Não Digas Nada À Mama
Identificação do Livro Título
“Não digas nada à mamã”
Autor
Toni Maguire
Editor a
Edições ASA
Data da Edição Setembro de 2008
Escolha do Livro Motivos que levar am à escolha do livr o: O título deste livro chamou-me a atenção, li o pequeno resumo e gostei da história
ontextualização do Autor Alguns dados biog ráficos: Antoinette nasceu em Inglaterra, quando era criança mudou-se com os pais para a Irlanda do Norte. Actualmente na casa dos 60 anos, depois de ultrapassar o seu pesadelo, vive entre Grã-Bretanha e África do Sul.
Conteúdo do Livro Assunto Este livro conta, na primeira pessoa, a história de uma menina que foi violada pelo pai desde os seis aos catorze anos, altura em que ficou grávida do pai. Toni fez um aborto que quase lhe custou a vida e foi julgada por todos, incluindo a mãe, a pessoa que ela mais amava. Passados muitos anos a sua mãe fica doente e Toni ajuda-a, mas pergunta a si mesma se algum dia a mãe lhe vai pedir desculpa pelo que fez.
Citações favoritas “ Nunca fui capaz de deixar de a [mãe] amar e nunca desejei tal coisa. Mas agora, quando lhe restava tão pouco tempo de vida pensei se finalmente me ofereceria uma explicação.” “Hás-de descobrir, como sei que já descobriste, que a vida não é justa. As pessoas vão culpar-te, como já fizeram (…) a culpa não é tua. Não fizeste nada de que devas envergonhar-te.”
Opinião Sobre o Livro Gostei muito deste livro, pois a história é verídica mas não é um caso muito conhecido, mostra-nos como há tantos anos atrás as pessoas reagiam num caso de violação. Este livro não é nada aborrecido, o que facilita a leitura. Só tenho pena que não conte um pouco mais do que se passou depois de o pai ter saído da prisão.
Trabalho realizado : Bruna Trigo 10ºE Nº6