Liliana Domingues . 9a ( Malta )

  • Uploaded by: clip
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Liliana Domingues . 9a ( Malta ) as PDF for free.

More details

  • Words: 1,375
  • Pages: 16
MALTA (.xx ) Subtítulo da autoria do aluno.

Escola E B 2 3 do Caramulo - Educação Tecnológica 2008 2009 Liliana Domingues 9A

1

Índice

Introdução

............................................

3

A Bandeira

............................................

4

História / Política

............................................

5

Geografia

............................................

8

Economia

............................................

9

Demografia

............................................

10

Cultura

............................................

11

Curiosidades

............................................

12

Conclusão

............................................

13

Bibliografia

............................................

14

Anexos

............................................

15

2

Introdução

3

A Bandeira

Aqui deve constar uma breve história da bandeira actual, assim como, as percentagens de cor na mesma. (...) Exemplos: Percentagem das cores da bandeira: Vermelho: 50%, Branco: 50%.

% da cor vermelha

........................................

61,50%

% da cor amarela

........................................

38,50%

TOTAL

........................................

100,00%

Dimensão da bandeira para o trabalho “ Código de Barras da Europa “ Rácio

2:3

Escala 1:50

........................................ 2cm x 3cm

Escala 1:20

........................................ ....

Escala 1:10

........................................ ....

Escala 1: 1 ( dim. Real )

........................................ 100cm x 150 cm

Código de Barras *

........................................ 100 cm x 30 cm

* a partir da dimensão em tamanho real ( 1:1 ) reduzir 80 % a dimensão horizontal da bandeira ( largura ) ex: 150 - ( 150 x 0,80 ) = 30 cm

4

5

História

Malta é habitada desde 5200 a.C. Antes da chegada dos fenícios existiu uma civilização pré-histórica que chamou á ilha Malat. Foi invadida pelos gregos em 736 a.C. foram ocupados pelos cartagineses e em 218 a.C. já pertenciam aos romanos e recebeu o nome de Melita. Em 395 foi cedida ao domínio de Constantinopla e em 870 foi conquistada pelos árabes muçulmanos. Em 1090, o conde Rogério da Sicília conquistou Malta e submeteu-a às suas leis até ao século XVI o que originou a nobreza maltesa. Depois de ser anexada ao reino da Sicília, Malta foi recuperada por forças muçulmanas. Em 1245, Frederico II de Hohenstaufen expulsou os árabes e em1266 as ilhas, junto com a Sicília, passaram ao domínio de Carlos I de Anjou, que as cedeu em 1283 a Pedro III de Aragão. Caindo em mãos dos reinos de Aragão e Castela, ficou concedida aos cavaleiros de Rodes. Em 1530, as ilhas foram cedidas pela Espanha à Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém que tinham sido expulsos de Rodes pelo imperador Otomano. Esta ordem conventual militante, hoje conhecida como “ Ordem de Malta”, foi cercada pelos turcos otomanos em 1565, os Cavaleiros de São João de Jerusalém governaram as ilhas até ao século XIX. Em 1798, Napoleão Bonaparte invadiu e tomou Malta. Em 1814, como parte do Tratado de Paris, Malta tornou-se oficialmente parte do Império Britânico como colónia e passou a ser usada como porto de escala e quartel-general da frota até meados dos anos 30. Malta desempenhou um papel importante durante a Segunda Guerra Mundial devido à sua proximidade às linhas de navegação do Eixo e a coragem do seu povo, que resistiu ao assédio de alemães e italianos, levou à atribuição da George Cross, que hoje pode ser vista na bandeira do país. O arquipélago passou ser independência em 1947. Em 1995 Dom Mintoff, líder do Partido Trabalhista de Malta, tornou-se no primeiro-ministro. Em 1956 o PTM propôs uma nova integração no Reino Unido, proposta que viria ser aceite

6

em referendo, mas com a oposição do Partido Conservado, liderado por Giorgio Olivier. Em 1959, revogaram a autonomia, mas voltaram a restaurá-la em 1962. A 21 de Setembro de 1964, Malta tornou-se totalmente independente e entrou para as Nações Unidas. Na altura aderiu à Commonwealth e celebrou uma aliança com o Reino Unido de ajuda económica e militar. Segundo a constituição de 1964, Malta manteve como soberano a rainha Elisabeth II e um governador-geral exercia autoridade executiva em seu nome. De 1994 a 1971 Malta foi governada pelo Partido Nacionalista. Adoptou o regime republicano em 1974. Embora Malta seja inteiramente independente desde 1964, os britânicos mantiveram um controle sobre os portos, aeroportos, correios, rádio e televisão. Em 1979, Malta rompeu a aliança com o Reino Unido e os britânicos evacuaram a base militar. Isso aconteceu depois de o governo britânico se ter recusado a pagar uma renda mais elevada, que era pretendida pelo governo maltês do tempo. Malta ficou nesse momento livre de bases militares estrangeiras pela primeira vez na história. Este acontecimento é ainda hoje celebrado como o Dia da Liberdade.

Política Em 1971, o Partido Trabalhista regressou ao poder, mas com uma maioria reduzida sendo Dominic Mintoff o primeiro-ministro. A década de 1970 caracterizou-se pelo enfraquecimento das relações com o Ocidente e pela aproximação com os regimes comunistas. Em 1984, Mintoff retirou-se e foi substituído por Mifsud Bonnici. A política de aproximação com os regimes comunistas sofreu mudança substancial em 1985, com o estabelecimento de um acordo com a Comunidade Económica Europeia. Em 1987, o Partido Nacionalista ganhou as eleições para a Câmara de Representantes, pondo fim a 16 anos de domínio do Partido Trabalhista. Edward Adami foi eleito primeiro-ministro. Nas eleições de 1992, os nacionalistas

derrotaram

novamente

os

seus

opositores.

A

politica

governamental continuou a ser liberal e foram realizadas várias reformas de ordem económica, com vistas a tornar o país um membro da União Europeia.

7

Opiniões diferentes quanto à entrada da Malta na União Europeia entre o partido trabalhista e o partido Nacionalista levaram a eleições antecipadas em que o partido trabalhista ganhou. Após entrar em funções o novo governo anuncia que Malta deixava ser candidata à União Europeia. Em 1998 ocorrem novas eleições em que o Partido Nacionalista ganha e retoma o caminho europeu e tornou a Malta membro da União europeia a 1 de Maio de 2004.

8

Geografia

A Malta é um país europeu que é composto por cinco ilhas, que se situam a 93 km do Sul da Sicília e a 290 km do Norte de Líbia, ficando assim no meio do mar Mediterrâneo. A sua capital é La Valleta. Três das cinco ilhas da Malta são habitadas sendo elas: Malta, Gozo e Comino. As outras duas são ilhotas desabitadas sendo elas: Cominotto e Filfla. Estas preenchem uma superfície de 316 Quilómetros Quadrados e abrigam uma população estimada em 400214 habitantes (Agosto de 2006).

9

Economia

A economia maltesa é baseada na indústria, no comércio e nos serviços financeiros que melhoram a economia do país. Malta tem grandes recursos tecnológicos. Por estar entre África e Europa, Malta possui comércio de alto nível, com joalharias, bancos e restaurantes. As principais indústrias da Malta são a alimentícia, a electrónica, a naval, a calçadista, a têxtil e a pesqueira. O Euro foi adoptado como moeda oficial do país a 1 de Janeiro de 2008. Estima-se que o Euro fará com que a economia maltesa cresça 12% ao ano. O governo tenta liberar a exploração e o refino do petróleo. Devido ao seu ilimitado tamanho, o país não tem espaço suficiente para a agricultura, sendo obrigado a importar vários produtos agrícolas. A preparação para a sua entrada na União Europeia processou-se por via relativa à privatização de empresas estatais e à liberalização da economia de mercado. A crise económica mundial tem atrasado o ritmo das exportações, turismo e crescimento geral.

10

Demografia

Malta é habitada por 399 867 pessoas e que na sua maioria habitam em cidades. Desses 399 867 habitantes 95% são naturais de Malta e o resto da população é inglesa ou descendem de italianos. Malta tem uma densidade populacional de 1,265 habitantes por quilómetro quadrado, sendo um dos países com mais densidade. O inglês e o maltês são as línguas oficias.

11

Cultura

A Malta tem uma longa e variada cultura. É um país onde há muitos católicos, feriados ou igrejas por quilómetro quadrado. O sistema educativo é muito parecido com o britânico e o maltês é a língua mais falada nas escolas. Os malteses são pessoas tolerantes e de mente aberta, interessadas em todas as culturas, povos, etc. A literatura em maltês desenvolveu-se muito tarde. Na arte houve influência da Itália devido á proximidade dos dois países. A música maltesa é muito diversificada e alguns artistas têm tentado, nos últimos anos recuperar o folclore tradicional.

Religião

12

Curiosidades

13

Conclusão

14

Bibliografia

http://www.wikipedia.org, acedida a 4 de Dezembro de 2008.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Malta http://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Malta http://www.visitmalta.com/main http://www.orderofmalta.org/english http://www.embordsomaltaportugal.org http://babelfish.yahoo.com/ ( tradução de páginas web )

15

Anexos

Documentos enviados e recebidos relevantes para a elaboração deste trabalho...

16

Related Documents

Malta
June 2020 18
9a
November 2019 39
Malta
August 2019 21
Malta
November 2019 29

More Documents from ""

October 2019 13
November 2019 12
October 2019 7
December 2019 20
December 2019 10