação foi dividida em dois reinos, Israel e Judá. Jeroboão ditou regras sobre o reino de Israel. Em 1 Reis 12:26-29 nos lemos “E disse.Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa deDavi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá: e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá. Pelo que o rei tomou conselho e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subirterra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Da.”
Não há um caso somente de ter uma injustiça do rei. Isto é uma situação também onde o rei conduziu seu povo para uma falca adoração em ídolos, contudo não só a si mesmo, mas todos os cidadãos de seu reino também. Nos podemos assumir que a leitura da lei não foi proibida. Então o que o rei Jeroboão fez com todos os livros sagrados? A prática comum naqueles dias teria sido destruída por eles.
Reboão ditou sobre o reino de Judá. Em 1 Reis 14:21-26 nos lemos: “E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá: de quarenta e um anos de idade era Roboâo quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o Senhor elegera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome: e era o nome de sua mãe Naama, amonita. E fez Judá o que parecia mal aos olhos do Senhor; e o provocaram a zelo, mais do que todos os seus pais fizeram, com os seus pecados que cometeram. Porque também eles edificaram altos, e estátuas, e imagens do bosque sobre todo o alto outeiro e debaixo de toda a árvore verde. Havia também rapazes escandalosos na terra: fizeram conforme a todas as abominações das nações que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel. Sucedeu pois que, no quinto ano do rei Roboão, Susaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém. E tomou os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei: e ainda tomou tudo; também tomou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito”
No quinto ano de Reboão, o templo de Salomão foi pilhado pelo o rei do Egito. O que aconteceu com todos os registros sagrados? Talvez os sacerdotes o qual eram encarregado de tomar conta dos livros, de alguma forma os manteve e não foram destruídos, mas desejosos, aposto. Na verdade, versículo 26 parece indicar que tal não deveria ter sido o caso.
O próximo rei de Judá foi Abião. De acordo com 1 Reis 15:3 nos diz “E andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele: e seu coração não foi perfeito para com o Senhor seu Deus como o coração de Davi, seu pai”
Claramente ele não era um rei íntegro. Felizmente Asa, o qual foi o próximo rei, esforçou a seguir os caminhos do Senhor, mas neste tempo a idolatria era excessiva através do reino. Na verdade, em 1 Reis 15:13 nos lemos: “E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera: também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom”.
Tão bom quanto poderia soar sobre os esforços de Asa para erradicar a idolatria através da terra, nos lemos no próximo versículo, “Os altos, porém se não tiraram: todavia foi o coração de Asa reto para, com o Senhor todos os seus dias”. Entretanto, Nadabe, o qual foi o rei de Israel, não era um rei íntegro e o Rei Baasa o qual o sucedeu para o trono, foi mau.
Como nos vamos através de cada sucessão de rei em ambos os reinos, nos vimos poucos deles seguindo os caminhos do Senhor. Se o caso, quem foi que se preocupou com os livros sagrados o qual continha as palavras de Deus? Minha opinião pessoa e que os verdadeiros crentes viveram bastante no deserto que nas cidades. Lá, eles tentaram manter os livros sagrados melhor que eles podiam. Há muitas arqueologias encontradas o qual parecem sugerir esta idéia e eles indicam que estes crentes do deserto ensinaram alguma coisa muito diferente do que o mundo Cristão ensina hoje. Há uma fascinante história na Bíblia o qual suporta esta idéia. É encontrado em 2 Reis 22:1,8,11, 13: “E estiveram quietos três anos, não havendo guerra entre a Síria e Israel...Então disse rei de Israel a Josafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim bem, mas só mal; este é Mica, filho de Inlá. E disse Josefá: Não fale o rei assim...E Zedequias, filho de Canaana, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos siros até de todo os consumir...E o mensageiro que foi chamar a Mica falou-lhe, dizendo: Vês aque que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja pois a tua palavra como a palavra dum deles, e fala bem.”
Isto claramente mostra que os Judeus não somente poderiam ter, mas perderam uma de seus livros sagrados da lei. O que faz esta história mais fascinante é que este livro perdido foi descoberto dentro do seu próprio Templo! Quão negligente eles devem ter sido para perder e não notar a perda do livro sagrado? Se for verdade de um livro, e os outros escritos dos profetas, especialmente quando nos consideramos que eles foram geralmente mortos pelas pessoas que eles ensinaram?
Originalmente, a lei foi escrita sobre as placas de pedras pelo dedo de Deus e foi colocado na arca junto com o cajado de Aarão. Para os Israelitas, estes itens foram os mais sagrados de todos. Estes foram evidencias físicas da presença de Deus em criar suas nações, mas mesmo este tem sido perdido. É tão inacreditável acreditar que os escritos pudessem ser também perdidos? Há aquele quem diga que os livros do Velho Testamento foram meticulosamente mantidos por escribas altamente treinados. Isto pode ser verdades antes do nascimento de Cristo. Mas naquele tempo, quase dois mil anos se passaram de quando Moisés
recebeu as leis do Monte Sinai. O que aconteceu antes então?
Eu sou um genealogista e como eu tenho ido em igrejas procurando por registros, eu tenho encontrado alguns que são muito bons. (poucas vezes) e muitos que são mantido precariamente. Isto tudo depende dos atendentes. Se os registros foram feitos e mantidos por bons atendentes havia exatos e úteis, mas se fossem mantidos sem cuidado pelos atendentes, os registros estão cheios de insetos e algumas vezes estão quebradas ou páginas perdidas. Então nos também temos informes por guerras e calamidades tanto como terremotos, enchentes, atividades vulcânicas e etc… Minha opinião pessoal é que o maior problema foi durante a perseguição dos romanos quando eles destruíram livrarias inteiras dos Cristãos. Durante a Idade Média o pêndulo balançava de um lado para o outro e foi a inquisição sagrada da igreja que destruíram cada livro o qual eles não concordam com isto
Com tudo isto, eu acho isto incrível que as pessoas hoje possam dizer tais confidências que não havia livros perdidos da Bíblia. Aqui esta uma lista aproximadamente dos livros perdidos.
Aqui estão os exemplos de todos os livros conhecidos que estão perdidos da Bíblia, livros que são mencionados na Bíblia ou outros conhecidos canônicos das escrituras:
Mencionados, mas perdidos Referência do Velho Testamento.
1. Livro do Convênio (Êxodos 24:4, 7) 2. Livro das Guerras (Números 21:14) 3. Livro de Jasar (Josué 10:13) (2 Samuel 1:18) 4. Livro dos Estatutos (1 Samuel 10:25) 5. Livro dos Atos de Salomão (1 Reis 11:41) 6. Livro de Natã (1 Crônicas 29:29) (2 Crônicas 9:29) 7. Livro de Gade (Mesmo do número 6) 8. Profecias de Aías (2 Crônicas 9:29; 2:15; 13:22) 9. Visões de Ido (Mesmo do número 8) 10. Livro de Semaías (2 Crônicas 12:15) 11. Livro de Jeú (2 Crônicas 20:34) 12. Atos de Uzias, Escrito por Isaías (2 Crônicas 26:22) 13. Livros dos Videntes (2 Crônicas 33:19)
14. Profecias de Enoque Jude 14 15. Comentários de Mateus de Nazaré (Mateus 2:23) a residência de Jesus, “Ele deverá ser chamado de Nazaré” Isto não é encontrado nos escritos do Velho Testamento.
Escritos perdidos do Novo Testamento Mencionados, mas perdidos 16. Epístola Perdida de Paulo (1 Coríntios 5:9) 17. Segunda epístola perdida de Paulo (Efésios 3:3-4) 18. Terceira epistola perdida de Paulo (Colossenses 4:16) 19. Epístola perdida de Judas Os livros da Bíblia em Apócrifos (Escritos do Velho Testamento) Nunca pertenceu dentro da Bíblia 20. Tobit (Veja Apócrifo) 21. Judite 22. Adição do livro de Ester 23. Sabedoria de Salomão 24. Eclesiásticos, ou a Sabedoria de Jesus 25. Baruque 26. A carta de Jeremias 27. Oração de Azarias 28. Canção dos tres Judeus *(Estes são os livros perdidos de Daniel.) 29. Susana * 30. Sino e o Dragão * 31. 1 Macabeus 32. 2 Macabeus 33. 3 Macabeus 34. 4 Macabeus 35. 1 Esdras 36. 2 Esdras 37. Oraçã de Manassés 38. Salmos 151
Escritos do Novo Testamento que tem sido eliminado, mas, mencionado 39. Maria (O seguinte escritos perdidos são escritos em estória Eclesiástica “, 337 depois de Cristo pelo Bispo Eusébio de Cesárea, no entanto tem tirado os porque ele achava que eram heresias. Eles também imprimiram no O livro perdido da Bíblia, Gramercy Books.) 40. Atos de Paulo 41. Atos de André
42. Atos de João 43. O Protevangélico 44. Infância I 45. InfânciaII46. Cristo e Abgarus 47. Nicodemos 48. O Credo dos Apóstolos 49. Laodiceans 50. Paulo e Sêneca 51. Paulo and Theca 52. Revelação de Pedro 53. Epístola de Barnabas 54. O Evangelho Perdido de Acordo com Pedro 55. Evangelho de Thomas 56. Evangelho de Matias 57. Clemente I 58. Clemente II 59. Efésios (II) 60. Magnésios 61. Tralians 62. Romanos (II) 63. Filadelfians 64. Smaraneas 65. Policarp 66. Filipenses (II) 66. Evangelho referido somente pela letra Q (Algumas destas podem ser referência nos escritos por Marcion, 150 d.C., e Muratoria, 170 d.C. Todas estes escritos na idade do Novo Testamento são problemas de gravação e não um trunfo de propaganda Mórmon; eles têm sido descoberto a cerca de cem anos ou pensamentos perdidos em bibliotecas) 67. Sheppard de Hermas 68. Hermas I (Visões) 69. Hermas II (Mandamentos) 70. Hermas III 71. Cartas de Herodes e Pilatos (Ref. Para o julgamento de Cristo) [Os Seguintes é uma lista de Escritos Apócrifos que não existem; no entanto, eles são mencionados e referidos em outros recentes no quarto século d.C.] 72. O Evangelho de André 73. Outos livros abaixo de André 74. Evangelho de Afiles 75. O Evangelho de Acordo com os Doze Apóstolos 76. O Evangelho de Barnabé 77. Os Escritos de Bartolomeu, o Apóstolo 78. O Evangelho de Bartolomeu 79. O Evangelho de Basilides 80. O Evangelho de Cernithus 81. A Revelação de Cernithus 82. Uma Epístola de Jesus Cristo para Pedro e Paulo 83. Vários outros livros abaixo do nome de Cristo
84. Uma Epístola de Cristo (produzido por Manichees) 85. Um Hino, ensinado por Cristo para seus Discípulos 86. O Evangelho de Acordo com os Egípcios 87. Os Atos dos Apóstolos 88. O Evangelho de Ebonites 89. O Evangelho de Encratites 90. O Evangelho de Eva 91. O Evangelho de Acordo com Hebreus (ou Hebreus II) 92. O Livro de Helkesaites 93. O Falso Evangelho de Hesychius 94. O Livro de Tiago 95. Os Atos de João 96. Evangelho de Jude 97. Evangelho de Acordo com Judas Iscariot 98. Atos do Apóstolo Leucius 99. Atos do Apóstolo Lentitus 100. Atos do Apóstolo Leontius 101. Atos dos Apóstolos Leuthon 102. Os falsos Evangelhos, publicado por Lucianus 103. Atos dos Apóstolos (usado por Manichees) 104. O Evangelho de acordo com ou de Marcion 105. Livros abaixo de Mateus: O Evangelho de Matias As Tradições de Matias O Livro de Matias O Evangelho de Merinthus 106. Evangelho de Acordo com os Nazarenos 107. Os Atos de Pedro e Thecla 108. As Pregações de Pedro e Paulo 109. As Revelações de Paulo 110. O Evangelho da Perfeição 111. Atos Adicionais de Pedro 112. A Doutrina de Pedro 113. O Evangelho de Pedro (não é para ser confundido com o Evangelho de acordo com Pedro) 114. O Julgamento de Pedro 115. As Pregações de Pedro 116. As Revelações de Pedro 117. Os Atos de Philip 118. O Evangelho de Philip 119. O Evangelho de Scythianus 120. Os Atos dos Apóstolos, por Seleucus 121. A Revelação de Stephen 122. O Evangelho de Titan 123. O Evangelho de Tadeu 124. Os Atos e o Evangelho de Thomas 125. O Evangelho da Verdade 126. Contra a Heresia
Números 66 (abaixo) e números 72 – 126 somente existem nas referências, eles nuca foram encontrados, mas estão ou foram conhecidas. Conhecido, porque muitos Cristãos antigos referiram a elas em suas cartas (não oficial epístola) e outras mais escritos religiosos. Alguns eruditos debatem a legalidade destes escritos, alguns acreditam e perguntam o que nos já temos também. Modernas Descobertas Perdidas Escrituras Bíblicas
127. Livro de Moisés 128. Livro de Abraão (#127 & 128 foram encontrados nas tumbas Egípcias em 1830. A tradução é encontrada na Pérola de Grande Valor na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 129. Profecia de José do Egito 2 Néfi 3 (Livro de Mórmon) 130. Profecia de Zenoque** 1 Néfi 19 131. Profecia de Neum** (Mesmo #130) 132. Profecia de Zenos**(Mesmo #130) *[Estes foram os profetas do Velho Testamento do qual os escritos foram também perdidos.] [Se o profeta de Deus ordenasse escrever Suas palavras para Seu povo---Ninguém jamais se maravilha como o que aconteceu com Adão, Sete, Eduque, Abraão, Isaque, Jacó e outros]? Cada história da Bíblia pode apontar, muito claramente e com evidência que os primeiros cinco livros da Bíblia foram escritos por Moisés, como Deus disse a ele na história da Terra desde o início dos tempos até o presente. Ninguém deseja de onde todos aqueles livros, histórias e escritas proféticas são prioridades de Moisés? Nos devemos assumir que eles eram inteligentes suficientes para escrever. E o mesmo tempo, perceber, ou pelo menos contemplar as respostas para estas perguntas, uma deveria vir para a racionalização que 4000 a 5000 anos da história de religiosidade teria que ser mais que apenas 66 livros. Na verdade, vamos olhar exatamente quantos profetas (ou lideres religiosos do tempo do Velho Testamento) que são mencionado e ainda não existem escritos para eles. Eles são como seguem.
Os mais proeminentes escritos teriam vindo de (ou teria sido escrito durante o tempo de) Adão, Sete, Enos, Caim, Jared, Enoque, Metusala, Lameque, Noé, Shem, Cão, Arpache, Sara, Elber, Pelegue, Nahor, Terá, Melquisedeque, Abraão (exceto por escritos curtos encontrado em Pérola de Grande Valor), Isaque, Jacó, José, Manasses e Efraim.
Assim, nos temos um adicional de 28 livros que deveriam estar lá (que nos conhecemos), mas não são encontrados na Bíblia. Isto traz um numero total de livros perdidos, de acordo com minha pesquisa e cálculos, a 160 (acerca de 71 % perdidos). Mesmo se você tivesse tirado alguns dos livros questionáveis e reduzido o numero de livros perdidos por 50%, seria 80 livros perdidos. Mesmo que o numero comparado a 66 livros da Bíblia, é uma significante numero perdidos. Novamente, na luz desta evidência, como poderia dizer que a Bíblia esta completa? Na verdade, a maioria das pessoas em realizar que o livro esta incompleto deveria pesquisar e querer saber o resto dos livros. Não deveriam? Eu nem mencionei os escritos descobertos dentro dos “Pergaminhos do Mar Morto”.
Então nos temos isto. 132 (conhecidas) livros perdidos do que nos agora chamamos de Bíblia. A Versão do Rei Tiago somente contém 66 (Sessenta e Seis) livros --- Que significa que quase 70% da Bíblia esta perdida! Nem se você quiser tirar os livros que vem para nos através de revelação moderna (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o número é ainda acerca de 65% [alguns afirmam que é acerca de 71% dos livros perdidos].