Literatura Infantil

  • Uploaded by: Raimundo de Moraes
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Literatura Infantil as PDF for free.

More details

  • Words: 656
  • Pages: 2
LITERATURA INFANTIL UMA CRONOLOGIA BÁSICA

Esopo – séc. VI a.C. Figura lendária, nada existe de concreto sobre sua existência. Mas as fábulas que dizem ser de sua autoria foram reunidas por Demétrio de Falero (que era discípulo de Aristóteles) em 325 a.C. A raposa e as uvas, A lebre e a tartaruga, O leão e o rato, A formiga e a cigarra. Jean de La Fontaine – (1621 – 1695). Poeta e escritor. Considerado pai da fábula moderna. 11 coletâneas de fábulas, entre 1668 e 1694. Marie-Catherine Le Jumel de Barneville, Baronesa d'Aulnoy (1650 – 1705) Foi uma “preciosa” (preciosas: mulheres cultas que reuniam em seus "salões" a elite intelectual da época, em Paris, muitas vezes para apreciar exclusivas dramatizações de contos de fadas). Principais obras: História de Hipólito, Contos de Fadas, Novos Contos de Fadas e Ilustres Fadas (ao todo oito romances). Suas obras fizeram surgir o termo “contos de fadas”. Charles Perrault – (1628 – 1703) Advogado, escritor e poeta. Em 1695, aos 62 anos, resolveu registrar as histórias que ouvia de sua mãe e nos salões parisienses. O livro, publicado em 11 de janeiro de 1697, quando contava quase 70 anos, recebeu o nome de Histórias ou contos do tempo passado com moralidades, mas também era chamado de "Contos da Velha" e "Contos da Cegonha", ficando, afinal, conhecido como "Contos da mamãe gansa". A publicação rompeu os limites literários da época e alcançou públicos de todos os cantos do planeta, além de marcar um novo gênero da literatura, o conto de fadas. Foi, ao fazer isto, o primeiro a dar acabamento literário a esses tipos de histórias, antes apenas contadas entre as damas dos salões parisienses. A bela adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, O barba azul, O pequeno polegar, O gato de botas. Irmãos Grimm. Os primeiros contos recolhidos pelos irmãos Grimm foram publicados em 1812. A obra chamava-se Histórias das crianças e do lar e apresentava 51 contos. O número cresceu com o tempo e acredita-se que os irmãos Grimm tenham recolhido e registrado cerca de 200 histórias. Os textos publicados por eles logo se espalharam pelo mundo, ganharam outras versões e fascinaram pessoas de diferentes línguas e culturas.

Os Irmãos Grimm fizeram novas versões (segundo eles, com um conteúdo mais “humanístico”) para algumas histórias recolhidas por Perrault, entre elas A Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho. Branca de Neve. Pequeno Polegar, Os Músicos de Bremen, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Rapunzel.

Hans Christian Andersen (1805 – 1875). Escritor, poeta, autor de peças para teatro. Ele foi, segundo estudiosos, a "primeira voz autenticamente romântica a contar histórias para as crianças" e buscava sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela nova sociedade que se organizava, inclusive apontando os confrontos entre "poderosos" e "desprotegidos", "fortes" e "fracos", "exploradores" e "explorados". Ele também pretendia demonstrar a idéia de que todos os homens deveriam ter direitos iguais. O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha, O Patinho feio, A vendedora de fósforos, dentre outros. Sophie Feodorovna Rostopchine, a Condessa de Ségur. (1799 – 1874) De origem russa, viveu quase toda sua vida na França. Escreveu seu primeiro conto com a idade de 58 anos. Livros que foram muito populares no Brasil e que continuam a ser editados: Os desastres de Sofia, Meninas exemplares. Carlo Collodi – (1826 – 1890) Jornalista e escritor. Autor de Pinóquio. Criou o primeiro jornal direcionado ao público infantil: Giornale per i bambini. Lewis Carrol – (1832 – 1898). Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho. Nomes que são referência no século XX: Saint-Exupéry (1900-1944) - Pequeno Príncipe Maurice Druon (1918-2009) - O menino do dedo verde J.R.R. Tolkien (A trilogia O Senhor dos Anéis) e C.S. Lewis (As Crônicas de Nárnia). Suas obras não são especificamente para o público infantil, mas sim infanto-juvenil e adulto, mas influenciaram toda uma geração de escritores que surgiram a partir daí.

Related Documents


More Documents from ""

Solano_trindade
April 2020 10
Luiz Gonzaga
April 2020 29