Leis de Newton Quantidade de movimento
Momentum linear (ou quantidade de movimento)
p = m×v •A quantidade de movimento pode ser expressa operacionalmente como o produto da velocidade pela quantidade de matéria.
d F = (m × v ) dt F = taxa de variação de (m x v) por unidade de tempo, onde o produto m x v é a quantidade de movimento, ou momentum linear, ou F = ∆ (m x v)/ ∆t
•Uma força pode ser descrita, em primeira aproximação, como sendo uma ação exercida sobre um corpo, por outros corpos. •As forças podem ser de contacto ou podem representar ações à distância (como no caso da gravitação e do eletromagnetismo).
O momentum linear, na direção vertical, vai a zero assim que os pés do paraquedista tocam o solo.
BUM
O paraquedista prefere rolar, para prolongar o intervalo de tempo durante o qual perde momentum linear
Conservação de momentum linear massa grande velocidade pequena
massa pequena velocidade grande
a mola exerce uma força sobre a bala, por outro lado, a 3 Lei de Newton → a bala exerce uma força igual e contrária no sistema mola/arma.
O momentum linear total se conserva
P= 0
antes
depois Varma
Vbala
P= MarmaVarma- mbalaVbala=0
Exemplos
Lançamento do foguete brasileiro 02/11/1997
Conceitos básicos •A inércia é uma propriedade da matéria graças a qual qualquer corpo resiste em alterar o seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme. •A grandeza inércia é quantificada através do conceito de massa.
Leis do movimento (Newton) 1a Lei – Qualquer corpo permanece em repouso, ou em movimento retilíneo e uniforme, se a soma das forças externas exercidas sobre ele for nula .
2a Lei – A variação da velocidade por unidade de tempo é proporcional à força resultante exercida sobre um corpo e tem a mesma direção e sentido que essa força.
3a Lei – A qualquer ação se opõe uma reação igual de mesma direção e em sentido contrário.
Quando um corpo está em repouso, ou em movimento retilíneo e uniforme (MRU), a primeira lei de Newton estabelece que não há força resultante atuando sobre o mesmo. Na ilustração abaixo uma caixa azul está em repouso sobre uma mesa.
A segunda lei de Newton estabelece que, se uma força F (de qualquer natureza) atua sobre um corpo de massa m, este adquire, por via de conseqüência, uma aceleração a. A relação funcional entre F e a é dada pela expressão
F= ma a F
m
Detalhamento - Imagine um objeto acionado primeiro por uma força F1 e depois por outra F2. As acelerações, ou mudanças de velocidade produzidas, a1 e a2, são proporcionais a essas forças
F1 ∝ a1 F2 ∝ a2
F1 a 1 = F2 a 2
F1 F2 = a1 a2
A terceira lei de Newton estabelece que, se um corpo exerce sobre um outro uma força (que chamamos de ação), este corpo exercerá sobre o primeiro uma outra força (denominada reação), cuja intensidade e direção são as mesmas da primeira, mas o sentido é oposto.
Outro exemplo de ação e reação: o peso do bloco, mostrado na figura abaixo seria a ação; a reação a esta força está aplicada no centro da Terra.
FB
FT
Observe que a força normal N NÃO é a reação à força FB N
FB
FT