Leis De Newton

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Leis De Newton as PDF for free.

More details

  • Words: 552
  • Pages: 19
Leis de Newton Quantidade de movimento

Momentum linear (ou quantidade de movimento)

p = m×v •A quantidade de movimento pode ser expressa operacionalmente como o produto da velocidade pela quantidade de matéria.

d F = (m × v ) dt F = taxa de variação de (m x v) por unidade de tempo, onde o produto m x v é a quantidade de movimento, ou momentum linear, ou F = ∆ (m x v)/ ∆t

•Uma força pode ser descrita, em primeira aproximação, como sendo uma ação exercida sobre um corpo, por outros corpos. •As forças podem ser de contacto ou podem representar ações à distância (como no caso da gravitação e do eletromagnetismo).

O momentum linear, na direção vertical, vai a zero assim que os pés do paraquedista tocam o solo.

BUM

O paraquedista prefere rolar, para prolongar o intervalo de tempo durante o qual perde momentum linear

Conservação de momentum linear massa grande velocidade pequena

massa pequena velocidade grande

a mola exerce uma força sobre a bala, por outro lado, a 3 Lei de Newton → a bala exerce uma força igual e contrária no sistema mola/arma.

O momentum linear total se conserva

P= 0

antes

depois Varma

Vbala

P= MarmaVarma- mbalaVbala=0

Exemplos

Lançamento do foguete brasileiro 02/11/1997

Conceitos básicos •A inércia é uma propriedade da matéria graças a qual qualquer corpo resiste em alterar o seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme. •A grandeza inércia é quantificada através do conceito de massa.

Leis do movimento (Newton) 1a Lei – Qualquer corpo permanece em repouso, ou em movimento retilíneo e uniforme, se a soma das forças externas exercidas sobre ele for nula .

2a Lei – A variação da velocidade por unidade de tempo é proporcional à força resultante exercida sobre um corpo e tem a mesma direção e sentido que essa força.

3a Lei – A qualquer ação se opõe uma reação igual de mesma direção e em sentido contrário.

Quando um corpo está em repouso, ou em movimento retilíneo e uniforme (MRU), a primeira lei de Newton estabelece que não há força resultante atuando sobre o mesmo. Na ilustração abaixo uma caixa azul está em repouso sobre uma mesa.

A segunda lei de Newton estabelece que, se uma força F (de qualquer natureza) atua sobre um corpo de massa m, este adquire, por via de conseqüência, uma aceleração a. A relação funcional entre F e a é dada pela expressão

F= ma a F

m

Detalhamento - Imagine um objeto acionado primeiro por uma força F1 e depois por outra F2. As acelerações, ou mudanças de velocidade produzidas, a1 e a2, são proporcionais a essas forças

F1 ∝ a1 F2 ∝ a2

F1 a 1 = F2 a 2

F1 F2 = a1 a2

A terceira lei de Newton estabelece que, se um corpo exerce sobre um outro uma força (que chamamos de ação), este corpo exercerá sobre o primeiro uma outra força (denominada reação), cuja intensidade e direção são as mesmas da primeira, mas o sentido é oposto.

Outro exemplo de ação e reação: o peso do bloco, mostrado na figura abaixo seria a ação; a reação a esta força está aplicada no centro da Terra.

FB

FT

Observe que a força normal N NÃO é a reação à força FB N

FB

FT

Related Documents

Leis De Newton
November 2019 16
Al1.2. Leis De Newton
June 2020 10
Leis De Newton
May 2020 12
Leis De Newton
November 2019 22