• Uploaded by: biblioteca doninhas
  • 0
  • May 2020

Download & View Jornal Junho09 as PDF for free.

• Words: 4,260
Jornal Doninhas E.B. 1 de Chão das Donas

Número 17

ORA AQUI ESTÁ! O ÚLTIMO JORNAL DONINHAS DESTE ANO, AS FÉRIAS, A PRAIA , O VERÃO… PARA MELHOR RECORDAR O QUE ACONTECEU NESTE PERÍODO FICAM AS FOTOS DAS ACTIVIDADES. PALAVRAS PARA QUÊ?!

Junho de 2008

40 exemplares

JORNAL DONINHAS Ficha Técnica

Jornal Doninhas

Nº 17

Janeiro de 2009

Propriedade da Escola EB1 de Chão das Donas Rua Poeta António Aleixo Nº 69 Tel.: 282 475 069 Fax: 282 475 069 Textos e Ilustrações Alunos da Escola EB1 de Chão das Donas Coordenação e Edição Biblioteca Escolar “Doninhas”

Índice Ficha técnica e índice Ondina Santos Avós na escola /exposição Olimpíadas da Leitura Feira do Livro/ Biblioteca em Números 25 de Abril Visita ao museu Visita de Estudo à Escola de Trânsito Ida ao Museu Municipal Visita ao Aterro Sanitário Visita à E.B. 2,3 Júdice Fialho Socorros a Náufragos Poemas Dia da Criança Ida ao Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão Zoo de Lagos Viagem de Finalistas O Verão está a chegar! Diverte-te

2 3 4 5 6 8 9 10 12 13 15 17 18 19 20 21 22 24 27

2 BIBLIOTECA DONINHAS

Diverte-te

Ondina Santos

3 BIBLIOTECA DONINHAS

E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

JORNAL DONINHAS Obrigada Ondina. Foi Fantástico…!

Nesta sessão começámos pelo fim, pelas perguntas. Mas foi muito engraçado à mesma, e como sempre, ficámos a saber outras coisas de outros tempos. No fim ouvimos uma história.

Como não podia deixar de ser, no mês de Abril tivemos expostos documentos relacionados com o 25 de Abril. Os alunos gostaram e até requisitaram alguns dos livros para aprenderem mais. 4 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS

Para comemorar ambas as datas, os livros e as leitura realizámos de 17 a 30 de Abril as II Olimpíadas da Leitura. Aqui ficam os resultados e as fotos! Olimpíadas da Leitura 2009 - Resultados Finais 1ºA

2ºA

Abril

6 BIBLIOTECA DONINHAS

Maio

As nossas requisições e actividades na BE… Registos Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Req. Alunos 614 575 412 520 481 Req. Professores 56 36 27 45 46 PNL 12 21 12 9 11 Req. Funcionários 6 4 2 3 0 Req. Educadoras 0 0 0 0 0 Req. Animadoras 0 0 0 0 1 Req. DVD 10 2 0 2 0 Req.CD 10 2 1 0 2 Req.CDR 5 5 1 3 0 Livros acesso livre 828 803 448 840 765 Alunos acesso livre 134 337 110 529 397 Computadores 14 62 15 17 12 Caixa Tarefas 5 2 0 62 0 Vamos Conhecer 2 2 0 8 0

Março

JORNAL DONINHAS Concurso Bibliotecapaper Jogos de mesa Audio

25 140 0 0

0 0 0 0

Consulta a página web do Agrupamento e informa-te com o que lá podes encontrar!

0 0 3 4

0 0 1 2

0 0 1 0

0 0 6 3

Já conheces o Moodle do Agrupamento? Existe lá uma disciplina chamada Biblioteca Doninhas a que podes aceder depois de te registares e usar os documentos que lá são colocados. Não percas tempo!

www. eb23-n3-portimao.rcts.pt

Também já podes consultar o catálogo da BE on-line. O catálogo está em fase de construção, mas grande parte da literatura portuguesa já faz parte dele. Consulta-o no seguinte link:

http://212.55.143.29/bibliopac/bin/wxis.exe/bibliopac/?IsisScript=bibl iopac/bin/bibliopac.xic&db=EB1CDONAS&lang=P&start=cfg-drealg

No dia 24 de Abril de 1974 um conjunto de militares, descontentes com o governo, com Otelo Saraiva de Carvalho, como comandante, montou um posto de comando num quartel, da Pontinha, em Lisboa, com o objectivo de mudar o regime. Ele fez tudo isso secretamente, com a ajuda de alguns militares que pensavam como ele. A cinco minutos para as onze da noite foi transmitida na rádio uma canção chamada «E depois do adeus», de Paulo de Carvalho. Esses sinais foram combinados pelos golpistas para dar início à revolução. Foi a primeira fase do golpe de estado. Depois do 25 de Abril de 1974 as pessoas ficaram com liberdade: acabou a ditadura e começou a democracia. Antes do 25 de Abril de 1974, nas escolas geralmente as crianças só andavam até à 4ªclasse. Só os filhos de pessoas importantes é que podiam estudar até mais tarde. As crianças levavam reguadas, levavam com o ponteiro ao se portarem mal. Daniela

Antes do 25 de Abril, as escolas eram horríveis: os professores davam reguadas nos alunos se tivessem coisas mal, ou se chegassem à escola sem saber nada. Nessas escolas, muita pouca gente não fazia mais do que a 4ª classe. Era complicado continuar a estudar depois disso, só os mais importantes é que podiam pôr os seus filhos a estudar até mais tarde. Todos os rapazes com dezoito anos eram obrigados a ir para a tropa .

8 BIBLIOTECA DONINHAS

E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

JORNAL DONINHAS No dia 25 de Abril em 1974 deu – se um golpe militar que acabou com a ditadura e começou a democracia. E tudo isto mudou . Na escola, a professora já não dá reguadas. E a tropa já não é obrigatória . E como já se vive em democracia, as pessoas já podem falar livremente. Tatiana

Visita ao museu No dia 15 de Maio fui ao museu com a minha turma e vi muitas coisas. Primeiro fomos ver como Alcalar era habitado por muitas pessoas, feitas para o trabalho. Depois fomos ver vestígios deixados pelos Romanos. Eles viveram em Portimão e quando desapareceram deixaram o chão feito de mosaicos. Os Árabes também viveram em Portimão. Eles tinham casas e ao lado tinham um espaço para a agricultura, que tinham lá um buraco para guardar os cereais. O Rio Arade foi muito importante para o desenvolvimento de Portimão, porque era aí, que os pescadores pescavam o peixe para comer e era um meio de comunicação importante na época. Lá no fundo do rio encontrava – se coisas antigas, como canhões e uma espécie de jarros chamadas ânforas, que eram utilizados para transportar o peixe nos barcos. Manuel Teixeira Gomes era muito importante. Ele tinha uma família muito rica. E um dia ele foi Presidente da República só por dois anos, porque só havia confusões. Depois fomos ver um filme sobre como tratavam do peixe. A seguir do filme fomos ver como a fábrica funcionava. Adorei estar no museu!

Beatriz Alves

9 BIBLIOTECA DONINHAS

No dia 15 de Maio,

fomos a uma visita de estudo à

Escola de Trânsito de Albufeira, com a turma do 2ºA. Quando lá chegámos, turma

recinto

para

iniciar a visita e

como só podia entrar uma turma de cada vez, nós fomos lanchar e

depois

brincámos

10 BIBLIOTECA DONINHAS

E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

JORNAL DONINHAS num parque infantil. Foi muito divertido! Por volta das 11 horas chegou a nossa vez de iniciar a visita. Entrámos numa sala onde ouvimos as regras de segurança e os cuidados a ter na estrada. De seguida, fomos praticar as regras que ouvimos num espaço próprio, um percurso rodoviário com sinais de trânsito, semáforos, passadeiras, bicicletas e “carros”. A turma foi divida em dois grupos, o grupo dos peões que circulava pela a esquerda e

que

tinha

passadeiras

passar o

grupo

pelas dos

condutores que conduzia as bicicletas

os

“carros”

obedecendo aos sinais e as regras de trânsito. Aprendemos muito com esta visita e gostávamos de lá voltar um dia.

11 BIBLIOTECA DONINHAS

Texto colectivo da turma do 2º B

12 BIBLIOTECA DONINHAS

E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

JORNAL DONINHAS Ida ao Museu Municipal de Portimão No dia 15 de Maio, fui visitar o museu de Portimão com a minha turma e os colegas da turma da manhã. Vimos um filme sobre o trabalho que se fazia antigamente na fábrica e depois fomos ver as máquinas que eram usadas para fazer as conservas de sardinha. Lá havia sardinhas a fingir. Fiquei a saber que na fábrica Féu levavam os bebés e os metiam numa caixa de sardinhas. As mulheres trabalhavam muito, mas quando dava o toque tinham de sair da fábrica (ou entrar na fábrica). Havia senhoras que punham sardinhas com o rabo e a cabeça cortados nas latas e uma senhora, chamada visitadeira, verificava se estava tudo bem feito. Se estivesse tudo bem continuavam a trabalhar, se não estivesse bem, iam para casa de castigo e não ganhavam dinheiro. Quando cheguei a casa da minha avó, perguntei sobre o trabalho na fábrica, porque ela também trabalhou numa fábrica de conserva de peixe. Mas as coisas não eram iguais porque a minha avó trabalhou noutra fábrica. A minha avó não metia a minha mãe numa caixa de sardinhas, metia num berço. A fábrica onde a minha avó trabalhou tinha uma creche para os filhos. A senhora que tratou da minha mãe chamava-se Julieta. Na fábrica Féu a creche só foi construída algum tempo depois da fábrica estar a funcionar. Inês Silva, 3.º B 13 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS Visita ao Aterro Sanitário No dia dezanove de Maio, fomos visitar o Aterro Sanitário do Barlavento algarvio. Quando lá chegámos, houve um senhor que nos acompanhou ao longo da visita e que nos mostrou o local onde o lixo era depositado. Inicialmente é feito um grande buraco com a profundidade igual a um prédio de quatro andares, buraco esse que é impermeabilizado, quer dizer que não deixa passar a água do lixo para os lençóis de água. Foi-nos dito que todos os meses fazia análises á qualidade da água que nós bebemos. Nesta parte da visita nós aprendemos que não se deve juntar os plásticos, os vidros e os cartões ao lixo que vai ser posto no Aterro porque depois não são aproveitados. Também aprendemos que quanto mais lixo (R.S.U.) fizermos mais pagamos na nossa factura da água. Em seguida entrámos no pavilhão da triagem e vimos que havia vários tipos do (lixo) separado: de um lado do pavilhão estava uma montanha enorme de plástico que depois subia por um tapete rolante que chegavam a uma sala onde algumas pessoas os separavam (porque há diferentes tipos de plástico); do outro lado, vimos o sítio dos papéis onde estes eram espalmados e atados, formando grandes paralelepípedos. Lá fora vimos o sítio do vidro. Como as pessoas juntam outra coisa ao vidro, como por exemplo plásticos, havia um senhor dentro de uma casinha que separava o vidro. Este vidro caia depois num depósito que, ficava partido e pronto a seguir para a reciclagem. Antigamente não havia em Portugal indústrias para fazer a reciclagem destes “lixos”, que tinham de ir para Espanha, mas agora isso já não acontece. Ficámos ainda a saber que este Aterro tem uma Unidade de Valorização Energética de Biogás que produz electricidade para mil e duzentas famílias médias (quatro pessoas). No local do Aterro colocaram trinta e dois tubos com muitos buracos por onde o Biogás era “chupado” com a força de um compressor. Estes tubos estavam ligados a um grande 14 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS tubo que conduzia o Biogás para a Unidade onde depois era queimado e transformado em electricidade que de seguida vai para a E.D.P. Antes da visita terminar, passámos por uma zona de pneus usados e por outra onde havia muita terra preta. Esta terra preta era uma terra muito fértil, boa para os jardins e para as hortas e era feita a partir de restos de plantas que eram recolhidas em todo o Barlavento. Em relação aos pneus, aprendemos que vão ser reciclados numa fábrica chamada Recipneu que produz pneus de grande qualidade e sem grande poluição. Achámos a visita interessante e nunca pensámos que um Aterro Sanitário fosse assim. Curiosidades Sabias que em quatro anos, o Aterro do Barlavento, acumulou 600.000 toneladas de lixo? Sabias que todos os camiões que entram e saem no Aterro são pesados? Sabias que uma lata de Coca-Cola leva 50 anos a desaparecer? E que uma garrafa de vidro leva 5000 anos? E que um pneu leva 1.000.000 de anos?

Portanto, não te esqueças de ajudar o ambiente, separando convenientemente o lixo.

4º A 15 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS

No dia 26 de Maio, fomos à escola E.B.2/3 Judíce Fialho, apresentar um trabalho em PowerPoint sobre o Aterro Sanitário, ao 6º F, daquela escola. Lá na escola, encontrámos a professora Marlene a trabalhar na biblioteca. Ela explicou-nos, que nos dias em que não está na nossa escola, está ali a trabalhar. Então, demos a volta à escola e, quando chegámos à entrada da escola, a professora Marlene explicou que os alunos não podiam entrar por ali, pois é onde os professores entram, e que os alunos tinham de entrar nas duas portas laterais da escola. Quando estávamos ao lado do Bufete, ela explicou-nos que lá, na escola, não se pagava com dinheiro, mas com um cartão que se chama Cartão Escolar. Com ele, pode-se reservar os almoços, pode-se comprar material escolar, na papelaria, e os alunos têm de o passar numa máquina, para se saber que estão presentes na escola. Também têm de o passar noutra máquina, que está na cantina, para poderem almoçar. Quando voltámos à biblioteca, sentámo-nos numas almofadas, à espera da turma que nos ia receber. Quando eles chegaram, nós já estávamos preparados e prontos para apresentar o nosso PowerPoint. Quando acabámos de o apresentar, a outra turma apresentou-nos um poema que se chamava “A Bela Infanta”, e deram-nos uma folha com o poema incompleto, para nós preenchermos com as palavras do poema. A seguir, eles mostraram-nos alguns pontos importantes daquela escola, que eram: o portão, o ponto de encontro no caso de haver uma simulação de um incêndio ou de acidente, o ginásio, o campo de futebol e 16 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS de basquetebol e a cantina. Também nos disseram algumas regras que devemos cumprir na cantina, tais como: não se deve atirar a comida aos outros alunos, não se deve dar coisas aos outros, deve-se falar baixinho, deve-se comer a comida toda, etc. Em cada sítio que nós íamos, preenchíamos algumas partes do poema, e quando chegámos à biblioteca, eles deram-nos marcadores, como recordação, para pormos nas páginas dos livros que lemos. Quando eles saíram, a nossa professora, imprimiu o horário do 6ºF, para nos poder fazer um problema, mais tarde, na nossa escola. Depois, fomos almoçar. Os alunos da escola E.B.2/3 Judíce Fialho, estão a fazer um projecto que se chama “Semana das Línguas” e, como esta semana, é a semana do Inglês, a ementa, estava escrita em inglês. O almoço foi sopa de tomate, empadão de carne e a sobremesa foi gelado. Quando acabámos de almoçar, voltámos para a nossa escola e, achámos a visita muito interessante. Liliana Maria

17 BIBLIOTECA DONINHAS

18 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS Mãe

Dás-me amor e carinho Irei para os teus braços Abres-me o caminho para o mundo

Deixas-me sempre feliz Aqui, ou ali, sinto-me bem contigo

Minha heroína Amo-te mãe És a minha inspiração para todo o sempre

Texto colectivo 2º A

Dia Mundial da Criança

Palavra puxa palavra O dia mundial da criança é engraçado Engraçado e feliz para as crianças Crianças de todo o mundo Mundo que gira à nossa volta Volta ao mundo as crianças vão dar Dar carinho a outras crianças e adultos Adultos que nos ajudam Ajudam a fazer os trabalhos Trabalhos difíceis de compreender

Compreender os exercícios que nos fazem pensar Pensar na vida Vida das crianças é assim! 19 BIBLIOTECA DONINHAS

Texto colectivo 2º A E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

20 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS Ida ao Museu Marítimo Marítimo Almirante Ramalho Ortigão

No dia 8 de Junho fomos visitar o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, em Faro. A turma do 3.º A também foi connosco no autocarro, mas no museu as vistas foram separadas. Primeiro entrámos nós e depois entrou a outra turma. Nesse museu vimos muitas técnicas de pesca em miniatura, quadros de peixes do mar, instrumentos usados na pesca e na arte de navegar, barcos em miniatura, como as caravelas e as naus e um filme sobre como era antigamente a pesca do atum. Depois da visita fomos lanchar num jardim, que havia lá perto e brincámos um bocadinho. Quando estava na hora fomos para p autocarro e regressámos à nossa escola. Desenho de José Neto, 3.º B

21 BIBLIOTECA DONINHAS

E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

JORNAL DONINHAS Zoo de Lagos No dia 8 de Junho, fomos ao Zoo de Lagos com a nossa professora e a professora Marlene. Tivemos que nos levantar mais cedo para não perdermos o autocarro. Todos levaram mochila com comida. Chegamos bem cedo ao Zoo e ainda tivemos que esperar um pouco, pois só abria às 10h. Assim que entramos ficamos a conhecer a nossa guia e fomos tirar uma fotografia de grupo com as Araras. Vimos os macacos, os papagaios, os cães da pradaria, os coelhos, os lamas, um porquinho bebé e muitos mais. Depois fomos almoçar, brincamos no parque e comemos um gelado. Continuamos a visita com a nossa guia e no fim ela deu-nos muitos desenhos para pintarmos na escola. Gostamos muito do nosso passeio. Turma do 1ºano

22 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS

No dia 9 de Junho fomos a Lisboa, fazer várias visitas. De manhã cedinho, fomos para a escola. Quando chegamos à escola, entrámos no autocarro e lá fomos. Passado algum tempo, parámos para tomar o pequeno-almoço. E a seguir fomos continuar a nossa viagem. Chegámos, e seguimos logo para o Planetário. Entrámos numa sala, onde as luzes se encontravam apagadas e vimos estrelas no tecto. De seguida, fomos ao museu da Marinha: vimos barcos antigos e os fatos que os marinheiros vestiam. Depois disto fomos almoçar num jardim. Acabamos de comer e fomos ao Mosteiro do Jerónimos. Vimos a capela onde os monges rezavam. Vimos o jardim e o refeitório. Também aprendemos uma história do mosteiro dos Jerónimos, que era assim: Um senhor chamado S. Jerónimo tratou de um leão, e o leão ficou amigo dele para sempre. No claustro do mosteiro vimos um leão de pedra e pedimos um desejo tocando-lhe na pata. Saímos de lá e fomos à Torre de Belém: atravessámos uma ponte e entrámos lá dentro da torre. Vimos umas masmorras onde na altura ficavam os prisioneiros. Vimos também os canhões que mandavam grandes esferas de chumbo que defendiam Lisboa. Saímos e voltámos para o autocarro. Paramos numa estação de serviço para jantar e depois seguimos em frente. Passado algum tempo chegámos e fomos entregues aos nossos pais.

Mariana 23 BIBLIOTECA DONINHAS

E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

JORNAL DONINHAS No dia 9 de Junho, fomos a Lisboa, ver o Planetário, o Museu da Marinha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. Partimos às sete da manhã e chegámos por volta das dez e meia. Em primeiro lugar, fomos ver o Planetário C. Gulbenkian. Depois, seguimos para o Museu da Marinha, que era mesmo ao lado. Ao sairmos de lá, fomos almoçar, pois levámos comida. De seguida, fomos ao Mosteiro dos Jerónimos. Lá vimos, a capela, o jardim e o refeitório do mosteiro. Esse jardim foi o sítio donde se transmitiram as notícias das eleições para o parlamento europeu. No refeitório, fizemos um jogo em que havia perguntas, sobre o que tínhamos ouvido. Ao sair de lá, encaminhámo-nos, para a Torre de Belém. Tinha noventa e nove escadas e cinco andares, por onde nós subimos. Dividimo-nos em dois grupos, porque se fossemos todos juntos, era uma grande confusão. Também fomos, ver as masmorras, que eram muito baixas e pequenas. Saímos de lá, e fomos lanchar. Ao acabar o lanche, seguimos para o autocarro, porque já não havia mais nada para ver. A meio da viagem, parámos numa estação de serviço, para irmos à casa de banho e comer um pouco. Chegámos cá e os nossos pais, foram-nos buscar. Alguns pais não nos foram buscar logo, porque não se lembraram. Eu achei a visita, muito interessante e engraçada, porque vimos e aprendemos coisas novas. Natália 24 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS O Verão está a chegar!!! Nestas férias de Verão vou fazer uma viagem à Madeira

com

os

meus

pais, no barco ARMAS. Beatriz

No mês de Agosto, vou à Madeira no barco que se chama ARMAS, com a minha família e alguns amigos e primos. Mariana B.

No Verão vamos à praia porque está calor. Raquel Na praia, gosto de jogar o papagaio ao vento e vê-lo voar. David

No Verão, faz-se castelos de areia no areal e dá-se mergulhos no mar. Leonor

É bom estar na praia, nos dias

de

muito

calor!

Jonathan 25 BIBLIOTECA DONINHAS

E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

JORNAL DONINHAS No Verão vou à praia, porque faz muito calor. Diogo C. Nos dias quentes de Verão, gosto de ir à praia

dar

um

mergulho. Paula

No Verão, os dias são

maiores,

pessoas

as

aproveitam

e fazem caminhadas porque é agradável e faz bem à saúde. Miguel No Verão há muitas festas na rua

as

pessoas

ficam

acordadas até muito tarde. Pedro

No Verão, fazem-se piqueniques ao ar livre e aproveita-se para descansar um pouco. Carina.

26 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS Nas

piscinas,

devemos ter sempre a vigilância de um nadador - salvador. Mariana I. No Verão, costumamos ir à piscina, mas temos que ter cuidado com o sítio onde mergulhamos. Laura No Verão, vou para piscina com a minha família e é divertido. Érica C. Eu gosto muito de ir à piscina, porque nadar é o meu desporto preferido. Carla As piscinas são grandes e tem muita água. No Verão, há

muita

piscinas

gente

por

causa

nas do

calor. Mauro J. No Verão comem-se gelados de muitos sabores: morango, chocolate, limão, manga, baunilha, nata… Diogo M .

Turma do 2º 27

BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS

Agora podes pintar este desenho, sobre o trabalho que as senhoras realizavam na fábrica. Desenho de Ricardo Jesus, 3.º B

Ser poetisa é Dar asas à imaginação

Sê um poeta… Escreve, em forma de poema, o que é para ti ser poeta. Agora já tens o teu poema publicado num jornal…

Viajar de Portimão até ao Japão, Da Mauritânia à Tanzânia, Do Paraguai ao Uruguai Da Ucrânia à Lituânia… Tudo isto, sem sair do lugar… É brincar com as palavras, Dando-lhe musicalidade Levar os outros a imaginar Sem precisar de viajar… BIBLIOTECA DONINHAS

28 E.B.1 DE CHÃO DAS DONAS

JORNAL DONINHAS

Vamos lá ver se desenhas bem… Proposta de trabalho: 1. Lê este texto descritivo feito pelos alunos do 3.º B; 2. Desenha o “terrível guerreiro”; 3. Lê o livro “Quem é o Terrível Guerreiro na Toca da Lebre” de Marco Di Domenico e compara esse guerreiro com este. “O Terrível Guerreiro” O nosso guerreiro chama-se Scooby- Doo, tem 11 anos e mora na Rua da Savana Africana, lote 52, cave, 1200 – África. O Scooby- Doo tem manchas verde escuras e o resto do corpo é verde claro. Tem patas curtas e fortes, a sua cauda é comprida e fina. Não tem cabelo, é careca. Os seus olhos são pequenos e cor-de-laranja e o seu nariz também é pequeno é verde claro. Ele usa um belo fato de macaco feito de escamas. Normalmente, ele é bom, mas quando se irrita ele á mau. A sua família é muito grande e, quando há festas, reúne-se toda. O seu e-mail é: [email protected] e o seu número de telefone é 9854321234589.

29 BIBLIOTECA DONINHAS

JORNAL DONINHAS

Escreve um poema a teu gosto.